Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
Meus amigos deixo-vos um concelho: usem e abusem da recomendação da DGV caso os vossos pais vos paguem os estragos e o seguro, ou sejam endinheirados. Se tal não for o caso, repensem a vossa condução, porque nenhuma seguradora ou tribunal vos vai valer.
E não vale a pena virem chamar-me de retrógrado ou coisas do género. Apenas me limito a cumprir o que está no C.E. que é a lei que vigora. O resto meus amigos...são cantigas.

Com esta mentalidade é evidente que não saímos do mesmo sitio :sh)

não foi o que o meu instrutor me ensinou... se calhar ensinou mal...

mas uma dúvida:
se fores por fora e o de dentro, para sair, te bata de lado, quem é o culpado?
ele não tem provas que tenhas entrado à 1, 2 ou 3 saidas atrás.

Mas ainda não percebeste que se TODOS fizerem as rotundas como deve ser, é impossivel bateres em alguem na faixa de fora? Simplesmente pq esse alguem já deveria ter saido..

Isso é uma CIRCULAR da DGV que tenta "pôr ordem" na circulação em rotundas.
Não "vale" como lei.
Podes parar de fazer quote dela. Vale tanto como o papel onde está escrita.

O código é taxativo: Deve-se circular o mais à direita possível. Dentro de localidades, o condutor deve tomar a faixa mais indicada para o destino que quer seguir (que deixa suficiente margem de manobra para usar a faixa que quiser).
Não há regras específicas de circulação em rotundas EXCEPTO que quem já lá está tem prioridade sobre quem entra. Ponto.

O código também é taxativo noutro ponto: quem muda de faixa perde prioridade e só o pode fazer depois de se certificar que o pode fazer em segurança.
No acidente citado, a abécula que chocou contra o rjtd estava a mudar de faixa.
Onde está a duvida aqui ?

Setas pintadas no chão (ou outro tipo de informação como o triangulo ou o "stop") não valem sequer a tinta com que foram pintadas se não forem acompanhadas de sinalização vertical correspondente. PERIOD. A tal seta semi-apagada até podia tar a apontar no sentido inverso: se não há sinalização vertical correspondente, é como se não lá estivesse.

Segundo o CE, o rjtd não tem culpa (não que eu esteja de acordo da forma como ele fez a rotunda, mas está "protegido" pelo CE ).

Lamentavelmente o código "não interessa" às companhias de seguros, e eu apostaria numa resolução 50/50 ...

"V"

Hmm...uma circular baseada em decretos lei não vale nada...ok ;)

Infelizmente em PT se há coisas que sabemos é de futebol, politica e de leis, todos somos sabedores.

As leis são para ser interpretadas, o que a DGV foi interpretar a lei (CE) e tentar esclarecer como se circula nas rotundas. É vinculativo? NÂO.

Mas não acham que a DGV deve perceber um pouco mais disto que a maioria de nós?
Eu tirei a carta há 10 anos e, já naquela altura com o CE velho o meu instrutor me dizia, as rotundas NÃO são para ser feitas pela direita é para tomar o meio e depois a faixa da direita para sair...
Infelizmente muitos dos gestores de sinistros das seguradoras já tem muitos anos em cima, e continuam a resolver os casos como há 20 anos atrás, no entanto, cada vez mais vão analisando estes casos de outras forma.

Neste sinistro, se realmente não puder seguir em frente naquele local, como parece ser o caso, está tramado, se puder seguir em frente o outro terá sempre responsabilidade (pode é não ser total).

À entrada de Espinho existe uma rotunda com duas vias que faz a ligação entre Espinho, IC24 e A28. Por motivos de obras, a faixa interior desapareceu temporariamente. Sabes quantos acidentes existiram desde então? Zero! Bola! Nenhum! Em três meses não houve nenhum acidente.
Há embaraços para o trânsito? Pouquíssimos. Mas o ganho em segurança compensa largamente!

Admiro a tua capacidade de síntese dos problemas a uma situação pontual, como se a situação dessa rotunda espelhasse o que devesse ser feito por esse país fora.
Adorava ver a rotunda do relógio, ou do marquês de pombal, só com uma faixa. A sério.

Ui, onde se foi enfiar, logo na bela rotunda do pingo-doce. Na minha opinião e se a seguradora o souber defender bem e pela descrição do acidente a culpa é 100% do mondeo. Eu sou de Viseu e faço essa rotunda na faixa da esquerda, mas tenho consciência que se houver algum esperto ou alguém de fora que não conhece (a seta mal se vê) que a faça pela direita e houver um acidente do género a culpa é minha. Por isso passo sempre com olho à faixa da esquerda....mas isso sou eu que conheço.

Em relação à atitude da "populaça"/"pseudo-polícia" de facto é lamentável.

Como foi aqui dito, de facto essa rotunda é "special".
Não me recordo se tem lá uma parte da seta desgastada, mas quem entra naquela rotunda pela faixa da direita é obrigado a sair na 1ª saída!

Se de facto tem lá uma seta antes mesmo que desgastada que lhe dá razão acho que fez muito bem em seguir com isso para tribunal. Neste caso penso que a culpa seja da Camara Municipal, pois não foi capaz de fazer um serviço exemplar, nem de detectar a falha despois do serviço efectuado!

Relativamente à grande afluência de pessoas... Acho que é típico dos "Tugas", mesmo assim não é costume tal situação e é de facto lamentavél.
Não fique com ódio à cidade nem às pessoas, pois uma falta de sorte como esta podia dar-se em qualaquer zona do País!

Viseu é uma cidade calma! [;)]

Aqui fala-se sobre a circulação em rotundas como se o resto do transito não existisse.

Procedam como a recomendação da DGV diz em rotundas como o Marquês de Pombal, Entre-Campos ou Relógio e depois digam que têm azar.

Há muita coisa a dizer mas vou-me limitar ao essencial:

1. Independentemente da forma adequada de circular numa rotunda, tu estavas na tua faixa e o outro carro saltou da dele para a tua batendo na lateral do teu carro.
Se tu não fizeste o procedimento correcto na rotunda ao circular pela direita ele também não o fez porque não era ali que ele mudava de faixa, era bem antes.
Conclusão, tu estavas na tua faixa e o outro passou da dele para a tua.
Portanto aqui não se coloca essa questão.

2. Esta pergunta pode-te parecer ridícula, mas permite-me que a faça:
sinalização vertical de rotunda? Refiro-me ao sinal azul com setas circulares brancas.
Se houver podes ignorar as setas no chão que referiste, ao entrares na rotunda mudaste a via onde estás a circular, as setas estão numa rua onde já estiveste, por isso já não te dizem respeito.
Se não tem esse sinal, não é uma rotunda.

Aqui fala-se sobre a circulação em rotundas como se o resto do transito não existisse.

Procedam como a recomendação da DGV diz em rotundas como o Marquês de Pombal, Entre-Campos ou Relógio e depois digam que têm azar.

Eu faço a do Marquês como está na recomendação e até hoje nunca bati...

Aliás o único problema é o pessoal que vem sempre pela direita que obriga os restantes a parar para poder mudar de fila para sair...
Que vem da Av. da Liberdade e querem ir para a Brancamp, e lá vão sempre pela direita. Os bus ainda percebo que seja complicado mudar de filas agora ligeiros?:sh)

Isto são sempre casos complicados.

A DGV recomenda que se circule pela faixa de dentro e só na saida anterior á que queremos tomar é que se muda de faixa.

O Código da Estrada diz que quem muda de faixa é que tem que ter cuidado, porque qualquer embate é o culpado.

Portanto a tua unica solução é mesmo a questão da marcação da rotunda. Se realmente eras obrigado a sair dela antes do sitio que se deu o embate, vais ser tu o culpado.

Caso contrário, caso se trate de uma rotunda "normal" não te preocupes, pois não és o culpado.

Um aparte, existe muito energumeno por ai que gostam de fazer as rotundas a "direito" sem qualquer respeito pelos outros condutores... Infelizmente...

attachment.php

Confusa a imagem? talvez.. mas se circulassem todos assim talvez fosse mais facil..

eu não vou entrar na rotunda por fora se vou sair na 3ª saida! entro por dentro, e depois de passar a 2ª vou-me chegando à direita com as devidas precauções e saio, não bato em ninguem que vem na direita porque não é suposto vir la ninguem!(se vier é porque vai sair naquela saida tambem.. nao ha grande stress ai..) Enfim, pelos vistos cada um tem a sua interpretação, mas sinceramente eu entrar por dentro, ir sair na 3ª, e vir um gajo por fora no meu "angulo morto" e eu nao o vejo e espeto-me nele, não é muito agradavel.. ou entao ter que !parar! na rotunda, causando transtorno a quem vem atras de mim e nao ve..

Não faço mais comentarios, mas estou curioso quanto à resoluçao deste caso.. pode ser que fique a aprender mais qualquer coisa.

Ja agora, a forma que o Indigo referiu de circular nas rotundas é a forma que conheco e que o meu instrutor me ensinou quando tirei a carta, e a mais correcta na minha opiniao!

Última edição:

Ora, Entre-Campos, não passo lá tantas vezes... mas em qualquer das outras duas, durante anos que as fiz por dentro e não só me dei bem como em muitas ocasiões, as faço mais depressa que o aglomerado que se junta nas de fora. Na do Relógio, costumo fazer meia rotunda, do aeroporto para seguir para o areeiro na do marquês, costumo vir do saldanha e seguir para a av liberdade.

Essa rotunda é uma aberração. Esse afunilamento da faixa não tem qualquer sentido, porque está após a saída e afunila o trânsito que depois continua em duas vias, em vez de dividir em duas vias antes da saída, uma para continuar outra para sair, como esta boa rotunda

Ver anexo 21249

Os responsáveis por essa armadilha é que deviam ser esmerdados fortemente nessa rotunda por uma Strakar cheia de mata-vacas de titânio.

Ainda noutro tópico se falava na segurança e na influência das infraestruturas rodoviárias na mesma, aqui está uma prova em como as infraestruturas rodoviárias devem ter pessoas responsáveis a concebê-las. Mesmo que alguma autoridade quisesse fazer essa rotunda sem sentido, ao menos que a sinalizasse devidamente como excepção que é, avisando que a via exterior desaparece!

Podes crer!!
Mas que abuso.

Relativamente ao primeiro desenho que coloquei, já tinha dito que estava errado, mas volto a dize-lo e aproveito para colocar um mais aproximado da realidade.

O triângulo que está a estrangular a via é o amarelo, não há qualquer prolongamento do maior, como estava no meu primeiro desenho.

rotdj9ac5.png

Em relação a ponto da situação.
O processo, como já tinha dito, está com a seguradora, que curiosamente é a mesma para ambas viaturas, uma parte do processo está também com o advogado da minha empresa que está a acompanhar o caso.
Pelo que ele me disse, não se vai debruçar muito sobre este assunto, pois não há qualquer dúvida em relação ao culpado, mas de qualquer maneira temos que aguardar pela decisão da seguradora.

Não venhas falar de falta de civismo porque não me conheces nem sabes quem eu sou!
Em relação às rotundas passarem a ter só uma faixa vou-te dar só um exemplo.
À entrada de Espinho existe uma rotunda com duas vias que faz a ligação entre Espinho, IC24 e A28. Por motivos de obras, a faixa interior desapareceu temporariamente. Sabes quantos acidentes existiram desde então? Zero! Bola! Nenhum! Em três meses não houve nenhum acidente.
Há embaraços para o trânsito? Pouquíssimos. Mas o ganho em segurança compensa largamente!
A entreajuda na estrada não se mede pelas vezes que deixamos entrar veículos sem prioridade, como muitos pensam.

Pouquissímos??? Então não passas lá quando a fila para entrar na rotunda começa na A29, 1km ou mais antes da saída, pois não?

Quanto a ser mais seguro, aí concordo contigo, porque não há "cortes à campeão"... se houve mais acidentes ou menos acidentes, não tenho (nem tu deves ter) números que comprovem isso...

Esse triângulo não está a estrangular a via da direira da rotunda (pelo menos nunca tive essa percepção); aquilo serve para dividir os carros que vêm da direita.

desculpa mas estás errado. para virar à direita ou ir em frente, fazes a rotunda pela direita. se quiseres virar à esquerda (ou voltar para trás) fazes a rotunda por dentro.
e tenho a certeza do que estou a dizer.

cumprimentos

EDIT:
PS: e não te podem culpar por fazer a rotunda toda por fora.

eu, por exemplo, em "hora de ponta" faço a rotunda toda por fora. assim sempre evito causar acidentes em que sou culpado. se algum me bater a sair da rotunda, a culpa é dele. é triste, mas o codigo é assim...[/quote]

aconselho-te a não fazeres isso[;)] Se tu bateres em alguém esperto ,a culpa é mesmo tua!
Conheço vários casos em que o que fazia a rotunda por fora foi o culpado!
E até podes correr o risco de levares com muitas toneladas em cima!

Última edição:
Voltar
Superior