rfc55
New member
Não preciso do "é assim" para perceber a tua pergunta...
Nem tu precisas do "é assim" para te fazeres entender...
Digo eu...![]()
Muito bem. Conciso e explícito.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Não preciso do "é assim" para perceber a tua pergunta...
Nem tu precisas do "é assim" para te fazeres entender...
Digo eu...![]()
ah e tal e o camandro o problema é que derivado da questao a coisa depois prontos...
prontos,é assim:
o acidente deu-se derivado ao excesso de velocidade.
Pode ser que para a próxima tenha-mos mais sorte...[]
Saludos
Acho que quem deu um grande impulso nesta forma magnífica de começar um discurso foram os primeiros "Bigbrotherianos".:sh)
Era recorrente as respostas do confessionário começarem por :"é assim..."
Julgo que quem utilizava esta expressão estava convicto que ao usar tal expressão, mais facilmente faria passar as suas ideias...
Cada vez mais - e é mal geral de todos os fóruns - se anda a hifenizar palavras a torto e a direito. Ainda não percebi de onde saíu essa "moda", mas é de há 2 anos para cá, ou menos.
É o fizes-te, gostas-te, percebes-te, achas-te, disses-te....enfim.![]()
Será que ninguém mais notou isto? É cada vez mais abusivo!
Cada vez mais - e é mal geral de todos os fóruns - se anda a hifenizar palavras a torto e a direito. Ainda não percebi de onde saíu essa "moda", mas é de há 2 anos para cá, ou menos.
É o fizes-te, gostas-te, percebes-te, achas-te, disses-te....enfim.![]()
Será que ninguém mais notou isto? É cada vez mais abusivo!
Outro erro que cada vez também vejo mais, desde há uns tempos para cá, quer neste quer noutros fóruns, é a utilização indistinta (e, por consequência errada) do HÁ e do À.
Reclamem, mas nao abominem o tópico. Ele continua a ser útil, como pude comprovar por comentários anteriores.
Já agora e tendo algo a ver com o tempo que se tem sentido:
Está frio ou faz frio
Pergunta/Resposta
Devemos dizer está frio/calor ou faz frio?
Julgo que a primeira hipótese será a mais correcta uma vez que a segunda me soa a francesismo. Estarei correcta?
Anabela Faria
Professora
Rio Tinto
Portugal
A construção mais portuguesa é está frio/calor. Mas, ao contrário da perspe(c)tiva da tradição gramatical, tenho dúvidas quanto ao francesismo de «faz frio». Em espanhol, por exemplo, também «faz frio» (“hace frío”) e em galego diz-se “fai frío” e “vai frío".
A construção com «fazer» talvez não seja assim tão francesa…
e vocês, como é que dizem? "Faz frio" ou "Está frio"?
Encontrei esta noticia que acho no minimo preocupante.
Quem serão os idiotas mentecaptos que terão estas ideias de m.erda??[8b]
"Apenas cinco dos oitos países membros da CPLP já tinham assinado o documento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, proposto em 1990. Sendo que Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe assinaram recentemente.
Serão cerca de 40 mudanças, entre elas estão o alfabeto com 26 letras (atualmente são 23), com a inserção do "k", "w" e "y", e o fim do trema (permanece apenas em nomes próprios e derivados).
Estima-se que com essas modificações, a escrita no Brasil terá 0,45% de alteração. Enquanto que em Portugal, estima-se uma mudança de 1,6% do vocabulário escrito.
Por exemplo, os portugueses passarão a escrever "úmido" ao invés de "húmido", e também não escreverão o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado: "acção", "contacto", "acto", "adopção", "baptismo", "óptimo" e "Egipto".
O acento circunflexo nas palavras paroxítonas terminadas em "o" duplo será suprimida: "abençôo", "enjôo" e "vôo". No Brasil, a escrita correta será: "abençoo", "enjoo" e "voo".
Assim como o emprego do acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes. Assim, a grafia correta passará a ser: "creem", "deem", "leem" e "veem".
O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para"(preposição) e também nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia", que perderão o acento agudo. "
Outro erro que cada vez também vejo mais, desde há uns tempos para cá, quer neste quer noutros fóruns, é a utilização indistinta (e, por consequência errada) do HÁ e do À.