Topico das bicicletas

citação:Originalmente colocada por dr_pintas

humm pois o titanio tambem é carissimo mas deve ter melhores prestações do que o carbono não?
Bike nova era pa vir hoje mas o tipo da loja ligou a pedir desculpa que o fornecedor dos quadros tinha se atrasado 2dias e atrasou tudo agora so sabado ou segunda... :( Mas agora vou mas é re-negociar o preço não posso ficar lesado...lol

tem tem...

só que é um dos elementos mais raros à face da terra e é impossivel de ser trabalhado ou maquinado na sua forma pura já que é o metal mais duro que conhecemos

Ao pessoal que tem a sua bicicleta, com que regularidade limpam e lubrificam a corente e transmissão?

com tempo seco, sempre que está seca

com muito pó, com chuva e lama, sempre depois de andar e ter sido lavada

Boas, finalmente recebi hj a minha bicicleta, ja dei umas pedaladas e ta afinadissima... :) Comprei tb o indispensavel capacete se nao... :s
Aqui fica a foto da minha bicicleta que por 350euros foi o que arranjei.. :) o quadro é muito bom parece-me, é astro mas mudaram o nome, a msm fabrica faz todas iguais com 3 marcas diferentes, uma questão de marketing...lol
http://img518.imageshack.us/my.php?image=mythus0bx.jpg
As mudanças são shimano tourney, cubos shimano, travões e discos tambem, e estes discos ja dão para hidraulicos. Agora apenhei tambem o bichinho... :)

está muito fixe![:I]

aí só é pena o desviador trz Tourney

quando quiseres melhorar, sem esticar muito, podes pôr aí um Acera por 15€ ou alivio por 25€ e notas logo a diferença

citação:Originalmente colocada por TiagoMatias

Bons Dias...

Também já comprei a minha bicicleta ;) Uma Specialized HardRock Sport. A specialized é uma boa marca... só sinto mesmo falta de um amortecedor traseiro nos saltos... :( Mas não tinha dinheiro para mais.. paciência.

A bike é esta:

06_HR_SPORT_web.jpg

Tenho é um problema... na 24º mudança, 3º carreto da frente e 8º a trás, ao fazer força ao pedalar no pedal direito, faz um barulho estranho como se estivesse a roçar nalguma coisa...

Outra coisa é que anda sempre toda porca :D Os componentes andam todos cheios de areia, a corrente toda suja.. a suspensão com areias, ando sempre a soprar naquilo mas algumas coisas não saem, estao agarradas parece que ao proprio oleo dos componentes. Como a devo limpar? Produtos proprios? Como limpam a vossa?

Obrigado,

Cumprimentos,
Tiago Matias

Usa um desengordurante, se não arranjares petróleo, podes usar sonasol ou até produto para limpar fornos, tens é que enxaguar abundantemente e lubirificar logo a seguir

também existem produtos especificos de marcas para bicicletas tal como a pedro's

quando dizes 3º frt, queres dizer prato maior da pedaleira, certo?
e 8º atrás é a cremalheira pequena?

se sim, o mais provável é ser uma de 3 coisas ou até as todas juntas

1. o cabo do desviador da frente está com pouca tensão e não está a puxar suficientemente, solução é utilizar o micro-ajuste do manípulo

2. o batente superior está mal afinado (é um parafuso com a indicação High ou H). solução: estando no prato maior e pressionando o manípulo para subir, notas que está preso, é só aliviar um pouco o parafuso (1/4 de volta). se notas que o desviador mexe (na condição inicial), então está bom e não mexes em nada

3. o desviador está mal alinhado. olha de cima e vê se os braços (por onde passa a corrente) estão perfeitamente paralelos aos pratos da pedaleira. senão estiverem, podes pegar num maço e com jeitinho dás-lhe umas festinhas até alinhar. podes também despertar o desviador e ajustar, mas só vais ter mais trabalho e muito provavelmente vais alterar a distância a que o desviador tem de estar verticalmente

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por lpsimaof

Aqui o nosso amigo Carlos está a engana-los:D, é um brincalhão.
Claro que a corrente bater no desvidor da frente não é feitio, é sim má afinação. Eu se tivesse algum desviador dianteiro a fazer barulho ( e se não o soubesse afinar) passaria logo por quem me podesse resolver a situação.

Para lavar as bikes, existe à venda uns produtos nas lojas da especialidade, não muito caros e que são um espectaculo, põem a bike a brilhar.
Porque é que haveria de brincar com esta situação? A gente está aqui para ajudar e naquilo que sei, faço-o sem qualquer problema.

Sempre me disseram que quando se coloca as engrenagens nas pontas, roda pequena à frente e roda grande atrás, que a corrente iria bater. E o que é certo é que bate, 3x9 apesar de saber que a Hardrock tem 3x8 pois comprei uma para a minha mãe. :)

E o que é certo é que a opinião dessas pessoas, bons profissionais, bate no ponto.

não é normal, estando a corrente no prato maior e cremalheira pequena estar a roçar no que quer que seja. não é mesmo nada normal!!

é normal a corrente roçar se estiver cruzada! isto é se estiver no prato pequeno e cremalheira pequena, ou no prato grande e cremalheira grande, de qualquer forma, estas relações não devem ser usadas sob pena de desgaste prematuro de toda a transmissão.

quer me parecer é que essas pessoas, bons profissionais não se estavam para chatear, infelizmente conheço muitos assim e é pena

citação:Originalmente colocada por pc

Se a distância dos calços para o <s>raio</s> aro não for suficiente para dar a folga necessária para libertar o cabo do travão no sitio marcado como 1 na imagem, tens que desapertar o local marcado como 2 com uma chave sextavada

vbrakeoverall8oa.jpg

ou então colocar o micro-ajuste da manete de travão respectiva a zeros..

citação:Originalmente colocada por TiagoMatias

29" de BTT? Não seria de estrada?

Realmente ando a ficar viciado no BTT, mas só a descer [}:)] Ter de subir grandes percursos é que é mesmo mau... dou cabo de mim :D Mas descer uma boa terra batida é 5*'s ;)

Obrigado edias...

é mesmo de BTT

são as Gary Fisher

quanto aos pedais, as esferas ou rolamentos é tão simplesmente o mecanismo que lhes permite rodar. os melhores são os de rolamentos.

para desmontar é preciso uma chave de bocas tamanho 15, quanto maior for o balaanço da chave melhor tanto para desapertar como para apertar, devem ficar mesmo bem apertados.

o pedal esquerdo desenrosca para a esquerda, e o pedal direito desenrosca para a direita

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Numa loja (com oficina) arranjas dessas esferas. Nem que eles as vão buscar a uma coisa antiga.
Não vale a pena comprares uma roda só por causa disso.

Um cubo é barato (dos baratos), mas para o substituir tem que se desenrair aquilo tudo e voltar a colocar tudo de novo. :D

são só 3 horitas de trabalho

eu que o diga [8][8]

quando me aparece alguém com jantes de hipermercado a querer mudar cubos só penso em dizer, oh meu amigo compre lá uma rodita de jeito [8)]

eu quando andei a ver bikes tambem ia comprar uma berg stuka tinha um excelente equipamente pneus maxis excelentes, mas quando lhe senti o peso...lol
Optei por comprar numa loja em rio meao, a bike ta um mimo :) anda bem em todo lado, é pena é os pneus serem um pouco limitados e gastos tambem mas cumprem mesmo fora de estrada 350euros
http://img224.imageshack.us/my.php?image=recenteqt1.jpg

A Stuka é uma bike de Dirt/Street e com boa vontade até pode fazer 4X
É uma bike para comer porrada, não é uma bike para andar a subir montes, logo é mais pesada, sacrifica-se o peso pela robustez

citação:Originalmente colocada por pmgoliv

Olá pessoal.

Hoje pus-me a pensar que a minha Scott Yecora de '98 já está com 8 anos e 13000km. Talvez fosse hora de mudar.

A bicicleta está bem equipada, pois pouco resta do original... pouco mais do que o quadro.

Uma das coisas que tenho visto é que a generalidade das BTT de hoje, têm suspensões frontais mais fracas do que a minha tem.

O que a "velhinha" tem:
Suspensão frontal Rock Shox SID XC
Desviadores Shimano Deore LX
Travões Shimado V-Brake paralelogramo Deore XT
Manetes travão c/afinador pressão (não me lembro da marca...)
Aros todos xpto (já perdi a conta a quantos já lá pus...)

O que eu quero:
Quadro em alumínio rígido (s/suspensão traseira)
Desviadores Shimano Deore LX ou superior (preferência XT)
Travões disco hidráulicos
Suspensão boa (SID seria ideal, mas deve ficar bem caro)

Que marcas sugerem? Ficar pela Scott? Ou optar por outra? BH, Specialized, Kona, GT, etc?

E preços?

Conhecedores, cheguem-se à frente.
Obrigado desde já.

Cumps,

Mas quadro ou bicicleta completa?

orçamento?

com o material que já tens acho que ficavas melhor servido com um bom quadro, e depois uma substituição de um ou outro componente mais ratado

citação:Originalmente colocada por Spifff

orçamento?

com o material que já tens acho que ficavas melhor servido com um bom quadro, e depois uma substituição de um ou outro componente mais ratado

O orçamente estava 1 ou 2 posts abaixo. Em volta de €1000.

Estava a pensar em bicicleta completa, pois boa parte daquele material está cansado.

Diz-me as tuas sugestões.

Obrigado.

Venho aproveitar este topico para ver se me podem ajudar....

(Desde ja peco desculpa, mas ando com um problema de acentos com este teclado.....)

Bem, continuando....

Tenho uma bicicleta ja ha uns 5 anos na terra dos meus pais, e como ainda e uma bicicleta jeitosa, resolvi traze-la para Lisboa.

Bem, o meu problema e o seguinte....
-Como ela esta ha muito tempo parada, pralem da limpeza normal e meter oleo na corrente, o que me aconselham a fazer mais?
-Mesmo os pneus nao estando furados, aconselham-me a troca-los?
-Ja agora, aconselham-me alguma casa em Lisboa, de preferencia na zona Oriental da cidade, onde possa la deixar a bicicleta para me fazerem a manutencao? Falaram-me na Sporzone do Vasco da Gama, sabem se la fazem disto?

Desde ja o meu obrigado;)

citação:Originalmente colocada por edias

citação:Originalmente colocada por Traveller

Bom como fiquei com o bichinho e estive a olhar para as vossa dicas, o que acham deste produto ?

http://www.decathloncycle.com/pages...p?rayon=vtt&famille=sport#9001;=gb&prod_num=3

Não me posso esticar mais no preço.

Precisas com suspensão total?! As de suspenção total nessa gama de preços não vale a pena. Dentro do teu orçamento arranjas uma semi-rígida com melhor equipamento e mais leve.

Concordo com o edias, com uma semi-rigida deste preço, ganhas em eficácia. Para teres uma supensão total eficaz, tens que subir a fasquia do preço ;)

citação:Originalmente colocada por Rui_Garcia

Venho aproveitar este topico para ver se me podem ajudar....

(Desde ja peco desculpa, mas ando com um problema de acentos com este teclado.....)

Bem, continuando....

Tenho uma bicicleta ja ha uns 5 anos na terra dos meus pais, e como ainda e uma bicicleta jeitosa, resolvi traze-la para Lisboa.

Bem, o meu problema e o seguinte....
-Como ela esta ha muito tempo parada, pralem da limpeza normal e meter oleo na corrente, o que me aconselham a fazer mais?
-Mesmo os pneus nao estando furados, aconselham-me a troca-los?
-Ja agora, aconselham-me alguma casa em Lisboa, de preferencia na zona Oriental da cidade, onde possa la deixar a bicicleta para me fazerem a manutencao? Falaram-me na Sporzone do Vasco da Gama, sabem se la fazem disto?

Desde ja o meu obrigado;)

Troca as camaras de ar e vai dar uma volta a ver como está a "máquina". Talvez esteja igualmente a precisar de afinar as mudanças.

Eu moro na zona Oriental de Lisboa, mas não conheço nenhuma loja [8)]

citação:Originalmente colocada por pmgoliv

citação:Originalmente colocada por Spifff

orçamento?

O orçamente estava 1 ou 2 posts abaixo. Em volta de €1000.

Estava a pensar em bicicleta completa, pois boa parte daquele material está cansado.

Diz-me as tuas sugestões.

Obrigado.
Viva,
Se tivesse uma bike igual à tua, trocava para já o quadro para um FS, com essa quantia comprava já um bom quadro. Os teus travões são um mimo, a susp. idem, tens bom material na bike, só o trocava quando entregassem a alma ao criador.
Isto é o que penso fazer na minha pasteleira, mas quanto ao teu caso, não compres rígida, as costas agradecem e as descidas também....
Cumps.

Voltar
Superior