Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Estou com um problema num PC lá de casa, ligo-o normalmente ele arranca e carrega o SO mas depois de ter arrancado passado cerca de 1 minuto ou 2, sem dar qualquer erro, desliga-se por completo e fica sem corrente mesmo. Digo isto porque apresenta na frente um led verde onde se podem ligar os cartões de memória e esse led fica apagado.

Para o voltar a ligar tenho de desligar mesmo o cabo de corrente, volto a ligar e o led verde acende e a partir daí já consigo que ligue de novo só que acontece logo a mesma situação, volta a desligar-se passado 1 minuto ou 2.

Penso que deverá ser problema na fonte de alimentação, estou a pensar em abrir e limpar todas as ventoinhas mas presumo que não vá resolver nada.

Alguma sugestão?

Nem de propósito.

Quero fazer um upgrade ao hdd de 4200 rpm do meu portátil. O problema é que o disco tem cerca de 500 Gb e por isso um disco menor que 256 Gb estaria fora de questão (é um portátil e por isso não tem espaço para levar mais um disco)

Tenho lido algumas reviews dos "Seagate Momentus XT 750 gb" com 8 GB de SSD de cache mas já me disseram que em termos práticos não adianta muito. :confused:

De resto sobram os SSD de 250 gb ou + mas na realidade não queira gastar muito mais que 200 € nisto... o que aconselhas?

Alguma dica de marca e modelo que deva ver com atenção?

Tens vários de 250GB abaixo dos 200€, nomeadamente o Crucial M4, Samsung 830, Samsung 840, OCZ Vertex 3, Corsair Force GT, Corsair Force 3, Intel 330, Intel 335, etc... Basicamente, quase todos os fabricantes já disponibilizam SSDs dessa capacidade por menos de 200€, salvo raras excepções.

A nível de fiabilidade, os Samsung e Intel costuma dominar, mas isso também vai da sorte de cada um. Conheço o caso de uma pessoa que já vai no 3º Crucial M4, todos eles avariaram em pouco tempo, e é um SSD que até costumam gabar muito. Por isso, aqui joga também bastante o factor sorte.

Só não te aconselho a comprar o OCZ Agility 3, que traz NAND de baixa qualidade e é mais susceptível a problemas, de resto, ficarás bem servido com qualquer um deles e as diferenças na prática, no dia a dia, serão mínimas entre todos.

Eu tenho um NAS de 2 TB e o Portátil até faz os backups para lá via wireless... de facto os 500 gb até nem são assim tão necessários. E por menos de 200 já arranjo um Samsung 830 ou 840 com 250 gb .

Outra coisa... acho que o meu portátil é do tipo SATA 1 - Sony Vaio VGN-FW31ZJ (link), em princípio é compatível com estes discos, certo?

Sim eles são retrocompativeis, só não vai ter a velocidade do sata 3, mas ainda assim a velocidade de escrita/leitura é quase supersónica comparado com um HDD de 4200rpm...

Boa tarde,

Preciso de trocar o disco a um portátil, mas não sei como fazer para instalar no novo disco o Windows 7 original do disco antigo.

Crio a imagem do actual no windows.

Depois com o disco novo, ao arrancar ele detecta o que está no dvd e faz a instalação automáticamente?

Edit: Para criar a imagem do disco actual: Cópia de segurança e restauro -> Cria imagem do sistema?

Alguém me pode confirmar se deste modo consigo instalar o windows num disco novo?

Obrigado.

Alguém me pode confirmar se deste modo consigo instalar o windows num disco novo?

Obrigado.

Acho que tens é de clonar o disco, existem uns kits que fazem isso automaticamente colocando os dois discos no aparelho ou então podes fazer manualmente com programas próprios. Acho que só assim é que ficará a funcionar...

Obrigado.

Se veio um DVD de reposição com o portatil, usas esse DVD para repor o Windows no disco novo. Se não veio um DVD, normalmente existe um utilitário que te permite criar os DVD's de reposição: é uma questão de criar esses DVD's e instalar o sistema a partir dos mesmos.

Boas. Mais um update para a maquina. Obrigado a todos pela ajuda. Segui o vosso conselho e eis o que comprei [;)]

IMG_0313.jpg

IMG_0314.jpg

A proxima e ultima etapa é a fonte e a RAM. [:p]

Se veio um DVD de reposição com o portatil, usas esse DVD para repor o Windows no disco novo. Se não veio um DVD, normalmente existe um utilitário que te permite criar os DVD's de reposição: é uma questão de criar esses DVD's e instalar o sistema a partir dos mesmos.

O portátil não veio com DVD de reposição, nem se quer encontro nenhum programa instalado (da HP) que permita criar esse DVD.

Eu também costumo fazer assim, lol

Umas peças de uam loja, outras de outra... E lá se vai amontuando as caixas até que chega o dia da montagem e tudo ganha vida :)

Que processador tens aí? Esse cooler chega?

Eu também costumo fazer assim, lol

Umas peças de uam loja, outras de outra... E lá se vai amontuando as caixas até que chega o dia da montagem e tudo ganha vida :)

Que processador tens aí? Esse cooler chega?

O processador é um AMD FX6100. O Cooler vinha ja incluido. Mas quando fui buscar a placa tive a ver uns com montes de dissipadores e nao sao caros.... O mais provavel é levar um outro cooler no CPU dentro de muito pouco tempo...

[TABLE="class: cssArticleSpecTable, width: 700"]
[TR]
[TD="class: title"]ype de produit[/TD]
[TD="class: value"]Desktop CPU[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Description CPU[/TD]
[TD="class: value"]AMD FX-6100 (64 Bit)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Vitesse CPU[/TD]
[TD="class: value"]3.30 GHz[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Vitesse BUS[/TD]
[TD="class: value"]HT 4000 (4000 MT/s)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Cache L1[/TD]
[TD="class: value"]128 KB par Core[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Cache L2[/TD]
[TD="class: value"]1.0 MB par Core[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Cache L3[/TD]
[TD="class: value"]8.0 MB shared[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Fabrication[/TD]
[TD="class: value"]32 nm[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Nom de code[/TD]
[TD="class: value"]Bulldozer[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Technologie[/TD]
[TD="class: value"]Hexa Core[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]CPU Socket[/TD]
[TD="class: value"]AMD Socket AM3+[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

ja agora pedir aqui a vossa opinião apesar de ja ter o plano semi definido [;)]

Tenho de momento um i7 2600k OC @ 4.1 a water cooling ( water cooling rasco)

Ati 6950 com a rom da 6970 flashada na segunda memoria e com o oc de origem apenas . ( o OC da 6970 na 6950)

A ram está a 1333 mhz ,,,

Tenho programado a troca da ram ( 8 ou 16 ) para 1,6 Mhz
Cpu : Comprar cooler a ar dos porreiros e OC para 4,8
Grafica : tendo em vista a facilidade de oc da 6950 (reference) estou a pensar em comprar mais uma e por em crossfire . ( ou será melhor comprar uma nova ? ) Eu julgo que o crossfire me vai render mais . (preço/performance)

Disco : SSD nada mais a dizer , há de vir um , hihi

Mais alguma opinião ?

Cumps

Se estas satisfeito com a grafica e se ainda consegues sacar mais qualquer coisa dela acho que era melhor meteres em crossfire..... Ate porque a venderes essa pouco ou nada te vao dar por ela e com toda a certeza que vais querer comprar algo bastante superior e isso nao custa propriamente 5 tostoes [:p]

Se estas satisfeito com a grafica e se ainda consegues sacar mais qualquer coisa dela acho que era melhor meteres em crossfire..... Ate porque a venderes essa pouco ou nada te vao dar por ela e com toda a certeza que vais querer comprar algo bastante superior e isso nao custa propriamente 5 tostoes [:p]

Yup exactamente o que penso, ela para vender pouco vale , mas como placa ainda é um mimo para quem sabe , por ex : o Bf3 corre em full em 3d sem chatices .provavelmente irei optar pelo crossfire ... mas isto so pro ano que a troika não perdoa [:D]

Ele por agora tá mais que bom , alias 80/90 % da minha utilização de pc ainda é no meu Intel core 2 duo P8700 4 gb a 1033 ghz, ati 4650 [:D] e da me bem para o que gosto de fazer e preciso de fazer , o i7 foi mesmo um luxo que agora já não comprava , mas já que o tenho vou espremer o bicho [:cool:]

O processador é um AMD FX6100. O Cooler vinha ja incluido. Mas quando fui buscar a placa tive a ver uns com montes de dissipadores e nao sao caros.... O mais provavel é levar um outro cooler no CPU dentro de muito pouco tempo...

[TABLE="class: cssArticleSpecTable, width: 700"]
[TR]
[TD="class: title"]ype de produit[/TD]
[TD="class: value"]Desktop CPU[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Description CPU[/TD]
[TD="class: value"]AMD FX-6100 (64 Bit)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Vitesse CPU[/TD]
[TD="class: value"]3.30 GHz[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Vitesse BUS[/TD]
[TD="class: value"]HT 4000 (4000 MT/s)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Cache L1[/TD]
[TD="class: value"]128 KB par Core[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Cache L2[/TD]
[TD="class: value"]1.0 MB par Core[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Cache L3[/TD]
[TD="class: value"]8.0 MB shared[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Fabrication[/TD]
[TD="class: value"]32 nm[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Nom de code[/TD]
[TD="class: value"]Bulldozer[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]Technologie[/TD]
[TD="class: value"]Hexa Core[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: title"]CPU Socket[/TD]
[TD="class: value"]AMD Socket AM3+[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Se não fores "brincar" ao overclocking, não vale a pena gastares dinheiro em ventoinhas e dissipadores para o CPU. Quanto muito compra uma ventoinha para arejar mais a caixa.

Nao me vou meter a inventar a fazer cloking's [;)] Isso mais tarde ou mais cedo acaba sempre por dar mau resultado [;)]

Vai pelo menos levar mais uma ventoinha na caixa de 12 cms, isso é garantido. Ate ja era para a ter comprado, mas quando la vou nunca me lembro de a trazer [:D]

Quanto ao cooler do CPU..... deixa ver a que temperaturas ele rola em utilizacao normal.... Se aquecer mais do que deve, depressa se compra um cooler novo e melhor [:p]

Last edited:
Nao me vou meter a inventar a fazer cloking's [;)] Isso mais tarde ou mais cedo acaba sempre por dar mau resultado [;)]

Vai pelo menos levar mais uma ventoinha na caixa de 12 cms, isso é garantido. Ate ja era para a ter comprado, mas quando la vou nunca me lembro de a trazer [:D]

Quanto ao cooler do CPU..... deixa ver a que temperaturas ele rola em utilizacao normal.... Se aquecer mais do que deve, depressa se compra um cooler novo e melhor [:p]

Para fazeres esse tipo de testes aconselho-te, caso não saibas, o Prime95 para meter o cpu em "carga" ou "load" e o HWMonitor para as temperaturas. Mas duvido que tenhas qualquer tipo de problema sem OC.

Neste momento tenho no meu um ligeiro OC de 200Mhz, mas só para a cromice. Não noto rapidez extra nenhuma!! [:D][:D]

Back