Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008

1.
3.
Para averbar medidas diferentes das já constantes no DUA, é necessário que
o fabricante (ou importador) declare que o veículo é passível de circular em
segurança com as novas medidas solicitadas.
Essa declaração é apresentada ao IMTT no contexto do processo de
transformação, e poderá aceitar ou não, e/ou obrigar a Inspecção Técnica
ou não.

Acho que continua a fazer confusão. Uma mudança das medidas de pneumáticos está prevista aqui:
Alteração dos Elementos do Certificado de Matrícula

Neste momento já nem precisamos do fabricante ou importador da marca para nada. Basta ir a Braga onde existe um laboratório com um engenheiro que passa uma declaração onde "autoriza" a alteração de medidas que muitas vezes a própria marca não autoriza e o IMTT limita-se a averbar no DUA a medida pretendida.

Só para lhe dar um exemplo, conheço um ford focus que a marca apenas autorizava jante 15 e neste momento está equipado com jante 18 averbada no livrete com a declaração desse laboratório.

Acho que continua a fazer confusão.
(...)

Não, não estou.

Repito:

A diferença dos 30€ para os 132€ é porque o IMTT faz fé na declaração
emitida pelo fabricante/importador/etc. e cobra apenas a alteração no DUA.

Continua a ser uma TRANSFORMAÇÃO.

A diferença é que nem todas as transformações exigem Inspecção Técnica.
Tal como nem todas exigem «Desenhos que ilustrem a transformação pretendida (se aplicável)».

Agora, pensar que por mudarem no Artigo 25º a palavra "transformação" por
"alteração" vai mudar alguma coisa... é ridículo.

Transformação de caract. do veículo = alteração de caract. do veículo

Não muda nada.

- Protecção em caso de acidente. Evita ferimentos com os estilhaços dos vidros pois estes ficam colados na película;

Esta é para rir ! [:D]

Quem escreveu isto não tem ideia do que é um vidro partido de um automóvel e os riscos que acarretam, que são quase nenhuns !!!

O comportamento de um vidro de um automóvel não é exactamente o mesmo que o vidro dos copos e janelas lá de casa !

Portanto, esta vantagem de que aqui se fala é uma autêntica falácia e não corresponde à realidade.

Partam um vidro de um carro e vejam se se conseguem cortar com os cacos. [:cool:]

Isso não sei mas que contraria pareceres das marcas e o IMTT aceita, isso aceita ...

Se aceitam os pareceres deste laboratório então também deviam aceitar os certificados dos instaladores autorizados das marcas das películas, que têm formação e certificação e não exigir a inspecção B e o averbamento passava para 30,00€.

Última edição:
(...)
Se aceitam os pareceres deste laboratório então também deviam aceitar os certificados dos instaladores autorizados das marcas das películas, que têm formação e certificação e não exigir a inspecção B e o averbamento passava para 30,00€.

Não é isso que está na petição.
O que está na petição, de escrever "alteração" em lugar de "transformação",
não muda nada.

Além disso, duvido que os certificados passados pelas marcas aos instaladores
tenham qualquer valor (além do valor comercial). Se tivessem algum valor (ou
credibilidade técnica/científica), essas mesmas marcas (fabricantes) não teriam
necessidade de submeterem os seus produtos a entidades credenciadas para
homologação (emitiriam elas próprias a sua homologação). O que dificilmente
acontecerá, porque seria um conflito de interesses. As entidades certificadoras
devem ser independentes, para serem credíveis, e assim merecerem a credencial
de entidade certificadora.

Lamento mas, as coisas são como são por boas razões...

Isso não sei mas que contraria pareceres das marcas e o IMTT aceita, isso aceita ...

É que tem tudo a ver.... um é um laboratório INDEPENDENTE, outro é um instalador...

Esta é para rir ! [:D]

Quem escreveu isto não tem ideia do que é um vidro partido de um automóvel e os riscos que acarretam, que são quase nenhuns !!!

O comportamento de um vidro de um automóvel não é exactamente o mesmo que o vidro dos copos e janelas lá de casa !

Portanto, esta vantagem de que aqui se fala é uma autêntica falácia e não corresponde à realidade.

Partam um vidro de um carro e vejam se se conseguem cortar com os cacos. [:cool:]

Engola um caco ou meta-o nos olhos, ja faz alguns estragos.

Uma pergunta a quem tem peliculas instaladas nos seus carros.

Um carro com as peliculas instaladas fica com uma temperatura interior mais baixa do que quando tinham o carro sem peliculas? Exemplo actualmente ao entrar no carro as temperaturas rondam os 41ºC se colocar as peliculas a temperatura interior vai baixar?

Também estou a pensar mais neste assunto por causa da minha filha (apesar do investimento não ser pequeno)

Boas pessoal. um amigo meu da GNR acabou a pouco de me dizer que agora ja podemos usar peliculas de tonalidade escura nos vidros da frente desde que estejam homolgadas, pois a lei foi alterada, alguem ja ouviu falar disso?
abraço

E não assino, porque acho que as alterações deveriam ser todas sujeitas a um processo de homologação. Sem excepções... Feitos pelos fabricantes, ou individualmente por cada um.
A questão aqui é que há peliculas já homologadas em países da UE, e em PT obrigam-nos a um novo pseudo-processo de homologação, só para ganhar mais uns cobres.

Faz lembrar a história do IVA sobre o IA, é tudo a dobrar aqui em PT. [8b]

do que eu saiba,ainda é proibido a utilização de estas peliculas, quem as utilize sujeitasse a uma multa,não pasar na I.P.O, e ser "sempre" parado pelas autoridades.

A questão aqui é que há peliculas já homologadas em países da UE, e em PT obrigam-nos a um novo pseudo-processo de homologação, só para ganhar mais uns cobres.

Faz lembrar a história do IVA sobre o IA, é tudo a dobrar aqui em PT. [8b]
pois...

devia ser é como os franceses. já viram a escuridão que eles metem nos vidros laterais da frente?

pois...

devia ser é como os franceses. já viram a escuridão que eles metem nos vidros laterais da frente?

Acredita, esses é que andam mesmo a campeões, mas quem me disse a alteraçao da nova lei foi um colçega meu da Gnr, acho que foi uma lei que foi alterada a semanas atras.
abraço

Voltar
Superior