Tópico das Casas

Ninguém sabe o que vai acontecer! A bola de cristal não existe!
Assim como há os profetas da desgraça que juram a pé juntos que a inflação vai disparar, tal como o preço do dinheiro e preço das casas vai cair a pique porque estamos numa bolha e blá, blá...
Há quem afirme exatamente o contrário! E, para já, são estes últimos a ter razão! O mercado imobiliário continua em plena euforia um pouco por todo o país, com destaque para o Algarve, Grande Lx e Porto, mas não só!
Claro que irá corrigir, mas não sabemos quando e, até lá continuam a perder-se (e a fazer-se) grandes negócios!

PS: a pedido de um casal amigo tenho andado a procurar uma moradia aqui para as minhas bandas e continua tudo louco a pedir dinheiro, mas só compra quem quer... ou pode!

A inflação nao vai disparar, já cá está.

Basta olhar para os precos das casas e matérias primas/commodities em geral.

Os meus parabéns meu caro. Mas a minha questão nada tem a ver com lamentos ou elogios pessoais mas tentar simplesmente perceber qual o truque quando não há dinheiro de família ou salários altos
O truque é poupar. Implica esforço e disciplina, especialmente se os rendimentos forem baixos.

Acho que a maioria de alguma forma empenha se e lá vai buscar financiamento a cem por cento
Penso que mais de 90% dos financiamentos estão abaixo do ltv de 90%.

Significa que apenas 10% terão condições desse género, mas serão a excepção.

Na altura que a Euribor bateu nos 5% (2008/2009?) e superou ligeiramente, paguei o máximo de 1.000€ de empréstimo, agora estou há anos a pagar em mínimos históricos algo entre os 500€.
Mas atenção para condições de Euribor a 6 meses e spread 0,25%

Diria se isso acontecer com as condições actuais esses 500€ transformam-se em 1200/1300€ (?)

Também estou a pagar mínimos, mas já fiz contas para acomodar possível subida até aos 10% exactamente por causa desse período histórico.

Mas falando em spreads, tenho um financiamento recente que anda nos 0,9%, mas vi pub recentemente de spread a partir de 0,29%

Alguém conhece estes tipos e/ou quais os bancos que estão a fazer isso? É que andei recentemente no mercado e não encontrei nada parecido (a não ser excepções de primeiro ano e coiso...)

Encontre o Spread mais baixo do mercado desde 0,29%.

[h=4] A TAEG mais baixa na habitação desde 1,80%, através da nossa ajuda, com financiamento até 90% na aquisição e 80% do valor de avaliação em transferências do atual crédito habitação.[/h][h=4][/h]https://solucaodireta.pt/credito-habitacao/

Na altura que a Euribor bateu nos 5% (2008/2009?) e superou ligeiramente, paguei o máximo de 1.000€ de empréstimo, agora estou há anos a pagar em mínimos históricos algo entre os 500€.
Mas atenção para condições de Euribor a 6 meses e spread 0,25%

Diria se isso acontecer com as condições actuais esses 500€ transformam-se em 1200/1300€ (?)

Credo.

100k a 20 anos com spread(1%)+euribor(-0,5%)=0,5% paga ao presente €437.

Assumindo o pior cenário de spread (1%)+euribor(5%)= 6% pagaria €716 - Cenário EXTREMO.

Verdade. Commodities estão a loucura. Tive de dar um orçamento que incluía trabalhos de serralharia e está muito difícil devido ao valor do ferro...

Vejo alguma malta a comprar casa. Malta com ordenados banais. Como fazem para entrar pelo menos com uns 10, 15 mil euros para entrada e despesas?
Nos casos que conheço é tudo com dinheiro dos papás.

depende também do valor da casa, mas não é preciso muito para só em impostos a despesa ser 10k ou 15k

quando comprei a minha casa, e antes da escritura, deram-me a factura para pagar de impostos.....eu fiquei azul, era mesmo isso tipo 10k euros de impostos, nem sei quantos palavrões eu disse

existem impostos obscenos, e a compra de casa própria é um deles

do meu bolso entre entradas e impostos paguei 75k euros +/-

há que ter dinheiro disponível para todas as despesas, não é pensar que uma casa é tipo 150k euros chave na mão......

165k euros é o que deve ficar

Entre imposto de selo e IMT são aproximadamente 5% do valor do imóvel, se for HPP. Já as escrituras também depende do sítio e se for com recurso a crédito são duas, ou seja é o dobro.

É desejável ter cerca de 20% ou mais do imóvel que se vai comprar, para entrada, impostos e custos escritura, etc.

Ou seja convém poupar.

Entre imposto de selo e IMT são aproximadamente 5% do valor do imóvel, se for HPP. Já as escrituras também depende do sítio e se for com recurso a crédito são duas, ou seja é o dobro.

É desejável ter cerca de 20% ou mais do imóvel que se vai comprar, para entrada, impostos e custos escritura, etc.

Ou seja convém poupar.

Acho que está mais perto dos 8%!

Na última compra só entre despesas e impostos penso que ultrapassa mesmo os 8% (deve andar entre os 8-9%). :sh)

A juntar mais 10-20-30-40% de entrada, é só fazer as contas.

Ou seja convém poupar.

E aqui entra o primeiro choque de realidade. Pessoal a comprar a primeira casa, já nos 30 e muitos mts vezes, que de repente chegam a conclusão que precisam de 40k...

Ca roubo. O que vale é o programa rendas acessíveis para arranjar umas casas porreiras aos amigos ou a vagabundos. Facilitar a vida ao lorpa que todos os dias se levanta para trabalhar tá quieto

foi tipo há 11/12 anos que comprei

na altura surgiu uma modalidade nova de fazer escritura, como se chama ?! é tudo feito lá

foi uma boa invenção para para poupar nos custos da escritura

Casa pronta.

Há algumas opções que se pode usar, mas sem poupanças ou apoio não se pode esperar que a primeira casa seja já a dos sonhos, a não ser que sonhem baixinho.

- Comprar casa da banca com 100% de financiamento, em valores baixos (isentos de IMT ou perto disso); Tens de sujeitar-te aos imóveis disponíveis, mas com dedicação e paciencia arranjam-se cenas fixes (comprei meu primeiro apartamento assim);
- Arrendamento com opção de compra: parte das rendas ficam para abater ao valor de compra e servem como entrada.
- Viver com os pais ou arranjar a renda mais baixa possível (atenção aos outros custos, como deslocação) e juntar o dinheiro necessário.
- Esquina da Gomes ou Parque Eduardo VII [:)]

Eu usei a primeira no meu primeiro apartamento (T2 fixe numa zona manhosa), valor isento de IMI e financiamento a 100%. A segunda casa (moradia num sitio fixe, mas afastado) também consegui financiar a 100% da compra (um consultor financeiro vale ouro) e tinha o dinheiro para as despesas. Agora vendi a primeira, mantenho a segunda arrendada e vou comprar uma terceira (moradia muito fixe num sítio muito fixe), com despesas e entrada paga pelas mais valias da primeira.

depende também do valor da casa, mas não é preciso muito para só em impostos a despesa ser 10k ou 15k

quando comprei a minha casa, e antes da escritura, deram-me a factura para pagar de impostos.....eu fiquei azul, era mesmo isso tipo 10k euros de impostos, nem sei quantos palavrões eu disse

existem impostos obscenos, e a compra de casa própria é um deles

do meu bolso entre entradas e impostos paguei 75k euros +/-

há que ter dinheiro disponível para todas as despesas, não é pensar que uma casa é tipo 150k euros chave na mão......

165k euros é o que deve ficar

Mas não foi uma casa de 150k que compras-te...

E o problema é que não se trata de subidas de 3% ou 5% ou até mesmo 20%. Nalguns casos as subidas têm 3 dígitos! É inacreditável!

Até no supermercado se nota. Por exemplo, parece-me que a fruta e os legumes subiram mais de 50% nos últimos meses...

Casa pronta.

Há algumas opções que se pode usar, mas sem poupanças ou apoio não se pode esperar que a primeira casa seja já a dos sonhos, a não ser que sonhem baixinho.

- Comprar casa da banca com 100% de financiamento, em valores baixos (isentos de IMT ou perto disso); Tens de sujeitar-te aos imóveis disponíveis, mas com dedicação e paciencia arranjam-se cenas fixes (comprei meu primeiro apartamento assim);
- Arrendamento com opção de compra: parte das rendas ficam para abater ao valor de compra e servem como entrada.
- Viver com os pais ou arranjar a renda mais baixa possível (atenção aos outros custos, como deslocação) e juntar o dinheiro necessário.
- Esquina da Gomes ou Parque Eduardo VII [:)]

Eu usei a primeira no meu primeiro apartamento (T2 fixe numa zona manhosa), valor isento de IMI e financiamento a 100%. A segunda casa (moradia num sitio fixe, mas afastado) também consegui financiar a 100% da compra (um consultor financeiro vale ouro) e tinha o dinheiro para as despesas. Agora vendi a primeira, mantenho a segunda arrendada e vou comprar uma terceira (moradia muito fixe num sítio muito fixe), com despesas e entrada paga pelas mais valias da primeira.

Já o tinha dito mais atrás e agora agarro neste exemplo que mostra bem como é que há vendas de casas bastante caras e que não são casas para o perfil de investidor estrangeiro / reformado estrangeiro / outro do género. As pessoas estão a usar as mais valias da casa anterior para passar à próxima.

O que se formos a ver bem perde-se a vantagem que se tem com a venda da casa e encaixe de dinheiro porque essa diferença é comida pela inflação nos preços das casas.

PS: Nada contra esse negócio Mazzeo foi só para explicar aquilo que referi.

Mas não foi uma casa de 150k que compras-te...

Naturalmente tens toda a razão, mas é perigosamente fácil chegar a esses valores!

Para quem quiser um "banho de realidade" dos custos de habitação, o simulador do Dr. Finanças dá uma boa ajuda!: https://www.doutorfinancas.pt/simulador-imt/

Num imóvel de 1.ª habitação que custe 250k (nada do outro mundo) entre o IMI (cerca de 8,4k) e Imposto de Selo (2k) já vai uma batelada de guito! Se for com crédito à habitação o valor da escritura e afins dispara, mais custos de avaliação, dossier e blá, blá e chega-se facilmente aos 265k ou mais!

Não está fácil ter casa em Portugal para muitos de nós. Ainda por cima, o mercado de arrendamento é disfuncional... :(

Back