Tópico da bricolage!

Tenho uma escada com três interruptores para a mesma lampada. E um deles não faz o mesmo processo que os outros dois, ou seja se desligar a lampada naquele interruptor já não consigo acender nos outros dois. Será alguma ligação mal feita? Algum fio desligado? Ou é algo mais complicado?
Com 3 botões um deles tem de ser obrigatoriamente inverso e os outros interruptores de escada.
O mais certo é teres um fio trocado.

Basicamente é o que foi dito 2 comutadores e um inversor.

Isto é um esquema de forma simples para perceberes mais ou menos, o simbolo do inversor não está bem mas é para entenderes as ligações.

Vou aproveitar aqui este tópico para ver se consigo algum tipo de ajuda.

A casa dos meus pais está com uma fuga de água. Casa dos anos 80 sem plantas sem nada.
Hoje anulou-se um troco onde se pensava que estivesse a fuga. E realmente ela estava lá. Como a parte do tubo que não estava rota ( aí com 2,50m ) estava toda podre mais valeu anular-se tudo.

O problema é que continuo a ouvir a fuga e o contador não mente. Creio que é mesmo dentro de casa. Mas paredes com humidade é zero ainda.
Liguei para 3 empresas vistas aqui na internet e ia-me dando uma coisa. Todas tinham o mesmo preço, na detecção de fugas de água. Daquelas que têm a sonda que se põe cá fora e liga-se aos ouvidos com uns headphones.
Esse serviço - só para dizerem onde é a fuga em casa - são 480€ + iva. As 3 praticavam o mesmo preço.
Liguei para aqueles panfletos que por vezes nos põem nos correios sobre canalizadores etc e aí já eram 250€ + iva.

Não percebo nada disto. Os preços como estão? Para mim é sempre caro. Por acaso conhecem pessoas ou empresas que detectem fugas dentro de casa por um preço mais simpático? Ou então outra solução antes de começar a partir a casa toda.:sh) Obrigado!

Edit: zona da grande Lisboa

Casa dos anos 80 a probabilidade de a canalização ser em ferro galvanizado é grande, e com 40 anos deve estar podre por todo. Deves ter uma fuga num troço enterrado, daí não veres paredes molhadas. Vai pensando em refazer toda a canalização, se tens troços podres vais andar sempre aos remendinhos...

Pedro Mineiro Lda. no Seixal

Mas não dou nº de tlm até ele me reparar o prédio e as fracções!

Os valores que apontaste, 450€..., não fogem da média! Depende de quantas vezes vieram ao local e quantas horas perderam nisso.

Last edited:
Obrigado pela vossa ajuda.[;)]

Sim, é isso mesmo os tubos são em ferro galvanizado.
Exacto o ideal era mesmo refazer a canalização de uma ponta a outra. No entanto ainda são 3 wcs´s e uma cozinha...partir agora a casa toda não dava j€ito.
Temos de ir por fases. De noite com o silêncio, quase de certeza absoluta que vem de um wc que já identificámos, mas do "quase de certeza" ao "ser" ainda vai distância. E o tubo que foi anulado no quintal, ao lado desse wc da casa também tinha fuga, ou seja aquilo é uma manta de retalhos, a casa foi feita entre 82 e 85. Por isso é tudo da mesma altura, quando começa num lado deve faltar pouco tempo até começar no outro.

CL, não fazia ideia que isso era tão caro. Ah por cada hora a mais disse-me o homem eram 120€ + iva. Ou seja, contratar esse serviço e demorar mais uma hora seriam, com iva 738€. Com este valor já dá uma boa ajuda para além de partir tudo começar a comprar coisas novas. Obrigado pelo feedback.

Criei um esquema que permite explicar o funcionamento de uma bomba de ar.

Aquelas que todos conhecemos, sejam as de pé ou verticais.

O funcionamento é muito simples, na verdade é possível separar em apenas duas fases.

A primeira fase, a fase de expansão, pode ser caracterizada pelo movimento para a esquerda do êmbolo e a entrada de ar na câmara. Quando o êmbolo está em movimento, a válvula de retenção 2 permite que o ar se desloque para o interior da câmara, enquanto a válvula 1 bloqueia qualquer fluxo de ar.

fase1-bomba-ar.png

Na segunda fase, a fase de compressão, o êmbolo é deslocado para a direita e dá-se a saída de ar da câmara. Acontecendo o inverso da fase interior. A válvula de retenção 2 neste caso não deixa que se perda ar para o exterior, enquanto agora a válvula 1 possibilita que o ar seja libertado.

fase2-bomba-ar.png

Torna-se óbvio que se quisermos construir uma bomba de vácuo basta inverter o sentido das válvula de retenção.

Nas bombas que temos por casa há um pequeno pormenor, não existe uma válvula em separado do êmbolo como o esquema pode sugerir. O disco compressor da bomba tem tanto as propriedades de êmbolo como de válvula de retenção.

Se quisermos criar vácuo ainda é possível através de um tubo de Venturi.

Alguém sabe onde se pode comprar isto em Portugal?
s-l225.jpg

Costumava comprar na chateau D'ax, mas já é a terceira vez que por lá passo e está sempre esgotado.

Encomendando diretamente do fabricante paga 18 libras de taxas de envio.:sh)

O sofá está mesmo a precisar de ser hidratado!

s-l225.jpg

Costumava comprar na chateau D'ax, mas já é a terceira vez que por lá passo e está sempre esgotado.

Por exemplo na Amazon...

https://www.amazon.es/s?k=leather+master&__mk_es_ES=ÅMÅŽÕÑ&ref=nb_sb_noss

Ou então, vês os sites de material de detalhe de carros, que também tem material para o couro.

https://www.alojadodetalhe.pt/

Detail Store

s-l225.jpg

Entra em contacto com esta empresa.

Stop Manchas

Malta, uma dúvida rápida.
Desde ontemq ue reparei que, a lâmpada, ou o fio que tenho na casa de banho faz um pi contínuo.
Ligo a luz e nada, nisto começa suave e vai aumentando. Será da ligação, da lâmpada, da minha cabeça?...

Malta, uma dúvida rápida.
Desde ontemq ue reparei que, a lâmpada, ou o fio que tenho na casa de banho faz um pi contínuo.
Ligo a luz e nada, nisto começa suave e vai aumentando. Será da ligação, da lâmpada, da minha cabeça?...
É lâmpada ou led, se for led pode ser o transformador interno/externo, se for lâmpada económica de gás pode ser a reatancia.
Em todo o caso, é um aviso do fim de vida.

É lâmpada ou led, se for led pode ser o transformador interno/externo, se for lâmpada económica de gás pode ser a reatancia.
Em todo o caso, é um aviso do fim de vida.
É daquelas lâmpadas economizadoras
2Q==

9k=

Obrigado.
Pensei que fosse algo mais grave.
Estava com medo que me rebentasse na cabeça, ou que cascasse fogo. Tenho medo disso, daí nunca ter tido coiso para seguir electricidade, mas gostava, assim resolvia estas situações sem ter problemas.

Engraçado terem "aviso de fim de vida".

É daquelas lâmpadas economizadoras
2Q==

9k=

Obrigado.
Pensei que fosse algo mais grave.
Estava com medo que me rebentasse na cabeça, ou que cascasse fogo. Tenho medo disso, daí nunca ter tido coiso para seguir electricidade, mas gostava, assim resolvia estas situações sem ter problemas.

Engraçado terem "aviso de fim de vida".
Nao é um aviso intencional, ainda pode dar muitos dias de luz.
O que acontece é com os ciclos aquece/arrefece os enrrolamentos das bobines começam a estalar o verniz e a vibrar, daí fazer um barulho agudo.
Acontecia muito com as TV antigas.

Back