Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
desculpa mas estás errado. para virar à direita ou ir em frente, fazes a rotunda pela direita. se quiseres virar à esquerda (ou voltar para trás) fazes a rotunda por dentro.
e tenho a certeza do que estou a dizer.

cumprimentos

EDIT:
PS: e não te podem culpar por fazer a rotunda toda por fora.

eu, por exemplo, em "hora de ponta" faço a rotunda toda por fora. assim sempre evito causar acidentes em que sou culpado. se algum me bater a sair da rotunda, a culpa é dele. é triste, mas o codigo é assim...[/quote]

aconselho-te a não fazeres isso[;)] Se tu bateres em alguém esperto ,a culpa é mesmo tua!
Conheço vários casos em que o que fazia a rotunda por fora foi o culpado!
E até podes correr o risco de levares com muitas toneladas em cima!

A lei é clara, quem muda de faixa NÃO tem prioridade. Se existir colisão é culpado. (A não ser que exista sinalização em contrário.)

Volto a lembrar, a DGV apenas emitiu uma RECOMENDAÇÃO de como proceder nas rotundas, o que infelizmente não é lei.

Fiem-se nas histórias dos amigos e depois queixem-se que a vida corre mal...

Hmm...uma circular baseada em decretos lei não vale nada...ok ;)

Ó meu caro, por quem sois ...
Vamos então pegar nesse teu quote e consolidá-lo com os textos correspondentes:

(...)

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na
redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,
nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
mesmo Código,(...)

Vejamos:

artºs 13º, nº 1:
1 - O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e o mais próximo possível das bermas ou passeios, conservando destes uma distância que permita evitar acidentes.

14º, nºs 1 a 3:
1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 60 a 300 euros.

15º, nº 1:
1 Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar.

16º, nº 1:
1 Nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas o trânsito faz-se por forma a dar a esquerda à parte central dos mesmos ou às placas, postes ou dispositivos semelhantes neles existentes, desde que se encontrem no eixo da via de que procedem os veículos.

21º:
Sinais sonoros (utilização de sinais sonoros, não vou fazer paste dos artigos todos)

25º
Velocidade moderada (idem )

31º, nº 1, c)
Cedência de passagem aos veículos que transitem em certas vias ou troços
1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
(...)
c) Que entre numa rotunda.

43º
Mudança de direcção para a direita
1 O condutor que pretenda mudar de direcção para a direita deve aproximar-se, com a necessária antecedência e quanto possível, do limite direito da faixa de rodagem e efectuar a manobra no trajecto mais curto.
2 Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 60 a 300 euros

Agora explica-me, usando estes artigos todos (referidos na dita circular da DGV):
- Porque é que NÃO POSSO/DEVO fazer uma rotunda toda pela faixa da direita
- Porque é que TENHO que mudar para a faixa interior da rotunda, etc, conforme a dita circular.

"V"

Como já disse anteriormente - o pessoal agarra-se às leis como o caraças para justificar tudo e mais alguma coisa, até que as leis colidam com os seus interesses pessoais.

Ora - podem fazer as rotundas todas por fora, e divirtam-se muito com isso, é o que desejo. Se ainda por cima acham que é isso que vai ajudar a fluir melhor o trânsito, um bem hajam e boas festas.

Mas se só o fazem porque é o que está explícito no código, é bom que não andem depois a quebrar os limites de velocidade que mais explícitos estão.

Pq é realmente estúpido fazê-lo...

- Porque é que TENHO que mudar para a faixa interior da rotunda, etc, conforme a dita circular.

Pq toda a rotunda foi desenhada para assim ser circulada de modo a permitir mais fluidez de transito.

"V"

Agora pergunto novamente:

As autarquias que já pintaram as faixas de circulação de algumas rotundas de acordo com a "recomendação" estão ilegais?!

Queres que isto fique resolvido ligas para a SIC, para o programa que dá no jornal o Nós por cá, e vais ver que essa rotunda em menos de nada fica logo boa.
Basta pôr televisões ao barulho que rapidamente (quase tudo) fica resolvido

Isto é só uma ideia, e que tudo se resolva pelo melhor

Agora explica-me, usando estes artigos todos (referidos na dita circular da DGV):

"V"

Há uma cena, chamada facilitar o trânsito, que te devia impelir a ter esses procedimentos. Mas, naturalmente, nada na lei te obriga a ir por dentro numa rotunda, ou te diz que não podes fazê-la por fora.

Eu acho que é uma questão de bom senso.

Há uma cena, chamada facilitar o trânsito, que te devia impelir a ter esses procedimentos. Mas, naturalmente, nada na lei te obriga a ir por dentro numa rotunda, ou te diz que não podes fazê-la por fora.

Eu acho que é uma questão de bom senso.

Dark, hugolini e Akh608:

Eu NÃO estou a dizer que faço rotundas "por fora". Para ser honesto, abomino quem as faz exactamente pelo ponto referido pelo Dark: só dificultam a fluidez do transito.

Mas o que está aqui em causa são "legalidades", e tenho perfeita consciência que ao fazer uma rotunda de forma "correcta" e tiver um acidente/incidente com alguém que a está a fazer de forma "legal", quem vai arcar com as responsabilidades sou eu, porque a lei -como está feita- faz com que seja assim.

"V"

Dark, hugolini e Akh608:

Eu NÃO estou a dizer que faço rotundas "por fora". Para ser honesto, abomino quem as faz exactamente pelo ponto referido pelo Dark: só dificultam a fluidez do transito.

Mas o que está aqui em causa são "legalidades", e tenho perfeita consciência que ao fazer uma rotunda de forma "correcta" e tiver um acidente/incidente com alguém que a está a fazer de forma "legal", quem vai arcar com as responsabilidades sou eu, porque a lei -como está feita- faz com que seja assim.

"V"

Aí está... para nossa segurança em caso de toque, devemos sempre fazer as rotundas da forma "legal"... forma essa que não é "correcta" pelos embaraços que causam ao trânsito...

A meu ver, os problemas nas rotundas não só as questões do "legal" e "correcto"...

Passo todos os dias numa rotunda com 3 faixas (2 faixas na entrada e saída que costumo fazer), e vejo o seguinte:

- pessoal que vai na faixa mais interior (3ª) e quer sair cruzando as 3 faixas de uma vez, e pensam que lá por terem o pisca ligado podem fazer isso, e o resto que se amanhe...

- pessoal que vai na faixa de fora e dá o pisca para a direita, mas não sai (ainda hoje o tipo à minha frente apanhou um susto assim)

Hoje vi ainda uma besta, que como estava trânsito no acesso à rotunda, e esse acesso tem 2 faizas onde a esquerda anda mais depressa, mudou para a faixa da esquerda.
Até aqui, nada de mal...
Ao entrar na rotunda, lado a lado com outro carro, lembrou-se que queria sair na 1ª à direita, e em vez de dar a volta, parou o carro na faixa central da rotunda, enquanto o pessoal passava pela direita, e quem vinha atrás apitava...
Custava muito dar uma volta à rotunda e tomar as devidas precauções de aproximação à saída, custava???

Dark, hugolini e Akh608:

"V"

Sem dúvida, e ninguém questiona o que estás a comentar. Mas se todos zelássemos pela fluidez de tráfego (já sei, pensamento quimérico... [:D] ), as coisas corriam todas bem melhor. [;)]

Bem, o caso está a ficar engraçado, pelo menos a pouco fiquei mais aliviado.

Hoje ao final da tarde, quando chegava a empresa, passei pelo gabinete do advogado e perguntei como estava o assunto do acidente.
Ao que ele se riu e disse que se calhar não teria sido um acidente e provavelmente teríamos que avançar para tribunal.
Bem, eu aí por momentos fiquei ligeiramente nervoso, perguntado se a seguradora me tinha declarado culpado. Ao que ele disse que não era nada disso, e em relação a esse assunto ainda não tinham decidido nada, pois esse tal sr. tinha um outro problema pendente de à pouco tempo.
Ele conseguiu saber o que se passava com o tal sr. da mondeo para estar a atrasar o meu processo. Não perguntei como soube, mas talvez por conhecer bem o pessoal da seguradora em causa. Consegui saber que aquele sr. e aquele mesmo carro tinham tido a muito pouco tempo um acidente, também numa rotunda, mais ou menos da mesma forma.

Agora a questão é, dito pelo advogado, se ele conseguir reunir provas suficientes que digam firmemente que o sr da mondeo, no momento do choque, circulava com a viatura por reparar, ainda danificada na zona do embate, o que o motivou a embater para tentar conseguir uma reparação gratuita, isto juntamente com a dimensão dos estragos que apontem para uma saída do interior da rotunda à bruta e provavelmente em excesso de velocidade, no qual nesta ultima ele parece já ser reincidente.
Estes factos se forem provados, poderá ser motivo para além de ter que pagar a reparação da viatura que eu conduzia, também ter que pagar uma indemnização, não sei de quanto, pois será calculada tendo em conta vários factores.

Vamos ver no que isto vai dar.

Bem, o caso está a ficar engraçado, pelo menos a pouco fiquei mais aliviado.

Hoje ao final da tarde, quando chegava a empresa, passei pelo gabinete do advogado e perguntei como estava o assunto do acidente.
Ao que ele se riu e disse que se calhar não teria sido um acidente e provavelmente teríamos que avançar para tribunal.
Bem, eu aí por momentos fiquei ligeiramente nervoso, perguntado se a seguradora me tinha declarado culpado. Ao que ele disse que não era nada disso, e em relação a esse assunto ainda não tinham decidido nada, pois esse tal sr. tinha um outro problema pendente de à pouco tempo.
Ele conseguiu saber o que se passava com o tal sr. da mondeo para estar a atrasar o meu processo. Não perguntei como soube, mas talvez por conhecer bem o pessoal da seguradora em causa. Consegui saber que aquele sr. e aquele mesmo carro tinham tido a muito pouco tempo um acidente, também numa rotunda, mais ou menos da mesma forma.

Agora a questão é, dito pelo advogado, se ele conseguir reunir provas suficientes que digam firmemente que o sr da mondeo, no momento do choque, circulava com a viatura por reparar, ainda danificada na zona do embate, o que o motivou a embater para tentar conseguir uma reparação gratuita, isto juntamente com a dimensão dos estragos que apontem para uma saída do interior da rotunda à bruta e provavelmente em excesso de velocidade, no qual nesta ultima ele parece já ser reincidente.
Estes factos se forem provados, poderá ser motivo para além de ter que pagar a reparação da viatura que eu conduzia, também ter que pagar uma indemnização, não sei de quanto, pois será calculada tendo em conta vários factores.

Vamos ver no que isto vai dar.

Pelo que vejo dos teus desenhos o caso é fácil...
Não interessa onde tu entras-te na rotunda, tás na faixa de rodagem que dá acesso à saída. O outro carro além de mudar de via fâ-lo sem tomar precauções e todos temos de as ter quer tenhamos prioridade ou não. A regra da prioridade não é absoluta.

Além de que a saída só ter uma faixa torna simples o julgamento de que o carro vermelho se deveria ter colocado na faixa da direita mais cedo, ou seja, logo após a primeira saída...

Pelo que vejo dos teus desenhos o caso é fácil...
Não interessa onde tu entras-te na rotunda, tás na faixa de rodagem que dá acesso à saída. O outro carro além de mudar de via fâ-lo sem tomar precauções e todos temos de as ter quer tenhamos prioridade ou não. A regra da prioridade não é absoluta.

Além de que a saída só ter uma faixa torna simples o julgamento de que o carro vermelho se deveria ter colocado na faixa da direita mais cedo, ou seja, logo após a primeira saída...

O advogado da minha empresa disse-me que em relação a isso não há problema.
Depois de eu lhe ter dito que havia muita gente a afirmar que o da mondeo tinha razão, o que o advogado me disse é que não é pelos locais, psp inclusive, acharem que a naquele local ou naquela rotunda a via direita só dá possibilidade a virar para a direita que o faz verdade, as regras de trânsito são válidas para qqr ponto do país.

Se calhar por haver esta ideia errada nessa zona do país acerca desse local é que o gajo da mondeo se atirou a bruta para cima de mim na tentativa de sacar dali uma reparação de graça.

O advogado da minha empresa disse-me que em relação a isso não há problema.
Depois de eu lhe ter dito que havia muita gente a afirmar que o da mondeo tinha razão, o que o advogado me disse é que não é pelos locais, psp inclusive, acharem que a naquele local ou naquela rotunda a via direita só dá possibilidade a virar para a direita que o faz verdade, as regras de trânsito são válidas para qqr ponto do país.

Se calhar por haver esta ideia errada nessa zona do país acerca desse local é que o gajo da mondeo se atirou a bruta para cima de mim na tentativa de sacar dali uma reparação de graça.

Não é por nada, se be, que não conheço especificamente o local, mas pelos desenhos, parece que ele tem espaço para efectuar a travagem...

Dark, hugolini e Akh608:

"V"

Não é tanto assim como dizes...

Ou então estás a dizer que a recomendaçao da DGV assenta em ilegalidades?
O Artigo 14º 2 diz que se deve utilizar a faixa mais adequada ao seu destino, fazer a rotunda toda pela direita está a cumprir?

São interpretações diversas, mas garanto-te se cumprir os passos da recomendação o risco de acidente é muito baixo.
O problema é que depois de estar numa faixa mais à esquerda, não mudam para a direita e depois saem, geralmente cortam, e é isso que lhes atribui (no minimo) parcialmente a culpa.

A lei é clara, quem muda de faixa NÃO tem prioridade. Se existir colisão é culpado. (A não ser que exista sinalização em contrário.)

Volto a lembrar, a DGV apenas emitiu uma RECOMENDAÇÃO de como proceder nas rotundas, o que infelizmente não é lei.

Fiem-se nas histórias dos amigos e depois queixem-se que a vida corre mal...
Desculpem o Offtopic. fililipe tens pm.

Não é um passeio, mas sim parte do triângulo mal colocado, talvez devido a uma rotunda antiga, não sei. Subi ligeiramente com uma roda ao sair da rotunda, isso não implica nada para o caso.
A rotunda tem duas faixas distintas e marcadas, eu ia na da direita para seguir em frente, a menos que entretanto as regras tenham mudado é o que se deve fazer.

deve ser a desculpa nova
eu pisei porque aquilo estava la a mais

rjtd, espero que esteja tudo bem contigo e que esta situação se resolva da melhor forma! [;)]

Eu conheço muito bem essa rotunda e realmente, para quem não a conhece, tem toda a lógica ir-se pela direita... E mais... Se se for pela direita para ir em frente, só quando se chega à rotunda é que se percebe que aquilo é bastante apertado na saída (naquele triângulo que falas).

Quando puderes, coloca as fotos do local, o que iria ajudar as pessoas que não conhecem a compreender melhor...

Voltar
Superior