Tópico das Casas

Nos decoradores/as há q ter boas referências, pois se há o caso do @Rasec em q "ela tinha" fábrica, também há o caso q vi em tempos num artigo, de decoradores q trabalham com muitas lojas com margens reduzidas e q por isso acabam sempre por meter uns móveis do IKEA, linhas correntes, q são o q lhes vai permitir um lucro maior.

Isso não teria mal nenhum, não fosse o facto de esses móveis virem muitas vezes personalizados com papel de parede, película, pintura, etc e com um preço premium a acompanhar.

Eu acho q o melhor acaba por ser ou a solução do Rasec ou pagar apenas o serviço de decoração e estabelecer um orçamento para o resto.

Last edited:
Já aprendi 1 coisa aqui: não fazia ideia que era comum a malta adquirir serviços de decoradores.
Pensava que era só para hoteis e etc.

Tambem é uma realidade da qual estou afastado, verdade seja dita.

Mas pensando bem, em casas de varias centenas de milhares de euros, eu acho que ia recorrer a isso tambem.

Casas antigas com pé-direito alto [br:)]

Esta até não está muito alta, fica abaixo dos 3m.

O escritório tem 2,7m, o corredor pouco mais. Já comprámos com os tectos falsos, que tivemos que refazer quase todos por falta de segurança. Nos quartos, com 10m2, estavam presos só nas calhas laterais. Estes já estão fixos à estrutura de madeira que suportava os tectos originais. Os originais deviam rondar os 3m, no máximo 3,1m julgo eu.

pé direito alto tem vantagens?
Há muita gente que gosta.

Esteticamente gosto muito. E na maioria das terras, Lisboa incluída, a maioria das casas mais antigas é de construção mais pobre e de pé-direito muito baixo (ver bairros típicos).

Um pé direito mais alto numa casa muito antiga geralmente estava associado a casas para pessoas de maiores posses e casas de maior qualidade construtiva.

Outra coisa que adoro são portas da rua muito altas, como há em alguns prédios da avenida da Liberdade ou no centro do Porto.

A vantagem do pé direito alto é que uma divisão pequena parece maior, portanto faz as casas parecerem muito maiores do que são.

A desvantagem principal a nível de eficiência energética pois é muito mais difícil de aquecer. Bem como a nível sonoro.

Charmoso é sem dúvida.

A vantagem do pé direito alto é que uma divisão pequena parece maior, portanto faz as casas parecerem muito maiores do que são.

A desvantagem principal a nível de eficiência energética pois é muito mais difícil de aquecer. Bem como a nível sonoro.

Charmoso é sem dúvida.

E há que distinguir entre um pé-direito "alto", um pé-direito duplo ou superior ainda.

em Odivelas (e atençao, nada contra Odivelas, vivia lá tranquilamente), que nos anos 90 e 2000 era mais um arrebalde de Lx cheio de marquises, constroem um monstro de betao que sao as colinas, com prédios e mais prédios, uma loucura para estacionar em horário pós-laboral, epá e depois mascaram aquilo como se fosse uma cena mm brutalissima e pumba 400k um T2 ali... Epá [:D] Get out. Eu vivia nas colinas pq curto as casas por dentro, mas acho um autêntico monstro de cimento num arrebalde de Lx com muito bons acessos, mas vivia lá <200k como elas custaram novas, nao 400k, olhando as casas isoladamente ok, mas quando indexas ao preço deixa de fazer sentido.

vais reparar numa coisa. E que explica muito da explosão de preços em locais como as colinas: é difícil arranjar bons apartamentos (áreas e acabamentos), esses que se curtem por dentro. [;)]

Um bom T2 ou T3 nos subúrbios numa zona relativamente nova/recente e com bons acessos a Lisboa é algo raro.

Tens algumas zonas mais antigas que as colinas como Miraflores, Alto de Álges, e um certo Massamá (sim), algumas zonas de Oeiras, e Carcavelos, de muito boa construção e boas áreas...e é isso. De resto tens empreendimentos isolados (ie, que não constituem bairros) no meio de construção menos boa um pouco por todo o lado.

O resto dos subúrbios podem ter boas áreas mas a construção é, genericamente, fraca. Nem garagens de jeito têm e muita da construção já é pós-00.

Excepto o Massamá de boa construção, todos esses subúrbios/bairros valorizaram bem e têm preços "idiotas".

Last edited:
Já aprendi 1 coisa aqui: não fazia ideia que era comum a malta adquirir serviços de decoradores.
Pensava que era só para hoteis e etc.

Tambem é uma realidade da qual estou afastado, verdade seja dita.

Mas pensando bem, em casas de varias centenas de milhares de euros, eu acho que ia recorrer a isso tambem.

É o espaço onde vais viver e nada melhor do que contratar um profissional para o construir.
Da mesma forma que não me passaria pela cabeça desenhar a minha casa (apesar de eu saber o que gosto), também não iria desenhar o interior desta!

Profissionais para tudo: estudaram para isso, conhecem muito mais materiais e tendências do que nós, conhecem o meio melhor que ninguém, etc.. Só temos de lhes dar as luzes iniciais de como vivemos, hábitos que temos, coisas que gostamos, e depois é entregar-lhes. (E como em tudo, convém contratar um profissional em condições. Quando se quer barato, sai caro!)

Quando o dono começa a "meter o bedelho" só sai asneira.
Acontece o mesmo nas empresas, com o marketing.

Last edited:
É o espaço onde vais viver e nada melhor do que contratar um profissional para construir o espaço.
Da mesma forma que não me passaria pela cabeça desenhar a minha casa (apesar de eu saber o que gosto), também não iria desenhar o interior desta!

Profissionais para tudo: estudaram para isso, conhecem muito mais materiais e tendências do que nós, conhecem o meio melhor que ninguém, etc.. Só temos de lhes dar as luzes iniciais de como vivemos, habitos que temos, coisas que gostamos, e depois é entregar-lhes.
Quando o dono começa a meter "bedelho" só sai asneira.

Percebo, mas... quando vou a um bar acredito que melhor do que ninguém, o dono saiba que bebidas tem, as tendências, os melhores cocktails. É um profissional da hidratação.

Mas no máximo pode elaborar um menu de bebidas, que quem vai escolher o que beber sou eu...[:D]

Percebo, mas... quando vou a um bar acredito que melhor do que ninguém, o dono saiba que bebidas tem, as tendências, os melhores cocktails. É um profissional da hidratação.

Mas no máximo pode elaborar um menu de bebidas, que quem vai escolher o que beber sou eu...[:D]

Vais escolher uma bebida que conheces! Todas as outras possibilidades que não conheces nem vais equacionar porque nem sabes que existem sequer.

E essa alegoria nem funciona bem porque as bebidas já prontas equivalem a uma possível construção da casa que o decorador te dá.
Para essa alegoria fazer sentido, terias de chegar ao bar e misturares tu a bebida e construires o teu cocktail com as garrafas que conheces e tens à frente! Aposto que iria ser muito saboroso!

Se disseres ao dono do bar o que te apetece, mais alcoólica, mais cítrica, mais whatever, ele com o know-how que tem, vai poder servir-te algo que possivelmente nem saberias que existia e gostavas. E claro, ele pode oferecer-te um conjunto de possibilidades para optar, como em tudo.

Eu comentei porque normalmente as pessoas vão a profissionais para tudo: médicos, arquitectos, engenheiros, e depois metem-se a decorar a sua casa como se fossem grandes mestres. E eu vejo cada aberração que só dá vontade de fugir. Até em espaços públicos (restaurantes), onde é o dono, cozinheiro, que também acha que percebe de decoração!

Last edited:
É o espaço onde vais viver e nada melhor do que contratar um profissional para o construir.

Profissionais para tudo: estudaram para isso, conhecem muito mais materiais e tendências do que nós, conhecem o meio melhor que ninguém, etc.. Só temos de lhes dar as luzes iniciais de como vivemos, hábitos que temos, coisas que gostamos, e depois é entregar-lhes. (E como em tudo, convém contratar um profissional em condições. Quando se quer barato, sai caro!)

Quando o dono começa a "meter o bedelho" só sai asneira.
Sim mas a ralé canalha como eu tem que fazer diversas contas à vida e por diversas vezes o orçamento não pode contemplar decoradores :P
Mais depressa eu colocaria vidros duplos, lol.
Mas o que me levaria , assim pud€sse a recorrer a isso, seria tambem para a melhor gestão do espaço, caso tivesse muita coisa.

Sim mas a ralé canalha como eu tem que fazer diversas contas à vida e por diversas vezes o orçamento não pode contemplar decoradores :P
Mais depressa eu colocaria vidros duplos, lol.
Mas o que me levaria , assim pud€sse a recorrer a isso, seria tambem para a melhor gestão do espaço, caso tivesse muita coisa.

Certo, entendo isso, há sempre prioridades. Só te quis responder para saberes que existem decoradores e são muito requisitados. Os bons ganham fortunas.

Cá em Portugal é um mercado muito pequeno e convém ter bons contactos para ter sucesso.

A maioria das pessoas tem orçamentos muito limitados nem para mobília decente dá quanto mais para decoradores.

Back