Tópico da Programação (desenvolvimento de software)

Tópico da Programação (desenvolvimento de software)

• Java

Votes: 66 53.2%
  • C

Votes: 77 62.1%
  • C++

Votes: 58 46.8%
  • C#

Votes: 47 37.9%
  • PHP

Votes: 45 36.3%
  • BASIC (Visual e outros)

Votes: 63 50.8%
  • Objective-C

Votes: 2 1.6%
  • Python

Votes: 23 18.5%
  • PERL

Votes: 11 8.9%
  • JavaScript

Votes: 55 44.4%
  • Ruby

Votes: 6 4.8%
  • Pascal (ANSI, Turbo, Delphi, outros)

Votes: 55 44.4%
  • Lisp

Votes: 9 7.3%
  • Assembly (quais?)

Votes: 35 28.2%
  • Fortran

Votes: 12 9.7%
  • COBOL

Votes: 16 12.9%
  • Haskell / OCaml

Votes: 8 6.5%
  • Prolog

Votes: 22 17.7%
  • .NET

Votes: 37 29.8%
  • Struts/Hibernate

Votes: 4 3.2%

• Total voters
    124
25 anos profissionalmente.
Como hobby desde 1981.

As discussões desnecessárias são fruto de quando alguém insiste num erro.

Quanto ao PHP...
Nim.
Depende.
As tecnologias devem ser escolhidas em função do projecto que se pretende
implementar. Eu evitaria PHP para projectos complexos e críticos. Para coisas
simples o PHP serve.

Ganhaste-me por pouco mais de um ano [kiss] Estamos a ficar cotas [:D]

Pela tua opinião, se bem entendi, o PHP acaba por ser uma ferramenta algo curta; será isso?

Qual o opção para algo mais abrangente e, claro, com a possibilidade de funcionar através da Web (ou remotamente)?

O aspecto do funcionamento remoto é, segundo a minha perspectiva, da maior importância.

Ganhaste-me por pouco mais de um ano [kiss] Estamos a ficar cotas [:D]
Pela tua opinião, se bem entendi, o PHP acaba por ser uma ferramenta algo curta; será isso?
Qual o opção para algo mais abrangente e, claro, com a possibilidade de funcionar através da Web (ou remotamente)?
O aspecto do funcionamento remoto é, segundo a minha perspectiva, da maior importância.

Não é uma questão de ser uma ferramenta curta ou não.
As capacidades do PHP não são menores que qualquer outra.

Além disso, virtualmente qualquer linguagem pode ser usada para
desenvolver para a WEB. Nem que seja via CGI.

A diferença é se estás a programar para ti, ou para uma equipa.

Ou seja:
O código que se programa não é para o computador ler. Para o
computador ler há um compilador ou interpretador que trata
disso.
O código que se escreve é para SERES HUMANOS lerem.

Consequentemente, para trabalhos mais sérios e complexos, é
preferível usar uma linguagem que permita um maior controlo e
qualidade do código desenvolvido, que possa ser lido e alterado
por várias pessoas.

Um exemplo:
Type system - Wikipedia, the free encyclopedia

Não é uma questão de ser uma ferramenta curta ou não.
As capacidades do PHP não são menores que qualquer outra.

Além disso, virtualmente qualquer linguagem pode ser usada para
desenvolver para a WEB. Nem que seja via CGI.

A diferença é se estás a programar para ti, ou para uma equipa.

Ou seja:
O código que se programa não é para o computador ler. Para o
computador ler há um compilador ou interpretador que trata
disso.
O código que se escreve é para SERES HUMANOS lerem.

Consequentemente, para trabalhos mais sérios e complexos, é
preferível usar uma linguagem que permita um maior controlo e
qualidade do código desenvolvido, que possa ser lido e alterado
por várias pessoas.

Um exemplo:
Type system - Wikipedia, the free encyclopedia

OK, também não precisas de ir tão atrás... sei perfeitamente o que é um compilador, um interpretador, uma linguagem de baixo nível, etc... como disse, programei muito em Clipper que usa tudo isso, incluindo alguns acrescentos em C e Assembler.

Desde que não seja Assembler - que do muito pouco que sei, é completamente irracional...

Quando disse que o PHP era "curto" referia-me exactamente às possibilidades/limitações de programação. É exactamente disso que quero fugir.

Nunca será para trabalhar em equipa e sim individualmente. Convém que seja suficientemente abrangente e que permita compilar os sources para um trabalho final distribuível e autónomo.

Se tu consideras que esse cumulativo aumenta assim tanto com o phpMyAdmin então não sei o que é um gajo pode instalar num servidor contigo! o pMA é um projecto com muita continuidade, que ninguém se queixa, cujos exploits mais perigosos só podem ser datados até à versão 2.0, adiciona vulnerabilidade? sim, compensa? eu digo que sim! Daí o meu comentário sobre não usar MySQL (já agora, se não notaste, era sarcasmo...)

Nem toda a gente pode andar com o workbench atrás, para já não funciona em todos os distros, se mudar de máquina pode não ter uma instalação do software (eu pessoalmente no trabalho tenho de muitas vezes saltar entre computadores), depois há a opinião pessoal... eu considero ser um software lento e imprevisivel, a mim farta-se de bloquear em "n" máquinas, especialmente quando um gajo tenta executar queries... a mim ainda só me queimou tempo.

Nuno, ninguém aqui defendeu obscuridade ou que isto ou aquilo não adiciona ao problema da segurança, mas como tudo há certos riscos que se tem de correr... eu pessoalmente sempre corri o "risco" do pMA, e nunca foi por aí que tive problemas, nem nunca ouvi ninguém a dizer tal coisa do pma. O pma é uma solução mais que óptima para 99% dos casos, se eu mandasse o pMA ao ar e passava a usar o workbench (ou qualquer outro software que há por aí... eu até considero que há alguns mais jeitosos que o workbench), então diminuia bastante a minha produtividade...

Eu depois de reler esta merd* toda outra vez acho que tens razão em tudo o que afirmas, não cai é de encontro ao que estamos a falar... nenhum de nós se está a fazer entender... no fim onde descordamos é: tu consideras o phpMyAdmin um buraco de segurança, eu considero que não. MAS, MAS! Concordo inteiramente que abre mais portas à insegurança do projecto, só considero é que esse risco é tao minimo hoje em dia que só me iria prejudicar não dar uso a um software que tanto me auxilia no trabalho.

OK, também não precisas de ir tão atrás... sei perfeitamente o que é um compilador, um interpretador, uma linguagem de baixo nível, etc... como disse, programei muito em Clipper que usa tudo isso, incluindo alguns acrescentos em C e Assembler.

Desde que não seja Assembler - que do muito pouco que sei, é completamente irracional...

Quando disse que o PHP era "curto" referia-me exactamente às possibilidades/limitações de programação. É exactamente disso que quero fugir.

Nunca será para trabalhar em equipa e sim individualmente. Convém que seja suficientemente abrangente e que permita compilar os sources para um trabalho final distribuível e autónomo.

Não estava a ir atrás.
Estava a referir a importância da legibilidade do código para outras pessoas,
e a importância de forçar boas condutas de modo a impedir a ocorrência de
erros.
Ou seja, que há linguagens melhores que outras nesse capítulo.

Quanto ao PHP, se é para trabalhar sozinho, não há problema.
Quanto a compilar PHP... é interpretado. Não compila. Distribuis o source.

Podes procurar por compiladores de PHP, mas podes ter problemas de
código compilado que depois não funciona noutro ambiente. É que o PHP
nasceu como uma linguagem interpretada. Carrega os módulos necessários
em execução.

PHP - Wikipedia, the free encyclopedia
PHP code is interpreted by a web server with a PHP processor module, which generates the resulting web page: PHP commands can be embedded directly into an HTML source document rather than calling an external file to process data. It has also evolved to include a command-line interface capability and can be used in standalone graphical applications.[6]

Ironsmith, eu não tenho nada contra o PHPMyAdmin.
Quem quiser usar, que use.
Eu apenas alertei para o facto de constituir um problema de segurança.

Num ambiente interno de desenvolvimento / testes, é aceitável.
Num ambiente de produção aberto para o exterior, é um risco de segurança crítico.

É só isto que eu estou a dizer.

Quanto a mais alguém dizer o que quer que seja sobre a segurança do PHPMyAdmin,
não é necessário. Está tudo dito por toda a gente de um modo genérico que abarca
o PHPMyAdmin, cPanel e outros:
- Quanto mais software instalado, menos seguro.

Portanto, instala-se sempre o mínimo necessário para o propósito pretendido.

Web Application Security Fundamentals
[TABLE="class: dtTABLE, width: 931"]
[TR]
[TD]Reduce your attack surface[/TD]
[TD]If you do not use it, remove it or disable it. Reduce the surface area of attack by disabling or removing unused services, protocols, and functionality. Does your server need all those services and ports? Does your application need all those features?[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Não estava a ir atrás.
Estava a referir a importância da legibilidade do código para outras pessoas,
e a importância de forçar boas condutas de modo a impedir a ocorrência de
erros.
Ou seja, que há linguagens melhores que outras nesse capítulo.

Quanto ao PHP, se é para trabalhar sozinho, não há problema.
Quanto a compilar PHP... é interpretado. Não compila. Distribuis o source.

Podes procurar por compiladores de PHP, mas podes ter problemas de
código compilado que depois não funciona noutro ambiente. É que o PHP
nasceu como uma linguagem interpretada. Carrega os módulos necessários
em execução.

PHP - Wikipedia, the free encyclopedia

Do que conheço, ficou-me sempre a ideia de que o software interpretado tem normalmente menor desempenho. Aplicações mais pesadas acabam por se tornar eventualmente lentas... isto para além da dificuldade em proteger o know-how nas aplicações comerciais específicas e até a integridade do software que eventualmente se possa distribuir, já que "qualquer" pessoa o pode adulterar.

Possivelmente vou procurar e avaliar alternativas.

Do que conheço, ficou-me sempre a ideia de que o software interpretado tem normalmente menor desempenho. Aplicações mais pesadas acabam por se tornar eventualmente lentas... isto para além da dificuldade em proteger o know-how nas aplicações comerciais específicas e até a integridade do software que eventualmente se possa distribuir, já que "qualquer" pessoa o pode adulterar.

Possivelmente vou procurar e avaliar alternativas.

As linguagens interpretadas não são lentas per se.. tudo depende do contexto em que são usadas. Hoje em dia existem várias técnicas como just in time compilation e pré-compilação dos blocos mais usados para aumentar a performance. Não excluas uma linguagem por ser interpretada. Vários dos maiores sites do mundo (partes do fb, twitter etc) estão feitos em linguagens interpretadas.

Relativamente ao código falamos de linguagens interpretadas server side, ou seja, o que vais ver é o resultado da interpretação da tua linguagem, não o código fonte. O teu código fonte deverá estar protegido se o teu web server estiver bem configurado.. aka servir o html e não o php em modo texto por exemplo.

Se queres mesmo aprender e de um modo sério aconselho-te a escolher uma linguagem e de seguida uma boa framework web que assente num modelo MVC... seja qual for a linguagem (php incluído) que escolheres vais ter várias opções (a maioria tem bons tutoriais online). Assim o teu desenvolvimento vai assentar sobre príncipios correctos e bem definidos e não uma salganhada de código conforme sai da tua cabeça. O modelo MVC vai-te fornecer uma linha de raciocionio apropriada ao desenvolvimento web e a framework vai-te fornecer standards que vão tornar o teu código mais legível e fácil de manter, para além de muitas outras facilidades e ajudas que mais tarde vais encontrar (configurações, deploys etc).

Olá pessoal.

Eu preciso urgentemente comprar um portatil ultra leve (e relativamente barato) para a saúde das minhas costas. Mas este portatil iria servir basicamente para programar ( java , sql, linguagem c em linux e mais umas coisinhas.
Sabem-me dizer se o Eclipse requer muitos recursos de um portatil ou se um relativamente barato dá conta do recado?

Olá pessoal.

Eu preciso urgentemente comprar um portatil ultra leve (e relativamente barato) para a saúde das minhas costas. Mas este portatil iria servir basicamente para programar ( java , sql, linguagem c em linux e mais umas coisinhas.
Sabem-me dizer se o Eclipse requer muitos recursos de um portatil ou se um relativamente barato dá conta do recado?

Programar em portáteis por períodos prolongados nao é de todo aconselhável. Os portáteis nao permitem uma boa postura, para além de teres um ecra com pouco espaco ou entao poes as letras mais pequenas e esforcas mais os olhos.
Se as solucoes que usares nao forem muito complexas, qualquer coisa dá, o problema até será mais em relacao á falta de RAM e velocidade do disco.

Olá pessoal.

Como disse o Karma, qualquer coisa serve. Provavelmente será é difícil de
ter as duas coisas... leve e barato.

Para leve, ia para um Macbook Air.
Para barato... pode ser o mais barato que houver, desde que tenha RAM decente,
porque actualmente qualquer coisa que esteja à venda corre bem o Eclipse.

Para programar, o ideal é usar Linux.
Portanto, ou metes em Dual Boot, ou então convém ter mais de 4GiB de RAM,
para instalar isso numa máquina virtual.

Back