sformasforma
New member
Pergunto, estou certo que os vistos Gold andam a balonar o mercado, e parece-vos que em 2022 corrigem os preços?
Pergunto, estou certo que os vistos Gold andam a balonar o mercado, e parece-vos que em 2022 corrigem os preços?
Os vistos Gold são mais uma das variáveis que influencia o mercado.
Já se falou no quantitative easing e na inflação neste tópico.
Ninguém tem a chave do euromilhões para prever se/quando os preços baixam...eu continuo a ver paralelos com as tulipas...
Não me digas que são casas de classe alta ou muito alta, como as moradias da quinta da marinha e afins a meia dúzia de milhões para cima... []
@cuica, desculpa-me a iliteracia. Que queres dizer com "paralelos com as tulipas"?
Ai está uma afirmação e consequente pergunta, que eu próprio fiz e faço - na medida que sou comprador de moradia. E ainda faço outra: como raio tantas familias conseguem pagar 1500euros/mes para empréstimos ao banco para 500000?
Ainda que já não espere correção devido à pandemia; espero forte correção devido ao fim dos famosos vistos Gold para as cidades em 2022.
Penso que para o cidadão portugues normal, os vistos Gold influenciaram o mercado imobiliário que nem um balão de hélio. Onde antes via moradias com um preço pedido justo de 300/350 mil euros (em 2017), a este dia; vejo tudo e um par de botas acima dos 500 mil euros - mesmo a convidar ao mencionado. E as pessoas e a agências ainda têm requintes de loucura e malvadez. Moradias a precisar de obras 540mil; moradias a precisar de muitas obras 460mil. Os 500mil são a bitola para regular o mercado de habitação. Se as moradias estão bitoladas pelos 500mil, os apartamentos seguem alinhados a reboque.
(Ainda este fim-de-semana fiz um passeio por um bairro do concelho de cascais, e em 600metros tinha duas moradias com a famosa bandeira USA hasteada à entrada.)
os vistos Gold são uma aberração, quem lucrou com isto foi apenas o ramo imobiliário
...e à tua pergunta como há tantas famílias a conseguir pagar 1500/mês
é fácil responder
ainda hoje vi na hora do almoço, na SIC Notícias, acho eu, uma conselheira financeira a dizer : as dívidas nunca podem ultrapassar os 30% do rendimento disponível
Passa no tópico do arrendamento, lá tens máximas como "um apartamento de x tem de dar y de renda". Até dava vontade de rir se não fosse sobrar para nós...ahhhh....e olha são 1000 e tal euros agora....deixa subir os juros para 2%, ou nem tanto
lol...vai ser um desastre completo
Diz ao teu pai que está enganado...
os vistos Gold são uma aberração, quem lucrou com isto foi apenas o ramo imobiliário
à conta desta porcaria e dos alojamentos locais, os portugueses estão a ser despejados das grandes cidades
e à tua pergunta como há tantas famílias a conseguir pagar 1500/mês
é fácil responder
ainda hoje vi na hora do almoço, na SIC Notícias, acho eu, uma conselheira financeira a dizer : as dívidas nunca podem ultrapassar os 30% do rendimento disponível
mostrou um casal que nem uns sapatos novos conseguia comprar, só em segunda mão, o resto era tudo para empréstimos
eu só pensava que a gaja estava parva, 30% ?!?!? com filhos para criar e tanta despesa ?! 30% ??!?!
prontos, é o que temos, conselheiros destes e famílias a endividarem-se em 30% ou 40% dos seus rendimentos
e já vi nas notícias uma família dessas a pedir moratória para um empréstimo nesses valores de 1500
olha, eu nunca pedi nenhuma moratória
resumindo :
gente doida a querer fazer-se de rica, mas vais ver e nem conseguem pagar um par de sapatos ou umas calças, e devem comer só latas de atum
pessoas com carrinhos novos e nem conseguem pagar uma propina aos filhos na universidade, enquanto eu tenho o meu carro de 2006 com 170.000km, mas ainda para durar bons anos, e sem moratórias
A recomendação do banco de portugal é no limite dos 50%. Eu diria que alguém que ganhe 6k líquidos estará bem mais tranquilo a gastar 50% do que alguém que ganhe 1.000 liquidos.Estará assim tão enganado? O homem já tem 82 anos. Mas mesmo hoje, nos dias que correm, manda a prudência que as mensalidades de créditos obtidos não devem ultrapassar 30% do rendimento disponível. Ora um casal de ganhe 5000€+5000€, fica no escalão dos 45% dos IRS. Em termos de rendimento disponível não terá muito mais que 6000€ de rendimento disponível. Aplicando a regra dos 30%, esse casal não deveria gastar muito mais do que os 1800€ com a sua dívida.
O senhor estava apenas a ser prudente na sua análise/comentário/conselho.
Agora que há malta a utilizar 50%, 60% dos seu rendimento disponível com o pagamento de créditos, lá isso há! Mas depois, quando as coisas correm mal ...
Eu acho que é um misto de vários factores e não me vou alongar muito, mas correções? Não esperem muita correção nos próximos tempos se:
As materias primas continuarem caras;
O inventário não subir;
Os juros estiverem historicamente baixos;
A procura continuar (como refugio de investimento).
Meu conselho? Se a necessidade/vontade é comprar, não adiem!
500 mil não são casas de classe média... mas de facto há casas (apartamentos) em Odivelas, Prior Velho, Sacavem, Loures, Infantado, etc por esses preços e mais até. Não são áreas "nobres", nem têm vistas para o mar e no entanto há quem compre. Como? Não sei...
Digo que está, mesmo por causa do teu último parágrafo.Estará assim tão enganado? O homem já tem 82 anos. Mas mesmo hoje, nos dias que correm, manda a prudência que as mensalidades de créditos obtidos não devem ultrapassar 30% do rendimento disponível. Ora um casal de ganhe 5000€+5000€, fica no escalão dos 45% dos IRS. Em termos de rendimento disponível não terá muito mais que 6000€ de rendimento disponível. Aplicando a regra dos 30%, esse casal não deveria gastar muito mais do que os 1800€ com a sua dívida.
O senhor estava apenas a ser prudente na sua análise/comentário/conselho.
Agora que há malta a utilizar 50%, 60% dos seu rendimento disponível com o pagamento de créditos, lá isso há! Mas depois, quando as coisas correm mal ...
acredito que as taxas de juro não subam, vai ser preciso uma inflação muito elevada para tal acontecer (o que não acredito que aconteça),
construção nova os preços irão manter-se, penso eu,
o fim das moratórias acredito que traga algum stock e baixe um pouco os preços, já se nota que não se vende assim tão bem e já existem casas com descida de preço para vender, mas penso que não irá ser o descalabro que se pensou há uns tempos atrás
(...)
o fim das moratórias acredito que traga algum stock e baixe um pouco os preços (...)