Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Sim, é. Tem desempenho equivalente(em jogos) a um 5800X3D.
Mas se quiseres esperar alguns meses irão sair novos CPUs AMD (9XXX) este ano. Provavelmente em Setembro.

Vale o preço? - €699.99

Uso pessoal.

https://mediamarkt.pt/products/porta...16gb-512gb-ssd
Portátil HP 15s-fq5023np - 15.6" Core i7 16GB 512GB SSD

61b3d64945464ba58b08106165420c541d57b000.jpg

679€ é o preço que me aparece. Bastante aceitável!
Toda a forma prefiro sempre os recondicionados de gama profissional pois têm chassis muito mais resistente e são muito mais fáceis de abrir para limpar e até para arranjar peças de substituição

Toda a forma prefiro sempre os recondicionados de gama profissional pois têm chassis muito mais resistente e são muito mais fáceis de abrir para limpar e até para arranjar peças de substituição

Sim, €679. €699 é na Fnac, onde como tem 5% de desconto compensa comprar comparativamente à MMarkt ou à Worten.

Vale o preço? - €699.99

Uso pessoal.

https://mediamarkt.pt/products/porta...16gb-512gb-ssd
Portátil HP 15s-fq5023np - 15.6" Core i7 16GB 512GB SSD

61b3d64945464ba58b08106165420c541d57b000.jpg

Tenho um modelo anterior a esse, +- com 3 anos, um pouco semelhante nas características e plenamente satisfeito.
A única coisa que me fez confusão de início e de quando em vez ainda acontece, às vezes é um pormenor importante, é a cor das teclas, às vezes com a luz parece que mal se vê a letra na tecla. È um cinza claro com o prata parece que não tem nada escrito.
Nestes anos uma vez ou outra tipo bloqueou o sistema, mas não cheguei a perceber se foi o pc ou o mais provável o sofware pirata.

De que marcas e onde encontrar boas referências?

Por norma compro sempre Elitebooks ou Thinkpads.
O último comprei foi um Elitebook X360, comprei aqui e impecável.
Tens imensas lojas a vender recondicionados, tem atenção é aos Grades (A é sempre o ideal) e à garantia

Nós comprávamos vários recondicionados, só deixámos de ter problemas quando começaram a ser novinhos em folha. Além de que baterias e carregadores era pa esquecer.

Agora claro, gastou-se mais dinheiro ah pois.

Os novos de entrada de gama curiosamente também andam a durar muito, na altura ainda vieram uns quantos, mas obviamente é preciso muito cuidado na manutenção, os encaixes daquilo estragam-se facilmente e são mt grágeis, baterias que só saem ao desconectar internamente, etc. Tá tudo armadilhado.

Mas para uso pessoal podem ser boa opção, depende.Eu de qq forma prefiro sempre novo.

Para uso profissional, um recondicionado com 4 anos já não vai ter grande vida util, já tem muitas horas no lombo.

Compro recondicionados a nos para uso pessoal e lá na empresa também é o que usamos.
Além do X360 que comprei recentemente, tenho aqui um elitebook 840 G4 i7 já com uma data de anos e está impecável. O Elitedesk 800 g2 que tenho também está para as curvas.
Para mim não há melhor, são baratos, grade A com 3 anos de garantia e está a andar. Se avariar, é super fácil encontrar peças e também são fáceis de substituir

Compro recondicionados a nos para uso pessoal e lá na empresa também é o que usamos.
Além do X360 que comprei recentemente, tenho aqui um elitebook 840 G4 i7 já com uma data de anos e está impecável. O Elitedesk 800 g2 que tenho também está para as curvas.
Para mim não há melhor, são baratos, grade A com 3 anos de garantia e está a andar. Se avariar, é super fácil encontrar peças e também são fáceis de substituir

Elitebook são realmente muito duráveis. Entre um portátil de baixa gama de 600 paus novo e um elitboook recondicionado com 4 ou 5 anos prefiro tbm o elitboook.

Nota: linha pro HP tbm são bons mas estão alguns duros abaixo. Duráveis mas as velocidades e qualidade dos componentes é inferior elite HP.
​​​

E os Thinkpad ainda mais resistentes são a nível de chassis e robustez. Mas como o meu não anda na guerra prefiro os elitebook pois a nível de aspeto são mais simples e leves

Com o lançamento do Snapdragon X Elite, lá para Junho/Julho teremos portáteis - não Apple - com processadores "ARM" mais possantes.
Vamos ver como serão na prática a correr Windows, quando começarmos a ter as primeiras reviews.

E ter alguma noção dos preços em Portugal ...

Haverá também uma versão mais económica, chamada X Plus.

Last edited:
Não é por mal ou ser desmancha prazeres mas... Há mais de 30 anos que se fala de processdores ARM para substituir Intel/AMD x86.
Será desta?

E não estou a exagerar nos anos infelizmente [:D]

• Like
Reactions: dio
Back