Tópico da Língua Portuguesa

Pois é.Fui eu que sugeri a criação do tópico e estou contente por ele ter ido para a frente.[^]
Quem o acha desnecessário,como já foi referido em relação a outros,não o consulta.Pronto.
Continuando a saga:
Diz-se:Ele interveio,e não:ele interviu
(o verbo intervir termina em "vir",logo conjuga-se como se conjuga o verbo "vir" e não como o verbo "ver")
Este julgo ser um erro dado frequentemente em todo o lado.

Cumpts e escritas seguras;)

citação:Originalmente colocada por bizarro

Algumas expressões que quando as oiço.. quase que morro...
Pois,... ele compactuou com a situação

em vez de "ele pactuou com a situação"

E, já agora,

Já à venda

porque,

Já há à venda = <s>(há)</s> à venda

(já está à venda; já existe à venda)

Ainda agora, num site de um banco nacional vi o mítico erro "deve de</u> ser".
Como estava contido numa mensagem de erro, é da autoria dos informáticos-"wannabe" existentes neste país. [8)]

advérbios? redundâncias? eu escrevo à inglês. ponho umas palavras atrás de outras, ou seja, simplesmente altero a construção frásica e não o seu sentido.

caditonuno,
Subscrevo o teu tópico com muito gosto, ele faz falta a todos. Se tivermos uma dúvida vimos aqui e escrevêmo-la num post. Alguém há-de nos ajudar. Sempre assim fiz em relação aos automóveis, porque não em relação ao Português?
Estás de parabéns.

Eu também acho que devia passar a sticky...
Outro dia, bem que procurei este topico, mas não o consegui encontrar.Tinha mais umas expressões para colocar...

Bem, a pedido de várias familias (eheheh), lá vai ficar por uns tempos (...) este tópico em "sticky".

Não é bem erro ortográfico, é mais burrice, mas até que não fica muito deslocado neste tópico... cá vai:

Sobre o sismo no Japão:

"O epicentro localizou-se a x quilómetros da cidade "Não sei quê" a 9 quilómetros de profundidade"... [8)]

Isto em todos os noticiários.

citação: Bem, a pedido de várias familias (eheheh), lá vai ficar por uns tempos (...) este tópico em "sticky".
E eu que estive uns 10 minutos na pesquisa à procura deste tópico [}:)]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Bem, a pedido de várias familias (eheheh), lá vai ficar por uns tempos (...) este tópico em "sticky".

Obrigado my friend!! ;)
Vamos é contribuir para o bom português no fórum e nas nossas vidas [^][^]

citação:Originalmente colocada por JGTB

Eu também acho que devia passar a sticky...
Outro dia, bem que procurei este topico, mas não o consegui encontrar.Tinha mais umas expressões para colocar...

Já as podes colocar ;)

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Não é bem erro ortográfico, é mais burrice, mas até que não fica muito deslocado neste tópico... cá vai:

Sobre o sismo no Japão:

"O epicentro localizou-se a x quilómetros da cidade "Não sei quê" a 9 quilómetros de profundidade"... [8)]

Esta não entendi [8)] [8)] [8)]

citação:Originalmente colocada por Zizo

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Sobre o sismo no Japão:

Esta não entendi [8)] [8)] [8)]

Geralmente n se diz profundidade, mas sim distância.
Penso que seja isso...

Os Sismos têm profundidade...A distância, quer dizer o espaço entre o sismografo e o epicentro...
Penso eu... Posso estar enganado...

O que se passa é o seguinte, segundo me lembro das aulas do secundário.

Um sismo tem um epicentro e um hipocentro. O epicentro é o ponto de intensidade máxima À SUPERFICIE da terra (ponto à superficie mais próximo do hipocentro). O hipocentro é o ponto de intensidade máxima absoluta, no interior da terra, onde realmente se deu o sismo.

Um epicentro não pode estar a 9km de profundidade, está à superficie ;)

O que eles deviam ter escrito é hipocentro.

citação:Originalmente colocada por jts

O que se passa é o seguinte, segundo me lembro das aulas do secundário.

Um sismo tem um epicentro e um hipocentro. O epicentro é o ponto de intensidade máxima À SUPERFICIE da terra (ponto à superficie mais próximo do hipocentro). O hipocentro é o ponto de intensidade máxima absoluta, no interior da terra, onde realmente se deu o sismo.

Um epicentro não pode estar a 9km de profundidade, está à superficie ;)

O que eles deviam ter escrito é hipocentro.

Onde é que já vão as aulas de Geografia :D:D:D

Back