Tópico das Carrinhas

Isso é aquilo que eu digo há anos, mas neste pais de mentes tacanhas o conceito tem dificuldades em ser entendido

A segurança, conforto e luxo para os passageiros no V é também mais distinta da Vito, pois esta é mais aproximada de um veículo de passageiros da marca, do que de um comercial(Vito) na versão de passageiros mais bem acabada, como será lógico.

Já andaste com uma e com outra para afirmares isso?

O conforto não é muito diferente, a menos que se opte por bancos individuais. Segurança, idem. Até porque a maior parte dos elementos de segurança que podem fazer a diferença são opcionais no V.

De resto, a V não passa de uma Vito mais bem apresentada, já que condução e travagem é a mesma coisa. O mesmo para a suspensão. E o mais grave, a V tem uma insonorização tão ou pior que a da Vito, o que para um produto mais refinado é uma autêntica nódoa. :sh)

O conforto não é muito diferente, a menos que se opte por bancos individuais. Segurança, idem. Até porque a maior parte dos elementos de segurança que podem fazer a diferença são opcionais no V.

De resto, a V não passa de uma Vito mais bem apresentada, já que condução e travagem é a mesma coisa. O mesmo para a suspensão. E o mais grave, a V tem uma insonorização tão ou pior que a da Vito, o que para um produto mais refinado é uma autêntica nódoa. :sh)

A suspensão pode não ser igual, pelo menos em opção, em termos de insonorização é também melhor a v do que a vito, na geração anterior (viano) os materiais ficavam um bocadito aquém da caravelle, por exemplo, nesta geração estão muito melhores, chegando (quase) ao mesmo nível das berlinas da marca

A que ando várias vezes é um Classe V de 2001 de 7 lugares(bancos individuais) derivado da Vito já de 97 no nível intermédio de acabamentos/equipamentos, e nota-se a kilómetros a diferença com a Vito 110CDI de apenas 8 lugares do mesmo ano em que já as comparei(por ser do mesmo dono). Desde os acabamentos até ao equipamento que não há disponível na Vito, é uma diferença abismal, ou não fossem as moedas únicas€€€€€ a falar mais alto. Das Vitos de 2007/8 em que o MPV já se chama Viano, ainda só experimentei Vito e é de 6 lugares( c/ parede separadora a meio) também num nível 115CDI, também do mesmo dono das outras. Aí já se nota e bem a evolução da espécie, portanto imagino como seja então a Viano MPV. Já estive ao lado dum Viano de 2010 de 8 lugares(2+2+2+2) com os bancos sobre calhas e os traseiros são rotativos, com leitor de dvd no tecto, vidros escuros, interior em pele e mais coisas bem exclusivas deste MPV que já não lembro bem pois foi há 3 anos, e na Vito não há sequer como opção certos items. Uma é um MPV mesmo donde ele deriva, e outro é um comercial mais bem acabado e equipado, mas as diferenças estão lá. Quanto a conforto para dizer a verdade nem duma nem doutra tive grande queixa, apenas na Vito tanto a antiga como a mais recente, em que nas ruas em paralelo ou alcatrão mais irregular se notava mais a rigidez da suspenção que até pode estar preparada doutra maneira para mercadorias, estabilidade igual, mal também se carros modernos fossem como os de há 25/30 anos atrás mau era. Quanto a insonorização notei mais na Vito de 2010 por ser mista, que mesmo com a parede divisória a meio ouvia-se sempre algo mais da parte de carga pois os isolamentos poucos tinha, se fosse de 8/9 lugares aí talvez os isolamentos dos paineis laterais ajudassem. Mesmo os próprios acabamentos da Viano são bem diferentes da Vito e há opções de acabamentos bem exclusivos no Viano que fazem assim ver o motivo de um ser VAN e outro ser MPV.

E o que dizer destes "expertos" que pegaram em duas carrinhas diferentes para comparar... a Transit é melhor em curva... [:D]... obrigado, mais curta e de rodado duplo... uma com 155 cv outra com 130.

E o que dizer destes "expertos" que pegaram em duas carrinhas diferentes para comparar... a Transit é melhor em curva... [:D]... obrigado, mais curta e de rodado duplo... uma com 155 cv outra com 130.

[br:)][br:)]definitivamente, tenho mesmo uma tara por furgões

Os britânicos só vêm transits à frente, por acaso gosto muito desta última versão e também tenho simpatia pela transit, foi a nossa 1ª carrinha

Last edited:
Acho que a noticia que surgiu à uns tempos, era que a Fiat ia ter um rebadge de um Renault, mas não disseram (penso eu) qual, e todos os rumores cairam para um Fiat Trafic, mas nos planos da Fiat Profissional a Scudo era descontinuada. E eu acredito mais NUMA quadrupla Master/Movano/NV400/Ducato.

Devem ter descoberto agora que o rodado duplo dá mais aderência e estabilidade[:)]. Nesse tipo de Van rodado duplo aumenta a tara, os gastos em pneus, oleos, gasóleo e se não for para alguma transformação especial tipo frigorífico ou outras, ou mesmo casos pontuais de pesos extra que seja preciso transportar, eu nunca aconselharia rodado duplo num ligeiro e as fiscalizações de peso agora andam mais apertadas. Só faltou fazerem aí o teste de peso a ver qual delas rebentava primeiro os pneus, quando podiam bem ter pedido nas marcas carros idênticos, que essas já o são mas com rodados iguais em cada uma, para ser um comparativo mais fiel. Se a ideia deles foi que um potencial cliente vejas as diferenças e possa ter uma opinião mais concreta, era preferível terem feito testes com carga a simular a realidade e não corridinhas de autódromo onde se calhar quem fez esse teste aquilo que percebe do assunto deve ser só essas corridas de pista e os leitores ou espectadores desse vídeo ficam com a ideia de comprar van para racing e não para trabalhar[:D]

[br:)][br:)]definitivamente, tenho mesmo uma tara por furgões

Proibido dizer isso sózinho há mais gente com essa doença, pois eu sempre fui um tara.....do por van de 9 lugares, aquilo a que chamo de carro de família e para a família. Não que seja necessário uma van ou a família ser assim tão grande, mas pela posição de condução tipo camião/autocarro a ideal para as minhas costas e onde faço os kilómetros que fizer seguidos sem sentir a ponta de cançasso e como a cada passo lá tenho de carregar algum móvel ou outro lixo qualquer que a minha mãe se lembra, era só bater os bancos e assunto arrumado.... até para isso. E por sete vezes já tive de me socorrer da "Europcar".

E o que dizer destes "expertos" que pegaram em duas carrinhas diferentes para comparar... a Transit é melhor em curva... [:D]... obrigado, mais curta e de rodado duplo... uma com 155 cv outra com 130.]

A Transit curva muito, mas mesmo muito e dá gozo puxar por ela. Mesmo sem rodado duplo. Mas por culpa disto, torna-se rija.

A MB não curva mal mas adorna bem mais e o ESP intervem mais cedo, tudo porque a suspensão é mais mole. Depois, nem a caixa ou a direcção da Sprinter conseguem ter o mesmo feeling que os comandos de Transit dão, o que melhora e muito a agradabilidade de condução.

A Transit curva muito, mas mesmo muito e dá gozo puxar por ela. Mesmo sem rodado duplo. Mas por culpa disto, torna-se rija.

A MB não curva mal mas adorna bem mais e o ESP intervem mais cedo, tudo porque a suspensão é mais mole. Depois, nem a caixa ou a direcção da Sprinter conseguem ter o mesmo feeling que os comandos de Transit dão, o que melhora e muito a agradabilidade de condução.
Sim, mas a do teste é mais curta e de rodado duplo (só faltou ser mais baixa)... certamente essa configuração dá 15 a 0 a um longo de rodado simples.... depois se faz a curva mais rápido, sai mais rápido da curva e os 155 cv perante os 130 fazem o resto...

47457188IcM.jpg

60.gif
62.gif
63.gif
Do filme Supervan 1978

Back