Ruie34
Well-known member
Tópico das Casas - índice post #1.
Só uma sugestão, ligar para as operadoras e perceber que tipo de cabo eles utilizam. A minha casa, desde 2018, já vai na 3a cablagem. Coaxial/RJ45/Coaxial.
Quanto a preços. Na última conversão, a MEO ofereceu a instalação em 3 tomadas e eu paguei uma… 25€. Incluindo cabo e trabalho de 2 técnicos.
Na 1a mudança, para RJ45, paguei 125€ a um instalador que trabalha para a Vodafone. Meteu cá 4 técnicos e mudou 6 tomadas.
Trocar a cablagem não é rocket science. Cravar fichas RJ45 também não, só custa a 1a. Mas averigua preços, porque pode nem valer a pena comprar material e perder tempo.
Ora bem, por cá a escritura foi realizada sem sobressaltos e começam as primeiras dúvidas.
Não sei se será o tópico mais adequado mas logo se vê...
À partida vou optar pela MEO para serviço de internet e televisão por fibra mas ando a pensar se não será melhor fazer algumas alterações à instalação antes da ida dos técnicos da operadora.
Na sala tenho numa parede uma tomada coaxial (antena e satélite) onde estava ligado o router da NOS dos antigos proprietários.
Na parede oposta tenho uma tomada de telefone RJ11 e é aqui que à partida irei ter a TV e eventualmente o Router.
Nas restante divisões (cozinha e 2 quartos) tenho RJ11 e coaxial.
As tomadas coaxial não irão servir para nada (exceção feita eventualmente à cozinha), uma vez que as TV's estarão ligadas a box com wifi ou ligação à rede via cabo.
O objetivo seria precisamente converter as tomadas coaxial em coaxial + RJ45 sem qualquer tipo de furos.
Vi este cabo que penso que dá resposta ao que quero mas tenho algumas dúvidas se irá caber na ligação atual coaxial: Bobine Cabo Duplo Coaxial RG58 / CAT6 (10 mts) - NEDIS | Castro Electrónica, Lda (castroelectronica.pt)
Além disso, do que fui lendo, poderei precisar de um switch.
Posto isto, duas questões:
- o que pretendo é viável e deverá ser feito desta forma ou sugerem alguma solução alternativa?
- a optar por esta solução, é conveniente recorrer a um profissional (eletricista) ou com algum estudo (youtube, etc... []) é algo que "qualquer um" faz?
Só uma sugestão, ligar para as operadoras e perceber que tipo de cabo eles utilizam. A minha casa, desde 2018, já vai na 3a cablagem. Coaxial/RJ45/Coaxial.
Quanto a preços. Na última conversão, a MEO ofereceu a instalação em 3 tomadas e eu paguei uma… 25€. Incluindo cabo e trabalho de 2 técnicos.
Na 1a mudança, para RJ45, paguei 125€ a um instalador que trabalha para a Vodafone. Meteu cá 4 técnicos e mudou 6 tomadas.
Trocar a cablagem não é rocket science. Cravar fichas RJ45 também não, só custa a 1a. Mas averigua preços, porque pode nem valer a pena comprar material e perder tempo.