Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
qual e o mal?

actualmente as rotundas sao do genero "vale tudo". uns dizem que a recomendacao e lei, outros dizem que a lei e recomendacao, outros ainda dizem que a lei e recomendacao sao uma mesma coisa, umas vezes para ignorar, outras pra cumprir a risca.

ha que comecar a ser sensato e fazer como recomendam a todo o estrangeiro que passe no arco do triunfo: apontar o volante pra saida desejada, dar gas e fechar os olhos.

por haver assim pessoas como tu é que cada vez aumenta mais os acidentes nas rotundas pois saiu o novo codigo mas poucos aprenderam
e para quem diz que apenas existe uma RECOMENDAÇAO iso é mentira pois tambem ha uma RECOMENDAÇAO de só ser permitido usar auriculares com UM SÓ auricular mas se a policvia vos apanhar a conduzir mesmo que só usem um auricular mas o dispositivo tenha dois voces GANHAM um ticket para o futebol

APRENDAM o novo codigo
nao é só saber que as multas aumentaram ou que o telemovel nao pode ser usado ou a falta da cadeirinha etc.... etc....

Cada vez mais apanho condutores a fazerem pisca para a direita e só saem quando lhes apetecem!
Será que o país cada vez mais está cheio de deficientes mentais?

Ontem mandei uma granda buzinadela a um tipo que fez isso, o gajo levanta a mao e encolhe os ombros, como sinal que não estava a perceber o porquê!!!! Só pode ser deficiente!
Passou 2 saidas sempre a fazer pisca e só saiu na 3ª

É que cada vez mais apanho condutores destes.
Mas vale não fazerem pisca!!!!!!!!!!!!

o que eu gosto mesmo é de ver os gajos a fazerem pisca pra entrarem na rotunda [:D] e depois pra sairem nao fazem.

onteontem ia na via da esquerda na rotunda, saio na 2ª saída e meto antes o pisca. disse: já vou apertar este. o da direita foi-se encolhendo e tal. logo a seguir tem uma paragem metida dentro. páro, saio do carro com ar ameaçador e aponto o dedo prá testa. o homem acagaçou-se todo! só nao soube que a minha namorada ia tomar o meu lugar ali e que eu ia prá rua de baixo a pé.
foi ver o homem olhar pra trás mais 1 vezita... acho que vou começar a fazer mais vezes isto... [:D] :sh)

culpado???

culpado???

Boas.

Aqui vai um pedido de ajuda.

Ora bem, como explicar isto.

Na escola de condução sempre aprendi a dar as rotundas pela direita e ter o pisca ligado para a esquerda ate que fosse sair e desse o respectivo sinal para a direita...

Bem á pouco tempo parece que saiu um nova lei em que se formos sair numa saida mais longe, teriamos que andar na faixa da esquerda.

Será bem assim?

Podem explicar-me?

logo por coicidencia, a minha mãe teve um acidente um pouco para o peculiar numa rotunda.

Ora bem, na rotunda em questao, a saida tem 2 vias e a minha mae sai na que dá ligacao a 2 via mas aparece um carro pela direira a contornar a rotuda... pumba, acidente.

e agora, quem tem razao?

eu, a policia e o seguro disse logo que era culpada.

a DGV diz que ela tem razao só que não tem ainda o novo decreto de lei.

E agora?

Abraço

a DGV diz que ela tem razao só que não tem ainda o novo decreto de lei.

Abraço

Não percebi...

Existem vários tópicos com este tema e, com explicações sobre como fazer e como a lei é/deve/julgam/pensam etc ser aplicada (inclusive da minha parte).

O que penso que a DGV terá feito é dar a sua interpretação sobre a circulação nas rotundas, sendo uma interpretação e conjugação de vários artigos do actual Código da Estrada, que é o que faz sempre que para tal é solicitada.

Infelizmente a culpada legal deve ser a tua mãe.

Na pratica a gaja/gajo que ia a fazer a rotunda por fora é um/a atrasado/a.

Isto com um 50 / 50 resolvia-se, digo eu. Os espertinhos passariam a pensar antes de fazerem as rotundas..

Não existe esse decreto-lei da dgv. É apenas a maneira aconselhada ( e correcta ) para fazer rotundas.

Infelizmente a culpada legal deve ser a tua mãe.

Na pratica a gaja/gajo que ia a fazer a rotunda por fora é um/a atrasado/a.

Isto com um 50 / 50 resolvia-se, digo eu. Os espertinhos passariam a pensar antes de fazerem as rotundas..

Não existe esse decreto-lei da dgv. É apenas a maneira aconselhada ( e correcta ) para fazer rotundas.

Nem me digas nada... foi assim que um UMM me (tentou) dar cabo do 214... no ano passado... :( É que ainda por cima me acertou na traseira... :sh)

Fazer pisca para a direita quando se sai duma rotunda além de ser obrigatório é uma indicação aos condutores que estão nessa saida que podem entrar.
Como o "Portuguesinho Moderno" é mal formado e está-se cagando para os outros, não faz pisca!

Sobre o circular numa rotunda na via mais à direita, é mesmo a melhor forma de evitar acidentes - bem vistas as coisas na maioria dos casos as rotundas nem sequer necessitariam de ter mais do que uma faixa...
De qualquer maneira se usarmos a(s) faixa(s) interiores, temos que fazer pisca da esquerda para passar para lá e pisca da direita para sairmos de lá, se conseguirmos...

Outra interessante é os cortadores de rotundas - os tais que fazem delas verdadeiras chicanes...

Fazem piscas nas rotundas?

Fazem piscas nas rotundas?

Diariamente sempre que conduzo cada vez que passo numa rotunda, vejo no máximo 10% das pessoas a fazerem piscas, 90% nao, mesmo havendo tráfego intenso.
Ainda hoje apareceu um topico dum acidente numa rotunda por isso fica a pergunta. Por sistema fazem sempre pisca ao entrar e sair das rotundas?
E fica aberta a discussao se acham que nao é importante fazer piscas, ou se o de entrar ou o de sair nao sao importantes.

Última edição:
fazer pisca para entrar na rotunda é estupido: afinal de contas eu vou ter de entrar na rotunda, o pisca é para quê?

enquanto se anda na rotunda, é andar.
quando quiser sair, ligo o pisca. este é o único que interessa, que informa os outros que vou mudar de direcção.

fazer pisca para entrar na rotunda é estupido: afinal de contas eu vou ter de entrar na rotunda, o pisca é para quê?

Porque há carros a querer entrar na rotunda, e por falta de piscas dos que circulam dentro da rotunda, nao entram na rotunda empatando o transito.
Quando se faz pisca logo ao entrar na rotunda com pisca pra esquerda os carros nas faixas seguintes podem entrar com muito mais seguranca, fluindo o transito muito melhor. Ta explicado? :) Podia explicar numa palavra o porquê. Civismo.

Última edição:
não não está explicado. se eu quero virar para a esquerda, devo ir pela faixa de dentro, e por isso as pessoas da entrada a seguir podem entrar (se não vier ninguém a sair).
uma rotunda é uma estrada, não é um entroncamento onde metes o pisca à entrada. entras na rotunda, usas as faixas adequadas ao teu destino, e fazes pisca para SAIR da rotunda. é tudo o que é necessário para os outros poderem tirar vantagem da rotunda.

Essa tua argumentacao no mundo real tem várias falhas. A 1ª das quais dizer que quem nao sai na 1ª deve andar pela faixa de dentro. Quando a faixa de dentro está ocupada, ficas à espera em vez de entrares e circulares pela faixa mais a direita?
Depois falha, porque essa argumentacao parte do pressuposto que toda a gente faz pisca para a direita quando sai, logo nao havendo pisca é como se fosse pisca à esquerda. E isto no mundo real nao é verdade. Há muita gente que nao pisca a sair nem a entrar, e quem veja um carro sem piscas a vir nao é adivinho para saber qual dos casos é.

Última edição:
também há muita gente que faz pisca para a esquerda quando sai para a direita, por isso que interesse real têm afinal os piscas, no mundo real? :D
a tua lógica serve para os dois casos.

Quem faz pisca para a esquerda numa rotunda sao pessoas que têm o civismo e a atencao necessária a fazer as manobras em seguranca. E obviamente mudam o pisca quando é para sair. Já entrei em muitas rotundas e nunca vi um carro sair duma rotunda com o pisca da esquerda ligado.

nunca viste? eu vejo todos os dias.
mas explica-me lá direitinho pra que é que serve o pisca para a esquerda quando entras na rotunda... se a unica coisa que podes fazer é sair para a direita, quando tiveres... o pisca para a direita ligado.

Luis Capelo faz-te falta é tentares entrar na rotunda do Oeiras Parque às 13h dum dia de semana e veres a fila interminável de carros que se forma, por causa dos vários carros que circulam dentro da rotunda sem piscas fazendo com que a entrada dos outros se faça muito lentamente.
Por ex havendo 4 entradas e saídas a 90º umas das outras, a norte, este, sul, e sudoeste.
Se um carro circula na rotunda junto a entrada Sul ou seja está a vir, eu estou na entrada Este, se ele nao faz pisca eu nao sei se vai sair na saída Norte. Como nao sei nao posso avancar, porque na altura que chegar a faixa da rotunda junto onde eu estou, esse carro poderia entrar na faixa mais a direita para poder sair na saída norte, e se eu arriscasse entrar sem saber isso podia bater em mim porque entre entrar na rotunda e ganhar velocidade ainda demora um tempo. Só vendo que o carro sinaliza pisca à esquerda posso ter confianca de me meter sabendo que nao se vai enfiar na minha fila.

É sempre aconselhavel fazer pisca quando se entra e ainda mais quando se sai. É uma forma de avisar com antecedência os restantes condutores da manobra que vamos realizar, além de que ajuda a tornar o trânsito mais fluido. Não fazer pisca na rotunda é simplesmente uma falta de respeito e de civismo para com os outros utentes.

Voltar
Superior