Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Colegas,
Estou interessado em comprar uma UPS para proteger o PC.
Verifiquei que existem UPS'S com dois tipos de entrada. Podem ajudar-me o que corresponde:
Esta, com entradas que desconheço:
Posso adaptar o meu PC e restantes elementos da sala á segunda UPS ou apenas à primeira?

Já tive duas UPS com esse tipo de ligações. Era o normal nas UPS.
O problema não são as ligações, esses cabos ou vêm com as UPS, ou
arranjam-se com alguma facilidade.

O problema é a qualidade das UPS.

Essas duas que tive eram da marca MUSTEK, se não estou em erro, e
pifaram passado pouco tempo.

Depois comprei duas outras UPS, para substituir as duas que pifaram,
mas escolhi com as ligações do tipo da primeira (APC), mas da marca
BELKIN. Isto já foi há uns anos. Uma das BELKIN pifou passado pouco
tempo, mas a outra continua a funcionar tipo coelhinho das pilhas.

A BELKIN que pifou substitui por uma APC exactamente igual à da
foto (APC Back-UPS ES 700). Agora tenho uma BELKIN e uma APC.

Se queres um conselho: APC.
Nem penses duas vezes.

Há décadas que conheço a marca (usada desde que me lembro em
contextos empresariais), e é a referência do mercado. Agora que está
disponível a preços acessíveis para o comum dos mortais, é sem dúvida
um excelente investimento.

NOTA: Sempre tive as UPS com o mesmo tipo de serviço: 24/24 e 365/365
nos servidores que tenho em casa.

(...)
E para ligar vários aparelhos precisas de uma com 1000 ou mais de potência (só um pc 400 a 300)
(...)

Depende do consumo (carga), e do tempo de operação pretendido.

Actualmente uma de 700 será suficiente para a maioria dos casos.
Antigamente, com monitores CRT, é que era necessária mais potência.

Para quem usa laptops nem é necessário UPS, a bateria do laptop mantém
o computador em operação mesmo com falhas de corrente.

Para quem usa desktops com monitores LCD, uma de 700 é mais que
suficiente para dar tempo de gravar o trabalho e fazer shutdown em
segurança.

Boas, estou com problemas no portátil. A webcam não liga ao tentar fazer uma chamada no Skype. No Facebook está normal. Será por ter instalado a app para o videocall do Face?

Umas dúvidas muito rápidas:

É normal o botão de restart de um pc samsung na altura da compra ser só necessário um toque para ligar e passado meio ano já ser preciso "dar-lhe o jeito" para ligar? (isto no caso de estar somente ligado à corrente e sem a bateria colocada. Pois só com a bateria colocada basta um toque leve no botão).

Para Openoffice há algum programa ou extensão ou coisa que o valha que ajude nas normas de citação?

Tendo eu este pc há sensivelmente meio ano e só uma partição no disco (só tem disco C[8b][8b][8b][8b]) posso instalar Linux (ubuntu, já que é o que conheço melhor). Ou tem que ser feita uma partição e nesse caso seria melhor formatar e fazer tudo novo?

Umas dúvidas muito rápidas:

É normal o botão de restart de um pc samsung na altura da compra ser só necessário um toque para ligar e passado meio ano já ser preciso "dar-lhe o jeito" para ligar? (isto no caso de estar somente ligado à corrente e sem a bateria colocada. Pois só com a bateria colocada basta um toque leve no botão).

Para Openoffice há algum programa ou extensão ou coisa que o valha que ajude nas normas de citação?

Tendo eu este pc há sensivelmente meio ano e só uma partição no disco (só tem disco C[8b][8b][8b][8b]) posso instalar Linux (ubuntu, já que é o que conheço melhor). Ou tem que ser feita uma partição e nesse caso seria melhor formatar e fazer tudo novo?

Botão:
Não faço a mais pálida ideia... mas parece "normal". Ou seja, pelo que descreves parece uma
"feature" em lugar de um "defeito". Isto é, uma característica de funcionamento do software
(BIOS/UEFI) que demora mais tempo a detectar o toque no botão porque está ocupado a tentar
a bateria (que não está lá).

OpenOffice:
Não tenho o OO neste portátil, e não me está a apetecer ir lá acima ligar o outro que tem o OO.
Mas penso que esse aspecto seja igual no LibreOffice. Se for igual, é assim:
1. Não necessitas plugins.
2. Está no MENU -> INSERT -> INDEX & TABLES -> BIBLIOGRAPHY ENTRY
Depois podes editar o formato da tabela de citações de acordo com as normas que pretenderes.
Se quiseres usar a NP (Norma Portuguesa) o formato está aqui:
http://www.fd.unl.pt/Anexos/4141.pdf

LINUX:
Em princípio podes reduzir a partição onde tens o Windows para dar espaço para criar uma nova,
onde depois instalarias o LINUX.
De qualquer modo, se está disposto a formatar tudo, e se não necessitares do Windows para
coisas como jogos (que necessitam acesso directo ao hardware), podes instalar o LINUX no disco
todo, e depois usares o Windows numa máquina virtual dentro do LINUX.
Quanto ao UBUNTU... a menos que gostes mesmo muito, eu sugeria que experimentasses o
XUBUNTU (Ubuntu com XFCE), ou então o LINUX MINT com XFCE. Os grafismos normalmente
só gostamos de os ver no início, e para mostrar aos amigos. Quando é para trabalhar a sério, o
que queremos é estabilidade, rapidez, e que deixe memória livre para as aplicações, e nisso o
XFCE é muito melhor que o UNITY e que o GNOME 3 (e que o KDE também). Vantagens do LINUX...
podemos escolher as distribuições (Ubuntu, Fedora, Mint, Gentoo, Debian, Arch, etc.), e para
além disso, em cada distribuição podemos escolher também o ambiente gráfico (Unity, Gnome,
KDE, XFCE, LXDE, etc.).
Basicamente: não existem dois Linux iguais. No trabalho somos 4 com Linux Mint, e nenhum é
igual ao dos outros.
[;)]

NOTA:
Ainda sobre as referências...

Se necessitares de algo mais profissional em termos de referências, o ideal é usar
BIBTEX, que são as referências do LaTeX. Mesmo que não se use LaTeX, as bases
de dados mais usadas são em formado BIBTEX, e qualquer fonte tem exportação de
referências em formato BIBTEX.

Nesse caso, podes usar o JABREF, que permite fazer a gestão de grandes bases de
dados de referências, e integrar com o OpenOffice e LibreOffice.

Com a vantagem que o JABREF está disponível para instalar dos repositórios de
algumas distribuições (Ubuntu deverá ter). Ou seja, está a um click de distância.

Para quem não tiver Linux com o JABREF nos repositórios (ou use Windows [:vm)]),
aqui fica:
OpenOffice plugin for JabRef

Para gerir as citacoes, nao ha nada como o Mendeley: Free reference manager and PDF organizer | Mendeley
Inclui suporte para (open|libre|MS)office e latex, disponivel para win|linux|mac.
Dá para extrair citações com um clique no browser nas principais bases de dados bibliográficas.

Basicamente começas a usar, e não sabes como sobreviveste sem ele (isto se escrever papers e afins for parte do teu dia a dia)

Obrigado pelas respostas[;)]
Eu o que costumo fazer, mesmo no OO é "inserir"; "nota de rodapé/final" (ao longo do texto vão aparecendo aqueles números em cima da última palavra. É que não gosto da inglesa que é no meio do texto entre parêntesis último nome, data, página[8b][:vm)])e então depois escrever por exemplo: Santos, Manuel, Obra do dito, local, editora, ano.
Depois na parte da Bibliografia é que faço tudo à mão. Mas agora para a tese a ver se fazia de uma forma mais rápida e menos stressante.
E o linux dá para arrancar a partir de um disco externo? É que assim instalava uma versão fácil (já que não entendo grande coisa de pc's e menos ainda linux) num disco que tenho e então experimentava[:cool:]

É que cada vez gosto mais do linux, mas como sei mexer pouco mesmo com windows.
É que pelas ajudas que dão aqui à malta até fico[br:)]

Mas ainda bemapr:)apr:)apr:)

Novamente...

Para ver principalmente multimédia (filmes com 4,5GB), net e talvez jogar FM isto chega?

HP Pavilion G6 2213sa

Specs: AMD A8 4500 (Quad-core) 1.9Ghz; 8GB RAM; Gráfica AMD Radeon HD7640G.

Opiniões pf..

Novamente...
Para ver principalmente multimédia (filmes com 4,5GB), net e talvez jogar FM isto chega?
HP Pavilion G6 2213sa
Specs: AMD A8 4500 (Quad-core) 1.9Ghz; 8GB RAM; Gráfica AMD Radeon HD7640G.

Opiniões pf..
Não entendo muito da poda, mas como no Jumbo BOX me disseram que o AMD A6 equivale ao Intel i5, o AMD A8 deve estar a par do intel i7. E com 8gb de Ram deve ser bastante bom[;)]

Eu até estou arrependido de ter comprado "um maquinão" (samsung intel i5, 4gb ram, 1gb grafica dedicada)[8b][8b][8b]
Devia ter ido para o Acer pentium B qualquer coisa que era mais que suficiente para o uso que lhe dou. E ficava a metade do preço[8b]

Colegas,
Estou interessado em comprar uma UPS para proteger o PC.

Posso adaptar o meu PC e restantes elementos da sala á segunda UPS ou apenas à primeira?
Para ligar PC's, telemóveis, televisor e tudo o resto é melhor a 1a.
Agora se queres ligar um descktop é a segunda que vale.

O melhor era tentares encontrar no mercado alguma que tenha os 2 tipos de entrada. Até que só tenha duas como a UPS de baixo. Eu, em minha casa tenho uma UPS igual à de baixo e por isso só consigo ter o monitor e torre ligados. E bem queria ligar lá a tv, mas na altura era a única UPS que havia na loja

Não entendo muito da poda, mas como no Jumbo BOX me disseram que o AMD A6 equivale ao Intel i5, o AMD A8 deve estar a par do intel i7. E com 8gb de Ram deve ser bastante bom[;)]

Eu até estou arrependido de ter comprado "um maquinão" (samsung intel i5, 4gb ram, 1gb grafica dedicada)[8b][8b][8b]
Devia ter ido para o Acer pentium B qualquer coisa que era mais que suficiente para o uso que lhe dou. E ficava a metade do preço[8b]

Ao nível do I7 não fica e do I5 é apenas melhor num terço ou num quarto de alguns benchmarks. Só queria era ter a certeza que aguenta bem ficheiros de 4, 5, 6 GB de video.

Ao nível do I7 não fica e do I5 é apenas melhor num terço ou num quarto de alguns benchmarks. Só queria era ter a certeza que aguenta bem ficheiros de 4, 5, 6 GB de video.

Mas aguenta para fazer o quê? Para os ver ou para os editar?

Boas

O meu pc anda muito instável e está a ser dificil descobrir a origem..

Consegui foto deste bluescreen, alguém consegue decifrar isto?

P1040767.jpg

[;)]

Boas

O meu pc anda muito instável e está a ser dificil descobrir a origem..

Consegui foto deste bluescreen, alguém consegue decifrar isto?

View attachment 115327

[;)]

Tens algum overclock no CPU ou nas memórias?

Experimenta correr um Memtest, para ver se as memórias estão bem. Aqui tens o link da aplicação: MemTest: RAM reliability tester for Windows

Se passar sem erros, faz o mesmo com o CPU, mas com o LinX, Prime95 ou Intel Burn Test.

Para ligar PC's, telemóveis, televisor e tudo o resto é melhor a 1a.
Agora se queres ligar um descktop é a segunda que vale.
(...)

Porquê? Os desktops não se podem ligar a tomadas normais?
Não, NGS não interessa a ninguém, independentemente do tipo de tomadas
que tenha.

Entre uma UPS APC e outra marca qualquer, APC é sempre a escolha certa.

Quando eu compro uma UPS, espero que funcione pelo menos 4 anos sem
problemas, nem necessidade de trocar bateria.

Regra geral a APC é insuspeita na qualidade dos seus produtos.

Houve uma altura que tive propostas para Eaton/MGE e cheguei a comprar uma em promoção de uma unidade de 3kva (RAC).

Já tem 5 anos e até agora zero problemas.

Infelizmente estes preços promocionais despareceram e o preço delas chega a ser próximo das equivalentes da APC...

APC sao boas mas extremamente caras ... ao mesmo nivel de qualidade têm a MGE ... ate são do mesmo grupo , por uma fracção do preço.

APC sao boas mas extremamente caras ... ao mesmo nivel de qualidade têm a MGE ... ate são do mesmo grupo , por uma fracção do preço.

Há uns 3 anos sondei o mercado para ups de 5kva (2 unidades) ou em alternativa 1 de 10kva e não tive propostas alternativas às da APC...

Tri-fásica começava logo nos 5k euros, só pelo kit básico... mais escalável mas que me ficaria quase 3x o preço que acabei por dar por 2x5kva da APC...

Back