Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008

Então estes caramelos levam 95eur por uma inspecção às peliculas??

Aproveito para te corrigir...

Uma inspecção às peliculas, segundo aquilo que está escrito, implicava uma análise mais cuidada, usando uma máquina própria, para verificar a opacidade das peliculas, bem como verificar se a pelicula tinha bolhas, etc e tal.

Neste caso, a inspecção que foi feita por 95 euros, foi abrir as portas do carro e verificar se o número que estava escrito nas peliculas coincidia com algum dos números que eles tinham escrito numa tabela enviada pelo IMTT. O número coincidia, logo estava tudo OK... nesta operação, demoraram menos de 5 minutos...

Tanta malta desinformada que até mete impressão. Uma inspecção extraordinária (tipo B) verifica todos os pontos da viatura como se de uma inspecção normal se tratasse, mais os pormenores a resolver (legalização da viatura, homologação de peliculas, reparação após acidente, etc).

A re-inspecção extraordinária tem o mesmo preço que a inspecção, e não é €7 como já andam aí a dizer, isso é numa inspecção periódica normal. Agora, se tiver dentro do prazo da inspecção periódica esta conta como tal e serve para adiar o prazo da próxima inspecção, caso contrário o prazo mantém-se. Novamente, em qualquer dos casos, o carro está a chumbar a uma inspecção B.

Eu também fui a uma inspecção B quando meti GPL e além do sistema viram-me o carro de uma ponta à outra porque a inspecção extraordinária assim o compreende. Se o carro chumbasse por algo não relacionado com o GPL teria que pagar nova inspecção B e o GPL não seria legalizado até o carro estar em condições para circular na via pública.

Isto de estarmos sentados e a falar mal é muito bonito, mas as leis são acessíveis a todos, não custa também perguntar primeiro no centro de inspecções o que é necessário e perceber as condições da inspecção.

E, sinceramente, toda a gente sabe (sai no código!) que os pneus no mesmo eixo devem ser iguais e não da mesma medida.

Eduardo, defendes este sistema? Achas correcto verificarem-te o carro todo quando deviam apenas focar na alteração, que foi a instalação do GPL? Achas bem pagar 95eur para inspeccionarem o que não havia necessidade?

Eu não!

Eu a partir de sexta vou descobrir se os carros que eu fumo quase diariamente estão em boas condições de passar nas inspecções, dado eu usar pelicula da Llumar já com as homologações e já o fazer a alguns anos, até hoje nunca tive razão de queixa de nenhum cliente, embora lá ver.

o carro que vai sexta à inspecção é um Honda Stream fumado com Alu dark que para quem não sabe é a mais escura que a Llumar tem. Espero pelo o melhor.[;)]

Desculpem lá, mas se o 3º stop "desapareceu" atrás da película quando desligado. Mesmo quando activado TEM MUITO MENOS intensidade... Não há milagres!

Por isso o carro chumbou e bem!

Não vejo razão para reclamações! o inspector limitou-se a cumprir a lei!
Pneus irregulares, e luz de stop de cor irregular![8b]
Eu lembro, que há artistas que escurecem os farois e depois pela acção da sujidade, quando são accionados, quase não se percebem, situação que pode ser agravada pela acção directa do sol. Posto isto, deixei-se de azeitices e cumpram a lei, para segurança de todos.
OS FAROIS TÊM CORES DEFINIDAS E SÃO PARA MANTER EM BOAS CONDIÇÕES INCLUSIVÉ LIMPOS, PARA EVITAR ACIDENTES:sh)

Desculpem lá, mas se o 3º stop "desapareceu" atrás da película quando desligado. Mesmo quando activado TEM MUITO MENOS intensidade... Não há milagres!

Por isso o carro chumbou e bem!

é mesmo isso... aqui há tempos o meu carro não passou na inspecção, porque quando me substituíram uma luz de stop que tinha fundido meteram uma lâmpada mais fraca... acendia, mas com a mesma intensidade da luz de presença...

em relação às questões do tópico, o eduardomaio já disse tudo...

eu já tive peliculas no meu carro e no entanto tive o cuidado de ao colocá-las deixar a 3ª luz de stop normal...nada de pelicula a atrapalhar a visibilidade dessa mesma...

Esse facto pode muito bem ser motivo de chumbo.

Agora realmente tambem não percebo porque é que uma inspecção de homologação de peliculas o carro chumba tambem por um pneu...

Agora que está legalizado o factor peliculas, há que dificultar chumbando por motivos que antes passavam despercebidos aos olhares dos inspectores...

Infelizmente parecem-me o tipo de problemas a que já estamos habituados.. perder tempo por burocracias autoalimentadas que em nada contribuem para a nossa segurança, bem estar ou felicidade! Temos melhorado um pouco nos ultimos anos, vamos ver se esta modernização alguma vez chega aos IPO.

Infelizmente parecem-me o tipo de problemas a que já estamos habituados.. perder tempo por burocracias autoalimentadas que em nada contribuem para a nossa segurança, bem estar ou felicidade! Temos melhorado um pouco nos ultimos anos, vamos ver se esta modernização alguma vez chega aos IPO.
Não contribui para a segurança??

Ele tem o 3 stop escurecido com o sol a bater por trás perdes a visibilidade e quando te espetares na traseira dele, depois vem queixar-te que o IPO em nada contribui para a segurança!

Eduardo, defendes este sistema? Achas correcto verificarem-te o carro todo quando deviam apenas focar na alteração, que foi a instalação do GPL? Achas bem pagar 95eur para inspeccionarem o que não havia necessidade?

Eu não!

Acho muito bem!

Uma inspecção B é sempre muito mais abrangente e rigorosa e não podem nem devem deixar passar qualquer ponto que esteja ilegal, mesmo que não seja esse o objectivo da inspecção.

Esse inspector fez um bom trabalho, excepto no apontamento dos kms do veiculo.

Acho muito bem!

Uma inspecção B é sempre muito mais abrangente e rigorosa e não podem nem devem deixar passar qualquer ponto que esteja ilegal, mesmo que não seja esse o objectivo da inspecção.

Esse inspector fez um bom trabalho, excepto no apontamento dos kms do veiculo.

também é a minha opinião...

em relação ao valor desta inspecção (para legalização de películas), acho que deve ser mais uma "taxa moderadora"...

No despacho e na legislação NÃO HÁ NADA que se refira as luzes de stop, a diminuição da intensidade da luz é muito baixa, duvido que a luz não seja visivel, mesmo que a película seja escura. Achei essa situação um absurdo.
Os carros que ja levamos a inspeção para as películas não tiveram esse problema, alias, não tiveram problemas nenhum, pois conferimos tudo(no que toca as películas) antes de deixar o cliente levar o carro a inspeção.

Última edição:
Para no futuro nunca poderes vir a ser acusado de viciação do conta kms, eu se fosse a ti ia lá exigir a rectificação dos kms registados.

Eu preocupava-me mais com isso do que com os € 95....

Hoje foi um dia para esquecer e ainda estou com a inspecção das peliculas atravessadas na garganta.

Meti peliculas homologadas atrás do pilar B, em Fevereiro e já que agora é possivel ir à inspecção para homologá-las no livrete, marquei a inspecção por telefone para hoje, às 9:30H, num centro ControlAuto.

Tal como combinado, cheguei lá às 9:30 e, ainda estava eu na fila de espera para inscrição e pagamento, aparece-me um inspector à porta da sala de espera a perguntar: "Quem é o Sr. que tem peliculas para homologar?". Eu respondi que era eu e ele pediu-me para ir ver o carro, porque queria ver a gravação das peliculas. Eu fui mostrar-lhe o carro e a gravação das peliculas. Afinal a maquineta que eles deveriam ter para medir a opacidade das peliculas, é uma tabela emitida pelo IMTT com a referência e marca das peliculas homologadas em Portugal. Esqueçam as maquietas para medir a opacidade das peliculas porque isso não existe...

Depois de este Sr. ter verificado que as peliculas que eu tinha no vidro estavam conforme a legislação, deu-me autorização para poder formalizar a inscrição e proceder ao pagamento... quanto a pagamentos... 95 euros por uma inspecção de homologação de peliculas... aqueles tipos cobram 95 euros para chegarem com uma tabela emitida pelo IMTT e confirmarem se a referência que está na gravação da pelicula coincide com a referência que eles têm na tabela... o meu carro foi importado e a inspecção para atribuição de matricula portuguesa, que requereu uma inspecção geral a tudo e mais alguma, inclusivé ligar a máquinas para medir o CO2 e mais não sei o quê, custou menos de 70 euros, mas para homologar peliculas, que é simplesmente olhar para uma tabela numa folha de papel e uma referência num vidro, já deve implicar um esforço suplementar que exija 95 euros...

Continuando... dá-se inicio à inspecção propriamente dita, luzes, travões, suspensões, fossa, ... até ao poder por o carro na rua...

No fim da inspecção feita, chega o inspector ao pé de mim e diz que o carro não passava por causa de 2 situações:

1º- Os pneus da frente eram diferentes. A marca e rasto eram iguais mas um era 205/65 R15 94H e o outro era 205/65 R15 94V... o problema estava nas letras e teria que substituir um dos pneus por isso... o carro tinha sido inspeccionado num centro de categoria B (quando veio para Portugal), exactamente com os mesmos pneus, há meio ano atrás e passou. No livrete está escrito a dimensão dos pneus 205/65 R15 e não especifica depois se devem ser o 94 ou outro número qualquer e o tipo de letra que devem ter.

2º ... e este é que não compreendi ... é que as peliculas estavam a ocultar o terceiro STOP e isso é um defeito tipo 2... ou seja, quando o travão não está accionado, o terceiro STOP não se vê, efectivamente MAS quando o travão é accionado, a luz vê-se perfeitamente a partir do exterior. Disse-me que isto era uma anomalia de tipo 2 e que teria que chumbar-me o carro por isso. Para aprovar o carro, eu teria que cortar a pelicula em frente ao terceiro STOP.

Outro pormenor que não entendi, foi o favor que o Sr. Inspector me fez em dar-me a possibilidade de corrigir estas anomalias, porque senão eu teria que pagar mais 95 euros de uma nova inspecção...

Ora bem... estes 95 euros foram pagos para verificar o estado e a conformidade de instalação de umas peliculas, onde se verificou que estava tudo OK. Se o carro tivesse que chumbar na inspecção, era por causa dos pneus da frente serem "diferentes" e pelo mau funcionamento, falta de visibilidade ou até mesmo ausência de terceiro STOP, que não tinha nada a ver com o facto de o carro ter peliculas, ou não. Se estava tudo bem com as peliculas, porque raio uma nova inspecção para verificar pneus e terceiro STOP deveria custar mais 95 euros?

O problema do pneu foi resolvido com facilidade porque o pneu suplente era um 94H

O problema do terceiro STOP foi resolvido com um buraco na pelicula, a contornar o terceiro STOP. Ficou uma m**** porque o vidro todo preto ficava mais bonito, mas pelo menos aprovaram-me o carro.

Para terminar, o carro marcava 77880 km e o Sr. Inspector comeu-me 5000 km na folha de inspecção... só vi esta porcaria dos km já quando cheguei a casa, que fica a mais de 50 km do centro de inspecções, ou seja, longe demais para voltar lá e reclamar por causa disto... definitivamente o homem deve andar com problemas de visão...

O que é que vocês acham? Houve excesso de zelo por parte do inspector ou é impressão minha?

Já que o Sr. Inspector foi tão picuinhas em relação a uma letra nos pneus e em relação ao terceiro STOP que se via bem, mas ele não via, eu deveria voltar ao Centro de Inspecções e exigir uma folha com os km corrigidos, ou nem por isso? O carro não é para vender e para mim registarem lá mais 5000km ou menos 5000 km é igual ao litro, mas já que eu achei que ele teve vontade de m*** por desporto eu não sei se deveria retribuir na mesma moeda ou não... o que acham?

Para terminar fica aqui o aviso. Se tiverem peliculas no vidro de trás, verifiquem se o terceiro stop está bem visivel e sem pelicula à frente...

Fiz ontem a inspecção B á minha carrinha, na CIMA do Poço Bispo

Confirmo que a inspecção para as peliculas é GERAL! tb tive de passar com a carrinha por todos os passos da inspecção normal

Tiveram a dado momneto 6 inspectores de volta da carrinha! mas era só mesmo curiosidade

só viram se a homolgação gravada nas peliculas era a da ficha, mais nada

Rapaz tiveste azar, a minha pelicula está por cima do 3º STOP e não me disseram nada !!!

95,63 euros

depois IMTT para averbar ao DUA mais 132!!!!!!!
209 da pelicula
95,63 da inspecção
132 TAXA de averbamento

463,63 Total Brincadeira barata!

Se é caro ou barato só quem instala é que sabe.

Ninguém obriga ninguém a colocar a pelicula.

Antes de instalar sabes que tens de pagar a instalação, a inspecção B e o DUA.

É só fazer as contas!

Eu não!

Eu acho bem, estamos a alterar as caracteristicas do veículo logo é normal que se faça uma inspecção rigorosa para saber se a viatura se encontra em condições e de acordo com a lei [;)]

95,63 euros

depois IMTT para averbar ao DUA mais 132!!!!!!!
209 da pelicula
95,63 da inspecção
132 TAXA de averbamento

463,63 Total Brincadeira barata!

Andei bem em cima deste assunto porque tenho películas nos vidros do carro. Contactei várias entidades e a inspecção tipo B requerida seria especificamente para verificar as películas. Esta situação foi-me indicada por várias pessoas. Pelos vistos não será bem assim...

Por outro lado gostei de ficar a saber que a verificação das mesmas, é feita de uma forma tão profissional: olhar para uma tabela! [8b]

A questão da 3ª luz de stop: apesar de ter películas no carro, sempre questionei o porquê de ser permitido colocar no vidro traseiro do carro uma película completamente preta e não só pelo 3º stop mas também pelo espelho interior. A legislação é publicada a indicar expressamente que a partir do pilar B a colocação da película é livre, sem limite de opacidade e só se lembraram depois dos aspectos inerentes? Ah já sei.. estamos em Portugal.

Vou ser muito directo: depois admiram-se que haja corrupção neste país. Nesta e em diversas outras situações, é corrupção merecida! É pura caça ao €€€. Mas o fdp do Fócrates anunciou que ia baixar o IVA 1%.. espectáculo! Vai buscar muito mais "nos extras"...

Andei bem em cima deste assunto porque tenho películas nos vidros do carro. Contactei várias entidades e a inspecção tipo B requerida seria especificamente para verificar as películas. Esta situação foi-me indicada por várias pessoas. Pelos vistos não será bem assim...

Por outro lado gostei de ficar a saber que a verificação das mesmas, é feita de uma forma tão profissional: olhar para uma tabela! [8b]

A questão da 3ª luz de stop: apesar de ter películas no carro, sempre questionei o porquê de ser permitido colocar no vidro traseiro do carro uma película completamente preta e não só pelo 3º stop mas também pelo espelho interior. A legislação é publicada a indicar expressamente que a partir do pilar B a colocação da película é livre, sem limite de opacidade e só se lembraram depois dos aspectos inerentes? Ah já sei.. estamos em Portugal.

Vou ser muito directo: depois admiram-se que haja corrupção neste país. Nesta e em diversas outras situações, é corrupção merecida! É pura caça ao €€€. Mas o fdp do Fócrates anunciou que ia baixar o IVA 1%.. espectáculo! Vai buscar muito mais "nos extras"...

porque o espelho interior não é obrigatório (apenas os exteriores) e o 3.º stop é...

Voltar
Superior