Tópico da BYD

A BYD tem preços absolutamente ridículos.

Recebi duas propostas:

Atto: 45000€
Dolphin: 37000€

Mas está tudo doido? [8b]

A BYD tem preços absolutamente ridículos.

Recebi duas propostas:

Atto: 45000€
Dolphin: 37000€

Mas está tudo doido? [8b]

Qual a versão do Dolphin, a Design?

BYD Dolphin Active (bateria de 44,9 kWh e 95 cv) — desde 29 990 euros;
BYD Dolphin Boost (bateria de 44,9 kWh e 176 cv) — desde 30 690 euros;
BYD Dolphin Comfort (bateria de 60,4 kWh e 204 cv) — desde 35 690 euros;
BYD Dolphin Design (bateria de 60,4 kWh e 204 cv) — desde 37 690 euros.​

https://www.razaoautomovel.com/noticias/lancamento-precos-byd-dolphin/

Eu digo mais, não sei como é que alguém compra um VE novo que não seja um Tesla.
Por mil e uma razões...
É preciso é querer perceber...

Não tiro mérito ao Tesla, com o que disse atrás, mas naturalmente, existem tantas razões, para não escolher um Tesla,... a primeira é que somos todos diferentes e privilegiamos características diferentes.

Por mil e uma razões...
É preciso é querer perceber...

Não tiro mérito ao Tesla, com o que disse atrás, mas naturalmente, existem tantas razões, para não escolher um Tesla,... a primeira é que somos todos diferentes e privilegiamos características diferentes.
Basta não querer um Sedan de 4 portas e lá se foi o Tesla M3... E o Y(mesmo sendo mais caro) para mim é feio que dói.

Recentemente tive oportunidade de testar 2 VE que sentia alguma curiosidade: Model Y SR e Polestar 2, 1 motor long range.
Deixo a minha opinião com exceção da estética que é subjetiva.

Model Y
Pros:

- Muita sensação de espaço interior nos lugares da frente;
- Muito espaço nos lugares traseiros e sem túnel central;
- Mala bastante grande e aproveitável;
- Materiais bons ao toque, embora com apenas 1000km já tinha ruídos parasitas;
- Tecnologia;

Cons:
- Ecrã com ícones muito pequenos e difíceis de operar em andamento;
- Puxadores nem sempre fáceis de operar;
- Suspensão demasiado dura, embora a unidade testada tinha jantes 20";
- Não gostei do feeling da direção (demasiado leve e sem informação das rodas da frente);
- Sensores de estacionamento por camara não funcionam bem;
- Autonomia com jantes 20" (370km reais);

Polestar 2:
Pros:
- Design interior com detalhes interessantes (puxadores de qualidade, saídas de ventilação em metal, etc.);
- Conforto dos bancos (apesar de serem em tecido);
- Conforto de rolamento (muitos degraus a cima do Model Y);
- Direção melhor afinada e não demasiado leve);
- Ecrã central com ícones grandes e utilização mais fácil;
- Ecrã na frente do condutor (ainda dou valor);
- Autonomia (550km reais);

Cons:
- Menor espaço interior na frente e nos lugares traseiros com túnel central bastante alto;
- Mala pequena;

Apesar da diferença de 15mil euros entre os dois, ficaria com o Polestar 2, porque dou valor ao conforto, ao fato de ter um interior mais funcional, autonomia superior e um design mais atrativo.

Eu digo mais, não sei como é que alguém compra um VE novo que não seja um Tesla.

Eu devo de receber dentro de 10 a 12 dias um Mach E GT.
Tenho 1 Model 3 Performance de 2022.
Cada carro tem as suas virtudes e defeitos.
Acho que para o valor que custam os Teslas são imbatíveis. Mas não podemos comer sempre arroz, certo?
A minha esposa tinha 1 Contryman SE e estava na hora de trocar e tinha que ser VE.
Andei a ver todas as opções que encaixavam até ao valor máximo de 62500€ + Iva.
Acabei por optar por o Mustang GT. (Space White, com jantes All Black).
Sei que não é o melhor carro, sei que não é o mais eficiente, mas o coração falou mais alto.

Eu falo de racionalidade como é óbvio, agora gostos cada um tem os seus, basta alguém embirrar com o Musk para não comprar um Tesla mas racionalmente para aquilo que oferece não há melhor do que um Tesla.

Eu falo de racionalidade como é óbvio, agora gostos cada um tem os seus, basta alguém embirrar com o Musk para não comprar um Tesla mas racionalmente para aquilo que oferece não há melhor do que um Tesla.
Racionalidade?!

Comprar um carro de 4.80m para andar na cidade?

Comprar um carro com 500kms de autonomia, quando se faz 40kms diariamente?

Comprar um carro com muito pouco conforto, devido à dureza dos amortecedores?

Etc, etc...

Atenção, que eu admiro e gosto da Tesla, mas temos que perceber, que o que é adequado para uns, pode não ser para outros.

A racionalidade que referes, não é universal, é a tua racionalidade, que se adequa ao que é melhor para ti.

Racionalidade?!

Etc, etc...

Atenção, que eu admiro e gosto da Tesla, mas temos que perceber, que o que é adequado para uns, pode não ser para outros.

A racionalidade que referes, não é universal, é a tua racionalidade, que se adequa ao que é melhor para ti.

Por 40 mil € não compras um um VE que ofereça o que um Tesla oferece. Nem em sonhos.

Eficiência, qualidade, fiabilidade, segurança, as melhores baterias do mercado, imagem, equipamento, valor de retoma, performance, etc..

Em relação ao conforto, eu faço regularmente tiradas de 400 km e chego a casa como novo.

Considero o conforto bom.

Racionalidade?!

Etc, etc...

Tens que te lembrar que todas as baterias têm ciclos de carga/descarga. Nas mais recentes andará em torno das 1500 ciclos (algumas mais). Quanto mais vezes carregares/descarregares mais rapidamente se degreda as baterias, por isso ter autonomias altas não é apenas um ajuste à nossa realidade, mas sim uma prevenção a longo termo.

Tens que te lembrar que todas as baterias têm ciclos de carga/descarga. Nas mais recentes andará em torno das 1500 ciclos (algumas mais). Quanto mais vezes carregares/descarregares mais rapidamente se degreda as baterias, por isso ter autonomias altas não é apenas um ajuste à nossa realidade, mas sim uma prevenção a longo termo.

As baterias LFP da Tesla têm uma degradação pouco significativa ao longo do tempo.

Por 40 mil € não compras um um VE que ofereça o que um Tesla oferece. Nem em sonhos.

Eficiência, qualidade, fiabilidade, segurança, as melhores baterias do mercado, imagem, equipamento, valor de retoma, performance, etc..

Em relação ao conforto, eu faço regularmente tiradas de 400 km e chego a casa como novo.

Se pensares na relação qualidade/preço não há melhor sem duvida.
Mas simplesmente porque o mercado está atrasado em relação à Tesla (baterias + motores) e neste momento é a preocupação de toda a gente (autonomias e consumos). Quando o mercado normalizar a relação qualidade/preço deixará de ser tão importante como é no momento.

Recordo no setor dos veículos a combustão, existiam excelentes opções qualidade/preço de marcas generalistas nos segmentos C, D e E e o mercado era tendenciosos para os alemães, que em nada tinham de boa qualidade/preço.

Last edited:

Isso é um engano e também já estive enganado.
Os ciclos das baterias que os fabricantes anunciam contam-se completos, 0 a 100..., se carregares 50 a 100 só carregas-te meio ciclo do que o fabricante anuncia. Ou seja, é igual fazeres 400km durante a semana e carregares ao fim de semana, ou fazeres 80km por dia e carregares todos os dias.
​​​​​​Alias até é melhor carregares todos os dias porque tens sempre o carro com autonomia e fazes carregamentos menos demorados, com menos aquecimento na bateria.

Isso é um engano e também já estive enganado.
Os ciclos das baterias que os fabricantes anunciam contam-se completos, 0 a 100..., se carregares 50 a 100 só carregas-te meio ciclo do que o fabricante anuncia. Ou seja, é igual fazeres 400km durante a semana e carregares ao fim de semana, ou fazeres 80km por dia e carregares todos os dias.
​​​​​​Alias até é melhor carregares todos os dias porque tens sempre o carro com autonomia e fazes carregamentos menos demorados, com menos aquecimento na bateria.

Obrigado pela explicação. E faz todo o sentido.

Tens que fazer um esforço para perceberes o que eu escrevi, põe o fanatismo um pouco de lado.

Continuo a dizer-te, o Tesla é um bom carro, para mim até pode ser uma futura compra, mas naturalmente não serve a todos.

Apenas estou a questionar a tua afirmação inicial, em que dizias que não percebes como existem pessoas que compram eletricos sem ser o model 3...

Mas já percebi, foi uma provocação, vinda de um fanático da Tesla, daí não perceberes, ou não queres perceber o que escrevi.

Back