Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Não recomendo de todo o Avast e companhia. Têm tanta tralha que deixa o pc lento e por agum motivo ficava sem internet com o avast.

Por aqui é sempre Kaspersky. Arranja-se licenças baratas online. Quis poupar uns trocos com o Avast e olha, tá lá associado à minha conta uma licença que não vou utilizar

• Like
Reactions: sat
Sim já ouvi relatos de que Avast "limita" ou come bastante banda da internet, nunca testei.
Tive por dois anos o Norton (o completo) e não tenho razão de queixa, bastante completo e não sentia o PC lento, recentemente testei o Kaspersky e gastei bastante da interface e acho muito completo (talvez o melhor que já tenha testado) fica um furo acima do Norton. (Mas a política do Kaspersky "made Rússia" deixa um pouco a desejar. Mas a nível de programa/software muito completo, com VPN, bloqueio de anúncios, de banners, publicidade etc muito segurança... Mas dps há a tal brecha da Rússia, mas para utilizador básico, serve perfeitamente.

• Like
Reactions: sat
Para a maioria dos utilizadores domésticos o default do windows é a melhor opção, e quem me disse foi um perito em ciber segurança e formador, e esta malta costuma ser paranoica.

Mas para ransomwares esqueçam, nem vale a pena.

Anyway, esses antivirus por norma trazem é ferramentas extra que podem ser mt úteis, incluindo VPN's, entre outras.

Para a maioria dos utilizadores domésticos o default do windows é a melhor opção, e quem me disse foi um perito em ciber segurança e formador, e esta malta costuma ser paranoica.

Mas para ransomwares esqueçam, nem vale a pena.

Anyway, esses antivirus por norma trazem é ferramentas extra que podem ser mt úteis, incluindo VPN's, entre outras.

Desde que saiu o Windows 10 deixei de utilizar antivírus

Agora com este ataque fiquei a pensar melhor no assunto, mas também acho que podia acontecer com um antivírus desde que o utilizador aceite ou click em qualquer janela que aparece no ecrã

Desde que saiu o Windows 10 deixei de utilizar antivírus

Agora com este ataque fiquei a pensar melhor no assunto, mas também acho que podia acontecer com um antivírus desde que o utilizador aceite ou click em qualquer janela que aparece no ecrã

Sim esse tipo de ataques costuma ter sucesso seja com que antivirus for.

Mas como já referido, há é um conjunto de ferramentas que podem ser úteis, dependendo do AV e da versão que se comprar.

Se a ideia for só AV por si só, mais vale ficar com o do windows que aliás é melhor que alguns outros.

Sim já ouvi relatos de que Avast "limita" ou come bastante banda da internet, nunca testei.
Tive por dois anos o Norton (o completo) e não tenho razão de queixa, bastante completo e não sentia o PC lento, recentemente testei o Kaspersky e gastei bastante da interface e acho muito completo (talvez o melhor que já tenha testado) fica um furo acima do Norton. (Mas a política do Kaspersky "made Rússia" deixa um pouco a desejar. Mas a nível de programa/software muito completo, com VPN, bloqueio de anúncios, de banners, publicidade etc muito segurança... Mas dps há a tal brecha da Rússia, mas para utilizador básico, serve perfeitamente.

Uso a titulo pessoal e profissional há anos e nada a apontar

eu costumo usar o Mcafee por 10-15€/ano para 1-5 pcs
(está muitas vezes a esse preço na fnac, rp, worten, etc)​

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	52.0 KB ID:	14472114

Last edited:
Outra vantagem de pelo menos alguns desses AV pagos é terem consola de gestão centralizada para as maquinas todas que tiverem o client instalado.

Eu usei e andei uso Norton em alguns PCs durante anos e zero queixas.
(Eu nos PCs de casa portátil e fixo e o PC da maria gosto de ter AV diferentes entre as máquinas.)
O Kaspersky para os utilizadores domésticos não acredito que tenham grande impacto/interesse em "espiar" para os russos. Agora o Kaspersky instalado em máquinas do "aparelho do estado" e outras "entidades governamentais" ou segurança acredito que o "ratito" possa fazer uma inspeção.
E isso tbm deve acontecer com os outros sob alçada do EUA será que a CIA não faz o mesmo?! (Mas talvez não tão a "esgarrada")

**Apartir do momento em que instalamos um AV de terceiros ou outros programas parecidos e em que concordamos com os termos e condições ficamos sujeitos a quase "tudo".

O melhor antivirus é o comportamento consciente atrás do ecrã.

Não vão ganhar nenhum prémio ao clicar em link nenhum nem nenhum familiar vosso vos vai enviar fotos num ficheiro executável.

No caso de mails aparentemente fidedignos mas que levantem alguma suspeita (dívidas, faturas, etc), nunca clicar. Se existir, entretanto chegará por correspondência física.

O windows defender em background é suficiente para um utilizador comum.

Quem andar a 'sacar' coisas à toa sem conhecimento do que está a fazer, não vai haver antivírus que salve.

Também penso assim, para uso em casa. Mas quando há demasiada informação sensível e trabalho à mistura, pensamos de outra forma.

Basta ver nos emails da empresa a quantidade de "curriculos.zip" "fatura.zip" que se recebem por email. Claro que dentro dos zip está um executável...
Isto para o comum dos mortais numa empresa é quase certo abrirem. O Kaspersky por exemplo deteta logo essas bodegas.

Esse tipo de emails nem chegam aos utilizadores finais, é tudo retido pelos sistemas de segurança, empresas que utilizam emails genéricos gratuitos têm o que merecem :sh)

Também penso assim, para uso em casa. Mas quando há demasiada informação sensível e trabalho à mistura, pensamos de outra forma.

Basta ver nos emails da empresa a quantidade de "curriculos.zip" "fatura.zip" que se recebem por email. Claro que dentro dos zip está um executável...
Isto para o comum dos mortais numa empresa é quase certo abrirem. O Kaspersky por exemplo deteta logo essas bodegas.

O Windows vem com um antivírus próprio desde o Windows 7 ou Vista, já não estou bem certo. Porque é que os outros haveriam de ser melhores, numa utilização comum?

Back