Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008

eu acho que fizeste mal em meter, mas isso sou eu!
devias ter esperado que as IPO para as peliculas ja funcionassem. assim andas ilegal na mesma

Em Março o carro vai ao IPO, mas vou com a legislação debaixo do braço.

Ou eles fazem a inspecção ou passam o carro na inspecção. Não tenho culpa dos problemas de logistica deles

AS1546224: sabes se nos vidros da frente podes escurecer mais do que tens ou estas no limite legal?

O vidro já é escurecido de origem em 20% e com a pelicula minima ultrapassa os 35% por lei.

Vou agora ao IPO em Março e depois de meter no livrete que o carro tem peliculas, vou meter nos da frente também.

Quando o carro for aos IPO´s, entro com os vidros da frente abertos.

É o que o pessoal tem vindo a fazer e está a safar-se bem.

Atrás meti por causa do sol não fashar as crianças. À frente vou meter por uma questão de estética. Os carros ficam espectaculares com os vidros todos escuros... pelo menos eu acho...

nisto tudo nao percebo é as razoes que o governo usa para isto ser ilegal que outros governos do mundo nao usam.

Acho que isto tem um pouco a ver com o terrorismo, mas o Brasil é o que se sabe e lá é permitido.

Além disto, existem carros do governo português com peliculas, porque eu já os vi. Eles podem usar. O povo não.

Há já muito tempo que eu queria meter os vidros do meu carro escuros. Como não comprei o carro novo não podia pedir de origem, mas se eu comprasse um carro novo, 0 km, exigia que viesse com vidros temperados ao máximo de origem, nem que eu estivesse à espera do carro mais tempo. As autoridades podem implicar com as peliculas, mas com vidros temperados não

O vidro já é escurecido de origem em 20% e com a pelicula minima ultrapassa os 35% por lei.

Vou agora ao IPO em Março e depois de meter no livrete que o carro tem peliculas, vou meter nos da frente também.

Quando o carro for aos IPO´s, entro com os vidros da frente abertos.

É o que o pessoal tem vindo a fazer e está a safar-se bem.

Atrás meti por causa do sol não fashar as crianças. À frente vou meter por uma questão de estética. Os carros ficam espectaculares com os vidros todos escuros... pelo menos eu acho...
os da frente são mesmo proibidos, mesmo com os vidros temperados de fabrica. Nada a fazer
Ja vi carros com vidros escurecidos de fabrica, mas só os de trás

os da frente são mesmo proibidos, mesmo com os vidros temperados de fabrica. Nada a fazer
Ja vi carros com vidros escurecidos de fabrica, mas só os de trás

Segundo a nova legislação, do pilar B para trás podes colocar o que quiseres, nos vidros ao lado do condutor e passageiro tem que deixar passar 70% de luz e no vidro da frente tem que deixar passar 75% de luz, ou seja, podes colocar peliculas em todos os vidros do carro, desde que cumpram estes requisitos.

Eu só me baseio pelo que está escrito...

No vidro da frente eu não vou por, mas nos que estão à frente do pilar B vou por assim que tiver escrito no livrete que o carro tem peliculas.

Como os meus vidros já são temperados a 20%, mesmo pondo a pelicula minima já vou pisar o risco, mas eu quero lá saber. Nas próximas inspecções vou a um IPO que nao seja de categoria B (logo sem os tais aparelhos de medir opacidade) e não estou a ver a BT, a GNR ou a PSP a trazer aparelhos com eles para ver a opacidade das peliculas da frente...

Última edição:
Informação retirada de http://www.sotermica.pt/pt/automotive/html/pel_legal.html

É com satisfação que anunciamos a Publicação em D.R. da Homologação de Películas em vidros de viaturas, com efeitos a partir de 28 de Dezembro.
(D.R. Série I – Diário do dia 27 Dezembro 2007)

Resumo da Publicação:
- Só são aceites películas gravadas com nº de homologação de qualquer Estado membro da CE
- A gravação tem que estar visível, legível e indelével na película afixada nos vidros.
- Como a película é considerada uma transformação às características do veículo, tem que ser sujeita a uma inspecção extraordinária num centro de Insp. Técnica de veículos (CITV) de categoria B.
- Essa informação tem que constar no certificado de matrícula.
- Nas inspecções técnicas periódicas as películas são objecto de avaliação, verificando-se a existência de bolhas, descolagem ou outros defeitos que comprometam a visibilidade do condutor.
- O Factor de transmissão tem que ser igual ou superior a 75% no pára-brisas e 70% nos vidros à frente do pilar B.
- Tem que ser passado um certificado de Homologação CE (este certificado vai ser disponibilizado oportunamente).

Neste momento, os centros de Inspecção ainda não estão preparados para inspeccionar, aguarda-se desenvolvimento neste sentido.

Clique aqui para aceder à cópia da Publicação. -> http://www.dre.pt/gratis/dd1s/dd1su30d.asp

Segundo a nova legislação, do pilar B para trás podes colocar o que quiseres, nos vidros ao lado do condutor e passageiro tem que deixar passar 70% de luz e no vidro da frente tem que deixar passar 75% de luz, ou seja, podes colocar peliculas em todos os vidros do carro, desde que cumpram estes requisitos.

Eu só me baseio pelo que está escrito...

No vidro da frente eu não vou por, mas nos que estão à frente do pilar B vou por assim que tiver escrito no livrete que o carro tem peliculas.

Como os meus vidros já são temperados a 20%, mesmo pondo a pelicula minima já vou pisar o risco, mas eu quero lá saber. Nas próximas inspecções vou a um IPO que nao seja de categoria B (logo sem os tais aparelhos de medir opacidade) e não estou a ver a BT, a GNR ou a PSP a trazer aparelhos com eles para ver a opacidade das peliculas da frente...
Não sabia, sry pelo o meu erro.
Já fiquei a saber mais, sendo assim, acho bem q ponhas então as peliculas [;)]

Eu ainda estou com os doc apreendidos ha dois meses pq ainda estou à espera de ir à reinspecção q é no dia 10 de março [8b]

Fui com o meu carro à inspecção e, para ele passar, tiver de andar a arrancar as películas dos vidros de trás à frente deles! [8b]

Como o meu carro é comercial as películas teriam, supostamente, de ser totalmente opacas e não deixar passar a luz! Aquelas foram as mais escuras que encontrei e só com lupa se consegue ver algo lá dentro mas mesmo assim chumbava ...

A nova legislação não se aplica nestes caso? Alguém sabe?

Fui com o meu carro à inspecção e, para ele passar, tiver de andar a arrancar as películas dos vidros de trás à frente deles! [8b]

Como o meu carro é comercial as películas teriam, supostamente, de ser totalmente opacas e não deixar passar a luz! Aquelas foram as mais escuras que encontrei e só com lupa se consegue ver algo lá dentro mas mesmo assim chumbava ...

A nova legislação não se aplica nestes caso? Alguém sabe?

Antigamente, nos comerciais, era permitido as peliculas, desde que fossem opacas. Não precisavas de inspecções ou alterações no livrete.

Agora com a nova lei EU PENSO que, desde que ponhas das homologadas e faças a alteração no livrete, no IPO eles têm que comer e calar...

Apesar de ser um comercial é um carro como os outros.

Corrijam-me se eu estiver errado...

Antigamente, nos comerciais, era permitido as peliculas, desde que fossem opacas. Não precisavas de inspecções ou alterações no livrete.

Agora com a nova lei EU PENSO que, desde que ponhas das homologadas e faças a alteração no livrete, no IPO eles têm que comer e calar...

Apesar de ser um comercial é um carro como os outros.

Corrijam-me se eu estiver errado...
mas se calhar agora já n consegue por tãos escuras como tinha antes.
se calhar agora so substituindo os vidros por chapa?

Eu acho que como o estado foi obrigado pela UE a legalizar as peliculas, eles criaram a lei, mas não os centros de legalização.
Assim fogem à multa e continua a ser proibido!!!!

Eu acho que como o estado foi obrigado pela UE a legalizar as peliculas, eles criaram a lei, mas não os centros de legalização.
Assim fogem à multa e continua a ser proibido!!!!

Com os problemas do estado posso eu bem. Multas de 250 euros eu não pago. Ou eles legalizam a bem ou então eu ando como ando.

Vou agora em Março com o carro à inspecção. Se eles quiserem inspeccionar, tudo bem, se não quiserem inspeccionar, peço o livro de reclamaçoes, fico com uma cópia e se for apanhado numa operação STOP, apresento tudo. Eu tentei fazer a minha parte, não tenho culpa dos desentendimentos do estado e dos IPO´s ....

Com os problemas do estado posso eu bem. Multas de 250 euros eu não pago. Ou eles legalizam a bem ou então eu ando como ando.

Vou agora em Março com o carro à inspecção. Se eles quiserem inspeccionar, tudo bem, se não quiserem inspeccionar, peço o livro de reclamaçoes, fico com uma cópia e se for apanhado numa operação STOP, apresento tudo. Eu tentei fazer a minha parte, não tenho culpa dos desentendimentos do estado e dos IPO´s ....

Pois e depois eles entalam-te como de costume! Pagas a multa se não lá arranjam uma artimanha para te sacar o dinheiro ...

Relativamente às minhas películas achei ridículo porque o carro não tinha um mínimo e uma luz na chapa de matrícula e o inspecionador chegou-se ao pé de mim e disse "O carro não tem isto e isto, se tirar a películas, agora, passa. Se não reprova!" ... Posso deduzir disto que um mínimo afecta menos a segurança do carro que um bocado de película preta nos vidros de trás de um comercial ... Viva Portugal!

Pois e depois eles entalam-te como de costume! Pagas a multa se não lá arranjam uma artimanha para te sacar o dinheiro ...

Isso é que era lindo!

Primeiro reclamo, depois escrevo a todas as entidades competentes a reclamar também e nem que tenha que meter o caso em tribunal.

Os processos em tribunal não são assim tão caros quanto isso, porque tenho um outro processo a decorrer em tribunal e nem me ficou muito caro.

Há certas politiquices neste país que eu não entendo e a antiga (ou actual) proibição das peliculas era uma delas.

Estou disposto a levar esta guerra até ao fim, nem que seja por desporto. Os gastos que possa vir a ter com esta guerra não me interessam.

Isso é que era lindo!

Primeiro reclamo, depois escrevo a todas as entidades competentes a reclamar também e nem que tenha que meter o caso em tribunal.

Os processos em tribunal não são assim tão caros quanto isso, porque tenho um outro processo a decorrer em tribunal e nem me ficou muito caro.

Há certas politiquices neste país que eu não entendo e a antiga (ou actual) proibição das peliculas era uma delas.

Estou disposto a levar esta guerra até ao fim, nem que seja por desporto. Os gastos que possa vir a ter com esta guerra não me interessam.

Entretanto ficas sem carta e sem carro.

Se podes força com isso!

Entretanto ficas sem carta e sem carro.

Isso é o que vamos ver...

O carro tem peliculas homologadas, foram postas num instalador certificado e tem certificado de instalação, tudo conforme é pedido na nova legislação.

Se o estado escreve uma coisa que não é para cumprir, vamos começar a generalizar para as outras leis? Se é assim, bora lá. O que está escrito não interessa e é cada um por si...

Voltar
Superior