Tópico da Madeira e dos Madeirenses

citação:Originalmente colocada por boost

É uma pergunta estúpida, mas quem paga isto??

Deves pensar q sai dos teus bolsos. Fica na tua ignorancia e nunca procures saber mais. O facto de ter recebido o record do Guiness, já deveria por sí só dar algumas luzes, mas vocês só têm palas nos olhos. O espetaculo só não é o maior do mundo como tb é o unico evento do anual q reune o maior numero de paquetes de cruzeiro do mundo. Só pra q tenhas umas ideias, os 10 mil turistas q transitavam geraram receitas de mais de 1 milhão de euros, ou seja apenas falamos dos q transitavam e q nem tiveram um dia inteiro na ilha. Agora se tivermos em conta q tiveram mais 60 mil turistas e q pernoitaram na ilha, alguns até devem ter estados vários dias, achas q os 6,6 milhões investidos de q falam não se pagam por sí?!?

citação:Mais de um milhão de euros gerados na Pontinha
Escala de mais de dez mil turistas e tripulantes gera receitas invulgares para um dia de 'negócio'
Vinho Madeira, bordados, visitas ao Jardim Botânico, Monte, Madeira Wine, excursões e viagens de teleférico...
Data: 01-01-2007

É um segmento de mercado que raras vezes é contabilizado na hora de fazer as contas sobre o impacto das festas de fim do ano na Madeira. E se é verdade que trinta mil que viajam para a Madeira por avião e se instalam num hotel, num único dia entram pelo Porto do Funchal dez mil turistas, número que é acrescido de mais de dois mil tripulantes dos paquetes que aportam a Região.

Só em taxas a pagar à Portos da Madeira, os cinco paquetes que solicitaram serviços e amamarraram ao Porto do Funchal pagaram um pouco mais de seis mil euros, enquanto que os três navios que fundearam ao largo tiveram de desembolsar mais de três mil euros cada.

Naturalmente que estes valores representam uma pequena gota do negócio gerado nas últimas vinte e quatro horas, pois a julgar pelo número de excursões vendidas, bem como pelo gastos médio de um turista de paquete - segundo estudo recordado no destaque em baixo - fácil é concluir que mais de um milhão de euros ficou na Região.

Para esse cálculo conta o facto de um elevado número de turistas se ter deslocado a terra, havendo navios que pernoitam no Funchal, o que naturalmente contribui para que os gastos sejam maiores.

Dos elementos recolhidos, a venda de 'souvenirs' e dos produtos tradicionais, como o Vinho Madeira e o bordado, têm vendas muito significativas neste dia, embora a restauração não se possa queixar.

É na procura pelas excursões e nas visita guiadas ao Jardim Botânico e Madeira Wine, bem como ao Monte - o Teleférico chega a registar o dobro dos utilizadores - que mais se nota os impactos do movimento gerado por estes turistas que procuram, ainda, os serviços de telecomunicações. Pelo conjunto de contactos que estabelecemos ficou claro que até o comércio tradicional, do centro da cidade do Funchal, tem um dia invulgar de vendas. Para se melhor avaliar o movimento que é gerado pela chegada de tão elevado número de navios, pelo menos mais de meia centena autocarros foram requisitados para o 'serviço aos navios', com um número superior à centena de táxis à espreita.

Uma referência final, curiosa, para a circunstância de mais de duas centenas de turistas e madeirenses terem adquirido ingressos para assistir ao espectáculo pirotécnico a bordo dos catamarãs, da nau e lanchas que prestam serviço na Marina do Funchal, serviços vendidos a preços elevados - entre 75 e 125 euros - e que como tal geraram um negócio interessante para os empresários do sector.

Cada passageiro terá gasto pelo menos 70 euros

O trabalho foi feito pela Edei Consultores SA no âmbito de um estudo designado de 'Inteligência Competitiva na área Cruises in the Atlantic Islands', pelo que a conclusão é óbvia. Em cada escala que fazem no Porto do Funchal, um turista de um paquete gasta em média 70 euros. Um valor para além do que já gastou na viagem e no pagamento das programadas excursões. Ao contrário do que se julgava, apenas 30% dos passageiros que viajam nos paquetes é que compram excursões, pelo que a maioria prefere conhecer as cidades onde aportam a pé e com isso geram receitas junto do comércio tradicional e sobretudo ao nível da restauração.

No estudo feito foi possível concluir que os locais mais visitados em cada escala são o Mercado dos Lavradores - 75% dos inquiridos confirma a passagem pelo mercado - o Monte, Madeira Wine, Jardim Botânico e o Cabo Girão. Mas no caso dos passageiros dos navios que ficam mais do que um dia, pernoitando no Porto do Funchal, os gastos incluem o aluguer de um carro ou a compra de excursões à volta da ilha.

Neste o estudo r concluiu-se que é no Funchal que os cruzeiristas gasta mais dinheiro em "souvenirs", com o Vinho Madeira a merecer a preferência Resta acrescentar que o Porto do Funchal é o que mais escalas de navio regista por ano, embora Santa Cruz de Tenerife registe mais passageiros.

Miguel Torres Cunha

In www.dnoticias.pt

Eu gostava era de saber se os investimentos feitos no Algarve, inclusivé a vinda de uma cantora de renome internacional geram receitas. [8][8][8]

citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

esses números eram claramente exagerados...;)

Eram nada! De certeza que eram verdadeiros! Acreditem que esses madeirenses andam a arranjar maneira de vos roubar mais dinheiro. Eu conheço-os bem!

Ficam numa fila à espera que chegue o avião com o dinheiro do continente, que depois é distribuído pelo AJJ e cada um vai à sua vida até chegar nova remessa!

porra pá, voces tb só pensam a curto prazo e n tem horizontes.

Okey é MTO € gasto, mas todos os anos a passagem de ano na madeira está no topo dai terem 94-96% de ocupação total nos hoteis..e todos nós sabemos os preços exagerados e o preço da alimentação lá. Logo fazer coisas em grande com qualidade DESDE que justificadas não vejo problemas.
Este é um exemplo disso.

Gastaram 6.5M€ para o fogo de artificio e espetaculo...qdo será que receberam só em IVA dos gastos que as pessoas k foram tiveram? (hoteis, aviões, combustiveis, comida, lembranças tudo) seguramente VARIAS MAS VARIAS VEZES MAIS...isto só olhando ao IVA.

Ou et para o ano gastam 650€ e mandam 3pares de foguetes, as pessoas deixam de ir, eles baixam os preços e depois vai para lá o turista pé-descalço, k n é nada mais k o zé tuga de lx k tem ali um avançado na caparica (akelas barraquinhas ilegais) leva umas febras na bagagem de mao do avião e não gasta um chavo para alem de se for preciso andar em pelota pela baia do funchal. Vejam se entendem: quantidade e barato não nos serve, serve qualidade e caro.

Vejam o algarve...haviam sitios porreiros a preços aceitaveis, agora esses sitios tão caros e carregados de chungaria... mas depois ha outros k continuam CARRISSIMOS e são luxo (quinta do lago, vale de loubo) etc etc, qto kerem apostar k a quinta do lago em agosto mexe mais € que a quarteira todo o ano?

citação:Originalmente colocada por smi1e

Deves pensar q sai dos teus bolsos. Fica na tua ignorancia e nunca procures saber mais. O facto de ter recebido o record do Guiness, já deveria por sí só dar algumas luzes, mas vocês só têm palas nos olhos. O espetaculo só não é o maior do mundo como tb é o unico evento do anual q reune o maior numero de paquetes de cruzeiro do mundo. Só pra q tenhas umas ideias, os 10 mil turistas q transitavam geraram receitas de mais de 1 milhão de euros, ou seja apenas falamos dos q transitavam e q nem tiveram um dia inteiro na ilha. Agora se tivermos em conta q tiveram mais 60 mil turistas e q pernoitaram na ilha, alguns até devem ter estados vários dias, achas q os 6,6 milhões investidos de q falam não se pagam por sí?!?

Mede as palavras antes de dares aos dedos. Eu não te insultei, por isso tem tento na lingua... não me conheces de lado nenhum...

NÃO SOU EU QUEM PAGA???? Não, pelo menos de livre vontade!! Sou eu quem sou roubado, isso sim!!! Mas a minha qualidade vida não é boa o suficiente para poder usufruir daquilo que me roubam..

Sim... as receitas....
Por causa dessas receitas, já vão dar o dito pelo não dito e devolver o dinheiro do empréstimo que realizaram (ou vão realizar).
Se percebes alguma coisa de economia (isto por falares em palas), não te restrinjas só ao que lês nos livros ou decoras para as frequências ou exames.. o retorno não tem só a variável do investimento nem da quantidade. Para mim a variável "dinheiro alheio" é a preponderante.
Se achas que a tua vida vai melhorar com o nome de Portugal no livro dos recordes do Guiness, por este feito.. sorte a tua.. paciencia, a minha ideia é que é tacanha e vai piorar, porque por estas e por outras, tiveram que me aumentar os impostos

Mede as palavras antes de dares aos dedos. Eu não te insultei, por isso tem tento na lingua... não me conheces de lado nenhum...

NÃO SOU EU QUEM PAGA???? Não, pelo menos de livre vontade!! Sou eu quem sou roubado, isso sim!!! Mas a minha qualidade vida não é boa o suficiente para poder usufruir daquilo que me roubam..

Sim... as receitas....
Por causa dessas receitas, já vão dar o dito pelo não dito e devolver o dinheiro do empréstimo que realizaram (ou vão realizar).
Se percebes alguma coisa de economia (isto por falares em palas), não te restrinjas só ao que lês nos livros ou decoras para as frequências ou exames.. o retorno não tem só a variável do investimento nem da quantidade. Para mim a variável "dinheiro alheio" é a preponderante.
Se achas que a tua vida vai melhorar com o nome de Portugal no livro dos recordes do Guiness, por este feito.. sorte a tua.. paciencia, a minha ideia é que é tacanha e vai piorar, porque por estas e por outras, tiveram que me aumentar os impostos

Desculpa, de facto exagerei um pouco, até pq tu és pouco participativo e se fores procurar por topicos sobre a Madeira e o AJJ há de reparar q há mta gente q é só bota abaixo.

Isto tb não é nenhum paraíso, mas tb tem coisas boas e por isso no q se refere ao fim do ano da Madeira continuo a discordar da tua opinião, pq eu sei verdadeiramente da dimensão deste evento nesta ilha. E não é pelo reconhecimento da grandiosidade deste espetáculo pela Guiness q se torna maior ou passa a gerar mais receitas.

Eu não tenho formação em economia, por isso baseio-me no q leio em jornais credíveis, o jornal q o AJJ faz questão de rasgar em frente as câmaras de Televisão. E pela tua logica, mtos madeirenses têm q se contentar com o q têm, pq tb não se podem dar o luxo de ir ao algarve ao concerto da Melanie C, ou outros reveillons por este Portugal fora, q se calhar não geram receitas. Mas eu não sou contra q as festividades da época não gerem receitas, se só se gastasse o dinheiro em investimento q gerassem receitas as nossas vidas seriam miseráveis.

Der facto detesto o AJJ. É uma pessoa arrogante, mal criada, sem respeito pelos outros..... e mais uns quantos defeitos...
Mas não lhe posso tirar os créditos do facto de querer melhorar a Madeira e a qualidade de vida dos seus habitantes. Mas isso não tem que ser a todo o custo!!! Passando por cima de todos.
Acho que o modo como faz as coisas, leva mta gente a ter o mesmo pensamento que eu. Não se humilda perante nada nem ninguém.
Espelho disso é esta questão dos créditos bancários, que não o conseguindo ás claras, contornou o problema e endividou-se mais ainda, contra as ordens de um ministro qualquer, que não me lembro o nome.
Em que é diferente a Madeira de qualquer outra câmara municipal do resto do país? é só pelo o presidente que tem? Imaginem se todos os presidentes de camaras tivessem o mesmo proceder....

Qtos aos investimentos efectuados, a minha ideia está formulada.
Outra coisa, seria fazer uma festa mais modesta, capaz de entreter os habitantes, mas que não fosse tão dispendiosa. Qto ao restante montante poderia ser aproveitado para um sem fim de coisas....

Tens razão, tem que haver investimentos não só com o intuito de trazer retorno financeiro, mas também melhorar a qualidade de vida, trazendo felicidade, convivência, festa..... Mas para isso não se pode gastar 6.6 milhoes..

Quanto a meu ver, todos temos que apertar os cintos.
Não adianta eu apertar o cinto, quando o nosso PM faz jantaradas que custam milhares.. Por isso revoltam-me certos procederes de mtas pessoas.
Mas é só a minha opinião.... eu sozinho não consigo mudar o mundo...

Não digo contrário Boost, mas achar q só na Madeira se fazem artimanhas pra se contornar o apertar do cinto, é mto inocente da tua parte. O AJJ é sem duvida politicamente algo incorrecto, daí chamar mais a atenção. Mas se é pra apertar o cinto pq é q o Algarve q tb vai ter os apoios comunitários reduzidos, vai receber por debaixo da mesa pra compensar e a Madeira não???

O Funchal é a cidade do País com mais camas de hotel, nesta altura do ano tem taxas de ocupação na ordem dos 95%. A industria da Madeira é a hoteleria, não tenhas duvidas disso e do seu cartaz turistico faz parte o espetáculo pirotécnico já há mtos anos. Dizer q se faça uma festa apenas só pros habitantes é querer condenar receitas e mtos postos de trabalho. Tens a noção da barbaridade q tás a dizer???

N querendo falar de csas q n sei. Mas cmo estive a recolher mta onformação sobre a região autónoma, pq podia ir trabalhar para aí e aliás é uma hipótese q ainda n está totalmente afastada, e de facto há algumas csas inexplicaveis. Falei c pessoas q conduzem empresas, ou aliás, filiais de empresas na Madeira. A opinião deles é de eq a região em certos aspectos desenvolveu-se de uma maneira fantástica. Mas a percentagem de pessoas c rendimento minimo, e o rendimento per capita, continuam mto baixos.
De nada me serve uma grande industria hoteleira, se o "povo" n ganhar nada c isso.

A industria hoteleira gera postos de trabalho e receitas de forma indirecta, já q a maior parte dos hoteis pertence a grandes grupos, mtos até estrangeiros.

O rendimento per capita aqui na Madeira parece-me q até é ao contrário do q dizes, é bastante alto, o q não se percebe é a sua distribuição, daí q até tenhas alguma razão no q dizes.

Rapaz, e os madeirenses poderiam até perguntar: e quem é que pagou os 2 estádios de futebol construídos de raíz em Lisboa?

Percebes onde eu quero chegar?...

A Madeira depende, e muito, do turismo. Ser reconhecido como o maior espetáculo pirotécnico do Mundo irá, certamente, chamar mais pessoas à Madeira para a passagem de ano. Não é, propriamente, dinheiro esbanjado. Ainda que a curto prazo possa não ter retorno total.

Para quem não sabe o Fim de Ano na Madeira é um cartaz turístico que remonta a muito antes de muitos nós/vós saber sequer o que era "turismo".

Não se trata de obra de um político em particular, mas sim da população da Madeira e das suas tradições já seculares.

Negar esse cartaz é no mínimo ridículo.

Já o mesmo não se pode referir da Festa da Flor e do Carnaval criados no tempo do AJJ, mas que não sei a amplitude da sua influência, se é que a terá.

Que me lembre só houve um ano em que não houve festejos de Fim de Ano na Madeira, pois foram cancelados por causa da invasão de Goa, Damão e Diu pelas tropas indiannas, mas isso foi no tempo do Salazar e nos anos 60 (salvo erro), o mesmo que fez a Madeira pagar décadas a fio com a completa falta de desenvolvimento, como castigo pela revolta da farinha onde se afundou um vaso de guerra português, simplesmente porque adornou depois de ter efectuado um disparo para terra e contra os revoltosos.

Quando se comenta devemos estar de posse de todo o histórico, nomeadamente o conhecimento do diferencial que existia entre Madeira e Canárias no tempo ante-autonomia, exactamente decorrente do que acima mencionei.

Isto dos custos do foguetório é conversa populista à Rui Rio...[8]

Madeira com as festas da passagem de ano, fica com os Hotéis cheios, 11 (onze!!!) cruzeiros atracados na baía e milhares de turistas a largar o plim necessário para todos.

Já alguém tentou arranjar uma passagem na véspera do ano novo ou marcar um hotel na Madeira? Missão Impossível ;)

citação:Originalmente colocada por smi1e

A industria hoteleira gera postos de trabalho e receitas de forma indirecta, já q a maior parte dos hoteis pertence a grandes grupos, mtos até estrangeiros.

O rendimento per capita aqui na Madeira parece-me q até é ao contrário do q dizes, é bastante alto, o q não se percebe é a sua distribuição, daí q até tenhas alguma razão no q dizes.

Cmo disse tou a basear-me na opinião de pessoas, q passaram 20 anos a ir para a Madeira regularmente.

Mais uma vez, a passagem de ano por cá na Madeira foi simplesmente fenomenal ... para o pessoal de cá da Madeira e para todos que aqui estão no forum, desejo um excelente 2007

Parabéns pela empresa responsável pela fogo deste ano da Madeira, a entrada no Guiness merece sempre uma menção favorável.

Para quem nunca cá veio ver uma passagem de ano aconselho vivamente ... mas reservam com muita antecedência.

Eu isto ano vi o fogo do mar, e simplesmente adorei, foi a segunda vez, a maior parte das vezes vejo de terra mas de mar é mais lindo, na minha opinião

Saudações ;)

Quanto às críticas do dinheiro que se gasta concordo, mas as vezes, quando vemos a excelente imagem que fica nos turistas ... o retorno da boa imagem não pode ser quantificável.

Segundo consta, o espectáculo do fogo foi adjudicado por 1 milhão de euros, corrigam me se tiver enganado [8)]

Madeira - Opiniões

Madeira - Opiniões

Vou para a Madeira dia 2 de Março,aproveito e festejo lá o meu aniversário.Alguém tem dicas do que visitar,sitios bons para jantar,discotecas,etc????Quero ver também se dou 1 salto a Porto Santo.

Opinem para ai

Cumps

...que visitar,sitios bons para jantar,discotecas,etc????...

Cumps

Viva,

Para visitar é os locais turísticos mas sem perder mt tempo... :sh)

Agora para comer... [br:)] existem óptimo restaurante na zona do Mercado, o Jacquet e um outro que agora não me lembro, onde comi peixe muito bom... [br:)]

Para beber... nada melhor do que Poncha, em Camarã de Lobo ou então (bem melhor ) Poncha tradicional na Serra de Água...

Também é bom o Espeto em Pau de Loureiro... mas eu prefiro o peixe...

Isto é que me recordo para já...

De certeza que passa por cá mais alguém com óptimas sugestões...

:)

Sou péssimo em nomes, não me lembro de nada!

Mas lembro-me que havia lá uns bares e discotecas jeitosinhos no Funchal!

Estive lá no Verão.

Sair a noite?

CCC, Café do Teatro, Vespas etc etc.
(isto é mais jet 28)

Mais para o relax, a dezenas de bares de Camara de Lobos.

Jantar? Sem dúvida nas Espetadas em Camara de Lobos. Santo Antonio se não estou em erro.

Visitar. A ilha toda, em 3 dias dás a volta toda.

Mas aviso-te que as casinhas típicas de Santana são uma desilusão, são apenas 2

Back