Tópico da bricolage!

Carrinho de mão é preferível com roda pneumática (com câmara de ar tipo roda de bicicleta) ou com roda anti-furo amarela (roda tipo plástico/borracha)?

A diferença de preço é quase nada.

À primeira vista a roda anti-furo parece melhor (vantagem de nunca precisar encher nem ter furos) mas visto aquilo ser tipo plástico (ao apertar tem uma pequena flexibilidade, não é totalmente rígido) será que ao fim de meses/anos a roda começa a rachar/fissurar/desintegrar-se/saltar bocados?

De seguida tem 2 fotos de exemplo da roda anti-furo e do tipo de carrinho de mão.

1367.jpg
image;s=644x461

ImageHandler.ashx

Carrinho de mão é preferível com roda pneumática (com câmara de ar tipo roda de bicicleta) ou com roda anti-furo amarela (roda tipo plástico/borracha)?

A diferença de preço é quase nada.

À primeira vista a roda anti-furo parece melhor (vantagem de nunca precisar encher nem ter furos) mas visto aquilo ser tipo plástico (ao apertar tem uma pequena flexibilidade, não é totalmente rígido) será que ao fim de meses/anos a roda começa a rachar/fissurar/desintegrar-se/saltar bocados?

De seguida tem 2 fotos de exemplo da roda anti-furo e do tipo de carrinho de mão.

1367.jpg
image;s=644x461

ImageHandler.ashx
O que tem roda de borracha maciça dura mais, mas a andares com ele em piso irregular é um desconforto do caraças. Treme tudo. O outro, é muito mais macio, mas estás sujeito a furar.

Tenho os dois, e para carregar lenha pego sempre no que tem câmara de ar

Sou da mesma opinião... e se for mesmo para carregar o carro de mão... 100x o pneu com câmara de ar.

Em terreno irregular uso com câmara, mas em chão liso uso o rígido que custa muito menos a empurrar.

Precisava de ajuda dos entendidos em canalização.
Tenho um WC cujas obras foram feitas às 3 pancadas, e o cano de esgoto do WC é um tubo preto de 32mm (parece plastico mas não é aquele habitual pvc cinzento) que sai do chão para cima em direção ao lavatório. O trabalho está péssimo, o cano nem sequer está direito (alinhado com a horizontal) e na terminação simplesmente cortaram-no em ângulo.

Do ralo do lavatório saía um pedaço de tubo desenrascado e que ia encaixar no tal cano do esgoto.

Acontece que tenho de colocar ali um sifão de alguma forma, pois essa ligação não vai ao sifão de chão, portanto origina bastantes maus cheiros.

Pensei utilizar algo do género da foto, fazer um loop que servirá como sifão e encaixar no cano do esgoto. O problema é: estes tubos flexíveis como o da foto terminam numa peça mais larga do que os 32mm, portanto encaixaria por fora do cano de esgoto e iria resultar em perdas de água. Não encontro tubos destes com menos que 32mm...

Alguma sugestão? A solução pode ser "de desenrasque" pois não ficarei muito tempo na casa e a seguir provavelmente levará obras novamente.
d6f5c5e0b60ab092a910611a01628fbc.jpg

Se for exactamente igual serras a frente do tubo e usas a parte mais estreita para encaixar no tubo de saída.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Isso foi a primeira coisa que tentei. Serrei fora a parte mais larga, e percebi que a do meio tem também 32mm de diâmetro EXTERIOR, tal como o cano de esgoto. Portanto não encaixam um no outro. Restou ir até à parte mais estreita, que serve mas é bastante curta (1 cm), é difícil fixar.

Cabo eléctrico para extensão exterior é melhor em H05RR-F ou H05VV-F?

Quais as diferenças e vantagens/desvantagens de cada um dos cabos?

O cabo é para quê e onde passa.

É para utilizar como extensão eléctrica para ligar aparelhos eléctricos no exterior nos locais onde fizer falta.

A dúvida é saber se é melhor o cabo ser H05RR-F ou H05VV-F e quais as principais vantagens/desvantagens no geral de cada um deles em comparação com o outro e em concreto para este tipo de utilização.

É para utilizar como extensão eléctrica para ligar aparelhos eléctricos no exterior nos locais onde fizer falta.

A dúvida é saber se é melhor o cabo ser H05RR-F ou H05VV-F e quais as principais vantagens/desvantagens no geral de cada um deles em comparação com o outro e em concreto para este tipo de utilização.
Ambos os cabos são para utilização interior e uma utilização doméstica.

O H05RR-F tem uma vantagem acrescida em relação ao H05VV-F, que é mais reforçado para suportar temperaturas mais elevadas (até 65°).

Geralmente este cabo é indicado para aparelhos de cozinha que geram algum calor, tipo fornos/microondas/varinhas mágicas em que o cabo pode encostar as blindagem que estão quentes sem haver perigo de derreter.

Já o H05VV-F não suporta essas temperaturas mais elevadas, mas em contrapartida ligeiramente mais fino o que pode facilitar em passagens mais estreitas.

O cabo que recomendo para as tuas necessidades seria o H07RN-F.

Last edited:
Boas,
Hoje é a minha vez de pedir ajuda.
Instalei na cozinha um termoacumulador de 80 litros.
A minha dúvida, é que só depois de estar tudo a funcionar é que reparei numa imagem a dar a entender que não pode ser aplicado em paredes de tijolo!
O aparelho pesa 105kg cheio e veio com duas buchas da Fischer em nylon de 12mm.
O que acham?
Apesar da parede ser de tijolo, a fixação parece sólida e em 48 horas ainda não de sinais de mexer.
60f50a6625bfc0bc55cd8fd93c78c5c9.jpg
04ee03749ddbf9fe92510e02e8593099.jpg
a4357bb5e2937e881a2e96636cf36b98.jpg

Não é muito mas também não me parece que vás ter problemas com isso.

Apanhaste o buraco do tijolo a furar? Se sim eu ia vigiando e pensaria em colocar bucha quimica, não é caro e fica pendurado a vida toda.

Sim, os furos foram diretos a parte oca do tijolo.
Até agora não mexeu nada, nem abana.
Também já ponderei a bucha química, mas só de pensar em purgar tirar, pôr bucha, secar e voltar a pôr!

A Força tambem é exercida na vertical, o que acaba por não "puxar" apena suporta, se notaste alguma firmeza nas buchas e parafusos não me preocupava muito.

Back