Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Preciso da vossa ajuda: o portatil Samsung NP355E-5C do meu sogro está muito lento, e reparei que o CPU nunca passa dos 50% mesmo com varias tarefas em conjunto. Ja activei o esquema energia de elevado desempenho e alterei tudo para 100% na secção do processador mas fica na mesma. Que raio se passará? Obrigado.

Preciso da vossa ajuda: o portatil Samsung NP355E-5C do meu sogro está muito lento, e reparei que o CPU nunca passa dos 50% mesmo com varias tarefas em conjunto. Ja activei o esquema energia de elevado desempenho e alterei tudo para 100% na secção do processador mas fica na mesma. Que raio se passará? Obrigado.

O computador aquece muito?

CTRL+ALT+DEL e vais ao task manager
Vê o que lá está aberto a correr em background
Pela descrição que fazes, há qualquer coisa a castrar o computador

POR ACASO o transformador de origem avariou e tem agora um universal !!! O que entendes por voltagem certa?
Os amperes e voltagem têm que ser os mesmos.

Tive um problema desses com uns dell latitude d810 que ligavam com um universal mas a velocidade de relógio estava a metade.

Quando o transformador não manda a voltagem certa normalmente dão esses sintomas.

apr:) apr:) apr:) apr:)

Já aprendi uma coisa nova hoje.
[kiss]

EDIT:
Deves estar a falar da corrente (Amperes), certo?
E não da diferença de potencial (Volts), certo?

Last edited:
apr:) apr:) apr:) apr:)

Já aprendi uma coisa nova hoje.
[kiss]

EDIT:
Deves estar a falar da corrente (Amperes), certo?
E não da diferença de potencial (Volts), certo?
Confirmo amanhã porque ainda tenho um portatil desses e o mesmo transformador universal no meu gabinete. Mas pode ser da amperagem, tens razão.

Pelo que vi na net o original tem estas caracteristicas: Output Voltage : 19V 4.74A Power : 90W , o universal tem 19V 3.50A e só 60W. Amanha vamos ligar só a bateria para ver se há alteração. Obrigado desde já a todos apr:)

Confirmo amanhã porque ainda tenho um portatil desses e o mesmo transformador universal no meu gabinete. Mas pode ser da amperagem, tens razão.

"Amperagem" não existe; é intensidade de corrente (em ampere - A).

Se o carregador não consegue fornecer a corrente necessária (A) e bastante provável que a bateria não fique completamente carregada!!!

"Amperagem" não existe; é intensidade de corrente (em ampere - A).

Se o carregador não consegue fornecer a corrente necessária (A) e bastante provável que a bateria não fique completamente carregada!!!

Deixaste-me na dúvida, porque podiam ser vícios de expressão.

Mas olha que existe: Definição ou significado de amperagem no Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico - infopédia

Assim como Definição ou significado de voltagem no Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico - infopédia

[;)]

Pelo que vi na net o original tem estas caracteristicas: Output Voltage : 19V 4.74A Power : 90W , o universal tem 19V 3.50A e só 60W. Amanha vamos ligar só a bateria para ver se há alteração. Obrigado desde já a todos apr:)

Bem, parece-me que o problema está efectivamente identificado. [;)]

Já que estamos numa onda de "preciosismos"...

Power = I x V
Ou seja, W = A x V

19V x 4,74A = 90,06W

Quanto a "voltagem" e "amperagem", é linguagem comum para a quantidade
de Volts e a quantidade de Amperes. Não vem mal nenhum ao mundo.

Os amperes e voltagem têm que ser os mesmos.

Tive um problema desses com uns dell latitude d810 que ligavam com um universal mas a velocidade de relógio estava a metade.

A voltagem tem obrigatoriamente que ser a mesma(19V). Já a amperagem disponível nunca poderá ser inferior à da fonte de alimentação original mas poderá ser superior. Uma fonte de 6.3A fornece todos os equipamentos que necessitem de amperagens abaixo desse valor(4.74A).

A voltagem tem obrigatoriamente que ser a mesma(19V). Já a amperagem disponível nunca poderá ser inferior à da fonte de alimentação original mas poderá ser superior. Uma fonte de 6.3A fornece todos os equipamentos que necessitem de amperagens abaixo desse valor(4.74A).

O que eu acabei de aprender foi precisamente o contrário.
[;)]

Ou seja, pode ser inferior. Não deve ser, mas pode...
[;)]

E o que aprendi foi qual era o sintoma. Ou seja:
Menos Amperes => consumo limitado => frequência CPU a meio-gás

Portanto, da próxima vez que houver um sintoma destes, já sei que a fonte de
alimentação está a dar o berro, ou não tem as características necessárias para
fornecer a corrente que o computador necessita para funcionar a "full power".

Foi o que eu aprendi desta discussão.
[;)]

Que os Volts teriam de ser iguais, e os Amperes iguais ou superiores, já eu
sabia... Não sabia era o comportamento com Amperes a menos... E agora
já sei.
[kiss]

O único adaptador/encaixe que este transformador aceita é de 18,5v.

O de origem é (output) 19,5v - 4.62A
O Universal é ( " ) 12-24V 6A (max) 90W

dell.jpg

128083d1423915056-topico-da-informatica-se-e-informatica-vem-parar-aqui-dell.jpg

dell.png

EDIT: Maldita foto não tinha carregado...

Last edited:
Back