Tópico das Casas

T3 em Lisboa há ali na Quinta dos Alcoutins ou que é aquilo... mas não tem nada que enganar! Fica entre a lixeira da Valorsul e a central de distribuição da EDP (ou REN ou o que é...) mas é fácil de ver onde estão os cabos de alta tensão!

Portanto é só escolher entre 900k€ no último piso com uma banheira grande a que há quem chame de piscina... ou 250k por um T1 no R/c com cozinha sem luz, ou então preços intermédios nos T2 e T3 nos andares intermédios...

Claro que o conforto se resume a vidros duplos (de qualidade que eu nem porei em questão! Devem ter árgon entre os vidros...) e AC...

Esqueçam pisos radiantes, aquecimentos centrais, pés direitos de 2,5 metros... é Lisboa... o condomínio também são apenas 200€ e até inclui a manutenção dos 45 m2 de jardins à porta... ah! E tem um campo de golfe perto! Logo ali entre os pilares 3 e 7 das linhas de alta tensão!

Além de não custarem o mesmo, as moradias são projectos muito pessoais.

Não se altera (com obras) uma moradia da mesma maneira que um apartamento. Está-se sempre muito mais condicionado ao original e não é por acaso que moradia velha geralmente acaba demolida e faz-se de novo...

...se a localização for boa.

Porque se a localização for nada de especial desincha logo grandes "casarões". Sim, as "bruta moradias" dessas periferias, em locais remotos e que ninguém quer pegar.

Um bom condomínio, se for bom, até isolado tem valor como micro-vila. Veja-se o BCC.

Para uma moradia isolada ter valor é preciso ter mesmo uma localização espetacular ou um projecto arquitectónico que seja ímpar e que agrade a quem comprar a seguir. E isso é extremamente difícil.

Última edição:
Agora imagina quem os comprou há 2 anos (no papel! Porque hoje já vês alguma obra no local...) por x e que agora vê a vender pior por 1,5x... [:D]

No local só se vê um bocado de um buraco... obra não se vê nada... [:D][:D] Previsão de conclusão em 2020... [:)][:)] Aposto que nem em 2021.

O hotel que estão a fazer ao lado era para estar pronto há uma data de anos...

Quanto a quem investiu nessa obra em papel e hoje tem (em teoria) 1.5X, é bom que assim seja, porque incorreu (e incorre) num risco brutalíssimo com o seu investimento...

Escrituras até Julho de 2021, quem falar noutras datas corre por risco próprio...

Posso garantir-te que muitos apartamentos já têm registos provisórios de aquisição e a única penthouse, ainda para venda, são 2,7 milhões... se ainda estiver disponível.

Ao lado não é nenhum hotel... é um edifício de escritórios que foi adquirido ainda em planta em 2017. O hotel de que falas em frente não tem nada a ver com este projecto cujos donos têm provas mais que dadas desde o Algarve a Lisboa, daí os investidores investirem onde é seguro e quando (ainda) é em conta.

Escrituras até Julho de 2021, quem falar noutras datas corre por risco próprio...

Posso garantir-te que muitos apartamentos já têm registos provisórios de aquisição e a única penthouse, ainda para venda, são 2,7 milhões... se ainda estiver disponível.

Ao lado não é nenhum hotel... é um edifício de escritórios que foi adquirido ainda em planta em 2017. O hotel de que falas em frente não tem nada a ver com este projecto cujos donos têm provas mais que dadas desde o Algarve a Lisboa, daí os investidores investirem onde é seguro e quando (ainda) é em conta.

Eu sei que o hotel não tem nada a ver com o grupo Martinhal nem com essa obra, mas também sei que há sempre atrasos, principalmente neste país... e esse hotel é um bom exemplo... Os apartamentos de Marvila são outro excelente exemplo.

Aposto ctg que não vai estar pronto para habitar em 2020, se quiseres [;)]

Já agora, como compras uma coisa com uma escritura em 2021? Eles não te vendem sem sinal e pagamentos regulares. Pelo menos a mim não vendem, a ti talvez até vendam.

para quem considerar almada com alternativa, está prestes a ser concluído um empreendimento (parque condomínio) a alguns minutos da ponte, em frente ao parque da paz e com um pouco de tudo ao pé; as tipologias disponíveis são t2, t3 e t4.
o construtor (centesol) é o mesmo que construiu os empreendimentos nas redondezas do estádio da luz (estrela de benfica).

infelizmente não existem ainda plantas ou mapa de acabamentos, mas acredito que sejam semelhantes ao prédio 'vizinho' (park view residence, construído por outra empresa) que foi finalizado em 2010 - na altura os t1 começavam nos 150 mil euros e os t5 ou os t4 'penthouse' chegavam aos 440 mil euros

localização: https://www.google.pt/maps/dir//38....1958,99m/data=!3m1!1e3!4m2!4m1!3e0?shorturl=1

Última edição:
Agora que 2 dos 3 estão fechados... BCC! Um escriturado e outro com CPCV... os valores finais foram 435 e 470k€. Ambos muito similares... só com pequenas nuances mas que os compradores e/ou os vendedores sabem fazer a diferença... não tem a ver com os 3 lugares de garagem ou os 12 ou 14 m2 de arrecadação... o mais "barato" até fica a 20 metros da piscina enquanto o mais caro tem de percorrer alguns 50-60 metros a pé...

Mas é daquelas coisas... há quem goste mais de azul e outros de verde! E os do apartamento menos caro até têm 55 m2 de terraço nas traseiras (contra os 30-35 m2 do mais caro) e um sunset que os outros nunca poderão sonhar! Mas que fazer? Cada um gosta mais de uma determinada particularidade... e ainda bem! Porque assim foram 2 apartamentos quase iguais e cada comprador gostou exactamente de um e não do outro! [:D]

Agora falta só tratar do T3 com vistas... para esses interessam as vistas! Então vão tê-las! [:D]

Última edição:
Eu sei que o hotel não tem nada a ver com o grupo Martinhal nem com essa obra, mas também sei que há sempre atrasos, principalmente neste país... e esse hotel é um bom exemplo... Os apartamentos de Marvila são outro excelente exemplo.

Aposto ctg que não vai estar pronto para habitar em 2020, se quiseres [;)]

Já agora, como compras uma coisa com uma escritura em 2021? Eles não te vendem sem sinal e pagamentos regulares. Pelo menos a mim não vendem, a ti talvez até vendam.

Simples... pagas a totalidade, dão-te a respectiva nota de quitação de que nada mais deves e nesse mesmo notário fazes o registo provisório de aquisição.

Caro Salvador... pode ser uma boa opção!

Dessa janela quase que vejo os novos T4 em Algés a 1,5 milhões...

O mercado está a auto-regular-se... já tenho construtores a telefonarem e outros a proporem os apartamentos nas periferias (cujos preços vão continuar a subir!).

Esse, sem o visitar!, não me parece à-priori uma má opção... [;)]

Nem todos somos fumadores e nem toda a gente aprecia um jantar na varanda... portanto... pode ser uma boa opção para alguns!

Última edição:
Casas/apartamentos são sempre compromissos.

Cada um de nós tem mais afinidades com determinadas zonas e características.

Eu também gosto de varandas, de vista, assim como de ter estacionamento, de um sítio onde não se tenha de pegar no carro para ir a qualquer lado, de segurança, de vizinhança civilizada e simpática, de conveniência em relação aos locais onde tenho que me deslocar, etc.

Além de não custarem o mesmo, as moradias são projectos muito pessoais.

Não se altera (com obras) uma moradia da mesma maneira que um apartamento. Está-se sempre muito mais condicionado ao original e não é por acaso que moradia velha geralmente acaba demolida e faz-se de novo...

...se a localização for boa.

Porque se a localização for nada de especial desincha logo grandes "casarões". Sim, as "bruta moradias" dessas periferias, em locais remotos e que ninguém quer pegar.

Um bom condomínio, se for bom, até isolado tem valor como micro-vila. Veja-se o BCC.

Para uma moradia isolada ter valor é preciso ter mesmo uma localização espetacular ou um projecto arquitectónico que seja ímpar e que agrade a quem comprar a seguir. E isso é extremamente difícil.
Se quiseres mandas tudo abaixo mantendo apenas a fachada principal e as laterais. na pior das hipóteses tens também de manter a fachada tardoz. Por dentro é sempre fácil alterar, já o fiz por diversas vezes.

Não estou bem a ver como se possa ter mais liberdade num apartamento...

Se quiseres mandas tudo abaixo mantendo apenas a fachada principal e as laterais. na pior das hipóteses tens também de manter a fachada tardoz. Por dentro é sempre fácil alterar, já o fiz por diversas vezes.

Não estou bem a ver como se possa ter mais liberdade num apartamento...

Não é uma questão de liberdade mas antes uma questão de facilidade.

Os apartamentos têm tipologias muito mais padronizadas, com poucos milhares de euros renovas e pouco tem a ver com a original. Qualquer apartamento é condicionado pelo prédio, raramente pelo "projecto" do anterior proprietário.

Uma moradia tem uma tipologia muito mais individualizada, nomeadamente se não estiver inserida num empreendimento. Obviamente que podes fazer obras mas qualquer alteração ao que estava no pensamento original do que se queria para aquela área ou organização das divisões exige um nível de obra muito mais complexo, como aliás o que está a bold concorda...

Essa é uma das razões para ser muito difícil vender uma moradia isolada sem características diferenciadoras/exclusivas.

Mas duvidas que tenhas, pega em 5 moradias no mercado que gostas e rapidamente vais perceber que para ficarem a teu gosto precisam de uma volta de 180º [:D] com um custo de obras bem elevado. É a sala de jogos que não te interessa, e o closet que tem uma localização má, é aquele quarto de visitas que não faz sentido naquela localização, é a organização do jardim que não te faz sentido e precisa de mudar radicalemente, é a casa de máquinas que é um trambolho, é aquelas escadas ali que só atrapalham, é isto e aquilo. No final, queres demolir tudo ou alterar substancialmente tudo.

O que nos leva à simples conclusão que é preciso a localização ser mesmo muito especial para valer a pena ter esse trabalho.

Última edição:
Mas duvidas que tenhas, pega em 5 moradias no mercado que gostas e rapidamente vais perceber que para ficarem a teu gosto precisam de uma volta de 180º [:D] com um custo de obras bem elevado.
Meu querido amigo André, fazer isso é a história da minha vida. Com mais ou menos vigas, tudo se consegue.

Nos apartamentos é mais complicado, por causa da administração do condomínios, por causa dos condóminos, por limitações ao ruído durante as obras, por questões estruturais do edifício, etc.

Se for um prédio inteiro também se faz bem. Os apartamentos é o pior, até para retirar o entulho é mais complicado.

edit: Ainda recentemente remodelei uma moradia dos anos 50 com r/c e 1º andar (ainda com aqueles estruturas à antiga, com paredes mestras e o diabo) em que todas as paredes interiores do r/c foram retiradas e substituídas por uma estrutura em metal. Ficou portanto uma estrutura auto-sustentada (acho que é esse o termo) e quase totalmente aberta, em que todas as paredes interiores são apenas de separação e/ou decorativas.

O engenheiro diz que em caso de sismo, se o 1º andar desabar fica assente na parte de cima do r/c sem que este se esmague. Coisas de engenheiros e arquitectos! [:cool:]

Nos apartamentos até os esgotos comuns ao prédio (que também têm um qualquer nome técnico de que agora não me lembro) atrapalham, não se pode pôr as casas de banho ou cozinha em qualquer lado, têm de estar nas proximidades dessas estruturas que são inamovíveis.

Última edição:
Repara que não nego que até é possível fazeres obras muito mais substanciais numa moradia. Haja dinheiro.

Não é esse o ponto.

O que digo é os apartamentos acabam, na prática, por serem mais flexíveis "na vida" entendo-se flexibilidade por com a mudança de proprietário e obras pouco substanciais rapidamente deixarem de parecer a casa do proprietário anterior. Os apartamentos são condicionados pelo prédio -como também já disse- e entram aí as questões que falas (por exemplo a cozinha não poder ser em todo o lado, etc.).

As moradias são condicionadas pelo projecto original que foi feito, geralmente, à medida do proprietário original.

Eu dou sempre exemplo de um amigo meu que é um colecionador de várias cenas.

A moradia dele tem imensos espaços onde ele "expõe" as suas colecções desde miniaturas de aviões da WW2 e acabando em figuras/bonecos da Nintendo e cenas japonesas variadas [:D] Os quartos -e nomeadamente os corredores- foram projectados com essas prateleiras suspensas xpto especialmente concebidas para servirem de vitrines abertas para essas colecções. E a casa está cheia de cantos que funcionam como mini-espaços abertos com estantes de livros e um sofá/cadeira, qual mini-spot de uma livraria.

Isso é espaço morto para muita gente e mal utilizado. Quem lhe comprasse a casa não saberia o que fazer com aquilo e ia achar que mais valia não ter boa parte daquela área bruta ou ter mais divisões fechadas e menos espaços de circulação que fazem a casa parecer um museu. E tu dizes...ah mas isso muda-se com obras. Claro que se muda. Deitas tudo abaixo ou manténs a carcaça e depois de uns valentes dezenas/centenas de milhares de euros, consegues que a casa dele venha a parecer a tua casa.

E aqui entramos noutro ponto. As moradias são muito mais "casas para a vida", projectos muito pessoais e familiares.

É preciso teres a sorte de te enquadrares no perfil para não sentires que tens que mudar tudo radicalmente.

Um apartamento, regra geral, tem apenas um local lógico para a cozinha (por isso é indiferente que não se possa fazer em todo lado), o mesmo para a sala ou os WC, etc. Tens menos possibilidade de personalização à partida mas tens mais flexibilidade para com pouca obra a tornares "tua". É só isso que estou a dizer.

Última edição:
Voltar
Superior