Tópico da bricolage!

Já agora essa canalização é de que sistema? (pela "complicação" arrisco-me a dizer que é de "pex"...)

o que parece é que a agua fria vai "estragular" a entrada de agua quente e a falta de pressão resultante no desligar do esquentador. Se for isto é um problema da montagem da canalização.

a canalização da casa é parte em "pex" e para aquela wc é feita naquele metal em que se usa uma máquina para fazer as curvas e eu já pensei que poderia ser problema da canalização da cabine de duche, porque numa parte tem um tubo muito fino em plástico, que a meu ver será o culpado disto.

a canalização da casa é parte em "pex" e para aquela wc é feita naquele metal em que se usa uma máquina para fazer as curvas e eu já pensei que poderia ser problema da canalização da cabine de duche, porque numa parte tem um tubo muito fino em plástico, que a meu ver será o culpado disto.

A "culpa" é que ao se abrir uma torneira fria está a roubar a pressão da agua quente da base de duche e isso faz e esquentador se apagar.

Agora tem de se ver é a diferença na canalização desse local e de outro que estejas em casa e que funcione correctamente.

o problema pode ser na tubagem mal dimensionada, no entanto o esquema da agua e a devida dimensão devia ser analizado por um perito.

A "culpa" é que ao se abrir uma torneira fria está a roubar a pressão da agua quente da base de duche e isso faz e esquentador se apagar.

Agora tem de se ver é a diferença na canalização desse local e de outro que estejas em casa e que funcione correctamente.

o problema pode ser na tubagem mal dimensionada, no entanto o esquema da agua e a devida dimensão devia ser analizado por um perito.

Ou isso, ou nao sera alguma coisa a estrangular essa torneira de agua quente, ou a tubagem que leva agua para ela?

Boas,

Quero pintar a parede do quarto, no entanto e depois de ter removido alguns posters, a tinta veio atrás com a fita cola. Qual a massa que aconselham a aplicar?

Esclareçam-me se conseguirem..

A torneira da cozinha faz um barulho do caraças principalmente quando se muda para agua fria. Não faz o barulho normal a debitar agua.. faz um xinfrim do caraças.. parece pressão a mais ou sei lá.

A torneira antiga já fazia isso, agora com a torneira nova continua.. alguem sabe do que possa ser?

Quando coloco apenas em aguá quente (sem mistura) apenas se houve o caudal de agua normal. Agora quando começo a misturar agua fria.. parece que a casa vai abaixo.

Se souberem como solucionar isto agradecia a vossa ajuda :D

Última edição:
Ve as tubagens em baixo até a torneira como é que estão. isso a partida são os tubos a entrar em ressonancia e vibram dessa maneira. Acontece-me também numa torneira cá em casa, mas no meu caso é no exterior. mas posso-te dizer que a casa estremece toda.

É só na cozinha sim :D..

Será que colocar limitadores de caudal ali.. resolve alguma coisa?

Porque quando coloco em agua quente.. não faz esse barulho.. e como normalmente a agua fria com mais pressão.. Vou tentar isso logo se vê

Companheiros da bricolage:

Estou a pensar fazer uma obra no meu apartamento, mas preciso de opiniões que me ajudem a fazer bem.

Tenho uma lareira na sala com recuperador de calor (cassete a lenha). Tem 2 saídas de ar quente, mas o construtor decidiu deixá-las na própria chaminé. Resultado: a sala aquece muito e o resto do apartamento nada.

A minha ideia é ligar essas saídas de calor para o corredor. Para isso pensei em fazer o seguinte:
- furo a lateral da chaminé junto ao tecto, onde vai sair apenas 1 tubo isolado. Dentro da chaminé ligo as 2 saídas a esse tubo com um tê.
- o tubo isolado terá cerca de 6 metros (2 a subir a chaminé e 4 junto ao tecto, até ao corredor).
- como a cassete não tem ventiladores, pensei em montar um ventilador no fim da conduta, embutido na parede. Há ventiladores em metal para condutas de ar. A minha dúvida é se consigo encontrar com um diâmetro pequeno. Neste caso teria que ser de 100 mm, 150 no máximo, e teria que caber dentro da parede.

Acham que vai funcionar bem?

A outra dúvida que tenho é como "esconder" a conduta.
Vai ficar junto ao tecto. Tapa a sanca que existe em toda a volta da sala.
Pensei em peladur. Será a melhor solução?

Penso que sou capaz de fazer a conduta e de instalar tudo. A parte do peladur é que, como nunca trabalhei nisso tenho algum receio de não saber fazer ou deixar mal feito.

O que acham desta ideia?

Companheiros da bricolage:

Estou a pensar fazer uma obra no meu apartamento, mas preciso de opiniões que me ajudem a fazer bem.

Tenho uma lareira na sala com recuperador de calor (cassete a lenha). Tem 2 saídas de ar quente, mas o construtor decidiu deixá-las na própria chaminé. Resultado: a sala aquece muito e o resto do apartamento nada.

A minha ideia é ligar essas saídas de calor para o corredor. Para isso pensei em fazer o seguinte:
- furo a lateral da chaminé junto ao tecto, onde vai sair apenas 1 tubo isolado. Dentro da chaminé ligo as 2 saídas a esse tubo com um tê.
- o tubo isolado terá cerca de 6 metros (2 a subir a chaminé e 4 junto ao tecto, até ao corredor).
- como a cassete não tem ventiladores, pensei em montar um ventilador no fim da conduta, embutido na parede. Há ventiladores em metal para condutas de ar. A minha dúvida é se consigo encontrar com um diâmetro pequeno. Neste caso teria que ser de 100 mm, 150 no máximo, e teria que caber dentro da parede.

Acham que vai funcionar bem?

Provavelmente... mas sobre isso em concreto alguem deve saber te aconselhar melhor que eu.

A outra dúvida que tenho é como "esconder" a conduta.
Vai ficar junto ao tecto. Tapa a sanca que existe em toda a volta da sala.
Pensei em peladur. Será a melhor solução?

Penso que sou capaz de fazer a conduta e de instalar tudo. A parte do peladur é que, como nunca trabalhei nisso tenho algum receio de não saber fazer ou deixar mal feito.

O que acham desta ideia?

Tapar a conduta, o ideal era um tecto falso, pois é a unica forma de esconder a tubagem, a outra forma é criar uma sanca mas aí fica pouco estéctico.

Sobre esses eventuais trabalhos em "pladur" gesso cartonado ou madeira, sim podes perguntar o que quiseres que posso esclarecer todas a duvidas[;)]

Tecto falso não dá. Teria que o meter na sala toda.

A minha ideia é que para ficar bem, fazia em pladur e metia a sanca encostada ao pladur.
Ficaria como se fosse uma viga (coisa que se vê em muitos apartamentos).
Não sei se será fácil encontrar uma sanca igual. Acho que ainda vou ligar ao construtor a ver se por lá tem.

Tecto falso não dá. Teria que o meter na sala toda.

A minha ideia é que para ficar bem, fazia em pladur e metia a sanca encostada ao pladur.
Ficaria como se fosse uma viga (coisa que se vê em muitos apartamentos).
Não sei se será fácil encontrar uma sanca igual. Acho que ainda vou ligar ao construtor a ver se por lá tem.

Sim ja entendi.

Essa calha com aspecto de viga em pladur é facil de ser feita e barata.

a sanca se tiveres a marca o modelo é facil arrajares igual e mesmo sem a marca e modelo acredito que arranjes igual.

O problema é descobrir esse modelo...
Dava-me jeito um acessório que já vi no lidl que serve para tirar medidas. Adaptava-se à sanca e fazia o molde.

Não me apetece chamar alguém para me fazer a obra porque sei que a maioria nem sequer trabalha bem e cobra caro.
Um dia destes vou ao BricoMarché e vejo o que lá encontro de material para fazer isto. O que mais me preocupa é a ventoínha, porque sem ela desconfio que não vai funcionar.

O problema é descobrir esse modelo...
Dava-me jeito um acessório que já vi no lidl que serve para tirar medidas. Adaptava-se à sanca e fazia o molde.

Sobre a sanca se retirares um bocado colocas num papel e desenhas facilmente o desenho dela no papel. Tambem podes desenhar a sanca sem a retirar dá mais trabalho e tens de medir as parte todas da sanca.

Não me apetece chamar alguém para me fazer a obra porque sei que a maioria nem sequer trabalha bem e cobra caro.
Um dia destes vou ao BricoMarché e vejo o que lá encontro de material para fazer isto. O que mais me preocupa é a ventoínha, porque sem ela desconfio que não vai funcionar.

a ventoinha e essas coisas informa-te numa loja de recuperadores a ver o que eles te dizem...

Sobre o "pladur" ja sabes as duvidas coloca aqui que digo como as vais resolver.[;)]

Ok, obrigado [;)]

A sanca não a queria arrancar. Nunca se sabe se um dia aquilo não volta a sair (espero que não).
Se for falar com os dos recuperadores sei o que vão dizer: troque por um com ventoínha :sh)
Tenho poucas dúvidas que funcione.

As saídas de ar quente são de 100 mm. Se encontrar, meto um tubo de 150 mm, isolado.

@100do: o ar quente tende a subir pelo que se a ideia é direccionar o calor para outras áreas talvez não seja a melhor opção fazê-lo pelo tecto pois este irá para o sótão/telhado etc.

Cpts e Viagens Seguras[;)].

@100do: o ar quente tende a subir pelo que se a ideia é direccionar o calor para outras áreas talvez não seja a melhor opção fazê-lo pelo tecto pois este irá para o sótão/telhado etc.

Cpts e Viagens Seguras[;)].
Eu sei e tens toda a razão.
No entanto, não tenho alternativa. É junto ao tecto ou nada :(
E depois do calor chegar ao corredor, algum acabará por descer [;)]

Voltar
Superior