Tópico da pesca!

Aqui vai uma douradinha para abrir o apetite, apanhada no mês passado na Assafora (Ribeira da Mata), também à bóia

117445Scan9a.jpg

Sim também faço muito spinning, mas a minha pesca favorita é a bóia.[;)]

Das pouquissimas vezes que pesquei no mar foi ao Spinning e uma vez Surfcasting, ainda apanhei uns peixotes entre os quais uns Robalotes de 1/1,5kg, qualquer dia tenho que voltar a fazer uma pescaria maritima...:)

Temos que organizar umas pescarias... esses robalões e essas douradas... estão mesmo a chamar por mais pescadores do Fórum AH! [;)]

Se não der nada... há sempre um supermercado no caminho onde comprar depois umas sardinhas ou assim... [:D]

Depois de mais de 15 anos retirado vou voltar a pescar não só porque tenho sentido a falta do ambiente de pesca , mas também porque os meus filhos estão já em boa idade para apanhar o vício. Mas em 15 anos muito mudou e tenho várias dúvidas:

1. Como se tira a licença concelhia ou regional? No multibanco?
2. A lucio perca pesca-se como a carpa? Ao fundo com que isco? À francesa com que isco? Engoda-se?

Até 16 da Maio só me posso dedicar ao lucio perca e chinchito. Espero ainda conseguir encontrar chinchitos, pois são a melhor pesca para miúdos.

A quem puder esclarecer, agradeço.[;)]

Depois de mais de 15 anos retirado vou voltar a pescar não só porque tenho sentido a falta do ambiente de pesca , mas também porque os meus filhos estão já em boa idade para apanhar o vício. Mas em 15 anos muito mudou e tenho várias dúvidas:

1. Como se tira a licença concelhia ou regional? No multibanco?
2. A lucio perca pesca-se como a carpa? Ao fundo com que isco? À francesa com que isco? Engoda-se?

Até 16 da Maio só me posso dedicar ao lucio perca e chinchito. Espero ainda conseguir encontrar chinchitos, pois são a melhor pesca para miúdos.

A quem puder esclarecer, agradeço.[;)]

A licença de pesca tira-se no multibanco sim. Basta selecionares a opção pagamentos ao estado e logo verás a opção licenças de pesca, apenas necessitas do numero de BI/CC e numero fiscal de contribuinte.

A pesca às lucio-percas e como este peixe é um peixe predador é feita da mesma maneira que a pesca aos achigas, spinning ou casting com amostras duras ou moles com a atenção que por norma estes peixes são pescados bem mais fundos que os achigas.[;)]
Mas não te iludas com tal peixe, apesar de parecer ser um petisco à mesa pescar um lucio-perca e um pau tem muitas semelhanças pois luta que é bom nem vê-la.[s)]

Já agora também podes pescar pimpões pois não tem defeso.[;)]

A licença de pesca tira-se no multibanco sim. Basta selecionares a opção pagamentos ao estado e logo verás a opção licenças de pesca, apenas necessitas do numero de BI/CC e numero fiscal de contribuinte.

A pesca às lucio-percas e como este peixe é um peixe predador é feita da mesma maneira que a pesca aos achigas, spinning ou casting com amostras duras ou moles com a atenção que por norma estes peixes são pescados bem mais fundos que os achigas.[;)]
Mas não te iludas com tal peixe, apesar de parecer ser um petisco à mesa pescar um lucio-perca e um pau tem muitas semelhanças pois luta que é bom nem vê-la.[s)]

Já agora também podes pescar pimpões pois não tem defeso.[;)]

Obrigado pelas respostas.

Pimpões aqui na zona são raros. Eu gosto mesmo é de pescar carpas, mas até 16 de Maio tenho de me contentar com a lucio perca. Ouvi dizer que também se pesca à francesa como a carpa. Confirma-se?

Qual a espessura da linha indicada?

Para o lucio-perca podes pescar com amostra como o achigã, uma cana de 1.80m ou 2.10m com uma linha entre o 0,25 e 0,30 é suficiente. Depois podes pescar ao fundo com alburno a fazer de isco, se existir alburnos na massa de água em que estás a pescar, aqui podes usar a mesma cana e linha das carpas.

Para o lucio-perca podes pescar com amostra como o achigã, uma cana de 1.80m ou 2.10m com uma linha entre o 0,25 e 0,30 é suficiente. Depois podes pescar ao fundo com alburno a fazer de isco, se existir alburnos na massa de água em que estás a pescar, aqui podes usar a mesma cana e linha das carpas.

O que é um alburno?:confused:
Achigã costumava pescar com amostra ou verdemã (entretanto parece que foi proibido o seu uso).
E carpa pescava com milho ou batata cozida.

Gosto de pescar, na água doce e à bóia, preferencialmente. Os peixinhos que mais gosto de tirar são a carpa e o barbo, já para comer, só se for mesmo a carpa grelhada.

Mas o que me trouxe a este tópico foi outra coisa. Há uns tempos atrás, era constantemente importunado pelos lagostins. Quando pensava que tinha fisgado alguma coisa lá vinha um dois agarrados com as patas no ar. Ficava mesmo lixado. Mas depois vingava-me, porque por vezes ia equipado e iam aos quilos para a panela.[:)]

Entretanto, nos últimos tempos, não tenho encontrado esta iguaria. Na minha zona parece que simplesmente desapareceram. Sabem onde posso encontrar os ditos?

Bom tópico!
Costumo pescar várias vezes ao ano, principalmente no verão.
Costumo ir para Cascais (ao pé da praia do guincho ou para o cabo da roca), para toda a zona do cabo Espichel (onde é permitido por lei...) e principalmente para Sesimbra nas noites de verão, onde se apanham 100+ carapaus numa noite boa :)

Da zona de Condeixa-a-Nova.[;)]

Mesmo, mesmo na tua area não te posso ajudar pois já há uns bons anos que não faço pescarias para esses lados,logo não sei como estão as coisas actualmente. No entanto, e se estiveres disposto a deslocar-te um pouco, no Tejo tens bons "hotspots" para eles, principalmente nas zonas de pedra, nos tributarios e açudes. Um bom sitio onde os podes apanhar é junto ao açude de Abrantes, deixo-te umas fotos que lá tirei no ano passado quando andava aos Lucio-percas:

y52lwhd4cdqpafimc3lv.jpg

cr4lfp0mo2ba5tly8b4.jpg

6097r07z9gj3yubmta8p.jpg

Essas fotografias...[br:)]

Não há muito tempo em qualquer vala até se atrapalhavam uns aos outros. Agora...ou então sou eu que não sei onde eles andam.

Abrantes só para ir buscar lagostins fica fora de mão, mas se tiver que ser...[:cool:]

Back