Tópico das Casas Modulares

Como apreciador de arte, fico indiferente a esse tipo de obra minimalista.
Um cubo branco com janelas não tem beleza nenhuma...
Não se trata do haver ou não telhado.

Um fachada que se prese tem de ter alguma coisa de atraente nos seus detalhes.

Digo eu.

Também depende da casa modular de que estás a falar. Mas não acho a vivenda tradicional portuguesa como sendo algo bonito.

Meu caro entre a parede de pladur e parede se alvenaria pões o isolamento que quiseres. Quanto ao isolamento ser feito interior ou exteriormente é indiferente desde que não hajam pontes térmicas. Por acaso em termos de aquecimento até prefiro tudo pelo interior. Gasto muito menos para aquecer a habitação.

Não esquecer que tens regulamentos para cumprir e uma casa com o interior todo em pladur é dificil de passar na questão da inércia térmica e a colocação do isolamento nas paredes exteriores tambem influencia em termos regulamentares.
O sistema capoto também é utilizado em habitações novas e se não vês mais vezes é por causa do preço que sai para o carote e porque a malta da construção não é muito especializada nisto..

Como apreciador de arte, fico indiferente a esse tipo de obra minimalista.
Um cubo branco com janelas não tem beleza nenhuma...
Não se trata do haver ou não telhado.

Um fachada que se prese tem de ter alguma coisa de atraente nos seus detalhes.

Digo eu.
Já eu gosto da conjugação da vertente clássica com a moderna. Aliás, não me importaria de ter uma casa avantgard por fora e retro por dentro, por exemplo.

Ou seja, à partida não excluo nem uma linha mais plana (ou geométrica) nem uma linha mais clássica (ou tradicional).

Isolamento pelo exterior refiro o uso de um sistema tipo Capoto. Com um Tijolo térmico de 20 a 25 + 5 ou 6cm de xps e acabamento final .

É precisamente o que usei.

Tijolo termino de 25 e capoto de 6cms.

Nada te impede de usares tijolo térmico pelo exterior. Quanto ao capoto sou muito sincero, nunca vi aplicar em construção nova.

É o que não falta por aí. Eu fiz assim e conheço "n" casas novas com capoto aplicado logo na construção.

Excelente eram casas transportáveis, como há em alguns países.

Auto-caravanas? Piada fácil, eu sei. [:D]

Para o pessoal que não aprecia estas casas cúbicas, eu fiz mais uma colega de curso o projecto de uma casa redonda. Também dentro deste conceito, casas modulares. Até recebi críticas bastante positivas, quer de colegas quer do professor. Apesar de esteticamente ser também pouco exuberante, gostei do resultado final.

Boas malta, vim desenterrar o post para nao estar a criar outro, alguem que tenha comprado alguma casa modular que possa recomendar o local? existem tantos pela net fora mas saber quem realmente faz bem o trabalho nao é facil nem conheço por isso se alguem conhecer boas empresas da area e poder recomendar agradeço

Boas malta, vim desenterrar o post para nao estar a criar outro, alguem que tenha comprado alguma casa modular que possa recomendar o local? existem tantos pela net fora mas saber quem realmente faz bem o trabalho nao é facil nem conheço por isso se alguem conhecer boas empresas da area e poder recomendar agradeço

Estava a passar os olhos neste tópico e decidi ir ao Google. Acho que esse link pode ajudar-e e acrescentar algo ao tópico:

https://www.homify.pt/livros_de_ide...-pode-encontrar-ao-construir-uma-casa-modular

Boa tarde
sendo ja um topico de 2013, espero que entretanto já haja alguem com mais conhecimento neste assunto.

pondero investir num terreno urbano e "plantar" la 1 casita modular\prefabricada.
no entanto tenho estas duvidas basicas:
1) a nivel de burocracia está no mesmo patar de uma casa tradicional?
2) esse tipo de casas (modulares\prefabricadas) pode ser instalada (legalmente) num terreno rustico?
3) Apos compra do terreno, por norma é a empresa construtora a tratar da licença de construção, alvara, etc para instalar a casa?

Obrigado e boas ferias ;)

1) A burocracia é a mesma, mas pelo que vi, algumas empresas tratam de tudo, incluindo a burocracia.

2) Aqui não tens hipótese. São uma construção, logo estão sujeitas ao PDM como qualquer outra casa. Uma habitação é uma habitação, seja de que material for.

3) Ter o terreno é o primeiro passo. O restante depende do que quiseres e da empresa que contratares. Como disse. algumas fazem serviço chave na mão.

Também ando numa fase inicial, e as modulares (betão) não estão fora de hipótese. Mas pelo que vi existem poucas empresas a trabalhar com esta solução, e terei de realizar visitas antes de tomar uma decisão.

Boa tarde
sendo ja um topico de 2013, espero que entretanto já haja alguem com mais conhecimento neste assunto.

pondero investir num terreno urbano e "plantar" la 1 casita modular\prefabricada.
no entanto tenho estas duvidas basicas:
1) a nivel de burocracia está no mesmo patar de uma casa tradicional?
2) esse tipo de casas (modulares\prefabricadas) pode ser instalada (legalmente) num terreno rustico?
3) Apos compra do terreno, por norma é a empresa construtora a tratar da licença de construção, alvara, etc para instalar a casa?

Obrigado e boas ferias ;)

O resto já responderam, quanto ao número dois, depende. Até por uma casa modular permiti ser "sobre" rodas, pelo que não é definida estritamente como um imóvel.

O resto já responderam, quanto ao número dois, depende. Até por uma casa modular permiti ser "sobre" rodas, pelo que não é definida estritamente como um imóvel.

Pelo que percebi, de diversos municípios, pouco importa onde a habitação está assente, se tem rodas, se é de papel, ou se é feita de paus de fósforo. O que importa é a localização e o uso dado, uma vez que sendo habitação, terá (penso) de ter ligações à rede pública de água e esgotos. E o PDM ou permite ou não permite esse uso no local.

Outra coisa, são as casas "fora da rede", ilegais, e como tal se vão sujeitando na sua existência.

Exemplo: https://www.sulinformacao.pt/2019/0...rigatoria-licenca-para-instalar-casas-moveis/

Pelo que percebi as modulares betão têm toda a estrutura em betão pré-fabricado, garantindo assim melhor qualidade. As paredes interiores é que poderão ter outra solução como o LSF.

Parece-me boa opção, mas ainda não vi nenhuma. Terei de analisar bem, porque no geral já li que a diferença de preço não é significativa da construção tradicional que será mais "flexível".

Um exemplo: https://atlantidahomes.com/nuestras-casas-prefabricadas/

Os preços não são meigos, daí desconfiar que uma solução tradicional possa ainda ser o melhor caminho...

Pelo que percebi, de diversos municípios, pouco importa onde a habitação está assente, se tem rodas, se é de papel, ou se é feita de paus de fósforo. O que importa é a localização e o uso dado, uma vez que sendo habitação, terá (penso) de ter ligações à rede pública de água e esgotos. E o PDM ou permite ou não permite esse uso no local.

Outra coisa, são as casas "fora da rede", ilegais, e como tal se vão sujeitando na sua existência.

Exemplo: https://www.sulinformacao.pt/2019/0...rigatoria-licenca-para-instalar-casas-moveis/

Não, não é pacifico.

A chave é o caracter de permanência.

Não, não é pacifico.

A chave é o caracter de permanência.

Seja qual for o tempo de permanência, falamos sempre de habitação, e isso carece de licença. Repara que num hotel, ou casa turística, podes atá ficar apenas uma noite, mas têm de ter na mesma licença. Não é o carácter de permanência mas sim o tipo de uso dado ao local.

Mesmo que alegues que a casa está apenas estacionada, deves precisar de licença para uso do terreno como estaleiro.

Pelo que percebi as modulares betão têm toda a estrutura em betão pré-fabricado, garantindo assim melhor qualidade. As paredes interiores é que poderão ter outra solução como o LSF.

Parece-me boa opção, mas ainda não vi nenhuma. Terei de analisar bem, porque no geral já li que a diferença de preço não é significativa da construção tradicional que será mais "flexível".

Um exemplo: https://atlantidahomes.com/nuestras-casas-prefabricadas/

Os preços não são meigos, daí desconfiar que uma solução tradicional possa ainda ser o melhor caminho...

Essas casas desse site estão carissimas

Eu nunca percebi o que é uma casa "modular" , em LSF as casas não são modulares são iguais ás outras só que em vez de terem paredes de tijolos e pilares e vigas de betão tem de lsf que é estrutural e fica igual ou melhor em vários aspetos, são por norma ligeiramente mais baratas que essas que mostraste.

podes ver casas as empresas sérias não terão problemas nenhuns em te mostrarem casas feitas e te esclarecer todas as duvidas.

Alguém tem estado a par do mercado neste tipo de construções:
- preços
- garantia
- durabilidade
- manutenção
Sei que depende de muitos fatores, mas alguém com verdadeiro conhecimento de causa?
Têm aparecido cada vez mais empresas para construção, com diferentes materiais.

Voltar
Superior