Tópico da Programação (desenvolvimento de software)

Tópico da Programação (desenvolvimento de software)

• Java

Votes: 66 53.2%
  • C

Votes: 77 62.1%
  • C++

Votes: 58 46.8%
  • C#

Votes: 47 37.9%
  • PHP

Votes: 45 36.3%
  • BASIC (Visual e outros)

Votes: 63 50.8%
  • Objective-C

Votes: 2 1.6%
  • Python

Votes: 23 18.5%
  • PERL

Votes: 11 8.9%
  • JavaScript

Votes: 55 44.4%
  • Ruby

Votes: 6 4.8%
  • Pascal (ANSI, Turbo, Delphi, outros)

Votes: 55 44.4%
  • Lisp

Votes: 9 7.3%
  • Assembly (quais?)

Votes: 35 28.2%
  • Fortran

Votes: 12 9.7%
  • COBOL

Votes: 16 12.9%
  • Haskell / OCaml

Votes: 8 6.5%
  • Prolog

Votes: 22 17.7%
  • .NET

Votes: 37 29.8%
  • Struts/Hibernate

Votes: 4 3.2%

• Total voters
    124
java e html?

Se vires um carro passar na rua vais ao tópico dos mecânicos perguntar se algum deles fez a revisão daquele carro?

Ou então, será que para cada site/programa que virem vão vir aqui perguntar se alguém daqui fez código para aquilo?

Acho que não faz sentido vir aqui procurar saber quem programou aqulio.

Boa a tarde pessoal!

Este é o meu primeiro post neste forum e aqui vai. Recentemente licenciei-me em Contabilidade e Administração pela Universidade de Aveiro. Quero aprender programação, sendo que, tenho interesse na área e quero entrar no mercado de business inteligence\ data analist. O que é que acham deste mestrado para me iniciar nesta área:

https://www.ua.pt/dmat/course/123/?p=4

Inputs são bem-vindos. Obrigado.

Boa a tarde pessoal!

Este é o meu primeiro post neste forum e aqui vai. Recentemente licenciei-me em Contabilidade e Administração pela Universidade de Aveiro. Quero aprender programação, sendo que, tenho interesse na área e quero entrar no mercado de business inteligence\ data analist. O que é que acham deste mestrado para me iniciar nesta área:

https://www.ua.pt/dmat/course/123/?p=4

Inputs são bem-vindos. Obrigado.

Qual o teu background em programação?

Basicamente nenhum. Antes de ingressar na licenciatura de Contabilidade tirei um CET de instalações elétricas e automação industrial. Na cadeira de automação programei PLC´s em Ladder, que não tem nada a ver com a lógica\propósito das linguagens do curso que partilhei...

o curso de mestrado parece bom, logo com esse background vai ser muito difícil terminar o mestrado e não tens qualquer hipótese na 1a liga disto no mercado de trabalho.

atenção que desempregado não ficas, porque há chafaricas/talhos que aceitam qualquer um.

por isso tudo depende das tuas expectativas e dos teus objectivos em relação a isto.

atenção que eu até entornei café quando li que alguém com formação em contabilidade vai fazer um mestrado em que as cadeiras iniciais são "algoritmos avançados" , "programação concorrente orientada a objectos" e "criptografia e segurança".

Basicamente nenhum. Antes de ingressar na licenciatura de Contabilidade tirei um CET de instalações elétricas e automação industrial. Na cadeira de automação programei PLC´s em Ladder, que não tem nada a ver com a lógica\propósito das linguagens do curso que partilhei...

Eu não quero ser o gajo que desmancha os sonhos dos outros, até porque nunca sabemos se os outros nos vão surpreender, mas assim vai ser durinho...

EDIT: O jimbo já o fez [:)]

Last edited:
já que falamos nisto, eu também estou a pensar começar a estudar a especialidade em neurocirurgia sem nunca ter estudado medicina sequer.

algumas das cadeiras que tive na universidade de programação até deixaram saudades nomeadamente o javascript e asp.net já a programação em java detestei aquilo só o programa que se usava na altura era detestável era o dr java [:D]

já que falamos nisto, eu também estou a pensar começar a estudar a especialidade em neurocirurgia sem nunca ter estudado medicina sequer.

Eu também fico sempre surpreendido quando vejo alguém de uma outra área a ir para mestrados de áreas completamente diferentes. É o mesmo que alguém de informática ir fazer um mestrado em engenharia aeronautica, até o pode concluir mas sem bases vai ser muito mais difícil.

Antes de mais obrigado pelos inputs.

Sim ,eu sei que o mestrado não está relacionado com a minha área de licenciatura e de trabalho (aliás, o percurso de estatística e otimização até poderá ter alguma aplicação na área que estou a trabalhar). Percebo também que o nível de dificuldade do mestrado possa a partida ser um entrave, mas com trabalho e motivação, tenho a certeza que facilmente será superável ;)

A minha questão é: Será que com a conclusão deste mestrado (percurso:Computação e Informática) arranjo facilmente trabalho como programador\ business analist, ou terei dificuldades em inserir-me neste mercado?

O que eu quero mesmo é ter uma ideia da relação de custo\ beneficio em tirar este curso (taxa de empregabilidade, ordenado e evolução na carreira).

Sim ,eu sei que o mestrado não está relacionado com a minha área de licenciatura e de trabalho (aliás, o percurso de estatística e otimização até poderá ter alguma aplicação na área que estou a trabalhar). Percebo também que o nível de dificuldade do mestrado possa a partida ser um entrave, mas com trabalho e motivação, tenho a certeza que facilmente será superável ;)

A minha questão é: Será que com a conclusão deste mestrado (percurso:Computação e Informática) arranjo facilmente trabalho como programador\ business analist, ou terei dificuldades em inserir-me neste mercado?

O que eu quero mesmo é ter uma ideia da relação de custo\ beneficio em tirar este curso (taxa de empregabilidade, ordenado e evolução na carreira).

Se conseguires acabar o mestrado em princípio nao deves ter problemas em encontrar emprego. Fazer um mestrado numa área que nao é a tua é comecar a construir uma casa pelo telhado, se achas que és capaz, arranca com isso.

Actualmente, por estar numa startup, o meu trabalho é tudo e não é nada, que é uma mistura de DevOps com SDET focado em mobile, as tecnologias que trabalho a maioria nem está nesse questionário:
- Kotlin(android), swift(iOS), Python(scripting), java(android, legacy code), c++(bibliotecas nativas, deep learning) E a nivel pessoal tenho dois projecto em flutter/firebase/gcp só para brincar, mas que já estão a explodir.

Só em cursos online(de melhoria de conhecimento), tenho mais de 40h pendentes (só em videos.. fora os exercicios duvidas) :(

Só consigo fazer algo minimamente aceitavel porque foram 5 anos a estudar eng. informatica, e o facto de abstrair os detalhes de cada implementação e saber os conceitos é que me permite manter à tona de agua.

De qualquer maneira espero até ao final do ano ter colegas para delegar trabalho e no projecto pessoal arranjar algum amigo para tomar parte, principalmente da Firebase/GCP que aquilo agora com ambiente de produção e testes para alguem como eu que tem zero experiencia já está a ser complicado gerir sózinho, são horas e horas para fazer coisas básicas. Se calhar sou eu que sou um pouco burro, mas faz-me confusão o pessoal se meter em informática e não saber as coisas básicas, partem para programação com uma abstração gigante do que está por baixo.

Em informática, pessoalmente achei o meu mestrado um pouco perda de tempo. Aprendi coisas, mas a aprendizagem a "sério" do que realmente importa, é na licenciatura.

No que respeita a frase a bold, é óbviamente possível mas o que aqui te estão a dizer, e tendo a concordar, é que será mais difícil do que provavelmente estás a antever visto que te vão faltar as bases.

Assumindo que o consegues concluir, diria que a taxa de empregabilidade ronda os 100%. Ordenado para entry level aponta para os 1200e +-150 no IT na zona de Lisboa e Porto, e para um salário provavelmente composto por base + benefícios de todas as espécies e feitios. Podes é não gostar das tuas funções no início de carreira.

Evoluão na carreira só vai depender da tua proactividade e skill set, a menos que vás encher chouriços para a FP. É uma àrea onde convém estar em constante evolução e não te podes acomodar. Formações e certificações constantes fazem a diferença, além dos projectos em que fores participando. Se fores bom és rápidamente identificado, e as propostas vão aparecer tanto dentro como fora de Portugal.

Eu diria muitas... sem background de programação sem ser um mestrado e sem experiência, vais penar...

Quando andava na faculdade tive uma cadeira que, embora não adorasse ao inicio, tornou-se, para mim, "a cadeira" do curso, definiu aquilo em que hoje trabalho.

Nessa cadeira havia trabalhos práticos e um deles foi um dos professores que desenvolveu o software como tese de douturamento. Foi criado há uns 20 anos é super básico mas funciona, mas desde aí meti na cabeça que gostava de fazer um upgrade, englobando também a parte de harware.

Não gosto, odeio até, a parte de programação, tenho bases em C e C++ mas percebo pouco. MAs proficionalmente, mais cedo ou mais tarde vou ter de começar a usar, está inerente à àrea e já comecei a sentir algumas dificuldades nisso.

Estava a pensar lançar-me no mundo do arduino e aos poucos desenvolver o projecto! Não tenho pressa, pelo menos 4 anos tenho de certeza (quiçá poderá servir de tese de douturamento), mas devido à nulidade que sou programar, gostaria de começar por coisas simples e mais palpaveis e penso que o arduino seja a melhor solução.

Como ainda não pesquisei muito a parte técnica da coisa, arduino é o caminho a seguir? E se sim, que tipo de linguagem de programação aconselham?

Back