Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
é o que dá a mania de fazer as rotundas por fora...espero que sejas culpado e todos os outros que fazem o mesmo.

Olha lá oh inteligente: há 1 mês bateram no meu cunhado numa situação idêntica. Ele, o meu cunhado, circulava pelo exterior quando uma carrinha de trolhas circulando por dentro o abalroou ao tentar sair. Sabes quem foi o culpado? Sim....a carrinha dos trolhas!

É melhor repensares a tua postura na estrada, sob pena de te sair cara a brincadeira. A não ser que ainda tenhas quem te pague o seguro e eventuais danos na tua viatura...se é que tens carta e conduzes...

Última edição:
com amigos como tu, o homem não precisa de inimigos[:)]

qto ao acidente, se a seta existe....[:vm)] eu processava a autarquia[8b]
Se não desse tanto trabalho era o que deveria ser feito. As câmaras não podem construir estradas e outras vias à sua própria maneira.:sh)

E eu que pensava que a cidade das rotundas era São João da Madeira.

Só 3 observações:

1ª A policia está lá para tomar conta da ocorrência, NÃO para julgar

2ª A rotunda está devidamente sinalizada ? Ou seja existe sinalização vertical, da "invenção" ?

3ª Nunca , jamais em tempo algum podes escrever ou afirmar que "pisaste" a ponta do triângulo para poderes fazer a rotunda ( isso é estares a entregar o ouro ao bandido/assassino

Foi na rotunda ao pé do Pingo Doce?

Se foi nesse realmente a policia tem razão, quem vem da zona da catolica e se mete à direita é obrigado a sair na primeira.

Mas não és o unico, dão-se ali muitos acidentes por estar mal sinalizada :S

Não sei se havia pingo doce, eu só via gente a minha volta.
Ficava ao pé de edifício grande antigo em obras.

Mas independentemente do local ou zona do país as regras são as mesmas.
E mais, a seta está lá a dizer que é possível seguir para a direita ou frente, apesar de ter a tal parte desgastada. Em relação a teoria do policia, de ter sido alguém a pinta-la, não acredito, pois em termos de formato é exactamente igual ou resto a única coisa que varia é o desgaste da pintura.

Eu tirei fotos a seta e posso por cá.

Olha lá oh inteligente: há 1 mês bateram no meu cunhado numa situação idêntica. Ele, o meu cunhado, circulava pelo exterior quando uma carrinha de trolhas circulando por dentro o abalroou ao tentar sair. Sabes quem foi o culpado? Sim....a carrinha dos trolhas!

É melhor repensares a tua postura na estrada, sob pena de te sair cara a brincadeira. A não ser que ainda tenhas quem te pague o seguro e eventuais danos na tua viatura...se é que tens carta e conduzes...

Olha lá oh esperteza...quem muda de faixa perde a prioridade, tudo certo. Mas o teu cunhado não deveria circular pelo exterior. Só se circula na faixa exterior qd vais sair na proxima saida...

acho que o facto de ele ter de subir o passeio para seguir pela direita é sinal bem claro de que não era suposto andar por ali...

Não é um passeio, mas sim parte do triângulo mal colocado, talvez devido a uma rotunda antiga, não sei. Subi ligeiramente com uma roda ao sair da rotunda, isso não implica nada para o caso.
A rotunda tem duas faixas distintas e marcadas, eu ia na da direita para seguir em frente, a menos que entretanto as regras tenham mudado é o que se deve fazer.

Não sei se havia pingo doce, eu só via gente a minha volta.
Ficava ao pé de edifício grande antigo em obras.

Mas independentemente do local ou zona do país as regras são as mesmas.
E mais, a seta está lá a dizer que é possível seguir para a direita ou frente, apesar de ter a tal parte desgastada. Em relação a teoria do policia, de ter sido alguém a pinta-la, não acredito, pois em termos de formato é exactamente igual ou resto a única coisa que varia é o desgaste da pintura.

Eu tirei fotos a seta e posso por cá.

Chuta!

é o que dá a mania de fazer as rotundas por fora...espero que sejas culpado e todos os outros que fazem o mesmo.

Desculpa lá, mas podes então dizer-me como é que se fazem as rotundas?
E já agora concretamente, quando se quer seguir em frente é pela direita, ou a direito?
Eu aprendi pela direita.

Só 3 observações:

1ª A policia está lá para tomar conta da ocorrência, NÃO para julgar

2ª A rotunda está devidamente sinalizada ? Ou seja existe sinalização vertical, da "invenção" ?

3ª Nunca , jamais em tempo algum podes escrever ou afirmar que "pisaste" a ponta do triângulo para poderes fazer a rotunda ( isso é estares a entregar o ouro ao bandido/assassino

Em relação ao ter pisado ligeiramente o lancil. Mais uma vez, não subi nenhum passeio nem triangulo, só o pisei porque não sabia que estava ali e por ser demasiado preciosista. Disse-o aqui porque foi algo que aconteceu e não pretendo oculta-lo. Não tem importância suficiente nem interessa para o caso, pois não foi por isso que o sr. da mondeo me abalroou. Não me digam que nunca pisaram a borda de um lancil numa rotunda.
É perfeitamente possível fazer a rotunda sem pisar o tal bico do lancil mal colocado. E mais uma vez a rotunda tem duas faixas de rodagem bem visíveis e marcadas.

E já agora concretamente, quando se quer seguir em frente é pela direita, ou a direito?
Eu aprendi pela direita.

rjtd....Nem vale a pena lutar!
Não vás por aí!

Podes colocar fotos da rotunda e do acesso há rotunda?
Sem sinalização vertical.... esquece...
Setinhas brancas no chão == zero!!

rjtd....Nem vale a pena lutar!
Não vás por aí!

Podes colocar fotos da rotunda e do acesso há rotunda?
Sem sinalização vertical.... esquece...
Setinhas brancas no chão == zero!!

Posso.
Amanhã coloco.

Vou seleccionar as que não tenham pessoas, o que é complicado, pois aquilo parecia uma feira.

Em relação a sinalização horizontal, sejam triângulos invertidos de cedência de prioridade, sinais de limite de velocidade, setas, faixas delimitadoras e separadoras de via, etc, e que neste caso são as setas, valem tanto como a vertical.

Em relação ao ter pisado ligeiramente o lancil. Mais uma vez, não subi nenhum passeio nem triangulo, só o pisei porque não sabia que estava ali e por ser demasiado preciosista.
É perfeitamente possível fazer a rotunda sem pisar o tal bico do lancil mal colocado. E mais uma vez a rotunda tem duas faixas de rodagem bem visíveis e marcadas.

ok, só que essa desculpa não bate muito certo com o que disseste antes:
De notar também que aquele bico do triangulo que está a direita dos carros é mesmo assim, a via exterior da rotunda sofre ali um estrangulamento, mas é importante dizer que eu mantive-me sempre na minha faixa, recordo-me bem disso, porque tive que pisar o lancil para o fazer.

ora bem, se tiveste de passar por cima daquilo para passar na tua faixa, é sinal de que não é "perfeitamente possível fazer a rotunda sem pisar o tal bico".

Última edição:
Eu aprendi pela direita.

Circulação em rotundas

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na
redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,
nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
seguinte comportamento:

1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

􀂾 Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
antecipadamente quando pretender sair.

2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:

􀂾 Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
função da saída que vai utilizar;
􀂾 Aproximar-se progressivamente da via da direita;
􀂾 Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
anterior à que pretende utilizar;
􀂾 Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
antecipadamente quando for sair.

Sinalização de manobras:

􀂃 Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo
decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda
devem ser previamente sinalizadas

Acho que é fácil de entender....

Circulação em rotundas

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na
redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,
nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
seguinte comportamento:

1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

�� Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
antecipadamente quando pretender sair.

2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:

�� Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
função da saída que vai utilizar;
�� Aproximar-se progressivamente da via da direita;
�� Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
anterior à que pretende utilizar;
�� Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
antecipadamente quando for sair.

Sinalização de manobras:

�� Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo
decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda
devem ser previamente sinalizadas

Acho que é fácil de entender....

Penso que o problema não é esse Hugolini é que existem mais artigos no CE que contradizem o acima nesse ponto ou seja não há um artigo que defina cabalmente como circular numa rotunda.

Como circular numa rotunda? Quem tem prioridade? (
multipage.gif
1 2 3 4 5)

marco.veloso

Essa rotunda é uma aberração. Esse afunilamento da faixa não tem qualquer sentido, porque está após a saída e afunila o trânsito que depois continua em duas vias, em vez de dividir em duas vias antes da saída, uma para continuar outra para sair, como esta boa rotunda

picture077.jpg

Os responsáveis por essa armadilha é que deviam ser esmerdados fortemente nessa rotunda por uma Strakar cheia de mata-vacas de titânio.

Ainda noutro tópico se falava na segurança e na influência das infraestruturas rodoviárias na mesma, aqui está uma prova em como as infraestruturas rodoviárias devem ter pessoas responsáveis a concebê-las. Mesmo que alguma autoridade quisesse fazer essa rotunda sem sentido, ao menos que a sinalizasse devidamente como excepção que é, avisando que a via exterior desaparece!

Que grande filme! :-O

Tira uma foto do local pelo google earth para se tentar perceber o tal lancil :-)

Não tenho a certeza se é aqui, mas pelo percurso que fiz só pode ser.
Uma coisa que me ficou na retina foi uma farmácia ao lado de um cemitério mais elevado que a estrada, parece ser isto.
O tal triângulo, na foto a branco, é mesmo já a saída da rotunda, separado do outro, e não a meio como indiquei no desenho que fiz.

vis1rs2.png

vis2mt2.png

Voltar
Superior