Eu não trabalho em programação, mas os professores que tive sempre me disseram que tudo começa com papel e caneta (identificar situações e respectivas 'soluções', identificar variáveis, etc) e só depois sim, passamos para a "programação na linguagem" propriamente dita... []
Eu já pensei mais assim, agora nem tanto...Em tudo deveriamos de aplicar a mesma regra... Primeiro planear e só depois agir.
Como dizia um professor meu na faculdade, se não sabes o que vais fazer, porque é que estás a fazer?
Eu já pensei mais assim, agora nem tanto...
Quando andava na faculdade tive uma cadeira que, embora não adorasse ao inicio, tornou-se, para mim, "a cadeira" do curso, definiu aquilo em que hoje trabalho.
Nessa cadeira havia trabalhos práticos e um deles foi um dos professores que desenvolveu o software como tese de douturamento. Foi criado há uns 20 anos é super básico mas funciona, mas desde aí meti na cabeça que gostava de fazer um upgrade, englobando também a parte de harware.
Não gosto, odeio até, a parte de programação, tenho bases em C e C++ mas percebo pouco. MAs proficionalmente, mais cedo ou mais tarde vou ter de começar a usar, está inerente à àrea e já comecei a sentir algumas dificuldades nisso.
Estava a pensar lançar-me no mundo do arduino e aos poucos desenvolver o projecto! Não tenho pressa, pelo menos 4 anos tenho de certeza (quiçá poderá servir de tese de douturamento), mas devido à nulidade que sou programar, gostaria de começar por coisas simples e mais palpaveis e penso que o arduino seja a melhor solução.
Como ainda não pesquisei muito a parte técnica da coisa, arduino é o caminho a seguir? E se sim, que tipo de linguagem de programação aconselham?
Kits Arduino / RaspberryPi são muito porreiros para começar a entrar na programação, há vários kits até focados para miúdos.
Nos Pi que mexi, é mais Python do que C/C++. Python é mais simples. Também há interfaces gráficas que fazem a programação por ti, tu só usas como se fosse o Word/Excel.
Agora, também é uma boa porta de entrada começares com HTML e um pouco de javascript.
Ah, tenho 20 anos de programação a nível profissional, já perdi conta à quantidade de linguagens de programação que já usei/aprendi.
A minha ideia é precisamente começar por baixo, sei que C não é da slinguagens mais faceis e que posso invergar por outras.
Tenho alguma experiência em matlab e ainda mais em simulink. Mas quero começar a fazer coisas palpaveis.
Neste caso, não é para fazer, é para ir fazendo
Eu desde os meus tempos de jovem em que os dinosauros ainda habitavam a terra e os T-rex viviam uma vida triste sem poder cocar o anus (sim porque eles tinham bracos pequenos e nao conseguiam) que sigo isso e nao mexo uma palha enquanto nao houver um planeamento do que irá ser feito.
Uso isso um bocado por todo lado, mais no trabalho, mas também no resto das coisas que faco no dia a dia e que requerem um planeamento.
Depende do que queres fazer.
Se é para trabalhares apenas com software pode ser Javascript, porque com Javascript tens a stack toda, é algo simples e talvez mais útil.
Se é para trabalhares com hardware (Pi, arduino, etc) então depende dos drivers, pode ser C ou Python ou outros.
A primeira lei para um software de qualidade :
e = mc ^ 2
error = ( more code ) ^ 2
Por isso é que se deve instalar o mínimo possível de programas num computador.
Por isso é que se deve desenvolver o menos possível. []Eu nesta fase da carreira só vejo o que os outros programam, há uns 2 anos que error=0. [
][
]
Por isso é que se deve desenvolver o menos possível. []Eu nesta fase da carreira só vejo o que os outros programam, há uns 2 anos que error=0. [
][
]
Epá tá masé caladinho [] [
] [
] [
] Quando é que bebemos umas mas é? Já tenho saudades de um project fora do velho continente [
]
A primeira lei para um software de qualidade :
e = mc ^ 2
error = ( more code ) ^ 2
Percebo o que dizes e se calhar até concordo mas... Tive professores piores que bosta, e trabalhos sem qualquer tipo de lógica aplicada ao curso e completamente desinteressantes.