Tópico da Monarquia.

és contra a discriminação social/racial/sexual/etc?
se és a favor da monarquia, és um bocado incoerente na tua maneira de pensar.

se defendes que uns são melhores que os outros por serem filhos de alguém, então também é legitimo dizer que um branco é melhor do que
um preto, ou que as mulheres não prestam, etc etc.
Luís, não inventes. Ninguém disse que o D. Duarte era melhor, superior, mais perfeito. O que se disse é que ele é o legítimo herdeiro do trono de Portugal, só isso!

Sim, era esta a ideologia... à 800 anos atrás![:)]

Não propriamente...

A actual casa reinante sueca descende de um general traidor francês que, há 200 anos, apunhalou pelas costas Napoleão juntando-se a coligação anti-napoleónica.

A actual casa reinante belga reina sobre um país criado artificialmente à pouco mais de 170 anos.

Mas isto tudo é por o D. Duarte ser Dom?
Ele é o herdeiro legitmo do trono , logo é Dom . Ponto final.

não conhecia essa figura do "herdeiro legítimo do trono". primeiro, porque não há trono. depois, não lhe reconheço nenhuma legitimidade para ser tratado por uma coisa pela qual lutámos para que deixasse de existir, e que comemoramos todos os anos.

Mas lá o poder é dado pelo povo, assim como em qualquer monarquia moderna.

Neste caso, a rainha tem um papel de moderadora.

Tens razão... mas, já agora, porque é que a moderadora não pode ser eleita?
E porque razão é que o seu alto cargo de moderadora passa, impreterivelmente, para alguém da sua família?

não conhecia essa figura do "herdeiro legítimo do trono". primeiro, porque não há trono. depois, não lhe reconheço nenhuma legitimidade para ser tratado por uma coisa pela qual lutámos para que deixasse de existir, e que comemoramos todos os anos.
Gostava de ver se fosses tu o herdeiro do trono.

O que tenho profissionalmente, que para o caso não interessa, que não está ao alcance da maioria!...[;)]

Estou a referir-me ao título nobiliárquico (consideras isso um título profissional?:confused:)[;)]

Vá lá, o lclsa não tem problema nenhum em admitir e admiro a sua coragem (se fosse eu estava bem caladinho).

Estou a referir-me ao título nobiliárquico (consideras isso um título profissional?:confused:)[;)]

Vá lá, o lclsa não tem problema nenhum em admitir e admiro a sua coragem (se fosse eu estava bem caladinho).
Nao preciso de coragem para admitir . Tenho orgulho na minha origem , mas nao a uso no dia a dia pa me safar lol. Sei perfeitamente que se usasse Dom , haveria coisas mais faceis. parece que muita gente se intimida com isso lol

Eu acho que seria mais correcto tratarem o nosso concidadão Duarte de Bragança por sr.

Afinal de contas Portugal já não é - felizmente - uma monarquia...

E dom é uma forma de tratar que eu abomino!
Pois a sua origem vem de "dominvs" que era a forma de tratamento que os ESCRAVOS utilizavam para os seus senhores na época de República Romana, enquanto que as pessoas livres NUNCA utilizavam esta forma de tratamento, pelo menos durante a República...

Nao preciso de coragem para admitir . Tenho orgulho na minha origem , mas nao a uso no dia a dia pa me safar lol. Sei perfeitamente que se usasse Dom , haveria coisas mais faceis. parece que muita gente se intimida com isso lol

Tenho uma opinião totalmente contrária. O uso de qualquer título só demonstra arrogância.

Se o usasses numa qualquer situação comigo, só te iria dificultar a vida...

Voltar
Superior