Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Verifica se o cpu não está a 100% (no task manager).

Está.
Não percebo muito de informática por favor tentai ser brando nos termos [:D]

Já agora o computador é antigo a caminhar para os 10 anos apesar de ter sofrido alguns upgrades de periféricos com o passar do tempo.
É um Fujitsu Siemens 2.4 Pentium R4 80 Gb 1750 RAM

Bom sr técnico de informática, ainda bem que estou eu cá para ajudar. [:D]
Tens windows 7, certo?
Então fazes assim, nos dispositivos de hardware, vais ao controlador sata, fazes para alterar o driver, e da lista forças o microsoft standard ahci controller.
Ele vai dizer que pode não ser compativel blah bla blah. Ignora e aplica.
Depois reinicias, vais à bios e alteras para ahci.
Depois de arrancares, instala os controladores ahci mesmo da controladora (intel, amd ou o que seja).
E pronto! [:p]

Os técnicos não sabem tudo da informática, e às vezes também têm duvidas [:p]

Já fiz o truque e resultou, agora estou em AHCI mas, fiquei com este ponto de exclamação, que não encontro referência ao que seja

img.PNG

Está.
Não percebo muito de informática por favor tentai ser brando nos termos [:D]

Já agora o computador é antigo a caminhar para os 10 anos apesar de ter sofrido alguns upgrades de periféricos com o passar do tempo.
É um Fujitsu Siemens 2.4 Pentium R4 80 Gb 1750 RAM

Vê nos processos do task manager se é o flash.exe que está a coupar o cpu todo. Se for, é o cpu que não tem "power" suficiente para exibir o video de forma fuida. Tenta baixar a resolução do video. Tirando isso não há muito a fazer senão upgrade.

Os técnicos não sabem tudo da informática, e às vezes também têm duvidas [:p]

Já fiz o truque e resultou, agora estou em AHCI mas, fiquei com este ponto de exclamação, que não encontro referência ao que seja

View attachment 107667

Algum software que instalou um controlador virtual (tipo daemon tools ou alcohol 120/52)?
Experimenta a apagar e voltar a detectar a ver se instala correctamente.
Acerca do saber tudo, tava só a meter-me contigo. [:p]

Edit: um pequeno aparte, realmente para isto do ahci, o vista e 7 vieram a dar uma grande ajuda com o driver standard ahci já no s.o. no xp era cá uma trabalheira...

Last edited:
Vê nos processos do task manager se é o flash.exe que está a coupar o cpu todo. Se for, é o cpu que não tem "power" suficiente para exibir o video de forma fuida. Tenta baixar a resolução do video. Tirando isso não há muito a fazer senão upgrade.

Algum software que instalou um controlador virtual (tipo daemon tools ou alcohol 120/52)?
Experimenta a apagar e voltar a detectar a ver se instala correctamente.
Acerca do saber tudo, tava só a meter-me contigo. [:p]

Edit: um pequeno aparte, realmente para isto do ahci, o vista e 7 vieram a dar uma grande ajuda com o driver standard ahci já no s.o. no xp era cá uma trabalheira...

A meteres-te comigo...hm...fazes bem [:p][:D]

Sim tenho o magicdisc que é do mesmo genero do alcohol, é isso, portanto.

Sim agora está simplificado mas, tu com um CD do XP SP3 podias formatar, depois tinhas de carregar o F6 e carregar os controladores a partir de uma PEN por ex.

O XP está velho e na altura em que saiu acho que ainda nem havia SATA.

Agora com o 7 sim, o gajo para formatar, pode logo ser com AHCI que ele instala automaticamente e depois é só instalar o tal driver SATA já quando o windows estiver a correr.

A meteres-te comigo...hm...fazes bem [:p][:D]

Sim tenho o magicdisc que é do mesmo genero do alcohol, é isso, portanto.

Sim agora está simplificado mas, tu com um CD do XP SP3 podias formatar, depois tinhas de carregar o F6 e carregar os controladores a partir de uma PEN por ex.

O XP está velho e na altura em que saiu acho que ainda nem havia SATA.

Agora com o 7 sim, o gajo para formatar, pode logo ser com AHCI que ele instala automaticamente e depois é só instalar o tal driver SATA já quando o windows estiver a correr.

Não, a trabalheira para mudar para ahci sem formatar.

Mas sempre deu sem problemas, só quando tive um problema de shockwaves do youtube e os desactivei é que ficou assim...

Mas sempre deu sem problemas, só quando tive um problema de shockwaves do youtube e os desactivei é que ficou assim...

O flash está sempre a actualizar versões, cada vez mais pesadas.
Um portatil antigo meu corria bem as primeiras versões do flash mas deixou de dar ai na versão 4 ou 5. Neste momento já vai na 11.

O flash está sempre a actualizar versões, cada vez mais pesadas.
Um portatil antigo meu corria bem as primeiras versões do flash mas deixou de dar ai na versão 4 ou 5. Neste momento já vai na 11.

Desfragmentei os dicos rigidos e passou, obrigado na mesma pela disponibilidade [;)]

Desfragmentei os dicos rigidos e passou, obrigado na mesma pela disponibilidade [;)]

Então nesse caso não devia ser cpu a 100%. Por isso o que te perguntei no inicio para veres se o processo flash.exe estava a entupir o cpu.
Se fosse isto, não havia defrag que ajudasse.

Se desfragmentaste e resultou, nem quero imaginar que se calhar um ccleaner aí vai-te eliminar KG de lixo e erros no registo

Nem por isso, tenho um disco de 80 Gb reparido em 2 de 40, tenho 15 Gb ocupados num e 10 noutro, tento ter as coisas arrumadas e só o indispensável, quanto mais não seja porque o meu computador caminha para 10 anos [;)] Erros acredito, mas para isso mando o windows procurar e corrigir erros no sistema pontualmente...

Nem por isso, tenho um disco de 80 Gb reparido em 2 de 40, tenho 15 Gb ocupados num e 10 noutro, tento ter as coisas arrumadas e só o indispensável, quanto mais não seja porque o meu computador caminha para 10 anos [;)] Erros acredito, mas para isso mando o windows procurar e corrigir erros no sistema pontualmente...

Eu refiro-me mais a ficheiros temporários, de cache, etc

Tenho um pc que nao arranca, posso pegar no disco dele, coloca-lo numa caixa de disco externo e aceder-lhe com outro computador por esse método?

Tenho um pc que nao arranca, posso pegar no disco dele, coloca-lo numa caixa de disco externo e aceder-lhe com outro computador por esse método?

Em principio terás sucesso, desde que claro, a caixa seja compativel.

Se não der, podes sempre ligar o disco noutro PC, de secretária, abrindo a caixa do PC e ligando lá os cabos ao disco.

Em principio terás sucesso, desde que claro, a caixa seja compativel.

Se não der, podes sempre ligar o disco noutro PC, de secretária, abrindo a caixa do PC e ligando lá os cabos ao disco.

Então não haverá nenhum problema por esse disco ter um sistema operativo, ao ser colocado na caixa vou aceder-lhe como se fosse um qualquer disco externo?

Então não haverá nenhum problema por esse disco ter um sistema operativo, ao ser colocado na caixa vou aceder-lhe como se fosse um qualquer disco externo?

Sim. Mas, é um disco SATA ou IDE ?

Se for um disco SATA, basta que esteja ligado numa porta SATA 2 ou SATA 3 e o disco principal no Sata1, que já deve estar

Se for um disco IDE, o melhor é meteres o jumper como " slave " e ligares o cabo IDE na entrada IDE 2 ou, em alternativa, ligares o disco na ficha intermédia do cabo IDE, com o jumper em slave ou cable select

Sim. Mas, é um disco SATA ou IDE ?

Se for um disco SATA, basta que esteja ligado numa porta SATA 2 ou SATA 3 e o disco principal no Sata1, que já deve estar

Se for um disco IDE, o melhor é meteres o jumper como " slave " e ligares o cabo IDE na entrada IDE 2 ou, em alternativa, ligares o disco na ficha intermédia do cabo IDE, com o jumper em slave ou cable select

É um IDE, a outra duvida que tenho é que tendo duas partiçoes nesse disco, como é que ele irá aparecer no outro pc?

É um IDE, a outra duvida que tenho é que tendo duas partiçoes nesse disco, como é que ele irá aparecer no outro pc?

Aparecerá como discos (neste caso mais dois além dos que estão disponibilizados no computador que irá carregar essa drive externamente). Se não aparecerem os dois é porque as letras (C: D: F: ou outra) estão em conflito com outras já em uso. Para resolver isso vais ao "disk management" das "administrative tools" e mudas a letra atribuida à unidade física.

Aparecerá como discos (neste caso mais dois além dos que estão disponibilizados no computador que irá carregar essa drive externamente). Se não aparecerem os dois é porque as letras (C: D: F: ou outra) estão em conflito com outras já em uso. Para resolver isso vais ao "disk management" das "administrative tools" e mudas a letra atribuida à unidade física.

Mas quando ligas o disco ao PC , o Windows automaticamente vai atribuir uma letra diferente daquelas que os discos do proprio PC saudável tem..

Claro que em caso de problemas tem que se ir ao gestor de discos , mas conflitos de letras pelo menos nunca assisti.

Como é que posso ter "corrente" nas portas USB dum portátil, quando este não está a funcionar? Dava-me jeito para carregar o telemóvel, GPS e outros gadgets, mas sem ser preciso ter o portátil ligado (pode ficar ligado à rede eléctrica).

Back