Tópico da pesca!

Ora muito bem, estando eu já a ressacar de um bom dia de pesca, e aproveitando o fim de semana prolongado, decidi que amanhã irei passar o dia a dar "banho á minhoca".
Como sempre nestas ocasiões passei a semana a planear mentalmente a "faena", decidi ir hoje á tarde engodar o pesqueiro, aumentando assim as probabilidades de sucesso para amanhã, e aproveitar para fazer uns lançamentos ao Achigã guardando a minha atenção para as Carpas, a minha grande paixão, para amanhã.
Ora com o cansaço fisico e mental da semana de trabalho hoje acordei tarde e deixei passar o dia numa típica pasmaceira Alentejana, após o almoço e invadido de uma preguiça de proporções lendárias, fui alternando da secretária para o sofá e do sofá para a secretária dividindo a minha atenção entre a televisão e o PC. Por volta das 4 da tarde cresceu em mim uma batalha de contornos titânicos entre o bichinho da pesca e a vontade de nada fazer, como sempre o bichinho da pesca foi um clarissimo vencedor, logo lá arrastei o meu corpo amolecido para a garagem e carreguei uns saquitos de engodo e a cana do achigã com o intuito de cumprir o plano pré defenido de engodar o pesqueiro para amanhã.
Chegado á barragem um grande choque estava á minha espera, a barragem em causa é a minha preferida mas por motivos vários já lá não ia desde inicios de Agosto, ora assim que a avisto por entre as azinheiras e sobreiros de uma bucólica paisagem Alentejana fico de boca aberta com o baixar do nível das suas águas, raios partam a chuva que nunca mais vem, para piorar ainda mais o cenário os proprietários da herdade na qual a barragem se encontra aproveitaram as águas que caíram para lavrar toda a área em volta da mesma, ora como todo o bom pescador sabe, as nossas amigas Carpas, principalmente as maiores, não gostam nada de barulhos e movimentos logo fiquei apreensivo para amanhã.
lxvg1nl75dexenbfiuh6.jpg

aqqv6xzo3vlmb6jix0x.jpg

73a6dn980azunm5xpv76.jpg

Mas, como teimoso que sou resolvi continuar com os intentos que ali me tinham levado, ora como o meu pesqueiro habitual nesta barragem está quase a seco vi-me forçado a procurar um lugar mais perto do paredão da barragem onde a profundidade é maior. Ora conhecendo esta barragem como a palma das minhas mãos, pesco lá á mais de 20 anos, resolvi investir num pesqueiro muito bom que fica a aproximadamente 100 metros do paredão, tendo este pesqueiro o inconveniente de ter uns acessos meio tramados, mas como sempre nada que a minha adorada Navara não tenha resolvido.
e1ay37z6lwpo4csmgird.jpg

oalhpl3rm78027s1e93l.jpg

Chegado ao pesqueiro lá comecei com a boa da engodagem, como não conheço muito bem a profundidade actual do mesmo, derivado do baixar de nível das águas, resolvi engodar num raio de 20 metros da frente do pesqueiro e até aproximadamente 30 metros de distancia da margem, usei para a engodagem 2Kg de boillies de sabor a caranguejo, 2Kg de sabor a morango e 4 Kg de engodo em farinha.
n2dyn961726wovcdrpw.jpg

0dlqn4osa0z9j1gz5sz.jpg

k54zct4t23tngu5998k8.jpg

Após o fim da engodagem, e como o sol já estava na sua tragetoria descendente para o seu render da guarda com a lua, pensei que talvez fosse melhor ir andando para casa pois ainda tinha que carregar o material todo para amanhão. No entanto o vício da pesca lambeiro e malino como só ele consegue ser, lá me fez pegar na cana do Achigã e ir dar uma voltinha pela margem.
Á medida que o tempo ia passando começou a levantar-se um vento desagradável o que é sempre mau para a pesca, como ainda estava a uns bons 2Km da Navara comecei a fazer o trajecto de regresso, até ao momento dos Achigãs só lhe tinha dado pela ausência, mas como já referi não sou homem de desistir, a uns quinhentos metros da carrinha ao fazer um lançamento perpendicular á margem para umas pedras, sinto um puxão violento e automaticamente faço o movimento ascendente da cana para ferrar o peixe, só que instantâneamente sinto que ele não se ferra, meus amigos só a quem já lhe aconteceu o mesmo é que pode ter noção do estado em que fiquei, é que gritei todas as asneiras que conheço e tou plenamente convencido que inventei algumas na hora, mas, e como já vou tendo uns aninhos disto, lá me acalmei e sentei um bocado pois os Achigãs a partir de determinado tamanho são territoriais e como eu não tinha chegado a lutar com ele podia ser que o conseguisse enganar outra vez. Após cinco minutos que mais pareceram uma eternidade, fiz novo lançamento para o mesmo local. De imediato sinto novo ataque á amostra, só que desta vez já não lhe dei hipóteses para nada, após breves segundos de intensa luta carregada de adrenalina saquei cá para fora um lindo Boca grande que pesado, já depois de chegar a casa, acusou 1,5Kg na balança. Ora apesar de não ser nenhum Leviatã de proporções Biblícas já é um peixinho digno do Lendário pescador que me considero[:D]
Que seja um bom prenuncio para o dia de amanhã em que vou tentar dar a volta aos amores da minha vida que são as carpas...

s3jgx0bhmx04zl9lu7ib.jpg

Cumprimentos....

Last edited:
Lá por Março ou o que foi, a um domingo à tarde, saíam bastantes no Pontão da Barra (Aveiro). Os gajos tiravam, mandava os peixes pro pontão(não eram grandes grandes, mas 5-10kg) e os cães das pessoas a tentarem-se ir picar com eles [:D]. Nunca vi tanto safio à luz do dia

Eu nunca vi nenhum foi á luz do dia, sempre de noite.
Ontem fui lá , mas não conseguimos tirar nenhum, estavam lá outros pescadores que apanharam 4.

Boa!

Não tomes o que vou escrever como uma critica pois não o é já quem cumpre a lei a mais não é obrigado.
Só é pena que não sejas adepto do catch & release mas pronto...[:p]

Eu sempre admirei o carp fishing pela ´´qualidade`` das capturas. até já fui um praticante de um carp fisinhg rudimentar onde até fiz os meus próprios boillies.:sh)
Mas a falta de resultados satisfatórios e o sentimento que era uma técnica muito ´´parada`` para mim aliado ao valor elevado dos engodos fizeram-me repensar o que eu procurava na pesca.
Assim como a pesca com amostras. Eu cheguei a perder 5 e 6 amostras numa jornada ao preço que custam é só fazer as contas.[8b]

Depois descobri a pesca à pluma e fez-se luz.[;)]
Além de na minha modesta opinião ser o topo da ´´carreira```do pescador ludico acaba por ficar bem mais barato que as técnicas digamos que mais vulgares.
Temos que fazer um investimento inicial um pouco puxadote pois exige material especifico que não dá para adaptar mas depois de comprarmos o que necessitamos e se montarmos as nossas próprias moscas podemos passar anos (mas podemos mesmo) a pescar regularmente e não ter que gastar um cêntimo em material de pesca.
Eu pesco desde puto e já não me vejo a pescar de outra forma.

As barragens alentejanas são top para tentar enganar umas carpolas à mosca.[br:)]
Não conheces ninguém que pratique este tipo de pesca?? Já por lá vai havendo umas alminhas dessas.

Boa!

Não tomes o que vou escrever como uma critica pois não o é já quem cumpre a lei a mais não é obrigado.
Só é pena que não sejas adepto do catch & release mas pronto...[:p]

Eu sempre admirei o carp fishing pela ´´qualidade`` das capturas. até já fui um praticante de um carp fisinhg rudimentar onde até fiz os meus próprios boillies.:sh)
Mas a falta de resultados satisfatórios e o sentimento que era uma técnica muito ´´parada`` para mim aliado ao valor elevado dos engodos fizeram-me repensar o que eu procurava na pesca.
Assim como a pesca com amostras. Eu cheguei a perder 5 e 6 amostras numa jornada ao preço que custam é só fazer as contas.[8b]

Depois descobri a pesca à pluma e fez-se luz.[;)]
Além de na minha modesta opinião ser o topo da ´´carreira```do pescador ludico acaba por ficar bem mais barato que as técnicas digamos que mais vulgares.
Temos que fazer um investimento inicial um pouco puxadote pois exige material especifico que não dá para adaptar mas depois de comprarmos o que necessitamos e se montarmos as nossas próprias moscas podemos passar anos (mas podemos mesmo) a pescar regularmente e não ter que gastar um cêntimo em material de pesca.
Eu pesco desde puto e já não me vejo a pescar de outra forma.

As barragens alentejanas são top para tentar enganar umas carpolas à mosca.[br:)]
Não conheces ninguém que pratique este tipo de pesca?? Já por lá vai havendo umas alminhas dessas.

Boa tarde coelhoscp36, tendo dado o dia por terminado mais cedo do que esperava por motivos pessoais, mais daqui a nada faço aqui um resumo do mesmo, passo a responder ás tuas questões!
Primeira parte, quem te disse que não pratico catch and release[:p] ?
Se há coisa em que me considero um priveligiado é no facto de ter oportunidade de fazer várias pescarias por ano, é raro o ano em que não vou pelo menos umas 100 vezes á pesca, praticamente todas as semanas nos meses de hórario de Verão vou 2/3 tardes, após sair do trabalho, dar uns lançamentos. Obviamente com tantas saídas, e tendo em conta que até não sou mau nisto, vou apanhando muito peixe. Ora se o levasse todo para casa não comia outra coisa no dia a dia, tendo em conta que cá em casa somos 4 e que todos gostamos de comer um bom peixinho grelhado é somente natural que vá retendo alguns para o nosso consumo pessoal, se queres que te diga a proporção de peixe que retenho será algo na casa dos 5%. Mesmo por esta razão não considero a pesca que pratico Carpfishing pois essa designação não se aplica á técnica em si mas sim a toda a filosofia de libertar sempre o peixe, envolvendo por vezes algum extremismo e falta de tolerância de quem o pratica para com aqueles que gostam de reter um peixe de tempos a tempos, ora tendo em conta que se existe algo com que eu não alinho em nenhuma situação é o extremismo, seja ele manifestado de que forma for, prefiro ignorar esse tipo de gente e preocupar-me sim em desfrutar desta grande paixão que tenho que é a pesca, a qual pratico com a consciência limpa por saber que o faço de forma sustentável e com respeito pela natureza. Tomara muitos que se dizem acérrimos defensores dos peixinhos mas que depois é vê-los a deixar lixo e mais lixo espalhado pelas margens das nossas barragens, mais logo quando fizer o relato da pescaria de hoje aprofundarei mais este assunto.
Em relação á pesca ao fundo com montagem de cabelo, que é a pesca que pratico, é normal que não tenhas tido grandes resultados no inicio pois ninguém os tem, é uma modalidade que exige muita paciência de quem a pratica pois para ter sucesso é necessário passar muitas horas a "estudar" as nossas amigas, os seus hábitos e zonas de alimentação, e quais os componentes dessa mesma alimentação. Já para não falar que é uma pesca que para ter resultados visiveis requer muitas pré engodagens antes de se passar á pesca em si, pois estamos a fornecer ás carpa alimentos a que elas não estão habituadas e que no inicio nem reconhecem como tal. Mas sobre esta técnica de pesca farei mais lá para a frente num post inteiramente dedicado á mesma.[;)]
Em relação ao fly fishing discordo em parte da tua opinião pois não a considero o topo da carreira de um pescador, o topo da carreira de um pescador é capturar grandes e bons peixes, seja qual for a técnica que use. Agora não há dúvida nenhuma que é a técnica de pesca que mais se assemelha a uma forma de arte, e já o referi a amigos meus que não hei-de morrer sem antes a aprender e dominar.:)
Aqui na zona de facto é muito raro ver alguém a pratica-la pois é uma técnica que na sua génese foi desvolvida para os salmonidios, com o passar dos anos e constante regressão dos numeros dos mesmos por pesca excessiva e destruição de habitates é que muitos pescadores começaram a aplicar a mesma para a captura de outras espécies como os ciprinidios por exemplo. Na barragem do Caia já se vai vendo de vez em quando, alguem ás carpas e aos barbos mas, e como já referi, ainda é algo pouco visto.[;)]

Last edited:
deixem se la de mariquices! [:D] [:p]
o importante è nos divertir mos sem causar danos por onde passar mos! [;)]

todo o pescador (legitimo) tem direito a guardar o que pescar se assim o entender!...

agora vamos ao que interessa...

afinal, como correu a pescaria hoje? [:D] [;)]

deixem se la de mariquices! [:D] [:p]
o importante è nos divertir mos sem causar danos por onde passar mos! [;)]

todo o pescador (legitimo) tem direito a guardar o que pescar se assim o entender!...

agora vamos ao que interessa...

afinal, como correu a pescaria hoje? [:D] [;)]

Assim assim...:)

Mais logo já faço um "relatório pormenorizado" [:D], agora estou aqui meio ocupado com um olho no fórum e outro num trabalho que tenho que adiantar para segunda feira...

Ora vamos lá ao relato da aventura de hoje.
Ás 5:45 da manhã o meu zeloso despertador, imparável na sua missão de estragar os meus mais obscuros sonhos, arrancou-me ao torpor do meu sono, após as inevitáveis visitas á casa de banho e á cozinha carreguei as coisas de ultima hora que não deram para carregar ontem. Saí e pus-me a caminho com aquele sentimento de esperança do tamanho do mundo de apanhar um novo recorde que sempre me acompanha no inicio de qualquer pescaria, após meia hora, e com uma paragem pelo caminho para o indespensável cafézinho, cheguei á barragem. Ainda imerso na escuridão da noite não consegui evitar questionar que força misteriosa será esta que me faz saltar do caloroso aconchego da cama a tais horas da madrugada para ir tentar fazer um piercing a uns pobres peixinhos que nunca pensaram vir um dia a ostentar tais ornamentos.
Como ainda estava escuro e a estúpida e desactualizada legislação Portuguesa não permite a pesca em aguas interiores antes do nascer do sol, fui descarregando o material e preparando as canas para o fim que foram criadas...

a1fbsttnjchait5nbyd.jpg

Após ter tudo preparado sentei-me na cadeira a absorver todos os sons e cheiros que só a Natureza nos consegue oferecer esperando que a noite cedesse o seu lugar ao dia em mais um episódio interminável desta grande produção que é a vida.
Por volta das 7:15 finalmente dei ordem de soltura ás minhas canas que já ansiavam encostadas á carrinha por começarem finalmente a desempenhar o seu designío...

7px3cjpwi529ctv5kmfq.jpg

A primeira cana montei-a á minha direita a sensivelmente 20 metros da margem com 2 boilies de morango, a segunda ficou uns 20 metros á minha esquerda na entrada de uma enseada, cobrindo assim a movimentação de entrada e saída das carpas na mesma, com um boilie de caranguejo. Convém referir que o tempo estava um pouco farrusco e a imagem do terreno lavrado e consequente barulho do tractor que fez o serviço não saiam da minha cabeça. Mesmo assim lá me sentei na cadeira, qual Rei pescador sentado no trono comandando as suas tropas para a batalha!
Com o avançar da manhã a minha apreensão foi crescendo pois carpas nem vê-las e para mal dos meus pecados o laborioso agricultor encarregue do amanho daquela terra decidiu ir lavrar mais um pouco.
Por volta das 10:30, e não tendo tido ainda nenhuma picada, resolvi retirar a cana que estava na entrada da enseada, pois com o aclarar do dia as minhas amadas dirigem-se para as profundezas, e montar outra cana com fedder e uns asticôts e milho para tentar alguma carpa mais desconfiada que por ali andasse. Ora o grande obice desta estratégia é que enquanto os boilies são um isco selectivo, pois derivado da sua dureza geralmente só as carpas que já tenham desenvolvido por completos os seus dentes faringideos (por volta dos 2Kg) é que os consomem, já o milho e o asticôt é pão nosso de cada dia para as carpas pequenas.
Inevitavelmente com o correr do tempo, lá começaram a sair as safadinhas, desavergonhadas e vorazes carpinhas. No espaço de 2 horas tirei umas 20, as quais após algumas fotografias foram de imediato devolvidas á água. (Ironia das ironias ter dialogado hoje com o Caro Coelhoscp36 sobre o catch and release no dia em que todas as capturas voltaram para a água mais gordinhas e felizes do que quando de lá sairam).

kokyi0iu82odenv06b.jpg

99ypl9eggdmjugd3yxw.jpg

thrd3vua94xmx7v8k2hn.jpg

zyj152aqrcntt4w4kxco.jpg

kwnu9gzx0dfq9s04lnfl.jpg

Por volta das 14:45 recebi um telefonema da Senhora minha Mãe perguntando-me se poderia acabar a pescaria mais cedo pois precisava da minha ajuda para assuntos diversos. Meio desalentado acedi pois embora o dia estivesse a ser fraco há sempre aquela esperança de que dali a cinco minutos é que vai sair "AQUELA". Lá comecei a tarefa de arrumar o estojo e apanhar o lixo, aqui quero fazer um apelo a todos aqueles que como eu sofrem deste vicio e a todos aqueles que um dia venham a sofrer.
Meus amigos se nós em nossa casa nunca aventamos o lixo para o chão porque raio o havemos de fazer quando estamos em propriedade alheia?
É das coisas que mais me irritam e causam tristeza chegar a um pesqueiro e encontrá-lo semelhante a uma lixeira. Peço a todos que quando termine o dia coloquem o lixo num saquinho e o depositem no contentor mais perto, não custa nada e a natureza e os donos dos terrenos agradecem. Se for possivel façam como eu, levem um daqueles sacos pretos do lixo e para alem do vosso apanhem aquele que já por ali estava, para que um dia os nossos filhos possam vir a ter o mesmo prazer que nós temos em apanhar um bom peixe num cenário o mais prestino possível.

crzdlm3pxttb1tf0j85l.jpg

qqm3t87sgp4n2qeh3kcw.jpg

Posto isto e em género de conclusão, foi um dia fraquinho no que a capturas diz respeito, gastei gasóleo, não estou mais rico, o país continua em crise, e os nossos governantes continuam uns ladrões; não obstante isto escrevo estas linhas com um sorriso de orelha a orelha pois foi mais um dia passado a fazer aquilo que me faz verdadeiramente feliz.
O maravilhoso mundo da pesca...[kiss]

Last edited:
Muito boa jornada.[;)]

Também sou como tu. Para ser feliz na pesca não é necessário sequer apanhar peixe.
Desde que não me aleije nem estrague material (custou-me bastante a comprar) para mim está sempre bem. Mas claro que com peixes e de preferência dos bons a coisa é sempre melhor.[:D]

Como escrevi não tomes o que escrevi como uma critica pois não o era.
Também não sou de extremismos.
Jamais irei criticar seja quem for por guardar um peixe que pescou e tem a medida necessária para ser guardado pois é seu por direito.
É a lei que temos e quem a cumpre a mais não é obrigado. Agora se eu concordo ou não com a lei isso são outros vinténs...
Já quando vejo alguém a pescar peixes sem medida e a guarda-los ou a ter um batalhão de canas esticadas ai já a coisa amansa.[8b]
Eu não gosto de confusões logo não faço nenhum estardalhaço pois vou à pesca para me divertir e passar um bom bocado e não para andar à pancada mas a minha boquita sobre a situação tem que sair sempre.

Quanto a começares a dar na pluma sou o primeiro a dizer que fazes muito bem em querer aprender.apr:)
É uma técnica fantástica que como escreveste e bem é quase uma arte além que com apenas uma técnica podes pescar practicamente tudo o que é peixe.
Desde pequenas trutas,bogas ou escalos em um qualquer riacho,passando por carpas,barbos ou achigãs e acabando a pescar robalos ou tainhas no mar quase tudo é pescavel à pluma. Até há quem pesque grandes tarpons e mesmo pequenos espadartes à pluma.[br:)]
Depois também tens a opção de poderes ´´pescar`` em casas pois podes ser tu a montar as tuas próprias moscas que é um mundo à parte no que à pesca à pluma diz respeito.
A montagem de moscas também é uma arte e há grandes artistas a montar moscas que nos dão vontade de também evoluirmos com as nossas montagens.
Nada se compara ao sentimento de apanharmos o nosso recorde com uma mosca que nós próprios montámos.
Acredita que é verdade.[;)]

Olha um pequeno ´´aperitivo``.

Já agora.
Amanhã vou ser feliz.

VOU À PESCA!!! [:p]

Last edited:
Boas.
Também sou adepto de pesca, vou de vez em quando até ao Tejo. Este ano fui umas 3 vezes e ainda esta semana quero ver se vou outra vez.
Costumo ir para a zona de Constância, ali perto da foz do Zêzere e vou apanhando um bocado de tudo, desde Percas, Alburno, Boga, Barbo, Pimpão, Fataça e da última vez que fui até uma enguia apanhei, coisa que nunca me tinha acontecido.
Costumo pescar com cana direta, só quando vou a alguma barragem é que pesco ao fundo para as Carpas, das poucas vezes que fui safei-me bem!!! Também já fui 2 ou 3 vezes ao Achigã, e apesar de gostar deste tipo de pesca nunca me dediquei muito, tenho o material necessário mas nunca puxei muito para esta pesca, tenho de experimentar outra vez.
Não vou mais vezes porque também não tenho muita companhia, para as Carpas costuma ser o meu cunhado, mas parece que ele perdeu o interesse, para o achigã vou com um funcionário do meu pai, mas também nunca tem muita disponibilidade, assim sendo a pesca no Tejo com cana direta é aquela em que vou sozinho e até nem me importo, pois ao menos à silêncio e é mais fácil de apanhar peixe assim.
O peixe sem medida nunca trago, o maior, depende se vai haver petisco ou não!!!
Gosto muito de peixes, pois até tenho em casa aquários com ciclideos africanos do lago malawi, e faço criação dos mesmos, portanto é uma paixão que tenho, e ir à pesca e apanhar alguns peixes dá-nos um prazer enorme.

Um Abraço

Ora boas amigos pescadores, não esquecer que hoje é dia de monstros do rio no Discovery, no episódio de hoje vai-se em busca do Sareng Catfish...

40wy2dua6rfcb74q7sw.jpg

[;)]

Pois, aqui na minha zona agora é o peixe-gato que aqui anda a aparecer, cada vez mais.
Primeiro foram os lagostins, depois as percas e agora o peixe-gato, até carpas já andam a aparecer poucas.

Pois, aqui na minha zona agora é o peixe-gato que aqui anda a aparecer, cada vez mais.
Primeiro foram os lagostins, depois as percas e agora o peixe-gato, até carpas já andam a aparecer poucas.

Esse é, conjuntamente com as Luciopercas, um dos maiores flagelos que assombram os nossos pequenos ciprinidios e salmonidios autoctones, normalmente eu defendo que se deve apenas reter os peixes que se consumam em 1 ou 2 refeições mas nestes casos em especifíco é vital que não se devolvam os mesmos á agua, comam-nos, cozam-nos para o gato ou deixem-nos na margem para as raposas. Para que daqui a uns anos os nossos filhos ao capturarem uma Boga não pensem que essa é que é a invasora...:(

Back