Tópico da bricolage!

Companheiro, desculpa lá mas estou frontalmente em desacordo contigo.

"apenas irá piorar o problema"?

Então se tem humidade a mais na divisão, retirá-la ira piorar o problema?

Meu caro, expliquei logo a seguir. Muitos dos desumidificadores de ar não aquecem o ar após o arrefecerem nas palhetas para este condensar, fazendo com que o quarto onde este está colocado arrefeça ainda mais, criando ainda mais condições para a humidade restante se condense nas paredes.

Meu caro, expliquei logo a seguir. Muitos dos desumidificadores de ar não aquecem o ar após o arrefecerem nas palhetas para este condensar, fazendo com que o quarto onde este está colocado arrefeça ainda mais, criando ainda mais condições para a humidade restante se condense nas paredes.

Eu acho que te fazem falta umas aulas de psicometria. Um desumidificador nunca arrefece.... senão os ar condicionados não precisavam de unidade exterior.

Um desumidificador sim baseia-se no principio de placas frias para trazer o vapor de agua ao ponto de condensação, mas isso é o vapor de agua, não o ar, o ar sai do desumidificador com uma humidade relativa de 100%.

Um deshumidificador que consuma 500W está a por 500W na divisão em que está, logo está a aquecer o ambiente, embora esteja a retirar agua (humidade absoluta).

Quando aqueces o quarto com um aquecedor, não estar a mexer na humidade absoluta, estás sim a baixar a humidade relativa, porque ar quente consegue ter mais capacidade de suster vapor de agua. No entanto a humidade continua lá, so que não condensa.

Last edited:
Eu acho que te fazem falta umas aulas de psicometria. Um desumidificador nunca arrefece.... senão os ar condicionados não precisavam de unidade exterior.

Um desumidificador sim baseia-se no principio de placas frias para trazer o vapor de agua ao ponto de condensação, mas isso é o vapor de agua, não o ar, o ar sai do desumidificador com uma humidade relativa de 100%.

Um deshumidificador que consuma 500W está a por 500W na divisão em que está, logo está a aquecer o ambiente, embora esteja a retirar agua (humidade absoluta).

Quando aqueces o quarto com um aquecedor, não estar a mexer na humidade absoluta, estás sim a baixar a humidade relativa, porque ar quente consegue ter mais capacidade de suster vapor de agua. No entanto a humidade continua lá, so que não condensa.

Meu caro, estás a baralhar-te todo. Lê o que eu escrevi e tu escreveste.

O ar é sempre arrefecido na unidade interior para esta condensar e cair para o depósito. O que acontece é que há aparelhos que não o aquecem logo a seguir, nomeadamente os mais baratos.

Os próprios AC com função de desumidificador têm esse comportamento!

Ao aqueceres um quarto e manteres a humidade relativa mais baixa, estás a impedir a condensação nas paredes, que é o que se pretende.

Last edited:
Ou muito me engano ou todos os desumidificadores tem a serpentina da aquecimento logo a seguir a de arrefecimento.
É o princípio básico de qualquer aparelho de frio por gaz.

Meu caro, estás a baralhar-te todo. Lê o que eu escrevi e tu escreveste.

O ar é sempre arrefecido na unidade interior para esta condensar e cair para o depósito. O que acontece é que há aparelhos que não o aquecem logo a seguir, nomeadamente os mais baratos.

Os próprios AC com função de desumidificador têm esse comportamento!

Ao aqueceres um quarto e manteres a humidade relativa mais baixa, estás a impedir a condensação nas paredes, que é o que se pretende.

Tu não tens noção como funciona um desumificador.

Para onde é que tu achas que vai o calor que foi retirado ás placas para elas ficarem frias?

Eu aponto o caminho... para o ar.

Ao aqueceres o quarto estás apenas a mascarar o problema, porque estás a aquecer o ar, as parades continuam frias e a condensar o vapor de agua nele existente.

Eu também estou a passar pelo mesmo e não queria gastar dinheiro em obras, excepto em pinturas de paredes e madeiras, no entanto as casas de banho de 1999 já estão datadas e queria dar um refresh por isso pensei que pintar os azulejos poderia ser uma solução pelo menos provisória, no entanto no chão lá terei de mudar.
E se fosse agora, metia vinil no chão e até isso ficava "novo".

Mas daqui a uns meses, pode ser que já não me lembre do trabalho que tive, e tire as loiças para o aplicar.

Tu não tens noção como funciona um desumificador.

Para onde é que tu achas que vai o calor que foi retirado ás placas para elas ficarem frias?

Eu aponto o caminho... para o ar.

Ao aqueceres o quarto estás apenas a mascarar o problema, porque estás a aquecer o ar, as parades continuam frias e a condensar o vapor de agua nele existente.

Uma coisa que reparo ao facto de numa divisão com o desumidificador ligado, se ligar o aquecimento a humidade desce, mas se desligar volta a subir

Os higrómetros apresentam a humidade relativa, quanto mais alta a temperatura menor a humidade relativa.

images

E se fosse agora, metia vinil no chão e até isso ficava "novo".

Mas daqui a uns meses, pode ser que já não me lembre do trabalho que tive, e tire as loiças para o aplicar.

Poupa-se trabalho e é fácil de aplicar, ficando com um aspecto "interessante". No entanto, com o uso começa a notar-se alguma perca de cor nos vinis e não sei se não vai ser ainda mais notório com uma zona onde há água.
Eu tenho na minha cozinha e estão bons, só mesmo numa zona que apanha mais sol nota-se que mudou a tonalidade um pouco.

Não sei onde será o local indicado, mas cá vai...

Para evitar comprar uma porta, ou até uma caixa de telecomunicações, alguém sabe onde se pode comprar estas molas?

Faz um bocado de bricolage e cola uma mola dita normal no lugar dessa.

Duvido que arranjes molas de substituição (a não ser de uma caixa dadora)

Faz um bocado de bricolage e cola uma mola dita normal no lugar dessa.

Duvido que arranjes molas de substituição (a não ser de uma caixa dadora)

O problema desta mola é que ela partiu o "pico" que encaixa na moldura da parede. Ou seja, não faz dobradiça e sai.

Acho estúpido estar a comprar uma tampa, ou ainda pior uma caixa completa, por causa disto.

um habilidoso faz uma nova peça para aí fácilmente. Até porque não precisa de ser bonito mas apenas funcional

EDIT: Se quebrou em dois e não em pedaços, cola isso com super cola e bicabornato de sódio, fica extremamente resistente e pode resolver enquanto não encontrares solução

Last edited:
Mangueiras de jardim nas medidas 1/2, 5/8 e 3/4 quais as melhores marcas e referências/modelos que tenham durabilidade elevada, não façam dobras, mantenham flexibilidade, etc?

Entre Geolia e Gardena qual a melhor?

Há outras marcas melhores que essas duas?

Tenho uma gardena à intempérie há uns 15 anos. Continua impecável.
Os meus pais tinham uma de marca branca há uns cinco anos e furou toda.

Caros membros,

Estou com um problema na canalização da cozinha, o que se passa é o seguinte:
A cozinha tem 2 tubos para o escoamento de água, um para o lava-louça e outro para a máquina da louça. De um momento para o outro, sem razões que justifiquem, a água do lava-louça tem dificuldade em drenar (fica nas cubas) e algumas vezes a água acaba por sair pelo tubo onde está a drenagem da máquina. Quanto a máquina da louça lava, a água drenada acaba por ir para as cubas do lava-louça e sai também pelo tubo da canalização de drenagem da máquina. Nunca houve problemas até ao momento, não deito lixo nem resíduos no lava-louça, não entendo porquê que começou a existir um entupimento.

Já procurei e não encontrei o sifão para ver se tem sujidade, talvez esteja debaixo do móvel, isto se existir. Já tentei resolver o problema com desentupidor de canos e inclusive com soda cáustica mas o problema continua.

Não sei se o problema poderá ser o tubo de drenagem comum do prédio que possa estar entupido.

Acham que poderei resolver o problema com uma mola desentupidora?

O tubo da máquina está "ligado" como o da imagem que se segue, 20 cms ao lado tem o tudo para o escoamento do lava-louça

image.php

(imagem da Internet)

Caros membros,

Estou com um problema na canalização da cozinha, o que se passa é o seguinte:
A cozinha tem 2 tubos para o escoamento de água, um para o lava-louça e outro para a máquina da louça. De um momento para o outro, sem razões que justifiquem, a água do lava-louça tem dificuldade em drenar (fica nas cubas) e algumas vezes a água acaba por sair pelo tubo onde está a drenagem da máquina. Quanto a máquina da louça lava, a água drenada acaba por ir para as cubas do lava-louça e sai também pelo tubo da canalização de drenagem da máquina. Nunca houve problemas até ao momento, não deito lixo nem resíduos no lava-louça, não entendo porquê que começou a existir um entupimento.

Já procurei e não encontrei o sifão para ver se tem sujidade, talvez esteja debaixo do móvel, isto se existir. Já tentei resolver o problema com desentupidor de canos e inclusive com soda cáustica mas o problema continua.

Não sei se o problema poderá ser o tubo de drenagem comum do prédio que possa estar entupido.

Acham que poderei resolver o problema com uma mola desentupidora?

O tubo da máquina está "ligado" como o da imagem que se segue, 20 cms ao lado tem o tudo para o escoamento do lava-louça

image.php

(imagem da Internet)

Para ficar bem feito há que descobrir o sifão de pavimento, abrir e desentupir com bicha até ao tubo de queda. Antes de tapar despejar ácido sulfúrico por etapas até que drene normalmente. O sifão deve estar debaixo dos armários. Corta um quadrado com uma serra tico-tico.

O problema está de certeza no sifão, as gorduras têm tendência a acumular-se ai, retira o rodapé dos moveis, se não veres o sifão é porque está debaixo de umas das maquinas(lava louça. lava roupa), é só limpares o sifão e ficas safo para mais uns largos anos.

Para ficar bem feito há que descobrir o sifão de pavimento, abrir e desentupir com bicha até ao tubo de queda. Antes de tapar despejar ácido sulfúrico por etapas até que drene normalmente. O sifão deve estar debaixo dos armários. Corta um quadrado com uma serra tico-tico.

O acido penso que que te referes ao acido muriático, é tipo acido clorídrico o sulfurico rebenta com tudo.

Back