Tópico das Casas

Ora para desanuviar o tópico, fui obrigado a gastar dinheiro para resolver um problema da banheira, vaza a água por baixo e não deixaram acesso.
Como já me fazia comichão a localização da torneira de duche, acabei por fazer uma troca.
Sempre a tentar o mais simples e rápido.

IMG-20190601-220922.jpg

IMG-20190614-WA0007.jpg

IMG-20190614-WA0006.jpg

Só para dizer que obras é sempre chato [8b]

Fiz uma cena parecida no meu, tubo rompeu por trás da banheira há uns tempos, inundou tudo (incluindo vizinho de baixo), gastei €2.7k, o seguro pagou de volta €2.5K (nada mau), e acabei com as banheiras em casa.

Ficou muito mais clean e prático!

Ando a pensar fazer isso no espaço de sauna (cabine fechada). Acabo por nunca usar as funcionalidades de sauna e aquilo ocupa espaço.

Quanto gastaste na obra?

Até à recolha dos cestos, é vindima. Ou parecido.

Seguradora Vitoria, obrigado seus ca.broes. Não seguram o CH, porque a minha mulher teve cancro do peito hã 5 anos, a mulher ficou de rastos e tem andado nervosa.

Bem, ou faz-se numa outra seguradora, omite-se a questão passada de saúde, ou faz-se noutro banco, caso este só trabalhe com 1 seguradora e não seja possível, fazer fora os seguros.

Já passei pela questão do crédito para primeira ou segunda habitação.

Se as isenções de IMI ja cessaram, ou seja, se a pessoa já está a pagar todos os impostos relativos à habitação, não existe qualquer impeditivo para que se compre nova habitação e se transfira para lá a residência fiscal, tornando -a assim a habitação primeira e a original ficando segunda, de férias ou para arrendamento.

O problema é que ai fazer isto alguns bancos são suficientemente ranhosos para tentar alterar os contratos mais antigos com spreads baixíssimos. Invocam que foi concedido o crédito com condições preferenciais por ser para primeira habitação e que houve alteração.

Nestes casos o ideal parece ser ir para outro banco ou negociar a coisa.

Se as isenções de IMI ja cessaram, ou seja, se a pessoa já está a pagar todos os impostos relativos à habitação, não existe qualquer impeditivo para que se compre nova habitação e se transfira para lá a residência fiscal, tornando -a assim a habitação primeira e a original ficando segunda, de férias ou para arrendamento.

O problema é que ai fazer isto alguns bancos são suficientemente ranhosos para tentar alterar os contratos mais antigos com spreads baixíssimos. Invocam que foi concedido o crédito com condições preferenciais por ser para primeira habitação e que houve alteração.

Já referi atrás que tenho 3 CH de 1a habitação.
Os 2 primeiros no mesmo banco. O que aconteceu foi que fui comprando casas para 1a habitação mas não vendia a anterior, os bancos fazem vista grossa desde que se pague.
A última em 2015, e obviamente o banco tinha acesso ao meu histórico de crédito. Nunca questionou ou perguntou.

Em resumo só depende da capacidade de endividamento de cada um.

Regras Banco de Portugal. Máximo 70% do valor fixado na avaliação.

70% do valor de escritura ou 80% do valor de avaliação. Isto já com o Santander a agir de acordo com as novas regras.
Já referi atrás que tenho 3 CH de 1a habitação.
Os 2 primeiros no mesmo banco. O que aconteceu foi que fui comprando casas para 1a habitação mas não vendia a anterior, os bancos fazem vista grossa desde que se pague.
A última em 2015, e obviamente o banco tinha acesso ao meu histórico de crédito. Nunca questionou ou perguntou.

Em resumo só depende da capacidade de endividamento de cada um.

Neste caso ficaria com uma taxa de esforço total de 15% do líquido.

Como assim? Se na 1ª habitação não houver hipoteca...

Tudo é diferente de facto, principalmente spread. Às vezes compensa mudar a morada fiscal, com as chatísses que isso dá.

35% como máximo... nos valores net do agregado. Mas é conversável... só que os spreads e outras benesses também sobem...

50% de DSTI (Debt Service to income)

Última edição:

Não é só o imi.... Em habitação hpp o imt é mais baixo, se tiver no prazo (julgo q 6 anos), terá de devolver o remanescente ao estado.

Tenho 2 ch, um de hpp e um de hs, e as condições são exactamente a mesmas. É apenas um mito.

Voltar
Superior