Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
Eu tambem concordo que se deva circular em todas as faixas das rotundas..

Pessoalmente só uso a faixa do meio se sair na terceira ou quarta saída.. dependendo do sítio...

Por exemplo na marginal Lisboa Cascais.. é impossivel toda a gente que segue em frente usar a faixa do meio.

Acho que não vale discutir, nem sequer filosofar muito sobre o assunto, se não é tipo o gajo da tv que fala fala e tal.....

Os piscas servem simplesmente para informar os restantes utilizadores da via qual é a nossa intenção quando decidimos mudar de via, faixa, direcção, etc, e deveremos utiliza-los com a devida antecedência.
E não como muitos, travam primeiro e só depois fazem pisca, quando o fazem.

Numa conversa idêntica, um colega meu de trabalho disse: Não faço piscas nas rotundas porque ninguém tem nada a ver para onde vou. Pois é exactamente o contrário.

citação:Originalmente colocada por Vanquish

citação:Originalmente colocada por eL niNo

epah, mais um topico de rotundas nãoooooooooooooooooooooooo lol

[}:)][}:)]

[}:)][}:)] + [}:)][}:)]

A verdade é que apesar de termos montes de rotundas e não nos faltar prática, circulamos muito mal nelas [8]

Eu penso que se aplica nas rotundas a pluraridade das vias de transito, mas se vejo alguem a tentar entrar na rotunda e por lá vou continuar, acciono o pisca à esquerda, só pq a malta tem a péssima mania de interpretar a ausência do pisca à direita como um saida antes da entrada deles e atiram-se para dentro da rotunda!! [8][8]

Enfim...eu é que já não tenho paciência para isto.

Acho que o melhor é mesmo esperar pelo Worldtiki ou pelo EliseLotus para que tenham que ser eles a dar-vos as explicações.

Mas eu vou dando um adiantamento: dar o pisca para a esquerda numa rotunda é redundante, enganador e não está no Código da Estrada.

E se toda a gente passar a dar o pisca para a direita quando forem a sair da rotunda, perceberão o porquê de assim ser.

Eu, ao entrar na rotunta, se vou sair na 1ª saida à direita, ligo pisca da direita; se não, entro na rotunda sem dar pisca e antes de chegar à saida que pretendo seguir, ligo os pisca (direita) e vou-me aproxiamndo da saida!;)

Ui.... agora imagem isto tudo no Marquês de Pombal em hora de ponta. Aquilo é andar aos zigzags, porque piscas nem vê-los... [8)]

citação:Originalmente colocada por ASAS

Eu, ao entrar na rotunta, se vou sair na 1ª saida à direita, ligo pisca da direita; se não, entro na rotunda sem dar pisca e antes de chegar à saida que pretendo seguir, ligo os pisca (direita) e vou-me aproxiamndo da saida!;)
Infelizmente, estou a ver que és caso raro aqui no fórum.

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

o pisca para a esquerda é estupido porque se não tiveres pisca para a direita é sinal de que não vais sair.
só faz sentido usar o pisca para a direita quando se vai sair.

Mais estúpidos que os estúpidos que fazem pisca para a esquerda, são os estúpidos com dois olhos (vulgo calhaus) que nem sequer quando saem fazem o da direita. Logo ficam meia dúzia a espera de entrar na rotunda porque pensam que a besta vai circular (porque não está a fazer o estúpido pisca da esquerda) e na volta sai deixando o pessoal especado porque sua Exa. esteve-se a c***r para qualquer sinal.
Mais estúpido que o estúpido que faz pisca é o estúpido que não o faz. Não será?

citação:Originalmente colocada por FGO

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

o pisca para a esquerda é estupido porque se não tiveres pisca para a direita é sinal de que não vais sair.
só faz sentido usar o pisca para a direita quando se vai sair.

Mais estúpidos que os estúpidos que fazem pisca para a esquerda, são os estúpidos com dois olhos (vulgo calhaus) que nem sequer quando saem fazem o da direita. Logo ficam meia dúzia a espera de entrar na rotunda porque pensam que a besta vai circular (porque não está a fazer o estúpido pisca da esquerda) e na volta sai deixando o pessoal especado porque sua Exa. esteve-se a c***r para qualquer sinal.
Mais estúpido que o estúpido que faz pisca é o estúpido que não o faz. Não será?

true :(

em portugal parece que os carros nao costumam trazer piscas lol

eu faço o pisca da esquerda para dar mais "enfase" à manobra que está a ser realizada (visto que com a moda de nao se fazer piscas a direita nas rotundas, há pessoal que se mete se nao fizermos pisca lol). mas pelo que estou a ler no tópico as opinioes divergem muito.

Eu só costumo fazer pisca da esquerda nas rotundas para mudar de via ou nas rotundas pequenas porque há pessoal que, não vendo o pisca da esquerda, pensa que eu vou seguir em frente e entram na rotunda![8] Mas nunca dispenso o pisca à direita para sair.;)

Se fizermos pisca para a esquerda quando não vamos sair da rotunda, isso só ajuda o trãnsito, e não causa perigo nenhum......

"ah e tal, se não vais para sair, não devias ir na faixa de fora... "

Pois não.... mas com pouco tempo de carta, nem tudo corre ás 1000 maravilhas... além de que se não houver trânsito, não há problema de lá circular por fora...

Enquanto estou a circular dentro da rotunda mantenho o pisca para a esquerda ligado, de modo a informar as outras pessoas da minha intenção de não sair da mesma.

Nem sei se está na lei, mas por uma questão de civismo faço-o.

se circulasses como deve ser, ou seja, fora da faixa exterior, não precisavas disso.
pois se afinal se nas rotundas se circula à direita como "diz o código" ao fazeres pisca para a esquerda, parte-se do pricipio que vais fazer uma ultrapassagem. devias ser multado.

boas...estou de acordo contigo hujolini..
Ao entrar na rotunda faz-se sinal p a esquerda se realmente formos p a esquerda ou inverter o sentdo da marcha...se pretender sair na segunda saida n faço sinal e qd passar a 1ª saida faço sinal p a direita...é exatamente como circularmos num cruzamento...vejam as rotundas como cruzamnetos ou entroncamentos dependendo se iver 3 ou 4 saidas..
estaõ de acordo comigo?

citação:Originalmente colocada por Pure_Water

pois, o que eu costumo fazer é:

se for sair na 1ª - é fazer o pisca para a direita

senão, meto o pisca para a esquerda e mantenho-o até atingir a saída pretendida onde na qual faço pisca para a direita.

mas legalmente está correcto?

É como eu faço. Não sei se está correcto legalmente porque ao contornar não estamos a mudar de faixa nem a virar, mas como dá a indicação aos que cortam as rotundas a direito que a vou contornar e não sair dela, evitando alguns abalroamentos do lado esquerdo, já é motivo suficiente para fazer assim.

Também uso a do lado esquerdo quando é para dar 3/4 ou 4/4 da volta da rotunda, caso contrário uso a do meio. Só uso a da direita quando quero sair na saída mais perto de onde entrei.

Outra coisa: numa rotunda de 3 faixas que desemboca para saidas para vias com 2 faixas, a da direita deverá ser usada para quem quer sair para a faixa da direita e a do meio para quem quer sair para a faixa da esquerda.

correcto?

citação:Originalmente colocada por hugolini

se circulasses como deve ser, ou seja, fora da faixa exterior, não precisavas disso.
pois se afinal se nas rotundas se circula à direita como "diz o código" ao fazeres pisca para a esquerda, parte-se do pricipio que vais fazer uma ultrapassagem. devias ser multado.
Claro, multado, preso e sem poder tirar a carta durante as próximas 7 encarnações!!! [8]

Não sei onde viste que eu faço as rotundas por fora... [8)]

Mesmo quando circulo por dentro mantenho o pisca ligado para a esquerda, só quando me aproximo da saída que quero, mudo o pisca da esquerda para a direita.

E já que gostas tanto de adivinhar eu poupo-te o trabalho, sim, tenho atenção quando mudo de faixa, e sim, aproximo-me da faixa exterior com a devida antecedência, ou seja, após a saída imediatamente anterior a que eu quero..

E já agora, deves ter um unimog: não estou a ver ninguêm com um carro normal e amor ao mesmo, que venha a descer das amoreiras, se aproxime ao eixo da rotunda do marquês, e se consiga aproximar com a devida antecedência da faixa exterior, de modo a conseguir sair para a Fontes Pereira de Melo, e conseguir!!! [:0]

Tentei uma vez, e fui obrigado a dar mais uma volta ao marquês, mas só dei mesmo essa extra, depois encostei-me á de fora e aí já consegui sair.

Peço desculpa por ser um assassino das estradas com a minha falta de respeito e civismo pelos outros condutores...

Voltar
Superior