Tópico da bricolage!

Sim, está à face. É de cabeça achatada que fica toda de fora. Já pensei em tentar meter lá alguma coisa fina que o faça ganhar folga.

TB, não vale a pena, acho que já sei do que estás a falar, mas obrigado ;)

Acho também que não tenho nada disso aqui em casa, mas ao menos já sei por onde começar :)

Se o parafuso tivesse cabeça, facilmente o tiravas com um alicate de corte, isto é, desapertavas-o !

é assim que nós fazermos nos motores de aranque ( material mais pesado ) !

Existe tb umas chamadas chaves de pancada, mas para isso nao te serve !

parafusos que teimam em sair e está á face é com um alicate de "grifos".

tive um carro k o bujão do carter não saía e estava numa ranhura...sair aos bocados com um escopro e martelo...estava a ver k tinha de trocar de carter ehehehe

se um parafuso parte e fica lá o resto no interior , sai com calor ou então com uma parafuso especial com uma rosca ao contrario... que é fixo eu que resta do outro e qdo mais se aperta mais afroxa o outro partido.

citação:Originalmente colocada por Carlos1979

Se o parafuso tivesse cabeça, facilmente o tiravas com um alicate de corte, isto é, desapertavas-o !

É precisamente a melhor sugestão, mas com um alicate universal, que aplica mais força e não escorrega em direcção ao disco com as suas faces cortantes!...

citação:Originalmente colocada por Carlos1979

Exactamente. Um alicate de corte "agarra" o parafuso e é só rodar...

Um alicate de corte é o mesmo que um de pressão?
Se assim for, não estou a ver a poder ser utilizado nesta situação.

alicate de corte:

978-02427.jpg

Pode não resultar a hipótese do alicate devido ao espaço.

O alicate de corte tem a frente aguçada e "espeta no parafuso", mas geralmente sendo um parafuso pequeno haverão dificuldades em o alicate agarrar bem.

Um alicate universal ou um de pressão dificilmente dará porque "patina" no parafuso.

Calor é melhor não dado o tipo de equipamento, um berbequim é uma hipótese também valida. Um a pilhas, pouco potente...

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

O alicate de corte tem a frente aguçada e "espeta no parafuso", mas geralmente sendo um parafuso pequeno haverão dificuldades em o alicate agarrar bem.

Um alicate universal ou um de pressão dificilmente dará porque "patina" no parafuso.

Calor é melhor não dado o tipo de equipamento, um berbequim é uma hipótese também valida. Um a pilhas, pouco potente...
Um alicate universal pode ser utilizado de vários ângulos, designadamente, neste caso, na perpendicular ao eixo de rotação do parafuso!;)

Além das ideias que já deram dou a sugestão de sacrificar uma chave Philips e tornar a estrela da chave mais afiada, com uma lima ou esmoril.

Depois pressionar com força e rodar ao mesmo tempo no (sentido inverso ao dos ponteiros do relógio), a ideia é que as arestas afiadas se cravem no metal e tenham força e robustez suficiente para soltar os parafusos, por vezes resulta.

Senão um berquequim com velocidade variável, uma broca bem afiada e mais larga que a cabeça do parafuso.
Depois é ter mão certeira e firme para ir "comendo" o metal da cabeça até soltar ao disco.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Um alicate universal pode ser utilizado de vários ângulos, designadamente, neste caso, na perpendicular ao eixo de rotação do parafuso!;)

Sim, é certo, mas se estiver muito apertado, o alicate "escorrega" e começa a danificar a lateral da cabeça do parafuso, não lhe conseguindo "agarrar".

Mas é uma questão dele experimentar. ;)

...

Sim, é certo, mas se estiver muito apertado, o alicate "escorrega" e começa a danificar a lateral da cabeça do parafuso, não lhe conseguindo "agarrar".

Mas é uma questão dele experimentar. ;)
Sim, claro, pode não dar, mas há ainda aqueles alicates de pressão que fecham e mantém a pressão constante e que bem podem servir neste caso!;)

Olá a todos, muito obrigado pela ajuda que têm dado :)

Como o portfolio de ferramentas cá em casa não é muito vasto, ainda não tentei nada, mas já me deram ideias muito boas e sei onde encontrar o que preciso ;)

Vai ficar é para depois do Natal, que daqui a um bocado devo partir para próximo da Régua, a terra da minha Avó onde vou passar a consoada.

E já agora fica uma foto do disco e os seus parafusos:

Back