Tópico da Suíça

Status
Not open for further replies.
Nessas contas devem entrar o "segundo e terceiro" pilares, por isso esses valores são relativamente fáceis de atingir. Agora covém lembrar que muita dessa "fortuna" é necessária para se viver durante a reforma.

Eu tinha 6 semanas de férias... O normal era 5, mas trabalhava mais 10 mins por dia. Nem se dá por ela.

Nessas contas devem entrar o "segundo e terceiro" pilares, por isso esses valores são relativamente fáceis de atingir. Agora covém lembrar que muita dessa "fortuna" é necessária para se viver durante a reforma.

Eu tinha 6 semanas de férias... O normal era 5, mas trabalhava mais 10 mins por dia. Nem se dá por ela.

O terceiro pilar tenho ideia que se "fazes" se quiseres ...

Sim, é opcional. Mas muita gente tem, e deve entrar para essas contas da riqueza.

Se não for indiscrição, tinhas ?
Já pensei em me informar relativamente ao terceiro pilar...

Mas como disses-te e muito bem essa poupança vai ser precisa na reforma.

Já agora qual a fortuna média em Portugal ???

P.S. : Não metam nas contas a fortuna do Sócrates, a não ser que ela esteja cá dentro !!! [:D][:D][:D]

Se não for indiscrição, tinhas ?
Já pensei em me informar relativamente ao terceiro pilar...

Mas como disses-te e muito bem essa poupança vai ser precisa na reforma.
Não, não cheguei a fazer. Já não me recordo bem mas aquilo tem umas particularidades quaisquer, nomeadamente quando se levantar..

Proponho um boicote a estes tópicos de auto-bajulação.

Eu já vou começar.

Esta opinião acima parece identica à de uma certa fação politica que tenta de uma forma mais ou menos dissimulada um boicote a liberdade de expressão

Infelizmente esquece-se a historia muito rapidamente

"Eu não concordo com o que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito a dizê-lo."

Evelyn Beatrice Hall

andas a limpar sanitas o ano todo para andar de bmw em Agosto cá em PT.

Só um pequeno reparo: já conheço casais que andam em porsche cayenne, ela faz limpeza e ele trabalha no comércio, penso que o trio alemão está a ficar ultrapassado!

Só um pequeno reparo: já conheço casais que andam em porsche cayenne, ela faz limpeza e ele trabalha no comércio, penso que o trio alemão está a ficar ultrapassado!
Também conheço em pt quem faça limpezas e ande de panamera.

Não, não cheguei a fazer. Já não me recordo bem mas aquilo tem umas particularidades quaisquer, nomeadamente quando se levantar..

https://www.axa.ch/doc/aa5u5

Eu tenho essencialmente pela dedução fiscal de cerca de 15-20%

De 6800 investidos, recebes o juro do que é investido (mais por uma seguradora do que banco) e ainda a dedução fiscal de 15-20% do valor (1000-1300) por ano directamente.

Em Genebra e em Basileia, isso é por demais evidente.

É algo normal. Se a 10 kms custa 4x menos. Eu faço o mesmo. Eu vivo a 45 minutos de Konstanz e pago por 2 40 euros por um verdadeiro buffet. Além do passeio.

É o que fazem os Espanhois indo a Portugal (pelo menos Porto e Ponte de Lima está sempre inundado).

Genebra é a falta de habitação que leva a esse fenomeno.

https://www.axa.ch/doc/aa5u5

Eu tenho essencialmente pela dedução fiscal de cerca de 15-20%

De 6800 investidos, recebes o juro do que é investido (mais por uma seguradora do que banco) e ainda a dedução fiscal de 15-20% do valor (1000-1300) por ano directamente.

Máximo é 6768. O retorno depende do rendimento. Podes calcular procurando por 1 calculadora online. No meu caso é mais na ordem dos 30%

UBS simulador da poupança:

https://www.ubs.com/ch/en/swissbank/private/pension/pillar-3a-save-taxes.html

Last edited:
Status
Not open for further replies.
Back