Infelizmente, algumas pessoas só funcionam mesmo com a cenoura e o pau, ou é obrigatório e se não o fazes levas uma multa ou nem querem saber.
Se conheces pessoas assim, não tenho culpa disso. A mim, como cidadão de um estado democrático, pedem-me para cumprir e respeitar a lei, por forma a que todos nos enquadremos em sociedade e saibamos viver nela. Quem não compreender isto, e desatar por aí a fazer as coisas à sua maneira, arrisca-se.
A recomendação não obriga ninguem a nada - é uma recomendação para dar uma lógica ao fluxo nas rotundas... claro que só segue quem quer. Mas há malta por aqui que se agarra com unhas e dentes a esse documento para descredibilizar o C.E. e quem o pretende seguir, como eu.
Vamos lá a ver: se não houver mais carros na rotunda, não me parece que alguém que vá para a terceira saída faça uma rotunda de duas faixas por fora. Pode fazer, claro... mas não é lógico.
Havendo mais carros... a faixa de fora acaba por funcionar de "faixa intermédia" para a entrada e saída dos carros.
Isto nota-se facilmente nas grandes rotunda, como a do relógio, ou do marquês. Eu pelo menos, regra geral, quando passo aí venho do saldanha para ir para a Av Liberdade, por isso saio na terceira saída... e desde que lá entro, não me aproximo das duas faixas de fora até querer sair.
Na do relógio, nota-se bem o medo do pessoal das faixas do meio. Eu costumo vir da direcção do aeroporto para seguir em frente, e se entrar nas faixas da esquerda, consigo facilmente passar o trânsito todo que se anda a afunilar nas faixas exteriores e já os deixei para trás há muito quando saio da rotunda...