Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Ando de volta de uma situaçao. Estou a tentar ligar 2 monitores a um computador, mas nao estou a conseguir. Nao deteta o 2º monitor.
A grafica é uma Intel HD Graphics 2500, e tem ligacao VGA e esse monitor da. Tem uma porta DVI, comprei um adptador para passar VGA para DPI (para o 2º monitor), mas nao consigo meter a dar os 2 monitores.
Capturar.JPG

Ando de volta de uma situaçao. Estou a tentar ligar 2 monitores a um computador, mas nao estou a conseguir. Nao deteta o 2º monitor.
A grafica é uma Intel HD Graphics 2500, e tem ligacao VGA e esse monitor da. Tem uma porta DVI, comprei um adptador para passar VGA para DPI (para o 2º monitor), mas nao consigo meter a dar os 2 monitores.
View attachment 153526
Muito possivelmente será mesmo o adaptador, um amigo teve exatamente esse problema há pouco tempo e era mesmo o adaptador.

View attachment 153526

Tenta com um de cada vez.
Ligas um à tomada VGA com a tomada DPI livre.
Depois trocas: ligas um monitor à tomada DPI deixando a tomada VGA livre.

Se cada tomada funcionar sem ter nada na outra, é porque essas duas tomadas não correspondem a duas saídas independentes, mas sim uma única saída de vídeo em dois formatos diferentes.

Ou seja, que o adaptador de vídeo (placa de vídeo) apenas tem saída para um único monitor, mas aceita dois formatos diferentes de conexão.

Tenho um portátil com 8GB de RAM e estava a pensar fazer um upgrade.

Haverá algum problema em meter 16 na slot disponível? É que na página do produto não aparece esta configuração possível, apesar de aparecer 8 + 4.

Mas penso que estas configurações são as que o portátil pode ser encontrado e não as possíveis, digo eu...

Tenho um portátil com 8GB de RAM e estava a pensar fazer um upgrade.

Haverá algum problema em meter 16 na slot disponível? É que na página do produto não aparece esta configuração possível, apesar de aparecer 8 + 4.

Mas penso que estas configurações são as que o portátil pode ser encontrado e não as possíveis, digo eu...
Tens que ver a capacidade máxima da motherboard eu no portátil que tenho tinha 8GB de RAM e meti mais 8GB na outra slot ficou com 16GB o máximo possível[;)]

O máximo é 32. A minha dúvida são os múltiplos, se a motherboard não se passa por ter 16 numa e 8 na outra.

O máximo é 32. A minha dúvida são os múltiplos, se a motherboard não se passa por ter 16 numa e 8 na outra.
Penso que não, ainda ontem vi uma review de um portátil ASUS que já tinha uma de 8GB mas soldada aquilo tinha mais uma slot disponível e podia ir até aos 40GB (32+8)[;)]

Teclado - APPLE

Portátil e ecran externo - Não APPLE

É possível ligar o teclado ao portátil sem recurso a fios? ou mesmo com fios é complicado?

Se for no mesmo banco, convem que as memórias sejam idênticas em capacidade e velocidade, marca e modelo.

Se for em bancos diferentes, não deve haver stress.

Ou seja, as cores dos slots.

Bom, camaradas, agora para breve vai ter mesmo de ser: vou reformar para a sucata o velho I3-2100 e os 8 GB RAM DDR3 .
Agora para remediar tenho uma workstation Fujitsu, com I5-3470, já respira melhor que o 2100 mas é pa ir de vela tambem..

Qual tem sido a vossa experiência no que toca a PC's novos em termos de preços? Vale a pena comprar já montado ou compensa mais em peças ?

Claro que vou pesquisar mas era para saber o vosso feedback, se costumam trazer componentes bons, etc.

Excluindo sistema operativo que isso por 7 euros resolvo.

O setup seria :

Intel Core i5 dos bons, e com gráfica integrada.
64 GB RAM
Motherboard que suporte até 128 GB RAM
NVMe 1 TB
Fonte de alimentação: estava a pensar numa Corsair daqueles de 400 / 500 W, de 40 / 50 euros, ou acham que mais vale ir para a categoria superior?

Placa gráfica não vai ser para já, e os critérios de fonte e CPU tem de ser mesmo Corsair e Intel.

Bom, camaradas, agora para breve vai ter mesmo de ser: vou reformar para a sucata o velho I3-2100 e os 8 GB RAM DDR3 .
Agora para remediar tenho uma workstation Fujitsu, com I5-3470, já respira melhor que o 2100 mas é pa ir de vela tambem..

Qual tem sido a vossa experiência no que toca a PC's novos em termos de preços? Vale a pena comprar já montado ou compensa mais em peças ?

Claro que vou pesquisar mas era para saber o vosso feedback, se costumam trazer componentes bons, etc.

Excluindo sistema operativo que isso por 7 euros resolvo.

O setup seria :

Intel Core i5 dos bons, e com gráfica integrada.
64 GB RAM
Motherboard que suporte até 128 GB RAM
NVMe 1 TB
Fonte de alimentação: estava a pensar numa Corsair daqueles de 400 / 500 W, de 40 / 50 euros, ou acham que mais vale ir para a categoria superior?

Placa gráfica não vai ser para já, e os critérios de fonte e CPU tem de ser mesmo Corsair e Intel.
Neste momento devido à escassez de peças mais valecomprar já feito é uma boa configuração não sei preços dessas motherboards que suportam até 128GB de RAM a minha por exemplo vai até aos 64GB neste momento tem 16GB e vai-me chegar para os próximos tempos.
De resto não é uma configuração mto diferente da minha a fonte é de 600W o disco é desses também só o processador o meu é um i9 da 11 geração

Last edited:
Ultimamente a Intel não tem andado por cima no que toca a CPU. Excepto, o i5 11400 que é um hexacore a um excelente preço, para jogos a AMD não tem nada ao mesmo nível e ao mesmo preço.

No entanto, parece-me que o ecossistema da Intel é sempre um pouco mais dispendioso que os AMD. Sem esquecer que a partir do B550 da AMD já dá para fazer algumas brincadeiras com overclock.

Um bom CPU seria já o Ryzen 5 Pro 4650G, se não precisares de uma grande gráfica para mais nada. Este já traz uma integrada bastante razoável.

Podes ver as MB que suportam 128GB neste site

O i5 11400 é o melhor CPU low-end qualidade/preço e tem placa integrada(o 11400F não tem).
Uma MB B560 deve ser suficiente.
Eu optava por uma Corsair 550W.

Back