Tópico da bricolage!

Bom, não é bricolage, porque não vou ser eu a fazer, por muito que adore meter as mãos à obra, as minhas capacidades são mais em pequenas reparações, pinturas, etc, chegou a hora de fazer uma mudança que já andava a pensar há muito, mas financeiramente não dava e não foi necessário a fundo. Há uns anos parti uma perna e vi a diferença que fazia, esta semana a minha esposa ficou à rasca das costas e sentiu-se novamente essa necessidade. Mudar a banheira por uma base de duche.

Agora, não tenho ainda definido nada em termos de acabamentos, ideias, soluções. Na próxima segunda feira vem cá a casa um sr. mais do que habituado a esse tipo de trabalhos. Vou pedir opiniões, orçamentos para o trabalho e depois irei a alguma loja para escolher os materiais. Neste enquadramento, o que sugerem? Estava a pensar fechar de lado a lado e fechar até cima por uma questão de se tornar mais confortável e quente na zona de banho. Na base, estou a pensar um cinza antracite, antiderrapante, como é óbvio, mas não sei se será a melhor cor para enquadrar com o bege do restante da casa de banho. Se arranjasse mosaicos iguais, mandava tirar o bidé, mas acredito que será quase impossível. Na zona do varão da toalha, estava a pensar em colocar algo tipo prateleira na horizontal para pousar as toalhas, por baixo fazer algo tipo "banco" e na zona do chuveiro aproveitar para fazer também em mosaico (ou inox) prateleiras para colocar os shampoos, gel de banho e similares.

Todas as ideias e sugestões são bem vindas.

9C6ZZFd.jpg

Estou como tu, mas tenho planeado fazer essa obra para o ano. Falas em tirar o bidé caso arranjes mosaicos iguais, e na zona da banheira? Se não arranjares mosaicos tens de arranjar uma solução para isso.
Não deves fechar até ao tecto, vai criar muita humidade nessa zona.
Eu vou remodelar tudo, uma ideia engraçada e que até foi dada aqui, são os nichos na parede. Há alguns à venda, não é preciso recorrer ao lado artístico do pedreiro [:D]

imagem-71.jpg

imagem-321.jpg

Estou como tu, mas tenho planeado fazer essa obra para o ano. Falas em tirar o bidé caso arranjes mosaicos iguais, e na zona da banheira? Se não arranjares mosaicos tens de arranjar uma solução para isso.
Não deves fechar até ao tecto, vai criar muita humidade nessa zona.
Eu vou remodelar tudo, uma ideia engraçada que se calhar vou e até foi dada aqui, são os nichos na parede. Há alguns à venda, não é preciso recorrer ao lado artístico do pedreiro [:D]

imagem-71.jpg

imagem-321.jpg

Sim, obviamente, as paredes onde estão a banheira irão levar com um acabamento diferente. Esses nichos, pensei neles, mas isso vai roubar uns cms à casa de banho, certo?

Todas as ideias e sugestões são bem vindas.

É um trabalho facil de se fazer, mas se só tiveres essa WC convem ser feito por um profissional para ser feito rapidamente, pois um amador faz mas demora mais e ficas sem wc[:D]

Basicamente não tem nada de saber...é partir isso tudo, e depois da zona da banheira para baixo teras que por uns azulejos novos de outra cor neutra, e no chão um polibam ou base de duche ligada ao esgoto da banheira , á frente uns resguardo de base de duche em vidro e inox. para colocar o shampoo uma prateleiras plasticas ou de inox bom, senao enferruja tudo.

Pois... a teoria, eu sei. E sim,é alguém que já fez na casa de uma pessoa conhecida. Estou ainda é completamente a leste ideias sobre o que escolher, materiais, cores, etc.

Pois... a teoria, eu sei. E sim,é alguém que já fez na casa de uma pessoa conhecida. Estou ainda é completamente a leste ideias sobre o que escolher, materiais, cores, etc.

Esse exemplo em cima com essa cor escura parece bem, mas esses azulejos novos sao ser na parede toda em redor da base de duche, pois vao ter de abrir um rasgo para o chuveiro.

Esquece os nichos, e coloca base de duche mesmo, a porta de vidro pode ser tipo essa da foto, e tá feito

Sim, já desisti da ideia. O que me passou na mente foi efeito estufa, mas esqueci o pormenor importante do quão bom isso seria para humidades e fungos.

A parte mais delicada aí são as impermeabilizações. Se não ficarem bem feitas por debaixo dos acabamentos vão aparecer humidades nas divisões adjacentes ou no tecto do andar de baixo. É uma coisa que se descura muito porque não se vê e se for feita às pressas ou sem cuidado é uma for de cabeça: depois só partindo tudo e fazendo de novo!

Bom, já tive aqui pessoal para me dar orçamento para a obra.

O que está decidido:

Base de duche de 80x160. Qual? Não sei. Mas não será preta/cinza, como estava a prever inicialmente. Pelos vistos, ficam com muita mancha de sabão difíceis de limpar. Há preferência sobre cerâmica ou resina ou são ambas válidas?

Não vou fazer nicho. Além de subir muito ao valor da obra, demorar mais tempo, acabo por ficar com um espaço reduzido para a base. A parede onde está o chuveiro vai ser "rebentada" para passar tubagens por dentro e sair só o chuveiro da parede, com uma torneira mais moderna e a mangueira com o chuveiro mais pequeno.

Prateleiras vou resolver com inox, ainda estou a decidir, mas penso que vou tentar arranjar rectangulares e colocar no local onde está o varão para pendurar as toalhas.

Por fim, não faço mesmo ideia de como combinar os mosaicos, que cor ou alternativa usar, é o que me está a dar mais dor de cabeça. Vai ser para fazer na parede de trás e as laterais da banheira de cima a baixo. Sugestões?

Pequena alteração de ideias. Afinal vou dar seguimento ao nicho. Entre gastar mais alguma mão de obra e comprar as prateleiras em bom inox, bem como o acerto de medidas que o nicho permite criar, vou optar pelo nicho.

De uma parede a outra tem 167cm. Assim, tirando uns mm's para adaptar o novo azulejo no lado esquerdo, do lado da parede do chuveiro vai levar um nicho de entre 15 a 16cm de profundidade (no total já com azulejo). Os canos passam por dentro, o chuveiro vai ter só a saída do tubo para adaptar a cachoeira por cima e a mangueira vai ficar na parede de fundo.

A base de duche vai ser 80cmx140cm. Vou colocar as portas de correr, 140 cm x 195cm de altura. Estive a ver umas bases de resina e parece-me que vai ser essa a escolha. Estou a pensar comprar a porta de correr em preto mate e complementar com chuveiros e torneiras dessa cor.

Falta-me decidir qual o acabamento para colocar os mosaicos. A minha mulher fala no branco, mas nem sei. Se uso um branco base com brilho, se uso mate, se uso um "padrão" trabalhado, um mais simples ou mesmo sem padrão. Estou completamente sem ideias nessa parte.

Parece-me que finalmente as coisas estão a ficar decididas. Ontem fui a uma loja aqui nas proximidades e tive um atendimento impecável. Tudo explicado ao mais ínfimo pormenor.

Assim, acabei por pedir orçamento para praticamente tudo, desde base (vai ser bege, resina, antiderrapante de 80x140cm), frontal em duas portas com vidro anticalcário, misturadora e chuveiros em cromado de aspecto quadrado, os azulejos vão ser 30x90cm, com um aspecto tipo "areia", o que vai permitir que pareça quase praticamente duas peças e as "frinchas" são quase invisíveis.

Importante na escolha foi o facto de ser atendido por alguém que se nota que percebe do que fala, dá sugestões, explica o porquê de uma solução ser melhor do que outra. No final se o orçamento for maior uns euros mas o resultado dentro do pretendido, perfeito.

Parece-me que finalmente as coisas estão a ficar decididas. Ontem fui a uma loja aqui nas proximidades e tive um atendimento impecável. Tudo explicado ao mais ínfimo pormenor.

Assim, acabei por pedir orçamento para praticamente tudo, desde base (vai ser bege, resina, antiderrapante de 80x140cm), frontal em duas portas com vidro anticalcário, misturadora e chuveiros em cromado de aspecto quadrado, os azulejos vão ser 30x90cm, com um aspecto tipo "areia", o que vai permitir que pareça quase praticamente duas peças e as "frinchas" são quase invisíveis.

Importante na escolha foi o facto de ser atendido por alguém que se nota que percebe do que fala, dá sugestões, explica o porquê de uma solução ser melhor do que outra. No final se o orçamento for maior uns euros mas o resultado dentro do pretendido, perfeito.

Juntas [;)]

Para este trabalho ficar como queres é necessário mais dois factores, um betume com a cor certa e um bom ladrilhador.

Tenho um WC desse estilo com juntas "invisíveis" e fica impecável, à uns anos fizemos a entrada de alguns apartamentos um painel em azulejo, a reacção da maioria das pessoas é que tenhamos escolhido um papel de parede bonito [kiss]

Juntas [;)]

Para este trabalho ficar como queres é necessário mais dois factores, um betume com a cor certa e um bom ladrilhador.

Tenho um WC desse estilo com juntas "invisíveis" e fica impecável, à uns anos fizemos a entrada de alguns apartamentos um painel em azulejo, a reacção da maioria das pessoas é que tenhamos escolhido um papel de parede bonito [kiss]

Claro que sei que é "juntas"... mas de certo já aconteceu a todos estar a escrever algo e esquecer um termo que estamos fartos de saber o que é.

Quanto ao betume, vai ser adquirido no mesmo local, dado que eles têm os códigos de cor, vou relembrar para esse factor.

Quanto ao ser bom ladrilhador, pelo que vi de outro trabalho feito por ele, gostei. Mais do que isso, não sei. São sortes.

Quando construí a minha casa pedi ao eletricista para me deixar um cabo de espera por baixo da península da cozinha, de forma a se um dia quisesse fazer uma puxada para algo, ter já lá o cabo.
E agora queria aproveitar esse cabo para fazer uma puxada para instalar uma nova tomada ali perto.
No entanto reparei que o cabo que ele lá deixou tem 4 fios, ao invés dos tradicionais 3 fios. Como o cabo é curto tenho que aplicar uma extensão de cabo para chegar ao local pretendido.
A minha dúvida é: posso aplicar uma extensão de apenas 3 fios e ligar a fase, o neutro e a terra, e deixar o outro fio sem nada, ou tenho que arranjar um cabo com 4 fios tal e qual?

Sabes onde está a origem do cabo?

Com um busca-polos, vê se não tens fase em 2 fios (podem ter shunt na origem). Mas sim, podes fazer o que estas a dizer

Boas
A porta está a raspar na lombada do lado da fechadura.
Vi um vídeo no youtube em que referem que a porta levanta um pouco se se afinar na dobradiça.Tira-se uma tampa,mete-se uma chave e roda-se subindo assim a porta
Acontece que com o friso de madeira a tapar a fechadura não consigo retirar a tampa da parte inferior da dobradiça.
Tenho de tirar o friso de madeira ou estou a ver mal a coisa?

IMG-20211216-164411.jpg

IMG-20211216-164425.jpg

Boas
A porta está a raspar na lombada do lado da fechadura.
Vi um vídeo no youtube em que referem que a porta levanta um pouco se se afinar na dobradiça.Tira-se uma tampa,mete-se uma chave e roda-se subindo assim a porta
Acontece que com o friso de madeira a tapar a fechadura não consigo retirar a tampa da parte inferior da dobradiça.
Tenho de tirar o friso de madeira ou estou a ver mal a coisa?

Percebo um bocado de madeiras , embora nem perceba de portas de segurança, mas seguramente vais ter de retirar o friso que nem sei qual a utilidade dele alem de atrapalhar.

Voltar
Superior