Espero que me possam ajudar num problema que estou a ter num PC.
Começando pelo princípio, na semana passada meti o PC em stand-by. Quando o voltei a ligar, não dava imagem e ficou com os LEDs das drives todos acesos (discos e DVD) e com um barulho esquisito mas que me pareceu relativo às drives a funcionar (faz sentido, se os leds estavam ligados...). Como aquilo não passou, desliguei-o no botão ON/OFF com retardamento para evitar estragar alguma coisa. Ligo-o e nada. Morto. Vai de tirar a sucata para fora da caixa. Só MB, CPU e fonte. Não ligava. De repente liga. Mas não dava imagem. Com outra fonte a mesma coisa. Depois, umas vezes arrancava bem, ia à BIOS e voltagens, etc estava tudo bem, outras vezes bloqueava antes de chegar à BIOS e ainda, meninos e meninas, chegou a desligar-se sozinho. Ligo as colunas (som onboard) e "System failed cpu test", que para quem tem a felicidade de não saber o que é, é um relatório da ASUS por voz.
Procuro por casos idênticos na net, tiro e volto a instalar o cpu, vejo a pasta térmica, procuro por anomalias visíveis na MB, vários resets à BIOS, nada...
"Bem, isto ou é CPU ou é MB, fígado não é que já o tirei, pulmões também não estão lá... vou experimentar com outro CPU". Compro um CPU igual usado, meto na MB, fez-se um bocado de esquisita, mas à 2ª ou 3ª, tudo bem. Liguei e desliguei algumas vezes para ir ligando as coisas todas já dentro da caixa, lá aceitou tudo.
Meto a tampa lateral do PC, volta a mensagem "System failed cpu test"... "asdgasdj Raios parta esta sjhcvdjch!"
Tiro a tampa, reinicio, fica tudo normal. Aproveito para deixar assim e ir controlando as temperaturas, não fosse o cpu aquecer. Não passou dos 49 graus, segundo o Asus Probe.
Passado um bocado, o rato wireless pede recarga de pilha, ligo o fio (que está ligado ao emissor que por sua vez é PS2) e o PC reinicia.
(Lembrei-me que a primeira vez que ouvi aquele alarido das drives em conjunto com os LEDs todos acesos, foi quando liguei este fio mas dessa vez bastou desligar o fio e reiniciar o PC.)
Ligo um rato com fios USB, reinicio sem problemas, felizmente, pensei eu. De resto passei a tarde toda ao PC, normalmente, sempre a monitorizar as coisas. Antes de jantar, desliguei-o para depois montar a tampa novamente. Mando encerrá-lo pelo Windows, como é normal, ele começa o processo mas passado um bocado volta com o alarido das drives e LEDs acesos. "kjhfasdugjhfgds que é se passa com esta gtfdjys?". Desligo-o por retardamento, tento ligá-lo, nada. Só o LED da MB, como é habitual. Volto a tirar tudo para fora, de novo só CPU, MB e colunas e já ligou com outra fonte mas voltei à estaca zero: "System failed cpu test" e daqui não sai. Com a fonte dela agora nem liga. Dá só o LED da MB.
Agora digam-me, depois de ler isto tudo: dou-lhe com o martelo ou com a picareta? Faço um transplante do quê?
Suspeito que seja tudo problema da MB (ASUS K8V SE Deluxe) mas também já não sei se será só dela...
Alguma ideia nova?