Hoje foi um dia para esquecer e ainda estou com a inspecção das peliculas atravessadas na garganta.
Meti peliculas homologadas atrás do pilar B, em Fevereiro e já que agora é possivel ir à inspecção para homologá-las no livrete, marquei a inspecção por telefone para hoje, às 9:30H, num centro ControlAuto.
Tal como combinado, cheguei lá às 9:30 e, ainda estava eu na fila de espera para inscrição e pagamento, aparece-me um inspector à porta da sala de espera a perguntar: "Quem é o Sr. que tem peliculas para homologar?". Eu respondi que era eu e ele pediu-me para ir ver o carro, porque queria ver a gravação das peliculas. Eu fui mostrar-lhe o carro e a gravação das peliculas. Afinal a maquineta que eles deveriam ter para medir a opacidade das peliculas, é uma tabela emitida pelo IMTT com a referência e marca das peliculas homologadas em Portugal. Esqueçam as maquietas para medir a opacidade das peliculas porque isso não existe...
Depois de este Sr. ter verificado que as peliculas que eu tinha no vidro estavam conforme a legislação, deu-me autorização para poder formalizar a inscrição e proceder ao pagamento... quanto a pagamentos... 95 euros por uma inspecção de homologação de peliculas... aqueles tipos cobram 95 euros para chegarem com uma tabela emitida pelo IMTT e confirmarem se a referência que está na gravação da pelicula coincide com a referência que eles têm na tabela... o meu carro foi importado e a inspecção para atribuição de matricula portuguesa, que requereu uma inspecção geral a tudo e mais alguma, inclusivé ligar a máquinas para medir o CO2 e mais não sei o quê, custou menos de 70 euros, mas para homologar peliculas, que é simplesmente olhar para uma tabela numa folha de papel e uma referência num vidro, já deve implicar um esforço suplementar que exija 95 euros...
Continuando... dá-se inicio à inspecção propriamente dita, luzes, travões, suspensões, fossa, ... até ao poder por o carro na rua...
No fim da inspecção feita, chega o inspector ao pé de mim e diz que o carro não passava por causa de 2 situações:
1º- Os pneus da frente eram diferentes. A marca e rasto eram iguais mas um era 205/65 R15 94H e o outro era 205/65 R15 94V... o problema estava nas letras e teria que substituir um dos pneus por isso... o carro tinha sido inspeccionado num centro de categoria B (quando veio para Portugal), exactamente com os mesmos pneus, há meio ano atrás e passou. No livrete está escrito a dimensão dos pneus 205/65 R15 e não especifica depois se devem ser o 94 ou outro número qualquer e o tipo de letra que devem ter.
2º ... e este é que não compreendi ... é que as peliculas estavam a ocultar o terceiro STOP e isso é um defeito tipo 2... ou seja, quando o travão não está accionado, o terceiro STOP não se vê, efectivamente MAS quando o travão é accionado, a luz vê-se perfeitamente a partir do exterior. Disse-me que isto era uma anomalia de tipo 2 e que teria que chumbar-me o carro por isso. Para aprovar o carro, eu teria que cortar a pelicula em frente ao terceiro STOP.
Outro pormenor que não entendi, foi o favor que o Sr. Inspector me fez em dar-me a possibilidade de corrigir estas anomalias, porque senão eu teria que pagar mais 95 euros de uma nova inspecção...
Ora bem... estes 95 euros foram pagos para verificar o estado e a conformidade de instalação de umas peliculas, onde se verificou que estava tudo OK. Se o carro tivesse que chumbar na inspecção, era por causa dos pneus da frente serem "diferentes" e pelo mau funcionamento, falta de visibilidade ou até mesmo ausência de terceiro STOP, que não tinha nada a ver com o facto de o carro ter peliculas, ou não. Se estava tudo bem com as peliculas, porque raio uma nova inspecção para verificar pneus e terceiro STOP deveria custar mais 95 euros?
O problema do pneu foi resolvido com facilidade porque o pneu suplente era um 94H
O problema do terceiro STOP foi resolvido com um buraco na pelicula, a contornar o terceiro STOP. Ficou uma m**** porque o vidro todo preto ficava mais bonito, mas pelo menos aprovaram-me o carro.
Para terminar, o carro marcava 77880 km e o Sr. Inspector comeu-me 5000 km na folha de inspecção... só vi esta porcaria dos km já quando cheguei a casa, que fica a mais de 50 km do centro de inspecções, ou seja, longe demais para voltar lá e reclamar por causa disto... definitivamente o homem deve andar com problemas de visão...
O que é que vocês acham? Houve excesso de zelo por parte do inspector ou é impressão minha?
Já que o Sr. Inspector foi tão picuinhas em relação a uma letra nos pneus e em relação ao terceiro STOP que se via bem, mas ele não via, eu deveria voltar ao Centro de Inspecções e exigir uma folha com os km corrigidos, ou nem por isso? O carro não é para vender e para mim registarem lá mais 5000km ou menos 5000 km é igual ao litro, mas já que eu achei que ele teve vontade de m*** por desporto eu não sei se deveria retribuir na mesma moeda ou não... o que acham?
Para terminar fica aqui o aviso. Se tiverem peliculas no vidro de trás, verifiquem se o terceiro stop está bem visivel e sem pelicula à frente...