Tópico das Casas

o santander nao me garantiu que me continuava a dar o 1% de spread mesmo depois dos 6 meses de promoção.
mesmo a cumprir as exigências deles da conta 123 e débitos e mais não sei o quê, podia passar para 1.2%.
com esta incerteza, desisti da negociação

Não era viável na minha situação.
Nem pouco mais ou menos.
De qualquer forma houve a mediação da financeira que faz parceria com a imbobiliária.
Mas agora, se tiveres mais tempo, podes voltar a investigar o assunto.
Se houver condições melhores noutro banco que valem mais a pena, é só transferir o crédito.

Estou a acompanhar um familiar para a compra de um imóvel, e neste momento conseguiu estas propostas:

Prazo 30 anos

Taxa Variável: Spread 0,95%

Taxa Fixa: TAN 1,70%

Em ambos sem obrigatoriedade de subscrever seguros (embora num deles, a seguradora do banco irá acompanhar a melhor proposta de seguros que conseguir obter em seguradoras externas).
Alguém negociou taxa fixa nos últimos tempos? Conseguiram melhores valores que os acima apresentados?

Considerando que estamos numa altura atípica de taxas de juro baixas e com alguma pressão inflacionista a curto prazo, o que decidiriam?
O meu familiar está indeciso entre seleccionar a taxa de juro variável com o spread mais baixo e andar ao sabor dos mercados, ou "trancar" já a taxa de juro para o empréstimo completo.
Nem sei o que hei de recomendar...

No meu, a taxa fixa ficava com prestação bem mais alta :sh)

Sim, mas isso já é expectável neste momento.
A questão é que se as taxas de juro subirem, a taxa fixa mantém-se inalterada em 1,7%, e o empréstimo de taxa variável poderá subir ou mesmo ultrapassar.
No exemplo acima, a diferença entre as duas taxas de juro é de 1,234%.

Ou seja, basta a Euribor ultrapassar 0,768% (Actualmente anda pelos -0,5% aprox.), que o empréstimo de taxa fixa já começa a compensar em relação à taxa variável.

Estou a acompanhar um familiar para a compra de um imóvel, e neste momento conseguiu estas propostas:

Prazo 30 anos

Taxa Variável: Spread 0,95%

Taxa Fixa: TAN 1,70%

Em ambos sem obrigatoriedade de subscrever seguros (embora num deles, a seguradora do banco irá acompanhar a melhor proposta de seguros que conseguir obter em seguradoras externas).
Alguém negociou taxa fixa nos últimos tempos? Conseguiram melhores valores que os acima apresentados?

Considerando que estamos numa altura atípica de taxas de juro baixas e com alguma pressão inflacionista a curto prazo, o que decidiriam?
O meu familiar está indeciso entre seleccionar a taxa de juro variável com o spread mais baixo e andar ao sabor dos mercados, ou "trancar" já a taxa de juro para o empréstimo completo.
Nem sei o que hei de recomendar...

Discutiu-se esse tema há uma semanita cá no tópico - embora com a nuance de spread baixo.

No primeiro post tb tens referência a outras discussões.

De referir por fim que a opção por taxa fixa tb está disponível para renegociações e não vejo ng a correr para essa opção.

A minha tan está abaixo de 0,5 e nem pondero trocar.

Discutiu-se esse tema há uma semanita cá no tópico - embora com a nuance de spread baixo.

No primeiro post tb tens referência a outras discussões.

De referir por fim que a opção por taxa fixa tb está disponível para renegociações e não vejo ng a correr para essa opção.

A minha tan está abaixo de 0,5 e nem pondero trocar.

Sim, eu próprio respondi ao post que originou essa discussão.
Foi uma oferta do banco para renegociar um crédito que tinha um spread muito baixo.
A oferta de taxa fixa era realmente muito baixa, em relação aos créditos novos.

Sobre a oferta dos spreads de taxa variável, não acredito que haja muita margem para negociação, porque das várias ofertas que o meu familiar recebeu, todas tinham um spread acima de 1,00%, excepto 2 bancos que ofereceram 0,95%.
E isto tudo através de intermediários financeiros.

A renegociação dos empréstimos de taxa fixa tem um problema: em caso de transferência de crédito para outra instituição financeira, terá de se pagar 2% do valor a amortizar, que pode ser muito elevado (Por exemplo: para um empréstimo de 250 mil Euros, serão 5 mil euros de comissão de amortização), e nem existir realmente ganhos na transferência de créditos. E renegociar este empréstimo de taxa fixa junto do banco poderá ser realmente muito complicado...
Pouca gente está a renegociar empréstimos de taxa variável para taxa fixa, porque é "expectável" que os juros se mantenham baixos durante mais alguns anos. Mas tudo pode mudar de um momento para o outro. E com a questão da pressão inflacionista que se assiste ao nível de matérias-primas, vamos lá a ver quando isso se transfere para a economia e como poderá influenciar as taxas de juro...

Para o empréstimo de taxa variável, a TAN também ficará nos 0,5%, que é realmente baixo. Mas até quando?

Algures no final do ano passado tive uma proposta de 0.9 spread quer para fixa quer para variável.

Acabei por eleger a variável, a curto prazo (3/5 anos) não espero ter surpresas, depois quem sabe

Mas deu uma diferença assim mesmo abismal, tipo mais do dobro da prestação para fixa a 30 anos, faz sentido isto?
Acho que na altura n meti la nada de errado.

Enfim, de qq forma é sempre uma incognita.

que bem que fica aquela "marquise" [:D]. e à boa moda tuga, foi tudo feito sem projecto e sem autorização.

img_900x508$2021_05_26_18_47_57_1044037.jpg

Algures no final do ano passado tive uma proposta de 0.9 spread quer para fixa quer para variável.

Acabei por eleger a variável, a curto prazo (3/5 anos) não espero ter surpresas, depois quem sabe

Sim, o spread tanto para a proposta da taxa variável como para a proposta da taxa fixa é igual (0,95%).

A diferença é no indexante: na taxa variável pode indexar na Euribor a 6 ou 12 meses (que actualmente andam nos -0,5% aprox.), e na taxa fixa o indexante é de 0,75%(que ficará fixo até ao final do empréstimo).

A diferença nas prestações mensais entre as 2 taxas anda à volta dos 125€, acho eu...

Última edição:
Mas deu uma diferença assim mesmo abismal, tipo mais do dobro da prestação para fixa a 30 anos, faz sentido isto?
Acho que na altura n meti la nada de errado.

Enfim, de qq forma é sempre uma incognita.

Faz sentido sim. Basta terem colocado uma taxa de juro fixa muito alta, e paga-se um prestação muito superior.

Sobre a oferta dos spreads de taxa variável, não acredito que haja muita margem para negociação, porque das várias ofertas que o meu familiar recebeu, todas tinham um spread acima de 1,00%, excepto 2 bancos que ofereceram 0,95%.
E isto tudo através de intermediários financeiros.

Eu fiz pedido de proposta em 4 bancos pelo financeiro e 1 por mim próprio, com o meu gestor.
Pelo financeiro tive 3 propostas a 0,95 e uma a 0,9, sendo essa última associada a seguros que acabavam por fazer o custo total mais alto que os outros.
Directamente com o Banco (Santander) ofereceram-me 1.1% com a maralha toda de produtos associados.

Sobre as duas opções, 1.23% é muito dinheiro! São 1.230€ ao ano por cada 100k.
Eu faria com taxa variável e mantinha-me atento.

Voltar
Superior