Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Dependendo das necessidades e budget de cada um, nada torna nada obsoleto. E se chega para ti, tanto melhor, não há necessidade de gastar dinheiro sem ter necessidade disso.

Apesar disso, a diferença está longe de ser tão insignificante como queres fazer crer, as minhas máquinas de referência são potentes qb (xeon e i7) e não deixam margem para dúvidas, os discos mecânicos são o verdadeiro Bottleneck da actualidade.

Fracos ou potentes, todos podem ter ganhos espectaculares apenas com a mudança de uma pequena peça.

Vários testes já eu fiz com vários portáteis e desktops, fruto do meu anterior trabalho em que estive 2 anos.

É como te digo, em PC's modernos, nota-se diferença claro, mas nada que transforme um bom HDD em obsoleto. Claro que estou a falar em desktops com I3 ou superior, além de 4 ou 8 GB RAM e discos de 64 MB cache naturalmente a 7200 RPM. É o que eu acho. Se eu estivesse agora com trabalho arranjava um SSD bom, mas, neste momento o HDD 750 GB chega perfeitamente, não sendo um upgrade indispensável, já que a rapidez é mais que muita.

Um bom HDD, é bom para o comum dos utilizadores:
- nos primeiros 6 a 12 meses de utilização, quando começa fruto de uso "normal" de software a perder aquela rapidez inicial
- quando não está cheio até ao tutano (mais de 50% da capacidade ocupada e começa-se a perder performance)
- quando o uso diário nada tem a ver com multitasking ou algo que necessite de muita leitura/escrita que não seja sequencial (que é a maioria do uso)
- dependendo do uso dado a degradação ao longo dos anos é óbvia (para mim 4/5 anos e tenho de considerar a reforma do mesmo)

Qualquer uma destes pormenores passam ao lado de um bom SSD, mesmo com o alerta dos cavaleiros do apocalípse da degradação das células dos SSD[:cool:]

Porque é que isto me interessa? Porque levo quase todas as semanas (fds[8b]) com as queixinhas do costume. E abençoados aqueles que deram o aval para eu fazer-lhes upgrade e não me chatearam mais a cabeça.

Exemplos meus:

Um teste de longa duração (4 anos), com um i7+6Gb+Intel X25-M 80Gb+WD Caviar Black 640Gb que tenho com o SO de origem. O HDD está pronto para encostar na prateleira dos HDDs reformados.

E o outro exemplo pessoal com 2/3 meses que me serve de comparação da diferença de performance entre um SSD e HDD actual é um i5+8Gb+intel 330 120Gb+WD 1Tb 64Mb.

Tenho mesmo de reforçar que em termos reais e em números puros a diferença é grande, muito grande para não considerar o enorme salto e a revolução em termos de hardware que os SSD trouxeram aos computadores.
Deixo aqui uma review do que era considerado há uns anos o canhão da performance, actualizado e virado agora caixa de armazenamento face ao advento dos SSD (e a comparação é com um de gama baixinha)...AnandTech - Western Digital VelociRaptor 1TB (WD1000DHTZ) Review.

Qualquer comparação entre estes dois componentes não faz sentido, tal a magnitude das diferenças. Agora, se usarem um SSD no PC para ir ao Facebook, óbvio que um SSD pode não parecer nada de especial, mas se o potencial dele for bem aproveitado, não há palavras para descrever o quão bom é em relação a um HDD, seja num PC antigo ou moderno.

Um HDD castra por completo qualquer sistema e ainda mais os de alta gama. Há até situações em jogos, que o disco não consegue acompanhar o processamento dos CPUs e gráficas e capam o nível de frames, porque ficam à espera que o HDD leia a informação. E este é só um caso, existem muitos mais.

Com um HDD, experimentem estar a descomprimir um rar de 10GB, a instalar uma aplicação qualquer, a jogar e a usar algum programa pesado em background, tudo ao mesmo tempo. Depois, tentem usar o computador normalmente e vão ver ele a engasgar-se por todo o lado e até a ter dificuldade em abrir uma simples janela do explorador do Windows. No entanto, tudo isto com um SSD, era um passeio no parque e a resposta do sistema continuaria fantástica.

Um HDD poderá ser considerado bom para o típico utilizador casual, que usa o PC para ir à net, escrever uns textos e pouco mais. Para quem quiser algo mais e acima de tudo multi-tarefa, as diferenças para um SSD são gritantes.

Acho que nem é preciso estar a descomprimir um ficheiro de 10Gb [:D]

A mim basta me estar a descomprimir um ficheiro de 1 ou 2 Gb, a instalar qualquer coisa e tentar abrir o explorer e ja se ve o pc a engasgar e demorar meia hora para fazer seja o que for....

Sendo uma diferença assim tao gritante, essa vai ser uma aquisicao a nao se questionar. Se ja estava na lista das coisas a comprar, agora com esse exemplo, ainda mais certezas tenho.

Tenho um SSD no meu PC antigo (o que remontei) e aquilo faz boot e respectivo shutdown mais rápido que o pc novo montado à pouco mais de um mês e com mais RAM etc etc. Sem dúvida um bom investimento.

Comprei um destes de 60GB que chega e sobra para o SO e programas...

Corsair Force Series 3 SSD Drives

Edit: Um pequeno pormenor. A MB que tenho só dá para SATA 2 e mesmo não aproveitando o SATA 3 que o SSD tem, a diferença faz-se notar na mesma!!

Last edited:
Dependendo das necessidades e budget de cada um, nada torna nada obsoleto. E se chega para ti, tanto melhor, não há necessidade de gastar dinheiro sem ter necessidade disso.

Apesar disso, a diferença está longe de ser tão insignificante como queres fazer crer, as minhas máquinas de referência são potentes qb (xeon e i7) e não deixam margem para dúvidas, os discos mecânicos são o verdadeiro Bottleneck da actualidade.

Fracos ou potentes, todos podem ter ganhos espectaculares apenas com a mudança de uma pequena peça.

Não é que não seja insignificante.

É mais ou menos como teres uma placa gráfica de 200 euros, ou teres uma de 500 euros. Uma de 200 dá para jogar tudo com altissima qualidade e rapidez ? dá com certeza.

Mas uma de 500 será ideal para ecrãs de muitas polegadas e com HDMI. Para uns justifica a diferença, para outros não.

Ok a comparação é estranha mas deu para entender.

Acho que um PC com I3, i5 e por aí fora, juntamente com 8 GB ram e uma boa motherboard com HDD de 64 MB cache, fica muito rápido mesmo, claro que com SSD fica super hiper mega rápido, mas como disse, se estivesse a nadar em dinheiro investia nisso. Assim, não, pois não é assim tão indispensável.

Senhores eu tambem considero que após 4 ou 5 anos um disco já não tem a mesma performance e começa a ser duvidoso se de um dia para o outro não se decide finar.

Só que não é por ter HDD que o PC fica incompetente. Mas também temos que falar de HDD competentes e não de discos com 16 MB cache.

Eu tenho um I3, 8 GB RAM @ 1333 Mhz e HDD, e sem duvida que estou contentíssimo mas ainda ficaria mais se tivesse SSD só que ele é rapido a iniciar e mesmo nos jogos pesados tipo COD MW3 nunca tive problemas, embora mais uma vez digo, que o SSD é superior.

Last edited:
Ninguém disse que ficava incompetente e como disse, se estás satisfeito com o que tens, não precisas de gastar dinheiro extra.

Quem tiver folga orçamental, um SSD é na minha opinião a prioridade nº1, não há 64MB de cache que salve um HDD, apenas os híbridos se safam melhor.

Ninguém disse que ficava incompetente e como disse, se estás satisfeito com o que tens, não precisas de gastar dinheiro extra.

Quem tiver folga orçamental, um SSD é na minha opinião a prioridade nº1, não há 64MB de cache que salve um HDD, apenas os híbridos se safam melhor.

Por exemplo eu agora tenho uma placa gráfica de 130 euros , excelente. E já construí o PC com ela. Na altura poderei ficar com o PC com VGA on board mas com SSD, mas neste caso achei melhor ficar com a placa, e em vez de SSD, ficar com HDD já que também preciso de muito espaço de armazenamento. Nestes casos em que é SSD vs Placa gráfica, para mim é mais necessária a placa. Claro que um dia quando estiver mais à vontade, mantenho o HDD e meto tambem um SSD.

Agora se me disseres : Preferes um I7 mas com HDD ou I3 com SSD ? Obviamente para mim é o I3 com SSD porque o I3 já é muitissimo bom, sendo que com I7 + HDD já era pérolas a porcos, admitindo que o PC ficaria assim para sempre [:D]

São opções que se tomam e a vantagem de montarmos nós mesmo um computador, fica à nossa medida. Eu preferi apostar em força no processador, RAM, SSD e uma boa motherboard em detrimento da placa gráfica.

Eu pessoalmente admito e é inegável que um SSD aumenta o desempenho, nomeadamente na abertura de aplicações, e no arranque / fecho do Windows. Mas também acho que um PC não é só isso (pelo menos o meu).

Eu tenho um Intel Core i5 2500K, MB Asus, 8 GB memória, gráfica ATI (a precisar reforma), e tenho no armazenamento vários discos HDD. O arranque demora 40 segundos ou mais? Sim, mas com isso posso eu bem. Dois dos trabalhos que faço com o PC são edição de video e fotografia, pelo que necessito do espaço. Provavelmente no futuro irei para um SSD para SO e programas, mas neste momento passo bem sem ele. O processador consegue renderizar video HD a boa velocidade, e os discos conseguem acompanhar.

Neste momento tenho:
SO e Programas: HDD 250GB Sata 2
Documentos e apoio: HDD 1TB
Armazenamento interno de originais video: 120GB Sata
Armazenamento interno de ficheiros renderizados / arquivos finais: 160 GB Sata2
Armazenamento externo: 1 x 500GB + 1 x 1TB + 1 x 2TB

O meu "truque", se é que se pode chamar dessa forma, é usar drives diferentes de origem e destino dos ficheiros, fazendo com que o funcionamento seja muito mais rápido.

Para já, vai-se mantendo dessa forma.

Eu pessoalmente admito e é inegável que um SSD aumenta o desempenho, nomeadamente na abertura de aplicações, e no arranque / fecho do Windows. Mas também acho que um PC não é só isso (pelo menos o meu).

Eu tenho um Intel Core i5 2500K, MB Asus, 8 GB memória, gráfica ATI (a precisar reforma), e tenho no armazenamento vários discos HDD. O arranque demora 40 segundos ou mais? Sim, mas com isso posso eu bem. Dois dos trabalhos que faço com o PC são edição de video e fotografia, pelo que necessito do espaço. Provavelmente no futuro irei para um SSD para SO e programas, mas neste momento passo bem sem ele. O processador consegue renderizar video HD a boa velocidade, e os discos conseguem acompanhar.

Neste momento tenho:
SO e Programas: HDD 250GB Sata 2
Documentos e apoio: HDD 1TB
Armazenamento interno de originais video: 120GB Sata
Armazenamento interno de ficheiros renderizados / arquivos finais: 160 GB Sata2
Armazenamento externo: 1 x 500GB + 1 x 1TB + 1 x 2TB

O meu "truque", se é que se pode chamar dessa forma, é usar drives diferentes de origem e destino dos ficheiros, fazendo com que o funcionamento seja muito mais rápido.

Para já, vai-se mantendo dessa forma.

Funciona bem, porque senão me engano essa leitura/escrita nos dois discos vai ser sequencial. E esse é o ponto em que o HDD menos perde para um SSD.
Eu fazia o mesmo (quando fazia muitas descompactações de ficheiros e vice-versa) e tinha HDDs. De tal ordem que preferia abdicar da performance de um raid 0 para ter esta possibilidade.

Boas!
O Outlook não me deixa abrir links de sites. Aparece sempre esta mensagem:

Sem%20T%C3%ADtulo.jpg

Como abro os links normalmente?

Nem de propósito.

Quero fazer um upgrade ao hdd de 4200 rpm do meu portátil. O problema é que o disco tem cerca de 500 Gb e por isso um disco menor que 256 Gb estaria fora de questão (é um portátil e por isso não tem espaço para levar mais um disco)

Tenho lido algumas reviews dos "Seagate Momentus XT 750 gb" com 8 GB de SSD de cache mas já me disseram que em termos práticos não adianta muito. :confused:

De resto sobram os SSD de 250 gb ou + mas na realidade não queira gastar muito mais que 200 € nisto... o que aconselhas?

Alguma dica de marca e modelo que deva ver com atenção?

Eu optava por um ssd de qualquer forma e depois usava um HDD externo para armazenamento daquilo que normalmente nem sempre se usa ou então compras um caddy para o teu portátil e substitui a drive de CD/DVD para usares um Ssd e um HDD... Quanto às marcas, normalmente recomenda-se Intel(330 por exemplo), samsung 830/840 e crucial M4. Pessoalmente tenho um OCZ vertex 3 de 60gb que foi o que deu para comprar na altura, hoje com o mesmo dinheiro já se arranja um Samsung ou Intel com pelo menos 180gb...

Boa tarde,

Preciso de trocar o disco a um portátil, mas não sei como fazer para instalar no novo disco o Windows 7 original do disco antigo.

Crio a imagem do actual no windows.

Depois com o disco novo, ao arrancar ele detecta o que está no dvd e faz a instalação automáticamente?

Edit: Para criar a imagem do disco actual: Cópia de segurança e restauro -> Cria imagem do sistema?

Last edited:
Eu optava por um ssd de qualquer forma e depois usava um HDD externo para armazenamento daquilo que normalmente nem sempre se usa ou então compras um caddy para o teu portátil e substitui a drive de CD/DVD para usares um Ssd e um HDD... Quanto às marcas, normalmente recomenda-se Intel(330 por exemplo), samsung 830/840 e crucial M4. Pessoalmente tenho um OCZ vertex 3 de 60gb que foi o que deu para comprar na altura, hoje com o mesmo dinheiro já se arranja um Samsung ou Intel com pelo menos 180gb...

Eu tenho um NAS de 2 TB e o Portátil até faz os backups para lá via wireless... de facto os 500 gb até nem são assim tão necessários. E por menos de 200 já arranjo um Samsung 830 ou 840 com 250 gb .

Outra coisa... acho que o meu portátil é do tipo SATA 1 - Sony Vaio VGN-FW31ZJ (link), em princípio é compatível com estes discos, certo?

Back