Tópico da Programação (desenvolvimento de software)

Tópico da Programação (desenvolvimento de software)

• Java

Votos: 66 53,2%
  • C

Votos: 77 62,1%
  • C++

Votos: 58 46,8%
  • C#

Votos: 47 37,9%
  • PHP

Votos: 45 36,3%
  • BASIC (Visual e outros)

Votos: 63 50,8%
  • Objective-C

Votos: 2 1,6%
  • Python

Votos: 23 18,5%
  • PERL

Votos: 11 8,9%
  • JavaScript

Votos: 55 44,4%
  • Ruby

Votos: 6 4,8%
  • Pascal (ANSI, Turbo, Delphi, outros)

Votos: 55 44,4%
  • Lisp

Votos: 9 7,3%
  • Assembly (quais?)

Votos: 35 28,2%
  • Fortran

Votos: 12 9,7%
  • COBOL

Votos: 16 12,9%
  • Haskell / OCaml

Votos: 8 6,5%
  • Prolog

Votos: 22 17,7%
  • .NET

Votos: 37 29,8%
  • Struts/Hibernate

Votos: 4 3,2%

• Total de eleitores
    124
Só fiz um básico "Hello World" no Eclipse...

Pois... eu ainda nem instalei o ADT no ECLIPSE...
Só tive tempo ontem para o SDK (para instalar aqui completo demora muito tempo de
download, e como tenho LINUX a 64bits ainda tive de instalar as bibliotecas de 32bits).
Vou ver se no fim-de-semana tenho tempo para fazer qualquer coisita.

Será que me podem dar uma ajuda?

Uma antiga colega de turma pediu-me ajuda e não a estou conseguir ajudar nisto.

Ela queria uma form com :

-Nome
-Contacto
-Mensagem

Que depois enviasse um mail para o email predefinido.
O servidor corre PHP, no CPanel não aparece a opção de Form Mail no CGI Center portanto não dá para usar esta solução.
Aparece o cgiemail no CGI Center, mas não faço ideia de como meter aquilo a dar.

P.S:Não percebo nada de PHP (e de programação, só consigo entender algum código)

Desde já agradecido :) !

Bastava procurar no GOOGLE... logo no início:
The cgiemail user guide

Eu já soube algumas... daquelas que só os "velhotes" se lembram, tipo Basic, Pascal, Clipper, Cobol, VB 4, Delphi 1... mas depois deixei-me disso... :sh)

No outro dia tentei instalar o VS2010 e fiquei a olhar para aquilo... :sh)

Requisições... quem aceita? [:D] Queria arranjar um velocímetro por GPS para WM 6.5 ou WinCe ??

Eu já vi isso, se não tivesse visto não tinha perguntado [;)].

Não consegui foi meter a dar :sh)

Tens de fazer:
- ponto 1
- ponto 4
- ponto 6

No ponto 1 tens de fazer um ficheiro de texto com o formato do e-mail.
Todos os e-mails enviados na Internet são "ficheiros de texto".
Existe um formato para esse texto, sem o qual não funciona.
Simple Mail Transfer Protocol - Wikipedia, the free encyclopedia
C: From: "Bob Example" <bob@example.org>
C: To: "Alice Example" <alice@example.com>
C: Cc: theboss@example.com
C: Date: Tue, 15 Jan 2008 16:02:43 -0500
C: Subject: Test message
C:
C: Hello Alice.
C: This is a test message with 5 header fields and 4 lines in the message body.
C: Your friend,
C: Bob

Ou seja, esse ficheiro de texto deverá ter um cabeçalho:
To: endereco_da@colega.tua
Subject: Assunto que queres que apareça nos e-mails

E um conteúdo:
O conteúdo da mensagem com os campos do FORM HTML
entre parêntesis rectos, conforme o exemplo do link:
What is your name? [yourname]
What is your quest? [quest] BODY
What is your favourite colour? [colour]

No ponto 2 terás de fazer o formulário HTML com os campos que o visitante
terá de preencher, e com o botão de submissão (envio de e-mail).

No ponto 6 terás de verificar no site de alojamento qual é o URL correcto para
usar o cgiemail, e qual o local correcto para colocar o ficheiro de texto com o
formato do e-mail a enviar.

Ontem diverti-me a experimentar o SDK do ANDROID.
Alguém daqui tem experiência nisto?

Alguns meses num projecto de uma cadeira da faculdade, o ano passado, foi a versao 2.1 salvo erro.

Gostei da linguagem, gostei do conceito orientado a eventos, o pior foi o resto, o debug por vezes andava perdido porque não percebia porque que eventos não eram ou eram chamados, mas o pior de tudo era o emulador de android, horrivel, espero que agora esteja melhor, tinha imensos bugs, principalmente se simularem o GPS, foi um tormento.

usar o cgiemail, e qual o local correcto para colocar o ficheiro de texto com o

Obrigado!

Eu estou a ter dificuldade nesta parte:

The trickiest part of the HTML form is getting the ACTION set correctly.
Start with the URL of your e-mail template, then split it into two parts, e.g.

http://web.mit.edu/wwwdev/cgiemail/questions3.txt
\ /\ / `--- Part 1 ---' ` -------- Part 2 ----------'

First type the URL of your e-mail template into a web browser and make sure it's correct. Then put the script name in the middle.

Usually this is ``/cgi-bin/cgiecho'', but it depends on how your server is configured. On web.mit.edu it happens to be ``/bin/cgiecho'', thus my ACTION looks like this:

http://web.mit.edu/bin/cgiecho/wwwdev/cgiemail/questions3.txt \ /\ /\ / `--- Part 1 ---' script name ` -------- Part 2 ----------'
O endereço do txt é

http://omeusite.pt/emailformcgi.txt

ele no passo seguinte diz para meter o caminho do script entre o dominio e o sitio do ficheiro (que está na raiz)

que seria isto:

http://omeusite.pt/cgi-bin/cgiemail/emailformcgi.txt (o sitio penso estar correcto, no servidor está em /public_html/cgi-bin/cgiemail )

Ao submeter , dá erro [8b]

The server encountered an internal error or misconfiguration and was unable to complete your request.
Please contact the server administrator, webmaster@omeusite.pt and inform them of the time the error occurred, and anything you might have done that may have caused the error.
More information about this error may be available in the server error log.
Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.
E agora :sh)?

Obrigado!

Eu estou a ter dificuldade nesta parte:

O endereço do txt é

http://omeusite.pt/emailformcgi.txt

ele no passo seguinte diz para meter o caminho do script entre o dominio e o sitio do ficheiro (que está na raiz)

que seria isto:

http://omeusite.pt/cgi-bin/cgiemail/emailformcgi.txt (o sitio penso estar correcto, no servidor está em /public_html/cgi-bin/cgiemail )

Ao submeter , dá erro [8b]

E agora :sh)?

Tens de ler com mais atenção.
Vou fazer duas citações com destaque na parte que imagino que não tenhas lido:

usar o cgiemail
, e qual o local correcto para colocar o ficheiro de texto com o

The trickiest part of the HTML form is getting the ACTION set correctly. Start with the URL of your e-mail template, then split it into two parts, e.g.
http://web.mit.edu/wwwdev/cgiemail/questions3.txt
\ /\ /
`--- Part 1 ---' ` -------- Part 2 ----------'
First type the URL of your e-mail template into a web browser and make sure it's correct. Then put the script name in the middle. Usually this is ``/cgi-bin/cgiecho'', but it depends on how your server is configured. On web.mit.edu it happens to be ``/bin/cgiecho'', thus my ACTION looks like this:
http://web.mit.edu/bin/cgiecho/wwwdev/cgiemail/questions3.txt
\ /\ /\ /
`--- Part 1 ---' script name ` -------- Part 2 ----------'
For simplicity, you may leave out part 1, but you must include it if you want to test your form as a local file. If you don't know what that means, just feel free to omit part 1.

Ou seja, a resposta a esta parte do problema só está num único local:
No site onde tens o alojamento.

Resumindo: depende da configuração do servidor. E só os donos do servidor (que o configuraram)
é que sabem como está essa configuração. Mais ninguém te poderá responder a essa
questão. Apenas poderás saber na documentação do teu serviço de alojamento.

Não existe maneira de saber pelo CPanel isso ?

Experimentei meter como eles, " /bin/ " em vez de " /cgi-bin/" , mas dá "404 NOT FOUND" .

Obrigado pela ajuda!

edit: experimentei apagar os ficheiros do " cgi-bin " , e ao submeter dava 404, voltei a meter lá os ficheiros , deu "500 Internal Error" , estranho.

edit: Experimentei agora (sem mudar nada) e já deu [:D]

Última edição:
Bem, mais um Geek no grupo...
Já passei por algumas linguagens, as principais pelo menos, C,C++, Java, Pascal.
Agora ando mais dedicado ao HTML, PHP, CSS, tudo com MySql.
Tenho andado entretido com java e Ireport/Itext a ver se faço umas brincadeiras.
Já andei pelo Assembly Prolog, MathLab (scripting) entre outras. E nunca consegui compreender o Prolog....

Este post é uma resposta a um outro tópico, para evitar o OFF-TOPIC.
http://forum.autohoje.com/off-topic...hie-no-dia-08-10-2011-a-2.html#post1066204005

Nuno, o C++ é uma evolução do C, no sentido em que é orientado a objectos!

A questão do Java, em especial comparado com o C# é verdade, este último surgiu depois do Java e como tentativa de o imitar. O que vale à Microsoft sem dúvida e é o factor de diferenciação é o Visual Studio, esse sim faz toda a diferença, em conjunto com as framework mais recentes é um mimo então! É obvio que tudo se consegue fazer também com Java, a custo zero, absolutamente zero! Mas não é out of the box e para atingires os bons níveis de segurança e solidez tens que utilizar os instrumentos certos!

Falando em termos web, é um form JSP ou ASP.Net mais seguro apenas por ser Java, ou Apache vs IIS / Windows vs Linux? Ou na prática não precisam ambas abordagens de políticas de segurança, privacidade, performance...?

Uma coisa é certa - um bom servidor linux por norma aguenta mais tempo sem reiniciar do que um Windows, é um facto. Mas mesmo os Linux provocam situações desagradáveis que nos põem um bom par de horas a perceber o que se passa [;)]

Quando eu digo que o C++ não é uma evolução do C, é porque é uma aberração enquanto
linguagem de programação. É baseado em C, mas é um asco enquanto linguagem. Conheço
muitas linguagens de programação, e C++ é a mais mal desenhada de todas as que conheço.

C++ is Good for the Economy, It Creates Jobs!
- C++ is an insult to the human brain -- Niklaus Wirth
- Whenever the C++ language designers had two competing ideas as to how they should solve some problem, they said, "OK, we'll do them both". So the language is too baroque for my taste. -- Donald E Knuth
- C++ is to C as Lung Cancer is to Lung.
- If you like C++, you don't know C++. There's a mutual exclusion going on here, and I've yet to see a counter-example other than possibly a few of the members of the standards committee. -- ssylvan in reddit.

Tenho uma imensidão de citações que corroboram a minha opinião pessoal. Posso colocá-las
todas aqui... se o servidor tiver espaço.
[;)]

Quanto ao VISUAL STUDIO... Já é conhecido no fórum o que acho do software MICROSOFT,
pelo que acho não ser necessário dizer o que penso do VISUAL STUDIO. Mas se quiseres
saber, experimenta o ECLIPSE, e de certeza que partilharás a minha opinião.
http://en.wikipedia.org/wiki/Eclipse_(software)
Mais que um IDE, é um SDE.

Quanto a WEB (JSP ou ASP) e segurança. Não é disso que se fala. Quando se diz que C++
é UNSAFE, não se está a falar de aplicações, sejam WEB ou não. Trata-se de serem
linguagens seguras a nível de programação (e não a nível dos resultados aplicacionais).
Ou seja, C++ é uma linguagem UNSAFE (insegura) porque requer cuidados de programação
que JAVA não requer. O exemplo mais banal é em termos de alocação de memória. Quando
crias uma nova instância de uma classe em C++ necessitas de ter o cuidado de controlar a
libertação da memória ocupada quando deixas de necessitar dessa instância. Em JAVA não.
Outros UNSAFE tem a ver com a utilização de POINTERS, por exemplo. Ou até pelos
OVERLOAD e OVERRIDES que podem ser feitos.

Última edição:
Nuno, mas se vamos pelo caminho dos cuidados com memória, teremos que comparar Java com C# e não com C++ (porque o C# é que é a tentativa de "copiar" o Java para o universo Microsoft!), e ai sim já tens também esse trabalho out of the box!

Quanto ao Eclipse desconheço a tua opinião, mas presumo que o em relação ao Visual Studio o vejas como algo fechado àquele universo, enquanto o Eclipse é algo dinâmico - como referiste e bem um SDE - é algo com que o Visual Studio não consegue rivalizar nesse sentido, agora no sentido de teres a o teu workspace na tua organização devidamente estruturado, com todos os teus componentes customizados ali preparados para produzir, o Visual Studio é um plus! Por outros termos o Visual Studio é chegar, dar à chave e andar, enquanto que no Eclipse tens que ser tu a "montar" o teu ambiente direitinho para depois começar a trabalhar!

Ainda a pouco tempo tive que integrar o BIRT (Business Intelligence and Reporting Tools) e consegui, mas o tempo que perdi a integra-lo, instalar serviços um a um etc...

Tópico de todas as dúvidas em programação.

Tópico de todas as dúvidas em programação.

Dava jeito reunir um tópico de ajuda para os estudantes/praticantes de programação...

e começo eu...

Para java:

Preciso de ter um gridLayout que vai ocupar todo o JFrame. Como posso colocar uma imagem de fundo por trás desse gridLayout? os componentes que estão no gridlayout já não têm fundo...

Código:
public class JBackGroundImageDemo extends JFrame
{
    Container con = null;
    JPanel panelBgImg;

public JBackGroundImageDemo()
    {
        setTitle("JBackGroundImageDemo");
        con = getContentPane();

con.setLayout(null);
        ImageIcon imh = new ImageIcon("image.jpg");
        setSize(imh.getIconWidth(), imh.getIconHeight());

panelBgImg = new JPanel()
        {
            public void paintComponent(Graphics g) 
            {
                Image img = new ImageIcon("image.jpg").getImage();
                Dimension size = new Dimension(img.getWidth(null), img.getHeight(null));
                setPreferredSize(size);
                setMinimumSize(size);
                setMaximumSize(size);
                setSize(size);
                setLayout(null);
                g.drawImage(img, 0, 0, null);
            ** 
        **;

con.add(panelBgImg);
        panelBgImg.setBounds(0, 0, imh.getIconWidth(), imh.getIconHeight());

GridBagLayout layout = new GridBagLayout();

JPanel panelContent = new JPanel(layout);
        GridBagConstraints gc = new GridBagConstraints();

gc.insets = new Insets(3, 3, 3, 3);
        gc.gridx = 1;
        gc.gridy = 1;

JLabel label = new JLabel("UserName: ", JLabel.LEFT);                        
        panelContent.add(label, gc);

gc.gridx = 2;
        gc.gridy = 1;

JTextField txtName = new JTextField(10);
        panelContent.add(txtName, gc);

gc.insets = new Insets(3, 3, 3, 3);
        gc.gridx = 1;
        gc.gridy = 2;
        gc.gridwidth = 2;

JButton btn = new JButton("Login");
        panelContent.add(btn, gc);
        panelContent.setBackground(Color.GRAY);
        panelContent.setBorder(new LineBorder(Color.WHITE));

panelBgImg.add(panelContent);

panelBgImg.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.CENTER, 150, 200));

setResizable(false);
        setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
    **

public static void main(String[] args) 
    {
        new JBackGroundImageDemo().setVisible(true);
    **
**

Não te esqueças de fazer CTRL+Shift+O no Eclipse para ele tratar dos imports.

Voltar
Superior