Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008

Últimas notícias que tive em relação às películas:

- +- 2 meses até que saia em Diário da República. Até lá.. se cair a bela da multa, azar..

- para quem já as tinha montadas (pelo menos em relação às películas da Llumar (Sotermica, Valdemar películas, etc), que serão as que em princípio irão ser homologadas, será passado um documento e teremos que nos dirigir a uma inspecção, para aprovação. Essa inspecção terá o custo de 20€

- TODOS os vidros poderão levar película, embora os da frente só as possam ter nas tonalidades mais claras.

Parece que há motivos "fortes" para que de um momento para o outro tivesse passado a haver esta abertura, foram-me referidos, mas é melhor não os referir publicamente. Neste país é o 8 ou 80. Vamos esperar para ver.

Atenção que os preços de montagem das películas já estão a subir. Já ultrapassam os 250€ em certos instaladores "futuramente" certificados.

Últimas notícias que tive em relação às películas:

- +- 2 meses até que saia em Diário da República. Até lá.. se cair a bela da multa, azar..

- para quem já as tinha montadas (pelo menos em relação às películas da Llumar (Sotermica, Valdemar películas, etc), que serão as que em princípio irão ser homologadas, será passado um documento e teremos que nos dirigir a uma inspecção, para aprovação. Essa inspecção terá o custo de 20€

- TODOS os vidros poderão levar película, embora os da frente só as possam ter nas tonalidades mais claras.

Parece que há motivos "fortes" para que de um momento para o outro tivesse passado a haver esta abertura, foram-me referidos, mas é melhor não os referir publicamente. Neste país é o 8 ou 80. Vamos esperar para ver.

Atenção que os preços de montagem das películas já estão a subir. Já ultrapassam os 250€ em certos instaladores "futuramente" certificados.

Pelo menos da minha parte estão mal, se começarem a ficar "guloso"...

Não li o post todo e provavelmente vou repetir alguém mas obtive a seguinte informação:

Foi aprovado em Conselho de Ministros a 31 de Outubro o Decreto-Lei que regula a aplicação das películas para vidros de viaturas.

Este Decreto-Lei surge no seguimento da recomendação da Comissão Europeia para o estabelecimento de uma regulamentação das películas para automóveis, promovendo a livre circulação de bens e serviços.

As condições técnicas mínimas para a instalação vão ao encontro das condições de segurança exigidas aos veículos que circulam na via pública.

Aguarda-se a redacção dos procedimentos que vão imperar no mercado e posterior publicação em Diário da República.

A regulamentação prevê que as películas tenham uma gravação (na própria película) com o número de homologação e identificação da marca. Esta tem que ficar visível após a instalação no vidro.

A instalação tem que ser efectuada por uma empresa ou instalador devidamente certificado. Deverá ser entregue ao cliente um documento oficial (certificado de instalação, com os dados da viatura e película instalada).

Após a instalação, o cliente final, acompanhado do certificado de instalação, terá obrigatoriamente que submeter a sua viatura a uma inspecção técnica especial. A regulamentação prevê que veículos com películas mal instaladas, que apresentem bolhas, aspecto distorcido ou outros defeitos, não passem na inspecção. Esta inspecção terá um valor que não deverá exceder os 20€, valor bastante abaixo do praticado nas inspecções técnicas normais.

Última edição:
Ainda não entendi como é que a homologação tem que estar na própria película. A película vem em rolos, a partir daí é cortada e adaptada.

Como é que se garante que a homologação fique ne película aplicada e visível?

Talvez os fabricantes tenham que mudar as especificações e a película passe a vir já de fábrica com essa informação de x em x cms... também não sei...

Ainda não entendi como é que a homologação tem que estar na própria película. A película vem em rolos, a partir daí é cortada e adaptada.

Provavelmente podem gravar letras na película depois de aplicada.

Aqui há uns anos era vulgar gravarem a matrícula do carro nos vidros.

Ja n era sem tempo de sair uma lei para isso. Mas ainda ha muita coisa para esclarecer, e teremos que esperar para ver. Acho muito bem que sejam peliculas homologadas e com certos limites de transparencia, mas duvido muito que apenas a marca X ou Y sejam permitidas, na minha opinião qualquer marca que seja homologada na europa podera ser utilizada. Quanto a empresas certificadas, penso que serão certificadas pela marca que utilizam e não certificadas pelo Estado.Mas se havera uma inspeção para isso, para que ser obrigado a por numa empresa certificada se na inspeção sera constatada a má ou boa qualidade? Pois, como devem saber, ha pessoas que compram akelas caixinhas com 3 metros de pelicula e colocam em condições nas suas viaturas, e muitas dessas "caixinhas" tem homologação europeia.Por isso acho que se apenas empresas certificas poderão aplicar peliculas, a inspeção seria dispensavel, ou então, se realmente existir a tal inspeção, seria dispensavel a obrigação de ser um empresa certificada.
Muitas peliculas em Portugal são homologadas , mas enquanto não for publicado no diario da republica, ainda não é permitido e da direito a multa(penso eu). Por isso ainda ha diferenças entre pelicula homologada e ser permitido ter as tais peliculas.

vidros escuros != películas
não necessariamente, há o chamado vidro fumado

não sei como é aplicado, mas que dá para fazer dá.
na Suiça todas as peliculas legais estão gravadas. não tenho 100% de certeza, mas o n° de homologação está no vidro e no livrete

€250?
para os vidros todos, certo?

Sendo aplicado com autocolante posso entender, gravado na película torna-se mais difícil...

Sim, 250€ os vidros todos, com montagem e IVA. Numa casa que vinha a anunciar esta semana na Autohoje...

Há bem mais barato [;)]

A gravação na pelicula pode ser feita atraves de uma chancela, é feito assim no Brasil.
É mais ou menos o que estão nas fotos que anexei.

Anexos

• 1191423621092_bigPhoto_1.jpg
    1191423621092_bigPhoto_1.jpg
    7,7KB · Visualizações: 0
  • 1191423621092_bigPhoto_0.jpg
    1191423621092_bigPhoto_0.jpg
    8,2KB · Visualizações: 0
pelicilas

pelicilas

Boas..Eu ouvi dizer k o k vais ser permitido e 75% nas portas da frente e 50% nos detrás[s)] [s)] ..eu tinha o meu honda a 35%escura mas dei-me mal[s)] ..mas tambem são só 30€...desde k n seja todos os meses e pouco[:D] ..lol

Boas..Eu ouvi dizer k o k vais ser permitido e 75% nas portas da frente e 50% nos detrás[s)] [s)] ..eu tinha o meu honda a 35%escura mas dei-me mal[s)] ..mas tambem são só 30€...desde k n seja todos os meses e pouco[:D] ..lol

Hmm..50% nota-se muito pouco, penso que no pilar B não coloquem restrições tão grandes.

Voltar
Superior