Tópico da Língua Portuguesa

Acho que quem deu um grande impulso nesta forma magnífica de começar um discurso foram os primeiros "Bigbrotherianos".:sh)
Era recorrente as respostas do confessionário começarem por :"é assim..."
Julgo que quem utilizava esta expressão estava convicto que ao usar tal expressão, mais facilmente faria passar as suas ideias...

Exacto, essa moda irritante começou mesmo com o Big Brother, recordo-me que mais de metade dos jovens aspirantes a seres pensantes que por lá passaram iniciavam mais de metade das suas frases por "É assim". Infelizmente pegou a moda cá fora e parece que ficou até hoje.

É isso e o fizestes e o fostes...

Alguns dos erros desta última página:
tenha-mos - não existe. é tenhamos que se escreve;
prontos - não existe, no máximo pronto, que é referente à linguagem verbal;
conheçem - todas as palavras com CE e CI nunca levam cedilha - a própria palavra indica a regra;
fizetes, fostes, comestes, levastes (no pêlo), etc - são todos utilizados na língua portuguesa, mas APENAS na 2ª pessoa do singular do pretérito perfeito e NÃO na 2ª pessoa do singular. Aí retiramos o S final.

Cada vez mais - e é mal geral de todos os fóruns - se anda a hifenizar palavras a torto e a direito. Ainda não percebi de onde saíu essa "moda", mas é de há 2 anos para cá, ou menos.

É o fizes-te, gostas-te, percebes-te, achas-te, disses-te....enfim. :rolleyes:
Será que ninguém mais notou isto? É cada vez mais abusivo!

Cada vez mais - e é mal geral de todos os fóruns - se anda a hifenizar palavras a torto e a direito. Ainda não percebi de onde saíu essa "moda", mas é de há 2 anos para cá, ou menos.

Sem dúvida! Mas não acho que seja moda...As pessoas é que não conseguem distinguir o 'acháááste' do 'áááchas-te'.
Acho que é esse o problema.

E também vi há dias o "esta-va".:confused:

No título de um dos tópico está "Presidênciais", o que está incorrecto.
É sem acento circunflexo, visto não se poder acentuar palavras a partir da antepenúltima sílaba.[;)]

Outro erro que cada vez também vejo mais, desde uns tempos para cá, quer neste quer noutros fóruns, é a utilização indistinta (e, por consequência errada) do e do À.

Reclamem, mas nao abominem o tópico. Ele continua a ser útil, como pude comprovar por comentários anteriores.

Já agora e tendo algo a ver com o tempo que se tem sentido:

Está frio ou faz frio

Pergunta/Resposta

Devemos dizer está frio/calor ou faz frio?
Julgo que a primeira hipótese será a mais correcta uma vez que a segunda me soa a francesismo. Estarei correcta?

Anabela Faria
Professora
Rio Tinto
Portugal

A construção mais portuguesa é está frio/calor. Mas, ao contrário da perspe(c)tiva da tradição gramatical, tenho dúvidas quanto ao francesismo de «faz frio». Em espanhol, por exemplo, também «faz frio» (“hace frío”) e em galego diz-se “fai frío” e “vai frío".
A construção com «fazer» talvez não seja assim tão francesa…

e vocês, como é que dizem? "Faz frio" ou "Está frio"?

Aqui enganaste-te ou és uma mulher ? [:cool:]

a mim irrita me mesmo é erros do tipo, comes-te, vives-te, andas-te ou então, "se querem saber como ele é, perguntei ao irmão". LOL, grandes calinadas.

alguns erros, que por vezes nós ficamos confusos e nao sabemos qual forma adoptar...

Erros mais frequentes
OBSESSÃO
...e não "obcessão"; dif. de OBCECAÇÃO. [Outras palavras com s ou ss (nas terminações -são ou -ssão) erradamente mais vezes confundidas: aversão, contraversão, dissuasão, distensão, emersão, extensão, persuasão, pretensão, repercussão].

OCEÂNIA
... e não "Oceania".

(RE)QUER-SE
...e não "(re)quere-se".
(RE)QUERE-O
...e não "(re)quer-o".

QUILOGRAMA
...e não "kilograma" (símbolo: kg).
QUILÓMETRO
...e não "kilómetro". (símbolo: km).
QUIS
...e não "quiz".

SUÍÇA
... e não "Suiça" nem "Suissa". De igual modo, temos SUÍÇOS.

Língua portuguesa terá mudanças em breve

Língua portuguesa terá mudanças em breve

Encontrei esta noticia que acho no minimo preocupante.
Quem serão os idiotas mentecaptos que terão estas ideias de m.erda??[8b]

"Apenas cinco dos oitos países membros da CPLP já tinham assinado o documento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, proposto em 1990. Sendo que Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe assinaram recentemente.
Serão cerca de 40 mudanças, entre elas estão o alfabeto com 26 letras (atualmente são 23), com a inserção do "k", "w" e "y", e o fim do trema (permanece apenas em nomes próprios e derivados).
Estima-se que com essas modificações, a escrita no Brasil terá 0,45% de alteração. Enquanto que em Portugal, estima-se uma mudança de 1,6% do vocabulário escrito.
Por exemplo, os portugueses passarão a escrever "úmido" ao invés de "húmido", e também não escreverão o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado: "acção", "contacto", "acto", "adopção", "baptismo", "óptimo" e "Egipto".
O acento circunflexo nas palavras paroxítonas terminadas em "o" duplo será suprimida: "abençôo", "enjôo" e "vôo". No Brasil, a escrita correta será: "abençoo", "enjoo" e "voo".
Assim como o emprego do acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes. Assim, a grafia correta passará a ser: "creem", "deem", "leem" e "veem".
O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para"(preposição) e também nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia", que perderão o acento agudo. "

Encontrei esta noticia que acho no minimo preocupante.
Quem serão os idiotas mentecaptos que terão estas ideias de m.erda??[8b]

"Apenas cinco dos oitos países membros da CPLP já tinham assinado o documento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, proposto em 1990. Sendo que Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe assinaram recentemente.

Serão cerca de 40 mudanças, entre elas estão o alfabeto com 26 letras (atualmente são 23), com a inserção do "k", "w" e "y", e o fim do trema (permanece apenas em nomes próprios e derivados).

Estima-se que com essas modificações, a escrita no Brasil terá 0,45% de alteração. Enquanto que em Portugal, estima-se uma mudança de 1,6% do vocabulário escrito.

Por exemplo, os portugueses passarão a escrever "úmido" ao invés de "húmido", e também não escreverão o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado: "acção", "contacto", "acto", "adopção", "baptismo", "óptimo" e "Egipto".

O acento circunflexo nas palavras paroxítonas terminadas em "o" duplo será suprimida: "abençôo", "enjôo" e "vôo". No Brasil, a escrita correta será: "abençoo", "enjoo" e "voo".
Assim como o emprego do acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes. Assim, a grafia correta passará a ser: "creem", "deem", "leem" e "veem".

O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para"(preposição) e também nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia", que perderão o acento agudo. "

Isto de facto[8b] [8b] [8b] [8b] [8b] [8b] [8b]

Deixámos de ter fronteiras...

Deixámos de ter moeda própria...

Deixámos de dar preferência aos de dentro para apaparicar os de fora...

Vamos abdicar da nossa lingua em prol dos outros...

Já estou por tudo, anexem-nos a Espanha, devemos melhorar em grande parte dos aspectos.... :sh)

Voltar
Superior