Tópico da Qualidade dos Combustíveis

Já agora, aqui fica também o teste realizado pela Fifth Gear ao diesel de supermercado vs o BP e SHELL "premium".

De realçar então, que em ambos os testes (gasolina e diesel), foi comparado o combustivel de supermercado (dito normal) com os combustíveis de marca mas aditivados (ditos premium).

Não foi feito uma comparação entre o normal supermercado/marca branca com os normais das marcas. [;)]

O teste que acaba por comparar os combustíveis normais, que sejam de marca branca ou não, o que o que já foi colocado e que esté em francês. Sendo que no mesmo, os parâmetros mais relevantes e que não analisados, são (pela ordem que lá está):

- Índice de Cetano

- Poder de lubrificação

- Aditivos antioxidantes

- Espuma, volume e tempo leva a desaparecer.

Última edição:
Já agora e para quem gosta de usar os aditivos à venda, para juntar ao combustível, pode ver o vídeo que se segue.

No mesmo é referido que nenhum dos aditivos cumpre com o prometido, sendo que ainda por cima, acaba é por retirar potência...

A Danone afirma que não fabrica iogurte para outras marcas.
A Nestlé afirma que não fabrica cereais para outras marcas.

Porquê? Para se diferenciarem dos produtos de marca branca.

A Galp lançou a "Galp Base", com combustível mais barato, para competir com o combustível dos hipers.

O ACP testou as diferenças entre o combustível da Galp Base e o combustível normal das bombas Galp.
ACP fez testes e diz que combustível mais barato da Galp é igual aos outros - Economia - PUBLICO.PT

E o que fez a Galp? Processou o ACP, claro!
Galp processa ACP - Renascença

Eu não tenho dúvidas, e você? Combustíveis... só de marca branca! [;)]

A Danone afirma que não fabrica iogurte para outras marcas.
A Nestlé afirma que não fabrica cereais para outras marcas.

Porquê? Para se diferenciarem dos produtos de marca branca.

A Galp lançou a "Galp Base", com combustível mais barato, para competir com o combustível dos hipers.

O ACP testou as diferenças entre o combustível da Galp Base e o combustível normal das bombas Galp.
ACP fez testes e diz que combustível mais barato da Galp é igual aos outros - Economia - PUBLICO.PT

E o que fez a Galp? Processou o ACP, claro!
Galp processa ACP - Renascença

Eu não tenho dúvidas, e você? Combustíveis... só de marca branca! [;)]

Se é tudo igual, porque é que nos dois testes colocados anteriormente do programa Fifth Gear os resultados mostraram que os combustiveis premium produzem mais cavalos/torque??

Os resultados não deveriam ser iguais?

Se é tudo igual, porque é que nos dois testes colocados anteriormente do programa Fifth Gear os resultados mostraram que os combustiveis premium produzem mais cavalos/torque??

Os próprios testes que a ACP fez aos combustíveis da Galp, foram ambos da linha de combustível "normal".

Não houve uma comparação entre "normal" vs "premium". [;)]

O que foi testado no fifth gear foi combustível premium vs. normal, não combustível de "marca" vs. "linha branca". [;)]

Eu, nos meus, coloco onde o encontro mais barato, seja Jumbo, seja numa Repsol que ao fim de semana faz menos 5 cêntimos que, a juntar a outros menos 5 cêntimos do cartão AXA fica mais ou menos ao preço do Jumbo, seja na Galp no terceiro Domingo a juntar ao desconto do Continente, etc. e não noto diferença nenhuma, nem no trabalhar do motor, nos consumos, etc.

eu atestei o deposito pela primeira vez na semana passada com combustivel do jumbo e sinceramente nao notei diferença nenhuma quando comparado com a Galp que normalmente costumo usar.

fiz cerca de 450km, 350 em AE e a puxar por ele e sinceramente o carro responde da mesma maneira.

na tampa do deposito da gasolina do meu carro tem uma coisa engraçada que diz "a Ford recomenda BP"...[:)] [:)] até ja devem andar a ganhar comissoes e gasolina de graça para colocar aquilo nos carros.

O último abastecimento foi low-cost, no Pão-de-Açucar de Canidelo e o que é certo é que sinto o carro a "engasgar" quando sobe de rotação. Se foi da gasolina ou não...

Também abastecia no eleclerc de chaves com gasoleo normal e a carrinha (megane break 1.5 dci) engasgava-se, agora só bebe ULTIMATE e nunca mais tive problemas.

eu atestei o deposito pela primeira vez na semana passada com combustivel do jumbo e sinceramente nao notei diferença nenhuma quando comparado com a Galp que normalmente costumo usar.

fiz cerca de 450km, 350 em AE e a puxar por ele e sinceramente o carro responde da mesma maneira.

na tampa do deposito da gasolina do meu carro tem uma coisa engraçada que diz "a Ford recomenda BP"...[:)] [:)] até ja devem andar a ganhar comissoes e gasolina de graça para colocar aquilo nos carros.

Experimenta continuar a atestar.

Também abastecia no eleclerc de chaves com gasoleo normal e a carrinha (megane break 1.5 dci) engasgava-se, agora só bebe ULTIMATE e nunca mais tive problemas.

Eu bebi uma vez Coca-Cola comprada no Jumbo em promoção e aquilo tinha gás... depois comprei uma numa loja "tangerina" da Galp, pelo triplo do preço, e soube muito melhor!

[:p]

Ah sim, já me recordo. É óbvio que pode sempre haver algum problema seja com o que for.
Acho que sinceramente não vale a pena a discussão eterna das diferenças entre combustíveis e se as há, nem muito menos a discriminação da escolha de cada um pelas razões que acha válidas. A verdade é que o meu pai nunca tinha tido nenhum problema do género. Mas também nunca tinha posto combustível de marca branca. À uns anos para cá começou a por e o resultado não foi o melhor. Em linguagem leiga tinha basicamente a carrinha por dentro toda entupida e suja e atribuíram isso ao combustível que ele punha. La lhe puseram uns aditivos, foram puxar por ela para a AE e o meu pai até ficou admirado porque estava com outra força. Ele com o tempo nem se apercebeu que já não estava a desenvolver como dantes. Agora só lá põe esporadicamente e foi aconselhado de vez em quando por combustível premium.
Já percebi por experiência pessoal que há motores em que se notam diferença e outros em que não. Tão simples como isto.

E em Portugal já aconteceu pelo menos duas vezes, em 2008 e 2010.

Em 2008

BP diz que gasóleo que avariou viaturas tinha excesso de água

A BP admite que o gasóleo que forneceu, na semana passada, em seis postos no Norte e avariou algumas viaturas tinha água em excesso.

Lusa
9:15 Terça feira, 23 de dezembro de 2008

O gasóleo que na semana passada foi responsável pela avaria de várias viaturas que abasteceram em seis postos do Norte apresentava "um teor de água acima do recomendado", informou a BP Portugal.

Em comunicado, a BP explica que aquele teor de água foi detectado nas análises feitas às amostras recolhidas no "pipeline" e nos postos de abastecimento.

"O motivo que terá originado estes resultados poderá estar relacionado com o facto de se terem realizado recentemente obras de manutenção no referido 'pipeline', tendo o mesmo sido testado com água sob pressão, procedimento que é usual neste tipo de intervenções", refere o documento.

"É a primeira vez que uma situação destas ocorre com os produtos da BP Portugal", acrescenta.

A BP assegura que as análises feitas às amostras recolhidas no tanque do Terminal provaram que o gasóleo em causa se encontrava "em boas condições" e sem "qualquer indício de contaminação".

"Todos os procedimentos foram cumpridos por parte do Terminal da BP, na avaliação do produto fornecido", lê-se ainda no comunicado.

Na semana passada, a BP Portugal recebeu queixas de automobilistas que abasteceram em postos de Viana do Castelo, Braga, Arouca, Tarouca e Barcelos, cujas viaturas avariaram logo de seguida.

Assim que se registaram as primeiras queixas de automobilistas, na terça-feira, a BP Portugal "decidiu de imediato retirar o gasóleo de circulação e proceder a análises ao produto dos postos em causa".

A BP garante que "assumirá as suas responsabilidades" perante os seus clientes afectados por esta situação

in: http://aeiou.expresso.pt/bp-diz-que-gasoleo-que-avariou-viaturas-tinha-excesso-de-agua=f485045#ixzz1X01Fzt5j

Em 2010

Água no combustível em bomba da BP avariou 30 automóveis
27.12.2010 - 08:40 Por Samuel Silva

Empresa assume o problema na A11, que subsistiu alguns dias, e terá já contactado os lesados para pagamento, por uma seguradora, dos prejuízos.

Um problema técnico na estação de serviço de Barcelos Sul, na Auto-estrada 11, terá provocado avarias nos automóveis de cerca de 30 pessoas. Os clientes queixam-se da presença de grandes quantidades de água no combustível, que resultaram em prejuízos avultados. A empresa que explora o posto de abastecimento garante que já resolveu a situação e activou um seguro que cobre os danos.

Os problemas no posto de abastecimento da BP foram sentidos entre os últimos dias de Outubro e o início de Novembro, altura em que pelo menos 27 automóveis foram afectados pela existência de grandes quantidades de água no combustível. Os lesados estão a organizar-se para obrigar a empresa que explora a área de serviço a responsabilizar-se pelos danos.

Um dos afectados, Paulo Abreu, saía de Barcelos para uma reunião de trabalho a 3 de Novembro e parou na estação de serviço para encher o depósito do carro. O abastecimento de 50 euros de combustível decorreu normalmente, mas, dois quilómetros depois da área de serviço, a viatura desligou-se.

"Pensei que fosse um problema menor e voltei a tentar ligar o carro. Como não consegui, tive que chamar o reboque", conta. Enquanto esperava pela assistência, apercebeu-se que, atrás de si, mais dois carros estavam parados na auto-estrada, vindo a saber posteriormente que tinham o mesmo problema. "No dia seguinte fui à oficina de reparação e vi os bidões com o combustível retirado do carro. Foi feito um teste que comprovou a presença de grandes quantidades de água, cerca de 30 por cento", assegura o condutor.

Falta de resposta

A Rodáreas, empresa que gere a estação de serviço, confirma o sucedido mas não tem uma explicação. "A causa do problema está a ser averiguada", avança Eduardo Almeida. A firma garante, no entanto, que o problema "já não subsiste" e que o mesmo se ficou a dever a um problema encontrado em equipamentos "fornecidos e instalados por mais do que uma entidade" externa. "A empresa tem conhecimento da situação e, por isso, participou-a à sua seguradora", que assegurará os custos das reparações. "Todos os automobilistas afectados já foram contactados", afirma o responsável da Rodáreas.

No caso de Paulo Abreu, o conserto do carro foi de 1400 euros, mas os prejuízos são maiores noutros casos, como Nuno Pereira, que teve que pagar 2100 euros pela reparação da viatura com que tinha abastecido na BP de Barcelos. "Já escrevi à empresa e à ASAE e ainda não recebi qualquer resposta", lamenta.

Os danos pela presença de água no combustível podem chegar aos 4500 euros, montante que Lino Pinheiro gastou para reparar o seu carro, avariado em 26 de Outubro. "Estou desde essa altura à espera que me paguem o valor da reparação", afirma. Também participou à ASAE, mas está farto de esperar por uma resposta e, por isso, pondera levar o caso a tribunal, para assegurar que a seguradora e a Rodáreas se responsabilizam pelo sucedido.

in: Água no combustível em bomba da BP avariou 30 automóveis - Local - PUBLICO.PT

Ah sim, já me recordo. É óbvio que pode sempre haver algum problema seja com o que for.
Acho que sinceramente não vale a pena a discussão eterna das diferenças entre combustíveis e se as há, nem muito menos a discriminação da escolha de cada um pelas razões que acha válidas. A verdade é que o meu pai nunca tinha tido nenhum problema do género. Mas também nunca tinha posto combustível de marca branca. À uns anos para cá começou a por e o resultado não foi o melhor. Em linguagem leiga tinha basicamente a carrinha por dentro toda entupida e suja e atribuíram isso ao combustível que ele punha. La lhe puseram uns aditivos, foram puxar por ela para a AE e o meu pai até ficou admirado porque estava com outra força. Ele com o tempo nem se apercebeu que já não estava a desenvolver como dantes. Agora só lá põe esporadicamente e foi aconselhado de vez em quando por combustível premium.
Já percebi por experiência pessoal que há motores em que se notam diferença e outros em que não. Tão simples como isto.

mas ai é que esta o problema, como foi numa bp a conversa começou com um obvio que pode sempre haver algum problema seja com o que for

se fosse uma low cost esse problema ja não podia existir e eram uns sacanas

Experimenta continuar a atestar.

Tem graça que quem fala mal dos combustíveis marca branca sente logo diferenças abissais no primeiro Litro consumido!

alguns ainda nem puseram o motor a trabalhar e ja notam que esta a gastar mais 1 litro

eu pessoalmente meto sempre no mais barato

e ja tive galp frota e bp frota, agora é sempre o mais barato, porque afinal nunca notei nada

e conversa de mecanico para mim vale 0

Voltar
Superior