Tópico da Numismática

Conforme referi no tópico das Moedas de Euro, não sou um numismata, sou apenas um ''guardador de moedas''.

Escudos tenho às carradas guardados, e nunca me dei ao trabalho de ver se valem alguma coisa.

Entretanto, tenho o hábito de guardar moedas das minhas viagens.

Algumas que tenho guardadas.

E X Reis de 1883/4, valem alguma coisa?
Ou 50 centavos de 1913 ou 1926?

Também tenho por ali um monte de moedas antigas.
Algumas parecem ser algo dos tempos mediavais, mas estão em mau estado e é difícil identificar o que está gravado.

Às tantas, se tiver algum valor, até fará mais sentido vendê-las a quem as aprecie.

Last edited:
E X Reis de 1883/4, valem alguma coisa?
Ou 50 centavos de 1913 ou 1926?

Também tenho por ali um monte de moedas antigas.
Algumas parecem ser algo dos tempos mediavais, mas estão em mau estado e é difícil identificar o que está gravado.

Às tantas, se tiver algum valor, até fará mais sentido vendê-las a quem as aprecie.

50 Centavos de 13 não valem basicamente nada. Em mau estado 1€. Em óptimo estado uns 8 a 10€
50 Centavos de 26 valem um pouquinho mais. Mas pouco, e a maioria está em péssimo estado. Por isso em mau estado uns 2 a 4€. Mas em óptimo estado (como novas) podem ir aos 20 e tal ou mesmo 30€.

X Reis de 1883 péssima... 0€. Mázinha 1€, em, óptimo estado 4€. [:D]
O de 1884 talvez mais 1 ou 2€ em óptima.

Como já referia, tirando 1 ou 2 casos pontuais. Como moedas raras (que são meia dúzia) ou moedas de eixo vertical.
A maioria não vale nada de especial. Por norma têm de estar como novas para valerem algo de jeito e nos 3 dígitos de valor já são muito muito poucas.

50 Centavos de 13 não valem basicamente nada. Em mau estado 1€. Em óptimo estado uns 8 a 10€
50 Centavos de 26 valem um pouquinho mais. Mas pouco, e a maioria está em péssimo estado. Por isso em mau estado uns 2 a 4€. Mas em óptimo estado (como novas) podem ir aos 20 e tal ou mesmo 30€.

X Reis de 1883 péssima... 0€. Mázinha 1€, em, óptimo estado 4€. [:D]
O de 1884 talvez mais 1 ou 2€ em óptima.

Como já referia, tirando 1 ou 2 casos pontuais. Como moedas raras (que são meia dúzia) ou moedas de eixo vertical.
A maioria não vale nada de especial. Por norma têm de estar como novas para valerem algo de jeito e nos 3 dígitos de valor já são muito muito poucas.
Ok, obrigado.

Estava aqui a separar moedas e dei com estas que não consigo identificar o país, arrisco que são romenas:

1633b7e0112310008c803a820acc8783.jpg
63b21311a42f8b946a2b3e38b8e0343b.jpg

6f05123715c695a1c1a86e9196b539cd.jpg
c4eba0d2375590ffbabb660be5774484.jpg

LOL, Madagáscar! É o que dá ter o PC no estaleiro :sh)

Last edited:
Eu comecei por Cambodja mas as torres são muito estreitas.

Depois deu-me a preguiça e como ainda me faltavam catalogar algumas, aqui foi mais rápido [:D]
Obrigado ;)

O pessoal regressou das férias e agora tenho mais umas novidades.
Bahamas, Jamaica, Maurícias, México, Turquia, Malásia e Tailândia

Ainda me falta catalogar bastantes, ainda que sem grande valor (acho eu!). Segue a lista das que já estão catalogadas:

Já tens aí algumas interessantes.
A dos Açores é de 1989
A do ano internacional do deficiente é de 1984 e a de Camões é de 1980 ;)

Obrigado! Não me tenho dedicado muito a isto, mas a ver se pego novamente na coisa quando estiver de férias para acabar de as catalogar.

A que mais gosto é a mais antiga que tenho, a de 4 Falus de Marrocos. Incrivel o "amadorismo" da moeda, bastante irregular.

Grande parte veio do meu avô que viajou bastante pois foi militar durante quase toda a vida.

Uso o site https://en.numista.com/ , não sei se haverá algo melhor mas é lá que tenho a listagem.

20171118_103547.jpg

Isto vale alguma coisa ou posso gastar em raspadinhas?

Pelo que vi na net , é uma edição qualquer comemorativa do euro na Alemanha

3€ no máximo, se estiver em boas condições. Essa edição comemorativa existe uma para cada país que emite euros.

Tenho uma da Espanha e outra da Áustria.
30b80ae4a01355b2940a5eecce3385c7.jpg

Tenho estas duas oferecidas por um tio há uns tempos.

Pode ser que daqui a 50 anos valham alguma coisa de jeito [:p]

34pife9.jpg

Tenho um saco de uns 5kg disso...
Um dia vou ver se valem algo. Já vi algumas que valem 1euro e pouco mais...

Back